26.1.11

Exposições do brasileiro Rafael Silveira e do americano Adam Wallacavage abrem o calendário da Choque Cultural em 2011

Mescla de pop e barroco em duas individuais a partir de 29 de janeiro. Rafael Silveira apresenta “Curiosa Symphonia Para Orquestras de Cores e Formas" e Adam Wallacavage realiza a mostra “Coração Frio da Princesa”

Com abertura em 29 de janeiro, a Choque Cultural apresenta duas exposições. Uma delas, apresenta o novo trabalho de Rafael Silveira, que tem se destacado no cenário contemporâneo nacional: “Curiosa Symphonia Para Orquestras de Cores e Formas” mostra 12 obras a óleo. O americano Adam Wallacavage também apresenta novidades na exposição “Coração Frio da Princesa”.

Segundo o galerista Baixo Ribeiro, há uma conexão entre os dois artistas, por isso reuni-los em individuais na mesma galeria: “Os dois artistas têm um pé no pop e outro no barroco. O trabalho de escultura que está presente nas molduras de Rafael Silveira dialoga com as esculturas de Adam Wallacavage, por exemplo. Eles representam uma volta do trabalho rebuscado e escultural, só que agora com uma visão e linguagem jovem e atualizada”.



Coração Frio da Princesa, de Adam Wallacavage www.adamwallacavage.com
Esta é a segunda exposição de Adam Wallacavage na Choque Cultural (participou da coletiva Americana em 2009, ao lado de Tara McPherson, Jim Houser e Doze Green). O artista mostra, na maioria de seus trabalhos, a forte influência que o oceano e as velhas igrejas exercem sobre ele. Em Coração Frio da Princesa, Adam deve mostrar 10 obras aproximadamente.



Adam tem 41 anos e é um artista surpreendente, importante representante do chamado Pop Surrealismo norte-americano. Adam é escultor e fotógrafo e já expôs em museus, como Institute of Contemporary Art in Philadelphia, The Yerba Buena Center for the Arts in San Francisco, The Laguna Beach Museum of Art, na Califórnia, Portsmouth Museum of Art em New Hampshire, e The Bristol City Museum of Art (que Adam destaca por ter apresentado seus trabalhos ao lado de diversos artistas sob curadoria de Richard Scarry). Adam Wallacavage também participa há quatro anos da Art Basel, uma das maiores feiras de arte do mercado.

A maioria de seus famosos "lustres" é feita de um tipo de gesso sintético chamado drystone, recoberto de pó iridescente e resinado para serem usados como lustres elétricos. Geralmente, levam de uma semana a um mês para ficarem prontos. Animado por vir ao Brasil novamente, Adam preparou novos candelabros em forma de polvo: “adoro trabalhar com lustres e com as formas do polvo, principalmente. Também tenho intenção de fazer alguns painéis nas paredes e desenvolver algumas peças além dos candelabros já em solo brasileiro”, adianta o artista.

Em suas obras, ele fala sobre a beleza romântica do amor, inspirado pela natureza. “Me inspiro vendo as igrejas antigas da Filadélfia desmanteladas e o trabalho de velhos artesãos destruído. Justamente por ser fotógrafo, busquei uma casa selvagem na Filadélfia repleto de detalhes clássicos para criar um cenário divertido, fantástico e vitoriano, perfeito para fotos. Esse é o principal motivo que me levou a criar lustres e candelabros. Busco incrementar minhas habilidades com a ideia de que a decoração é uma ótima maneira de expressar devoção, alegria, medo e beleza. Vou juntando, em meu ateliê, peças e partes de antiguidades e coisas curiosas que encontro para observá-las atuando em conjunto na obra”, conta o artista sobre suas inspirações e processo criativo.



