2.10.10

Concurso Garimpo 2010

A Revista Dasartes está promovendo o CONCURSO GARIMPO 2010. Artistas visuais que quiserem ter seus trabalhos expostos nas páginas da edição 13 da Revista Dasartes, deverão enviar o currículo e 3 imagens de diferentes trabalhos para imagens@dasartes.com, com o assunto "Concurso Garimpo 2010".

Os 2 vencedores, além de ocuparem uma página inteira da revista, irá ganhar uma assinatura anual!

Dasartes é a única revista de artes visuais de circulação nacional do Brasil. Pintura, escultura, fotografia, gravura, vídeos, instalações, performances - toda a arte do Brasil e do mundo está nestas páginas.

www.dasartes.com

Exposição de fotografias sobre arquiteturas populares de Portugal entra em cartaz no CCBNB-Fortaleza



















O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) abrirá a exposição de fotografias intitulada “Arquitecturas populares: memórias do tempo e do patrimônio construído”, do arquiteto e fotógrafo português António Menéres, na próxima quinta-feira, 7, às 18 horas. Com entrada franca, a exposição fica em cartaz até o dia 28 deste mês (horários de visitação: terça-feira a sábado: 10h às 20h; e aos domingos, de 10h às 18h).




A exposição abrange, com a exibição de 84 fotos, um largo espectro temporal e espacial. Menéres dividiu-a em conjuntos, denominados: As velhas memórias; Ambientes; Habitação; A arquitectura do trabalho; O sol, a terra e a água; A arquitectura do sentimento religioso; O “saber” do detalhe; e Gentes.














Na exposição, transparece o espírito norteador dos realizadores do Inquérito (um trabalho de investigação cultural desenvolvido em Portugal entre 1955 e 1960), marcado pela imbricação dos estudos de arquitetura popular em conceitos de Antropologia Cultural. O grupo de fotos denominado “As velhas memórias”, por exemplo, reúne construções pré-romanas, romanas e medievais, todas bem anteriores ao surgimento do Brasil como nação.















António Menéres dedica-se à fotografia desde menino. Assim, além das tarefas que lhe competiram na época dos trabalhos do Inquérito, quando foram colhidas mais de 11 mil fotografias, Menéres possui uma coleção que “ultrapassa os 15 mil disparos”, conforme suas palavras. Desse acervo admirável, guardado com carinho e desvelo à espera de propagação ampla, António Menéres selecionou 84 exemplares, que agora mostra no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza.














Ele diplomou-se em Arquitetura pela antiga Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), instalada no Palacete do Braguinha, em São Lázaro, na zona central da cidade do Porto. Quando do desmembramento da ESBAP, criou-se a atual Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), localizada em ponto mais distante, no Campo Alegre. A FAUP é a prestigiosa entidade de ensino na qual Menéres foi professor, hoje aposentado.

Panamericana apresenta trabalhos premiados no Clio Awards 2010

A Panamericana Escola de Arte e Design apresenta os trabalhos vencedores no 51º Clio Awards, um dos maiores prêmios de publicidade do mundo. A exposição será aberta no dia 07, às 19h, com coquetel para convidados. Na ocasião, a Panamericana irá homenagear as agências brasileiras premiadas nessa edição do Clio com entrega de troféus para criativos e anunciantes. O evento será realizado na sede da rua Groenlândia, 77, em São Paulo. A mostra, que vai até 16 de outubro, exibe com exclusividade mais de 100 trabalhos criados por agências de vários países.

Entre as agências brasileiras premiadas destaque-se a AlmapBBDO, que conquistou 24 prêmios - 5 ouros, 9 pratas e 10 bronzes -, e levou o título de Agência do Ano no Clio Awards 2010. Com isso, tornou-se a primeira agência de propaganda do Hemisfério Sul a receber o título. Os trabalhos premiados com ouro foram criados para Havaianas, Escola Panamericana de Arte e Design e Billboard Brasil. Na categoria Print, a agência abocanhou três ouros com as campanhas “Ninhos”, de Havaianas; “Música. Entenda do é feita”, criada para a Billboard; e “Até onde vai a sua criatividade?”, para a Panamericana Escola de Arte e Design. Os outros dois troféus de ouro foram para o painel da campanha 360° “Até onde vai a sua criatividade?”, na categoria Poster, e campanha "Identidade", de Havaianas, na categoria Integrated. Ao todo, a campanha criada pela AlmappBBDO para a Panamericana abocanhou sete prêmios.

Destaque também para a Ogilvy que recebeu três bronzes, sendo dois na categoria Innovate para Burguer King e Bar Aurora, e um na Poster para Huggies. A DM9/DDB conquistou três prêmios, dois ouros em Print para Terra Travel e um bronze na TV para Tok& Stok. A F/Nazca ganhou duas pratas para a SOS Mata Atlântica, nas categorias Radio e TV. Já as agências Neogama BBH e Leo Burnet receberam respectivamente bronze e prata na categoria Print.

“O Clio é um dos festivais publicitários mais difíceis de ganhar prêmios. E particularmente nessa edição ficamos muito felizes, pois a Panamericana conquistou sete prêmios pelas campanhas criadas pela AlmapBBDO, sendo um bronze na categoria Integrated, um ouro e uma prata na categoria Print, um ouro e um bronze na categoria Poster, e mais duas pratas, nas categorias Radio e Bilboard. Quem visitar essa exposição pode ter certeza que vai conferir de perto as campanhas mais criativas do mundo, incluindo as realizadas para a nossa Escola”, declara o presidente da Panamericana Escola de Arte e Design, Enrique Lipszyc.

Na edição do Clio 2010, estiveram no corpo de jurados os brasileiros Sergio Valente, da DM9/DDB; André Faria, da F/Nazca; André Matarazzo, da Gringo, e Luiz Sanches, da AlmapBBDO.

Sobre o Clio Awards
Fundado em 1959 por Wallace Ross, o Clio recebeu esse nome por corresponder a uma das nove musas da mitologia grega: a historiadora, aquela que divulgava e celebrava realizações. A partir de 1965, a premiação, originalmente focada à produção norte-americana, passou a reconhecer também trabalhos internacionais.

Atualmente, o Clio é considerado um dos maiores prêmios de publicidade do mundo e mantém uma rede de representantes em 39 países – a representante brasileira é a Panamericana Escola de Arte e Design. No processo de escolha, Ouro, Prata e Bronze são atribuídos aos trabalhos que atingirem uma nota mínima. Por esse formato de julgamento, podem existir casos como vários premiados em ouro e bronze numa categoria e nenhuma em prata, por exemplo.

O Clio premia agências de todo mundo nas categorias TV/Cinema Digital, Rádio, Content&Contact, Poster, Print, Direct Mail, Design, Innovative, Strategic Comunications/PR, Integrated, Billboard (Outdoor), TV Techinique, Poster e Student.

EXPOSIÇÃO CLIO AWARDS NA PANAMERICANA
Data: De 07 a 16 de outubro
Horário: de 2ª. a 6ª. feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 12h
Local: Panamericana Escola de Arte e Design
Endereço: Rua Groenlândia, 77 – Jardim Europa
GRATIS - Informações: Tel (11) 3885-7890