24.5.11

F/Nazca divulga segunda parte da campanha Aos curiosos da Pinacoteca


Novas instalações da campanha Aos Curiosos na Pinacoteca do Estado de São Paulo instigam a curiosidade dos visitantes a respeito das mudanças na mostra de longa duração do acervo do museu. Desenvolvida pela F/Nazca, a segunda parte da campanha traz instalações que exploram o tema “curiosidade”, expostas nas áreas de acesso ao andar, cujo espaço está sendo readequado.



Na primeira instalação os visitantes encontram um periscópio, por onde se lê: “Quais obras estarão na nova exposição de longa duração da Pinacoteca?”. Já a segunda instalação traz um copo fixado na parede. Colocando o ouvido, ouvimos uma voz que, como nas outras peças, também questiona quais serão as próximas obras do acervo da Pinacoteca que estarão na exposição de longa duração. Assim como nas exposições temporárias, a fachada do edifício ganhou um banner divulgando a campanha.

A agência desenvolveu, também, canecas que trazem um buraco de fechadura no lugar da alça, desenvolvidas especialmente para a campanha Aos Curiosos, criada em março para divulgar a mudança da exposição de longa duração do acervo da Pinacoteca.




Assinam a criação Eduardo Lima, Bruno Oppido, Romero Cavalcanti e Mariana Borga, com direção de criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.



Ficha técnica:

Título: Aos Curiosos
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Eduardo Lima / Bruno Oppido / Romero Cavalcanti / Mariana Borga
Head of art: João Linneu
Atendimento: Camila Hamaoui / Marcela Paiva
Planejamento: Fernand Alphen / José Porto
Produtor Gráfico: Jomar Farias
Mídia: Lica Bueno / Andre Gramorelli
Aprovação cliente: Marcelo Araujo / Camila Sampaio

Glitz e Gossip Girl levam criativos para NY

Para lançamento da terceira temporada inédita da série, o canal da Turner promove concurso cultural voltado ao mercado publicitário. O vencedor vai para Nova York.

Para festejar a estreia de episódios inéditos da terceira temporada de Gossip Girl, Glitz* lança o concurso cultural GLITZ* E GOSSIP GIRL COM VOCÊ EM NOVA YORK. Voltado ao mercado publicitário, o primeiro prêmio será uma viagem para Nova York com hospedagem no hotel The New York Palace, famoso cenário da série, onde mora a protagonista Serena.

Para participar, o criativo deve enviar uma foto que representa um momento Glitz* de sua vida e responder a pergunta: Qual o momento Glitz* que você mais gostaria de compartilhar com o mundo? Os interessados devem se cadastrar no Portal Turner Media Plus, através do site www.turnermediaplus.com.br. Em seguida, acessar o endereço www.momentoglitz.com.br e inscrever-se no hotsite até dia 23 de junho. Regulamento completo no site.

Já a agência com maior número de funcionários participantes do concurso GLITZ* E GOSSIP GIRL COM VOCÊ EM NOVA YORK ganhará uma adega climatizada com garrafas de champagne e os 29 classificados entre o 2º e 30º lugar serão também contemplados com Kits Glitz*.

Glitz*, rede de TV por assinatura com transmissão 24 horas, é a primeira marca de entretenimento e estilo de vida da Turner Broadcasting System Latin America. O canal apresenta um conteúdo de atualidades, tendências, viagens, gastronomia, música, moda, design, eventos especiais, filmes, séries e reality shows, de maneira moderna e atual. Está disponível em português para mais de 2 milhões e 700 mil de assinantes no Brasil, em operadoras como Sky (canal 31) e NET (canal 95).

Hungry Man contrata para atendimento


A Produtora Hungry Man BR anuncia esta semana a contratação de Camila Naito. A profissional será responsável pelo atendimento, no time liderado pela diretora de atendimento/produção executiva Renata Dumont.

Com passagem pelas agências Y&R e Africa, Camila acumula vasto conhecimento na produção de filmes de diversos gêneros e talento reconhecido pelo mercado, à frente dos processos pelos quais foi responsável.

A equipe conta também com Diego Melo como atendimento/produção executiva e a assistente Mari Marinho. Essa nova estrutura acompanha o crescimento da produtora Hungry Man no Brasil neste último ano.

Choque Cultural apresenta exposições de Jaca e Renan Cruz

 Jaca - acrílica sobre madeira e metal 70x85,5 cm

Duas gerações se encontram em exposições solo e apresentam trabalhos inéditos

Neste sábado, 28 de maio, a Choque Cultural irá apresentar os trabalhos de Jaca e Renan Cruz. Este último é o mais novo integrante do cast da galeria e realiza o Workshoq Biblioteca Viva no dia 11 de junho também. O período expositivo segue até 8 de julho.

Paulo Carvalho, conhecido como Jaca, nasceu em Porto Alegre em 1957, mas atualmente vive e trabalha em São Paulo. Ele começou a carreira ilustrando para jornais e revistas tornando-se uma referência internacional no cenário dos quadrinhos e ainda contribui para publicações especializadas, como a experimental Le Dernier Cri (edição francesa que será lançada no Brasil com exclusividade Choque Cultural, durante a exposição). É tido como o mentor de uma geração que tem esta grande influência da ilustração e dos quadrinhos, como Carla Barth, MZK e Carlos Dias.

Nos anos 80, Jaca era um dos artistas mais alinhados com o que se produzia de melhor em ilustração no mundo. Hoje, seu trabalho evoluiu, saindo do nicho das publicações e se direcionando para o mercado de arte. É isso que pode ser visto em sua exposição solo, que mostra um senso gráfico muito sofisticado.