Curiosa Symphonia Para Orquestras de Cores e Formas, de Rafael Silveira www.rafaelsilveira.com
Rafael Silveira é um paranaense de 32 anos e mora em Curitiba há 23. O nome de sua mostra saiu do livro “Classical Oil Painting”, mais especificamente de um capítulo que fala sobre a ligação entre cores e harmonia musical, elementos importantes em sua produção – Rafael é trompetista, arrisca nos vocais e já teve uma banda chamada Los Diaños. Essa é a segunda exposição individual de Silveira na galeria paulistana e revela uma evolução e certa complexidade em seu processo criativo que é desenvolvido sobre uma constante pesquisa de imagens aliada à imaginação do artista que, na maioria dos casos, completa a obra. Um de seus diferenciais é a escultura das molduras, que complementam os quadros com tipologias e ornamentos entalhados.

Rafael Silveira conta que sua obra, que reúne um pouco do rococó e dos quadrinhos, é uma busca pelo equilíbrio. “Tento equilibrar elementos como beleza, uma dose de humor; crio um ambiente atemporal. A vida é assim; drama, comédia, calma e fúria. Procuro somar, pegar o que encontro de melhor em cada período, em cada movimento artístico, e dessa mistura criar minha própria linguagem. E eu nunca me contentei em demarcar um território, a não ser que ele fosse exuberante, exótico e profundo como um distúrbio mental”, completa Silveira que cita gibis da Fantagraphics, velhos livros de anatomia, Basil Wolvertoon e Robert Crumb como referência.



Seu trabalho é marcado também pelo surrealismo – ele costuma deformar as perspectivas, mudar cores e formas – e os comix das décadas de 50 e 60. “Há ainda uma certa elegância e inocência nessas imagens”. É possível enxergar uma conexão com o rock, o jazz, pinups e anúncios publicitários antigos.

Silveira começou no final dos anos 80, ainda criança, e já apresentou quadrinhos em fanzines e revistas independentes de todo o Brasil, chegando a publicar um HQ pela editora americana Dark Horse. Desde 2004 faz pintura a óleo figurativa. Suas pinturas já passaram por galerias dos principais centros brasileiros e também nos EUA. No final de 2007, um livro compilando o melhor de seus trabalhos foi lançado pela editora Arte e Letra: “Mulheres, Chapéus Voadores e Outras Coisas Legais”. Em 2008 assinou a série de pinturas que ilustra o álbum do grupo Skank, Estandarte, e lançou o seu segundo livro: “Pop Surreal”, também pela Arte e Letra. Em 2009, participou da SP-Arte pela primeira vez.

“Curiosa Symphonia Para Orquestras de Cores e Formas", de Rafael Silveira
“Coração Frio da Princesa”, de Adam Wallacavage
Choque Cultural
Abertura: 29 de janeiro de 2011
De 1 de fevereiro a 12 de março de 2011
Rua João Moura, 997 e 1001, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

42ª Anual de Arte - Últimas semanas

Público tem até o dia 06/02 para apreciar os trabalhos expostos pela 42ª Anual de Arte. Participam da exposição como artistas convidados Rodolpho Parigi e Bruno Faria

Considerada como uma vitrine de novos talentos das artes plásticas, a 42ª Anual de Arte da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) exibe até 06 de fevereiro 45 obras produzidas por alunos do curso de Artes Plásticas e da Pós-Graduação em História da Arte. São desenhos, pinturas, gravuras, fotografias, vídeos, objetos e performance desenvolvidos por 22 alunos selecionados dentre os 70 que se inscreveram para esta edição.

Lucas Rehnman, que cursa o 6º semestre do curso de Artes Plásticas, produziu o vídeo Acerca do objeto de arte, editado com cenas de filmes famosos que mostram obras de arte conhecidas. Segundo Lucas – que foi um dos sete premiados desta edição da Anual, recebendo 90% de bolsa –, a intenção foi fazer uma crítica sobre o objeto de arte na atualidade. “Está claro para mim que a arte está em crise. Além do vídeo, eu exponho o trabalho O fracasso, uma moldura em branco, e, ao exibir o vazio, quero que as pessoas pensem sobre a incompletude da arte, e de certa forma, sobre suas limitações”.

