26.4.10

CIC ESPM realiza curso com foco em Design Thinking

Que o design é importante e valioso para as marcas, ajudando a diferenciá-las não é novidade. Também não causa surpresa saber que ele vem sendo cada vez mais utilizado como argumento de venda de produtos, até porque as pessoas estão consumindo há tempos conceitos e não mais simplesmente produtos. Para se destacar, as empresas precisam inovar, e são muitas as ferramentas disponíveis.

Uma que se destaca pela eficiência, o Design Thinking é uma ferramenta que auxilia no processo de inovação tendo o consumidor como eixo central. Através do conhecimento de suas necessidades e desejos, é possível chegar a um produto, ou serviço, inovador e único. Além da assertividade e rapidez, é possível obter informações adicionais sobre as pessoas ampliando a capacidade da empresa em captar mais inovação. Havainas, Banco Real e Positivo são alguns exemplos de empresas que fazem uso deste método.

Para disseminar o conceito, a ESPM realizará, em maio, o curso “Inovação & Design Thinking”, o programa tem como meta capacitar e aperfeiçoar o conhecimento de gestores de inovação, universitários, empreendedores e empresários e utilizará de teoria e prática, apresentando conceitos ilustrados com estudos de caso e criando situações para aplicação dos métodos em sala de aula e em saída de campo. Entre os temas que serão tratados destaque para “A inovação como cultura e gestão”, “Design Thinking”, “Construindo pipelines de inovação”, “Inovação Social”.

O curso terá carga horária de 31,5 horas/aula e será ministrado pelos professores Martha Terenzzo, Tennyson Pinheiro e Luis Alt. As inscrições poderão ser feitas até o dia 07 de maio, e as aulas iniciarão no dia 17 de maio.

Mais informações podem ser obtidas através do site www.espm.br/inovacao ou pelo e-mail centralinfo@espm.br.


Informações “Inovação & Design Thinking”
Inscrições: até o dia 07 de maio
Início: 17 de maio de 2010
Carga horária: 31,5 horas/aula
Local: Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana

WMcCann. A mais moderna agência tradicional do planeta


A WMcCann surge neste ano de 2010 quando muito se comenta a respeito da necessidade de recuperação da auto-estima da publicidade brasileira, tanto dos pontos de vista criativos e negociais, quanto dos pontos de vista éticos e morais. Unindo o maior nome da publicidade brasileira - e um dos maiores nomes da publicidade mundial de todos os tempos - com a mais tradicional e uma das mais sólidas e respeitadas agências de publicidade do planeta.

O projeto WMcCann tem por ideologia e princípio não ser apenas bem sucedido para os diretamente envolvidos nele. Ambiciona muito mais:

Pretende gerar altos índices de felicidade per capita para todos os que se relacionarem direta ou indiretamente com a agência. Sejam clientes, colaboradores, fornecedores ou simplesmente consumidores.

Pretende reacender o orgulho dos profissionais de publicidade de todo o Brasil e a admiração que os profissionais de todo o mundo sempre tiveram pela propaganda brasileira.

Pretende criar o novo, recriar o já existente, cumprir as suas obrigações básicas de vender produtos e construir marcas, mas gerar também, e prioritariamente, campanhas que entrem para a cultura popular do país.

Pretende tudo isso e muito mais, através de uma filosofia de trabalho e comportamento que pode ser resumida na frase que acompanhará a assinatura da agência:

WMcCann. A mais moderna agência tradicional do planeta.

WMcCann.
O que ninguém sabia nem imaginava em 10 tópicos.


1. Lideranças.
-Washington Olivetto
Chairman da WMcCann, nomeado também Chief Creative Officer do McCann Worldgroup da América Latina e Caribe.

-Fernando Mazzarolo
Presidente da WMcCann

-Paulo Gregoraci
Vice-Chairman de Operações e Mídia da WMcCann

2. Ideologia.
- Ser vanguarda criativa tanto no mundo analógico quanto, e principalmente, no mundo digital.
- Oferecer excelência em comunicação aos clientes internacionais com atuação no Brasil.
- Oferecer excelência em comunicação aos clientes locais.
- Oferecer excelência em comunicação e apoio aos clientes brasileiros com atuação, planos ou ambições em qualquer parte do mundo.
-Atrair e desenvolver novos talentos.
-Eliminar a competição interna tão comum nas agências de publicidade, implantando em toda a equipe a consciência de que é melhor ser co-autor de trabalhos brilhantes do que autor solitário de trabalhos medianos.
-Promover na propaganda brasileira e mundial a volta da criatividade embasada, mas espontânea, no lugar da mediocridade teorizada.

3. Princípios.
-Não às campanhas políticas e de empresas governamentais (postura histórica de Washington Olivetto e da McCann durante muitos anos).
-Não às concorrências predatórias que agora, e finalmente, a ABA e a ABAP começam a discutir e combater.
-Não à publicidade fantasma criada apenas para festivais.
-Sim a todos os princípios éticos.

