22.11.11

Avesso mostra os bastidores da campanha de varejo da Renault


Em um clima descontraído e de muito humor a Renault leva ao ar a sua campanha de Varejo. Inspirados nas novelas, cada filme dos dezesseis produzidos, traz um novo capítulo da rotina de uma família, interpretada por Lucinha Lins, Arthur Kohl, Erika Madder e Bento Ribeiro (mãe, pai, filha e genro respectivamente). Para acompanhar o que aconteceu nas gravações, o Programa Avesso desta semana esteve nas locações da campanha e mostra os bastidores dos filmes publicitários da marca.

Intitulada “Tempo de Mudar” a campanha de varejo da Renault foi pensada para atingir diferente públicos, como contou ao Avesso a Gerente de Publicidade da montadora, Marcella Campos, “No dia do briefing queríamos algo que falasse com a classe A até classe E. Então quando veio a ideia da novela, logo aceitamos” conta.

James A. Ribeiro, Diretor de Criação da Neogama/BBH, agência que assina a campanha, explica como foram as gravações, “Usamos duas diárias para fazermos todos os filmes. Como locação principal tivemos uma casa e algumas externas”, explicou ao Avesso. A produtora responsável foi a Cia de Cinema e o Diretor de Cena, Tom Stringhini.

A campanha de varejo “Tempo de Mudar” teve uma aceitação tão grande dentro da Renault e sua rede de concessionárias, que o tema da novela e seus esquetes foram introduzidos também na “Promoção Portas Abertas”.



A ideia principal para essa campanha foi mostrar além das ofertas, os benefícios da marca e seus produtos, e assim dar bons motivos para as pessoas mudarem para a Renault, por isso “tempo de mudar”. As esquetes mostram situações cômicas do dia a dia, com as quais as pessoas podem se identificar, e assim, gerar proximidade com o público. “Fazer uma campanha de varejo que tenha agressividade é preciso, mas vimos que também podemos aliá-la com o humor”, conta Gustavo Schmidt, Vice Presidente Comercial da Renault.

Para Dimas Pessetti, Diretor de Conteúdo do Avesso, mostrar para o público do programa os bastidores de uma campanha de varejo como a de Renault é muito gratificante, “É um jeito novo de levar ao consumidor a mensagem do varejo com a criação de dezesseis filmes e o uso do humor”.



Confira os bastidores dessa campanha cheia de humor: http://www.avessotv.com.br/bastidores-tempo-de-mudar-renault.html

APP realiza o 32º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias

Associação dos Profissionais de Propaganda, por meio do seu Setor Estudantil, realiza o 32º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias, que acontece no dia 10 de dezembro, a partir das 8h30, no Auditório “Ivandir Kotait”, na sede da entidade, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas até o final desta semana, dia 25 de novembro.

Com o objetivo de divulgar e escolher os melhores trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos por estudantes de publicidade e propaganda das faculdades de comunicação de todo o Brasil, a APP espera estimular a prática da futura profissão entre os alunos e proporcionar uma oportunidade para a revelação de novos talentos.

A disputa é aberta a todas as universidades e faculdades que mantenham regularmente o curso de publicidade e propaganda e possuam turmas concluindo o último ano. Os trabalhos que participam do Concurso devem ser encaminhados para a associação, juntamente com a Ficha de Inscrição do grupo, até o dia 01 de dezembro, por SEDEX 10 ou pessoalmente na APP. Um júri composto por diretores da entidade é responsável pela pré-seleção dos quatro melhores trabalhos, que são apresentados na final do concurso para uma banca com profissionais do mercado convidados pela associação.

“Um dos principais objetivos da APP é o aprimoramento dos profissionais de propaganda, visando o negócio da comunicação. Por isso, nada melhor do que começar com os estudantes que estão ingressando neste mercado. Além do Fest’Up, o Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias vem ao encontro dessa proposta”, afirma Ênio Vergeiro, presidente da entidade.

AGENDA
32º Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias
Data: 10 de dezembro de 2011 – apresentação final dos trabalhos
Horário: a partir das 8h30
Local: Auditório “Ivandir Kotait” – Sede da APP
Endereço: Rua Rua Hungria, 664 – 12º andar – São Paulo
Informações: (11) 3813-0188
Aberto ao público

Catarina Gushiken fará performance ao vivo durante vernissage da exposição Entre Mundos


A artista e ilustradora Catarina Gushiken fará uma performance ao vivo no próximo dia 29 de novembro na IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras durante o vernissage de sua exposição Entre Mundos, que acontece entre às 19h30 e 22h30. Na ocasião, ela vai surpreender o público pintando um grande painel ao vivo, com 1,80 m x 2,10 m. A exposição vai até dia 31 de dezembro.