Seguindo a mesma linha, o artista Wagner Antônio Olino, estudante do 8º semestre, teve como objetivo desconstruir heróis. Nas três obras expostas, o artista afirma expressar seu descontentamento com os comportamentos suscitados pelo consumismo. “Os personagens infantis são criados para serem imbatíveis e sem defeitos, entretanto, são uma marca, cuja real intenção é ser consumida pelo mercado infantil. Minhas obras lidam com essa ambigüidade entre o politicamente correto e o consumo”. O artista é autor da obra “Power Bangers”, cujos heróis representados são distorcidos e tem seus corpos cobertos por logomarcas, que apresentam outra visão, em que o produto prevalece sobre o herói e o transforma em monstro.

Também premiada, a aluna do 6º semestre, Gabriela Vanzetta, desconstruiu a figura da heroína feminina. A artista acredita que, muitas vezes, as mulheres têm a sensação de incompletude e de fracasso, devido à pressão social que sofrem para que cumpram diversas funções e tenham um comportamento ideal. “Reenceno personagens femininas de filmes do cineasta Michelangelo Antonioni que estão sem esperança ou frustradas. As mulheres representadas são marcadas por sua dependência e fragilidade. Apesar de seus desejos e vontades, submetem-se a imposição do masculino. As formas de agir parecem ser legitimadas naquele contexto, portanto elas são encaradas como heroínas ou como exemplos de feminilidade”.

A interação entre público e obra foi a proposta de Daniel de Paula, do 6º semestre. Na exposição, o visitante encontra fotografias da intervenção feita pelo artista – livros colocados em um espaço público – e o mapa de onde estão localizados. “Não se trata de uma intervenção momentânea apenas para o registro de uma foto. Os livros se tornam parte integrante do local e não são removidos. Assim, o trabalho se desdobra e um novo movimento é proposto: o público deixa de ser um visitante passivo e se torna um agente ativo e participativo da obra”.

Prestígio
Com presença e inserção reconhecida no sistema artístico brasileiro, a Anual de Arte conta, a cada edição, com uma Comissão de Seleção e Premiação cujos integrantes tem renomada participação e atuação no meio artístico. Nesta edição a comissão foi formada por Ligia Afonso, crítica e curadora portuguesa, Ricardo Resende, diretor do Centro Cultural São Paulo, e a artista Marilá Dardot, bem como a participação do professor Marcos Moraes, organizador da mostra e coordenador do curso de Artes Plásticas da FAAP.

Além de selecionar todos os participantes da 42ª edição, a comissão escolheu, também, sete dentre os melhores trabalhos apresentados neste ano para atribuir-lhes os prêmios. Os critérios de seleção, segundo o professor Marcos, privilegiaram as possibilidades de experimentação dos meios, a pesquisa de linguagem com propostas de qualidade e a coerência com os referenciais da contemporaneidade.

Os escolhidos foram contemplados com três bolsas de estudos de 90%, duas bolsas de 75% e duas bolsas de 60%.

Conheça alguns trabalhos que estão expostos:

Obra de Daniel de Paula – “Conteúdo e Forma II”



Obra de Wagner Olino – “Power Bangers”


 Obra de Gabriela Vanzetta – Vídeo Sem título

Obra de Lucas Rehnman – “Acerca do Objeto de Arte”

42ª Anual de Arte FAAP
Período de visitação: Até 06/02/2010
Horário: terça a sexta-feira - das 10h00 às 20h00
sábados, domingos e feriados - das 13h00 às 17h00
Local: Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP) – Salão Cultural
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo/SP
Informações: (11) 3662-7198
Entrada Franca