4. Tamanho.
Buscar incessantemente ser sempre a primeira em qualidade e uma das 5 primeiras em receita.

Detalhe importante: a WMcCann já nasce como a maior agência de publicidade do Rio de Janeiro, cidade spotlight do Brasil, particularmente nos próximos anos com o Mundial de Futebol e as Olimpíadas.

5. Equipes.
A filosofia da WMcCann é contar com a maioria dos talentos disponíveis, para o atendimento dos clientes da agência, que devem crescer, e muito, com a chegada de Washington Olivetto.

Por outro lado, pelas análises feitas, várias novas posições de trabalho serão criadas para que a agência atinja os padrões de excelência ambicionados por seus líderes.

Portanto a WMcCann já nasce como contratante.

6. Primeiro dia de trabalho.
A WMcCann começa a operar no dia 1º de maio de 2010, Dia do Trabalho.
A escolha dessa data, que neste ano cai em um sábado, tem duas características simbólicas:

A primeira é reforçar a ideia de que vamos trabalhar muito.

A segunda é deixar claro que vamos ser profissionais e competentes o suficiente para fazer o nosso trabalho com brilhantismo durante o período comercial (o mesmo dos nossos clientes) deixando os sábados, domingos, feriados e noites da semana para atividades de cultura e lazer que realimentam corpos e almas.

Nesse sábado de trabalho simbólico acontecerão duas feijoadas comemorativas: uma na sede de São Paulo na Rua Loefgren, 2527 - Vila Clementino (já em obras), e outra na sede Rio de Janeiro na Rua Visconde de Ouro Preto, 5 - 12ºandar - Botafogo. (também já em obras)

Os líderes da agência farão uma ponte aérea e estarão presentes nas duas feijoadas.

7. Nome do auditório.
No dia 10 de maio de 2010, na sede de São Paulo, será inaugurada a placa do auditório da WMcCann com o nome de Roberto Sampaio Ferreira, fundador da Bombril, primeiro cliente 100% brasileiro da McCann Erickson (1949), anunciante simbólico na carreira de Washington Olivetto e agora cliente da WMcCann.

8. Grande festa.
No dia 31 de maio de 2010 acontecerá uma grande festa para a equipe da agência, clientes, imprensa, amigos, “cerebridades” e celebridades no Teatro Bradesco, do Shopping Bourbon.

A festa contará também com um convidado especial dos EUA: o CEO do McCann Worldgroup, Nick Brien.

Na ocasião, o presidente da Nestlé, Ivan Zurita –amigo e cliente do Washington há mais de 30 anos e cliente da McCann desde o início de sua vida profissional - fará uma saudação à WMcCann e Washington Olivetto apresentará o ex-Ministro da Cultura do Brasil e o sempre Ministro de culturas-que-se-unem, Gilberto Gil, com seu show Banda 2.

Antes e depois do show acontecerão coquetéis organizados por Deca Fasano, do Buffet Fasano.

9. Fato Inédito.
Daqui a 7 anos, quando completar 65 anos de idade, Washington Olivetto deixará de ser Chairman da WMcCann e Chief Creative Officer do McCann Worldgroup na América Latina e Caribe para se transformar em Embaixador Criativo da WMcCann no Brasil e do McCann Worldgroup no mundo.

10. Clientes.
A WMcCann surge sem nenhum conflito de clientes.

A agência manterá o conceito, criado pela W/ em janeiro de 2009, utilizando o nome dos clientes como seu sobrenome nas peças criadas para cada um deles.

Exemplos:
WMcCann | Grendene
WMcCann | TIM
WMcCann | Nestlé

Trata-se de um lógico e merecido reconhecimento da co-autoria do anunciante em cada trabalho produzido.

CCPR faz parceria com Editora Referência para Young Lions PR

O Clube de Criação do Paraná (CCPR), em parceria com a Editora Referência abre, até o dia 13 de maio, as inscrições para a etapa paranaense do Young Lions. Trata-se de um concurso que irá levar um jovem profissional de criação ao Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que acontece entre os dias 20 e 26 de junho, na França. O Clube de Criação do Paraná será responsável pela organização do concurso, mas o júri serão os ex-youngs paranaenses e um profissional indicado pelo CCPR e outro pela Editora Referência.

Os jovens criativos paranaenses interessados em participar do concurso devem enviar o material solicitado conforme consta no regulamento (www.ccpr.org.br). “É importante ressaltar que aqueles já inscritos na etapa nacional (Art Directors/Copyrighter) não poderão participar da regional Paraná, e quem se inscrever na regional, só poderá se inscrever nas outras categorias nacionais”, destaca Alexandre Magno, presidente do Clube.

A organização do concurso e definição do júri do Young Lions Paraná serão de responsabilidade do CCPR e todas as dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do email celia@ccpr.org.br ou pelo telefone (41) 3253-7180.

O Young Lions Paraná é promovido pelo Jornal O Estado de S. Paulo (representante oficial do Festival Cannes Lions no Brasil), organizado por Emmanuel Publio Dias, Editora Referência e CCPR e conta com o patrocínio da JWT Brasil, Heads Propaganda e Mixer Produções Cinematográficas e apoio da Limão (desenvolvimento e produção de websites), Jamute Áudio, Lemon School e Lua Nova Áudio.