As obras da badalada artista serão expostas retratando dois temas, a fase Leveza e a fase Texturas Coloridas. “É importante destacar que nesta mostra, vou unir a minha fase atual, mais leve, com a minha fase mais ousada de muitas cores e texturas”, explica Catarina.

O trabalho intenso da artista surpreende a todos, com sua paixão, movimento, vibração e imaginação. Na exposição que acontecerá na IQ ART Gallery, ela vai expor quinze obras. Catarina Gushiken cria delícias de mundos e mistura a leveza com a ousadia. Artista de paixões, mãos, torsos, movimentos abertos e cheios, seu trabalho escorre imaginação e alforria os nossos sentidos.

Entre Mundos, por Henrique Luz
Bijin-ga é o termo usado para definir os retratos femininos realizados pelos Xilogravuristas japoneses e que foram disseminados pelo ocidente após a exposição universal de Londres em 18xx. O fascínio que essas gravuras, chamadas genericamente de ukiyo-e, exerceram sobre os artistas impressionistas, pós impressionistas e modernos permitiu que as regras do academismo fossem quebradas e que a arte se desenvolvesse em todos os “ismos” do final do século XIX e XX.

Catarina Gushiken desenvolve um universo de Bijin-gas pós-modernas que se situam entre o mundo da tradição japonesa e uma linguagem contemporânea Ela possui um trabalho de texturas, linhas e cores muito minucioso que remete diretamente ao de seus ancestrais japoneses.

A forma com a qual suas “bonecas” (termo que a artista usa para definir seus personagens femininos) são desenhadas pode parecer algo diferente para o olhar ocidental. Porém essa “linha quebrada” do traço de Catarina está diretamente ligada à arte oriental. Existe um distanciamento das formas tradicionais de representação da figura humana, e isso causa estranheza no mundo ocidental. Em um Segundo momento, o encanto do observador pelas “bonecas” se dá pela riqueza de cores e texturas. Somos então capturados pela sensualidade velada de um olhar, de uma mão sobre os lábios, um mamilo que se esconde sob a transparência de um tecido. Quanto mais se olha mais detalhes são descobertos sob as texturas e cores de uma palheta delicadamente infinita.

Em 2011, Catarina se propôs um desafio, o de retirar ao máximo o encanto e a sedução das cores em uma nova série de trabalhos. Essa palheta foi reduzida ao branco, preto e dourado e já resultou na exposição “Despindo o Vazio”, apresentada em outubro na Galeria Urban Arts e também apresentada nesta exposição. As obras dessa série fazem um todo com a moldura que parece derreter frente ao observador. O que predomina é a linha, o traço, o desenho. O mundo das cores, da mancha aquarelada que se espalha imprevisivelmente sobre o papel é deixado de lado.

Desta forma temos nessa exposição um contraponto entre o mundo da mancha de cor de um lado e o mundo das linhas, do desenho do outro. Essa é uma das batalhas mais antigas dentro da História da Arte que, como um pêndulo privilegia hora a mancha e depois a linha.

Sobre a artista Catarina Gushiken:
Catarina Gushiken trabalhou durante muitos anos com moda – de onde tem sua formação – e aplicou suas habilidades em desenho nos croquis das coleções que desenvolvia para a marca Cavalera. Ao mesmo tempo em que exercitava sua imaginação com cores, texturas e volumes das roupas, criava um traço muito característico em figuras femininas de olhos grandes, com uma estranha sensualidade e grande leveza. Com o passar do tempo essas figuras se tornaram mais importantes do que o objeto final – a roupa, a coleção, a moda – e assim nasceu a artista. Catarina conseguiu construir uma gramática visual coerente, seja no traço, na textura ou temática. Hoje ela consegue explorar variações nesse seu universo, misturar com suas raízes orientais e trazer formas e objetos deste seu mundo para o real, desenvolvendo objetos, móveis ou acessórios.

Hoje em dia, o Estúdio Catarina Gushiken, desenvolve muito mais do que trabalhos em ilustração. Uma artista híbrida e versátil, que repagina espaços, cria cenários, paredes, objetos e aplica sua arte em múltiplas plataformas. Dedica-se a projetos sob encomenda, trabalhos e exposições pessoais.
Tem como clientes Época, Brastemp, C&A, TIM, Cirella, Dalutex, SESC, Pitty, Reinaldo Lourenço entre outros.

Reserva também, um espaço especial, totalmente voltado para aulas de ilustração, e abre as portas para quem deseja conhecer esse universo criativo de perto.

Mostra: Entre Mundos
De 29 de novembro até 31 de dezembro
Artista: Catarina Gushiken
De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h
Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras
Estacionamento: a partir de R$ 20
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Tel.: (11) 3062-8813 / www.chakras.com.br