Coleção Tim Maia chega às bancas e apresenta o inédito disco Racional 3



Para os fãs e apreciadores da música pop nacional, esta é uma oportunidade única para conhecer as canções exclusivas do CD Racional 3. A Coleção Tim Maia destaca 15 volumes acompanhados por livretos recheados de histórias e fotos exclusivas do acervo da família


A Abril Coleções apresenta a Coleção Tim Maia, que reúne os 15 discos mais representativos da carreira deste que é um dos maiores intérpretes da música pop brasileira. São mais de 200 músicas que marcaram época, muitas delas há anos fora de catálogo, todas especialmente remasterizadas para esta coleção. Cada CD vem acompanhado de um livreto recheado de histórias e fotos inéditas do acervo da família. Os 15 volumes somam 600 páginas que recontam a vida e obra do fenômeno Tim Maia.

O CD de lançamento, Tim Maia 1970, chega às bancas e livrarias do estado de São Paulo e da região sul do Brasil no dia 28 de janeiro, por apenas R$ 7,90. Grandes sucessos da carreira do cantor, como “Azul da Cor do Mar” e “Primavera (Vai Chuva)” estão neste exemplar inaugural.

Os demais volumes chegam às bancas semanalmente, toda sexta-feira, por R$ 14,90. Todos os livros-CD (capa dura e papel nobre) trazem as capas originais dos discos, e nas 48 páginas do livreto, o leitor fica sabendo da história por trás de cada disco e descobre detalhes saborosos da vida de Tim Maia. Para guardar a coleção, o leitor pode adquirir nas bancas um box exclusivo.

CD Racional 3 – Inédito e exclusivo do colecionador
Pela primeira vez na história, o público terá acesso ao inédito disco Racional 3, com músicas gravadas na fase mais polêmica de Tim. As canções ficaram guardadas por anos e, agora remasterizadas, estarão especialmente reunidas neste que é o terceiro disco da fase Racional.

Este CD, que simboliza um marco na música pop nacional, será gratuito para os colecionadores, que podem adquiri-lo de forma participativa através do site da coleção. Para isso, o leitor deve se cadastra no portal www.colecaotim.com.br e registrar um código individual alfanumérico que vem afixado numa das primeiras páginas de cada volume da coleção. Após registrar os códigos dos 14 volumes da sua coleção, o leitor receberá gratuitamente, em casa, o volume 15, com o CD inédito Racional 3.

Concurso Cultural
Os fãs de Tim Maia ainda serão agraciados com uma oportunidade única de ganhar a coleção completa. Será lançado também no dia 28/01, o concurso cultural “Tim Maia Vale Tudo”. Para participar os fãs devem produzir um vídeo e enviar para o portal www.colecaotim.com.br. Os dois vídeos mais criativos serão premiados com uma coleção completa. E vale tudo mesmo para conquistar este prêmio: cover, performances, imitação, edição de vídeo e etc.

Ficha Técnica
Lançamento: Dia 28 de janeiro de 2011 em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e assinaturas em todo o país.
Periodicidade: um novo volume por semana
Nº de volumes: 14 livros-CD + Racional 3
Preço do Volume 1: R$ 7,90
Preço dos demais volumes: R$ 14,90 cada
Canais de Vendas: Bancas + revistarias + livrarias + supermercados + assinaturas.
Assinaturas: R$ 201,60 em 5 parcelas de R$ 40,32 (14 volumes + Racional 3 grátis) ou R$ 216,50 (14 volumes + Racional 3 grátis + caixa com desconto).



Todos os Volumes da Coleção
Tim Maia 1970
Tim Maia 1971
Tim Maia 1973
Racional 1
Racional 2
Tim Maia Disco Club | 1978
Tim Maia 1978
Nuvens | 1982
Dance Bem | 1990
Tim Maia interpreta clássicos da Bossa Nova | 1990
Tim Maia ao vivo | 1992
Só você | 1997
What a wonderful world | 1997
Tim Maia in Concert | 2007
Racional 3

Weber Quartzolit segue alinhamento global e muda marca para Weber Saint-Gobain

Grupo Saint-Gobain agrega valor da marca mundial ao nome da maior fabricante de argamassas do mercado brasileiro

A partir de janeiro de 2011, a Weber Quartzolit, empresa líder no mercado de argamassas industrializadas no Brasil, anuncia a mudança de marca para “Weber Saint-Gobain”, doze anos após a aquisição pelo grupo francês Saint-Gobain.