Sua pintura é visceral, de pinceladas rápidas e/ou detalhes minuciosos, que mantem o artista por meses trabalhando uma única tela. Essa é sua segunda individual na Choque e é formada por pinturas em tela, quadros feitos com latas de azeite e outros produtos industriais (cuja gráfica é usada como pano de fundo para as suas pinturas) e assemblages – sua primeira atuação na galeria foi o Livro dos Monstros, o qual pintou página por página. Além desta exposição na Choque Cultural, Jaca fará individual em Porto Alegre no Museu do Trabalho mostrando telas de grandes dimensões, em outubro desse ano.

Jaca é um artista peculiar, silencioso e que abusa das cores e contrastes, dos desenhos, pinturas e técnicas de ilustração – ele enxerga personagens em tudo: pega um catálogo de eletrodomésticos e os transforma, todos, em personagens. Entre guache, canetinhas e lápis de cor, é possível ver embalagens de biscoito e pão antigas e latas de azeite que mostra o quanto ele pode redesenhar a estética tradicional do cartoon, numa referência popular quase rude. Ele mescla desenhos infantis com arte digital de clicheria retrô presente na estética das embalagens dos anos 80, quase folk, quase kitch.

Nascido em Mogi das Cruzes 28 anos depois de Jaca, Renan Cruz, também vive e trabalha em São Paulo. Indicado por Baixo Ribeiro, sócio-proprietário da Choque Cultural, como exímio desenhista, com referências de Aldemir Martins, Renan Cruz realiza exposição solo na galeria de Pinheiros intitulada Negra Noite e Alvorada. Serão duas telas grandes que levam um pouco do desenho sofisticado e da pintura em mural, técnicas que não são vistas facilmente entre produções artísticas. Além disso, a exposição de Renan Cruz trás várias obras em papel.


Renan Cruz

O jovem artista iniciou sua carreira entre os primeiros artistas da nova cena contemporânea paulista e foi presença importante em exposições seminais como Choque Cultural na Fortes Vilaça e Fortes Vilaça na Choque Cultural e O Novo Muralismo Latino Americano, na Galeria Marta Traba/ Memorial da America Latina em 2006. Tem uma forte ligação com a cultura independente e produção de fanzines, foi integrante do coletivo Faca ao lado de Carlos Dias, Stephan Doitschinoff e Fefe Talavera.

Depois de alguns anos dedicados aos estudos e estágio no atelier de Rubens Matuck, Renan Cruz volta a expor na Choque Cultural apresentando uma individual formada por telas, desenhos e instalações. Além da energia herdada pela experiência com o graffiti, Renan apresenta um trabalho elaborado e muito técnico, chegando a misturar aquarela, colagem e spray numa mesma tela – embora também use metal, tinta a óleo, monotipia e xilogravura.

Jaca - acrílica sobre madeira e metal 27,5x17,2 cm

Ele também realizará o Workshoq Biblioteca Viva em 11 de junho, na Choque Cultural em que apresentará seus cadernos de desenhos, fotos e colagens, além de contar um pouco sobre seu processo criativo para o público presente. O evento é gratuito. “A principal ideia é propor um diálogo sobre o livro de artista”, adianta Renan.

Exposição solo, de Jaca @ Choque Cultural
Negra Noite e Alvorada, de Renan Cruz @ Choque Cultural
Abertura: 28 de maio de 2011
Período: 30 de maio a 8 de julho de 2011
Workshoq Biblioteca Viva: 11 de junho de 2011
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis
Livre

Ação assinada pela Y&R relembra o uso de letraset e anúncios clássicos da propaganda



Na maioria das vezes uma boa ideia não aparece de uma hora para outra, é fruto de muita transpiração. Esse é o conceito criativo da nova campanha da Miami Ad School ESPM, criada pela Young. Mas não basta só transpiração, é necessário muito conhecimento, atualização e inspiração. Com o objetivo de destacar algumas das razões pelas quais a escola se tornou uma das mais conceituadas de criação publicitária do mundo, a ação brinca com a possibilidade de o leitor “criar” um clássico sem fazer muito esforço.

Com a assinatura “Grandes ideias não vêm fácil assim”, a peça reproduz anúncios famosos (como o Got Milk?, VW ou The Economist) por meio de lâminas de letraset – transfer. Todos os elementos dos anúncios clássicos estão lá: imagens, títulos, textos e logos. Basta colocar tudo no seu devido lugar que a pessoa “cria” um clássico.

A campanha será veiculada nos principais veículos especializados na área de comunicação e em publicações dirigidas aos universitários. A criação é de Kleyton Mourão, Roberto Kilciauskas e Pedro Guerra, com direção de Criação de Rui Branquinho e Flávio Casarotti.

FICHA TÉCNICA:

Cliente: Miami Ad School ESPM
Produto: Institucional
Título: Milk
Direção de Criação: Rui Branquinho e Flávio Casarotti
Criação: Kleyton Mourão, Roberto Kilciauskas e Pedro Guerra
Ilustração: Kleyton Mourão e Gabriel Bueno
Art Buyer: Mônica Beretta
Atendimento – Agência: Flávia Fusco
Aprovação – Cliente: Paulo Sergio Quartiermeister e Paulo André Bione
Planejamento: David Laloum

Criatividade em alta


A agência Africa criou uma campanha que começa a ser veiculada hoje para comemorar o anúncio de Nizan Guanaes como uma das 100 pessoas mais criativas do mundo dos negócios pela revista Fast Company, ocupando o 50º lugar.