“Buscando manter a marca quartzolit, referencia de mercado, sempre na mente de nossos clientes, adotamos, estrategicamente, para todo nosso portfólio de produtos, o sobrenome quartzolit, assim o nosso já consagrado Cimentcola interno, passou a se chamar Cimentcola Interno quartzolit e assim sucessivamente para todos os produtos”, explica o Diretor-Geral da Weber Saint-Gobain, Carlos Orlando.

A mudança de marca virá acompanhada de uma campanha publicitária com o mote “É Coisa Nossa”, desenvolvida pela agência Adag e de abrangência nacional.

O projeto de comunicação desta novidade ao mercado será gradativa, até que a nova marca esteja presente e reconhecida em todos os produtos, materiais de comunicação e, principalmente, assimilada por nossos parceiros em todo o Brasil.

“A mudança será para melhor, pois estamos somando à nossa já reconhecida marca os atributos do grupo Saint-Gobain como longevidade, soluções inovadoras, humanização, conforto e habitação sustentável”, finaliza o executivo.

Presença forte no Brasil e tradição mundial
A Weber, empresa do grupo Saint-Gobain, maior fabricante de argamassas do mundo, está presente no mercado brasileiro desde 1998, quando adquiriu a Quartzolit.

Por conta desta aquisição, há doze anos, a Quartzolit que contava com uma unidade de produção em São Paulo para abastecer todo o Brasil, passou por um intenso processo de modernização e investimentos em: novas unidades produtivas, hoje são 12 em operação e novas unidades em construção, centros de distribuição, unidades de mineração, novos produtos com a expertise e tecnologia Weber Saint-Gobain.

Em 2010 a companhia anunciou um plano de investimentos de R$ 140 milhões em novas unidades e aumento da sua capacidade produtiva. Foram inauguradas novas fábricas em Manaus/AM e Camaçari/BA, e novas unidades foram anunciadas para os estados do Paraná e Ceará. Parte desse montante, também será investido em diversas fábricas da Weber Saint-Gobain em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

Ogilvy & Mather lança conceito "Bourbonizar" para marca Burger King


A Ogilvy & Mather acaba de estrear um comercial para a marca BURGER KING® que apresenta na mídia o Bourbon WHOPPER®, novo sanduíche da rede. O filme de 30 segundos lança o conceito “Bourbonizar”, que significa elevar o sanduíche em um patamar de requinte ultra-premium, que só a rede BURGER KING® pode fazer.

O filme de 30 segundos mostra três amigos em um restaurante BURGER KING®. Eles apreciam o novo Bourbon WHOPPER® e são só elogios – irado, é bom mesmo. À medida que eles comem o novo sanduíche, os garotos são “bourbonizados”.



Surgem, então, um guardanapo de seda, anéis de ouro, um dos meninos com um falcão no ombro, outro com uma grande peruca branca de nobre francês, dois dobermans, um banho de ofurô com direito a massagem, entre outros elementos que brincam com o conceito e mostram como o Bourbon WHOPPER® é premium.

O Estilo Bourbon é estendido aos demais sanduíches da rede BURGER KING® por reforçar a promessa de marca ‘A GENTE FAZ DO SEU JEITO™’, que possibilita ao consumidor escolher os ingredientes e a quantidade para criar seu sanduíche. “Nosso objetivo, com a campanha, é mostrar que esse não é um sanduíche qualquer, mas um produto que somente o BURGER KING® tem, muito mais sofisticado”, diz Anselmo Ramos, VP nacional de criação da Ogilvy & Mather.



Feito com os ingredientes já consagrados do sanduíche WHOPPER® (pão fresquinho, maionese, alface, tomate, queijo e o nosso delicioso hambúrguer de 113 gramas grelhado), a nova versão conta com o requinte do Estilo Bourbon, com o molho Premium Bourbon, bacon e Onion Rings. O Bourbon WHOPPER® tem vendas limitadas até o final de fevereiro, quando dura a campanha, feita exclusivamente para os canais da TV aberta.

Saga e Gnomon reúnem os maiores artistas digitais do mundo em evento inédito de computação gráfica


Artistas como Neil Huxley e Neville Page (Avatar), Jonah Austin (Tron: O Legado), Jonathan Berube (StarCraft II) e Fausto De Martini (Blizzard) estarão no WTC-SP, no dia 15 de março, na primeira edição do The Union, evento que deverá ser o maior do gênero de computação gráfica da América Latina, com palestras, demonstrações técnicas de conceitos e das melhores práticas da indústria cinematográfica e de games.

Janeiro de 2011 – “Os melhores artistas digitais do mundo, no maior evento de computação gráfica da América Latina”. É com essa chamada que a Saga (School of Art, Game and Animation – www.saga.art.br ) e a Gnomon School of Visual Effects (www.gnomonschool.com) anunciam o The Union, evento voltado para estudantes e profissionais de computação gráfica, cinema, games, artes, publicidade e animação, que será realizado no próximo dia 15 de março, no WTC, em São Paulo.

Primeiro encontro internacional de computação gráfica, o The Union irá reunir algumas das personalidades mais importantes do atual cenário da produção de entretenimento digital 3D, como Neil Huxley, Diretor de Arte de Avatar; Neville Page, Designer Chefe de Personagens/Criaturas em Avatar e Star Trek; Jonah Austin, responsável pelo envelhecimento de Brad Pitt para O Curioso Caso de Benjamin Button, e pelo rejuvenescimento de Jeff Bridges em Tron: O Legado; Jonathan Berube, da Blizzard Cinematics, que trabalhou nos jogos World of Warcraft, StarCraft e Diablo 3; Seth Hall, responsável pelos efeitos visuais do game Dead Space; e o brasileiro Fausto De Martini, diretor de arte da Blizzard Entertainment, responsável, entre outros projetos, pela animação dos personagens do jogo StarCraft 2: Wings of Liberty.

Durante o evento, que vai das 7h às 19horas, os participantes terão a oportunidade de conhecer os principais trabalhos dos artistas, assistir a demonstrações das técnicas utilizadas nas produções, participar de debates sobre as tendências de computação gráfica na indústria do entretenimento, além de trocar experiências e fazer contato com outros profissionais da área no mercado brasileiro.

Idealizado por Alessandro Bomfim, fundador da brasileira SAGA (School of Art, Game and Animation – www.saga.art.br), maior rede de escolas de artes digitais do país, e pelo americano Alex Alvarez, fundador da Gnomon School of Visual Effects (www.gnomonschool.com), referência mundial no ensino de artes digitais, o evento terá também a participação de profissionais brasileiros, que participarão de um debate sobre O Futuro da Computação Gráfica no Brasil e a Formação de Profissionais de Classe Mundial, previsto para encerrar a primeira edição do The Union.

The Union – Primeira Edição
Quando: 15 de março de 2011
Onde: WTC - Av. das Nações Unidas, 12551, Itaim Bibi - São Paulo
Mais informações e inscrições é www.theunion.com.br
Quanto: R$550,00 até o dia 10.02.2011 (em até 3 vezes) e R$ 750,00, após 11.02.2011, em até duas vezes
Como pagar: ingressos vendidos online para todo o Brasil, pelo site theunion.com.br e com o sistema de vendas Fastcash que viabiliza diversas formas de pagamento.