24.6.10

Exposição “KEITH HARING - Selected Works”


São Paulo e Rio de Janeiro recebem 94 obras de mostra inédita, que marca os 20 anos da morte do artista, realizada em parceria com a Fundação Keith Haring

A Caixa Econômica Federal patrocina a exposição “KEITH HARING - Selected Works” com 94 obras do artista nunca vistas no Brasil. A mostra organizada pela Litmedia Productions apresenta obras de Keith Haring (1958-1990) que tanto influenciam a arte urbana atual. Na Caixa Cultural São Paulo (Galeria Vitrine da Paulista), a visitação estará aberta a partir de 31 de julho e fica até 5 de setembro de 2010. Depois, segue para Caixa Cultural Rio de Janeiro onde permanece de 28 de setembro e 14 de novembro de 2010.


Com expectativa de receber cerca de 30 mil pessoas por cidade, Selected Works revela a obra do artista ícone da cultura underground da Nova Iorque dos anos 80 por meio de 55 serigrafias, 9 gravuras, 29 litografias e 1 xilogravura.

A exposição percorre dois estados sob comando da produtora e curadora americana Sharon Battat, da Litmedia Productions, responsável por projetos relacionados à arte, moda e publicidade. “Selecionamos trabalhos do Keith Haring que nunca foram vistos aqui e que têm uma estreita ligação com o Brasil, além de artigos pessoais como seu passaporte, skates desenvolvidos por ele, fotos e vídeos pessoais do artista no Brasil e até seus pares de tênis”, detalha Battat. Além de sua participação na Bienal de São Paulo de 1983, Haring esteve no Brasil em diversas ocasiões – principalmente na casa de seu amigo e artista Kenny Scharf, que possui uma casa em Ilhéus (BA). Haverá ainda a exibição de dois documentários na exposição, sendo eles “The Universe of Keith Haring” (direção de Chistina Clausen) e “Drawing the line” (direção de Elisabeth Albert).



Há chance de a exposição chegar a outras cidades, principalmente em Salvador, onde existem dois raros painéis de Haring – um deles necessita de restauro, plano que consta do programa da exposição.

A Litmedia Productions também busca parceiros para viabilizar uma série de workshops de pinturas e desenhos para crianças com artistas locais e amigos de Keith como Kenny Scharf, assim como palestrantes convidados. Haring elaborou muitos murais públicos em prol dos direitos civis, caridade, hospitais, creches e orfanatos. Em 1989, foi diagnosticado com HIV e fundou a Keith Haring Foundation no ano seguinte para apoiar campanhas de prevenção do HIV e programas infantis. “Estamos organizando programas educacionais sobre prevenção do HIV em parceria com a ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS) e APTA (Associação para Prevenção e Tratamento da Aids), além de outras instituições”, adianta Sharon.

Sobre Keith Haring
Sua obra é forte, democrática e despretensiosa, carregada de mensagens de vitalidade e união, e teve um impacto profundo na arte e espírito de nossa época. Seu trabalho é facilmente reconhecido pelas linhas grossas, cores vibrantes e figuras características.

Nascido no estado da Pensilvânia (EUA), em 1958, numa família de classe média, cedo mostrou interesse pelas artes plásticas. De 1976 até 1978, estudou design gráfico numa escola de arte em Pittsburgh. Antes de acabar o curso, transferiu-se para Nova Iorque (NY), onde foi grandemente influenciado pelo graffiti, inscrevendo-se na School of Visual Arts (SVA). Lá, Keith ficou amigo de outros artistas como Kenny Scharf e Jean-Michel Basquiat. Depois de dois anos na SVA, Haring saiu da escola e começou a fazer seu nome como um dos mais celebrados e controversos artistas da década.

Keith Haring começou a ganhar notoriedade ao desenhar a giz nas estações de metrô de Nova Iorque. As suas primeiras exposições formais acontecem em espaços alternativos e clubes da cidade, fato que o levou a conhecer Madonna, Grace Jones e David Byrne. Sua primeira exposição individual aconteceu na Tony Shafrazi Gallery, no Soho, em 1982. Em pouco tempo, já participava de exposições e performances no vanguardista Club 57.

Em 1986, ele abriu a loja Pop Shop em NY, onde comercializava roupas e objetos estampados com suas famosas ilustrações. Outra loja é aberta em Tóquio em 1988, fechando em 1989. Em 2005, a Pop Shop de NY fechou as portas, mas ainda existe online.

Parte do movimento das artes underground de Nova Iorque, Haring sempre teve forte preocupação social e a representava com obras repletas de mensagens sobre preconceitos, amor, paz, liberdade e, acima de tudo, a prevenção do HIV. Foi fortemente influenciado pelo graffiti, por sua forma independente e utilização do espaço público.

Sua arte naturalmente tornou-se pública em todas as esferas. Seus desenhos eram vistos nos metrôs de Nova Iorque, no Muro de Berlim, antes da queda, e em exposições ao redor do mundo, como a Documenta 7, em Kassel, a Bienal de São Paulo (em 1983, pintou murais pela cidade numa amostra da arte urbana e efêmera que circula fortemente pelos anos 2000) e a Bienal do Whitney Museum.

Além de seguir pintando murais em vários países, Keith colaborou com painéis iluminados na Times Square, cenários de peças de teatro, campanhas publicitárias e desenvolvimento de produtos. Um de seus últimos trabalhos, “Tuttomondo”, foi dedicado à paz, instalado perto da igreja de Sant'Antonio Abate, em Pisa, na Itália, em 1989. Mas foram seus murais públicos em prol de causas sociais que, de fato, marcaram sua carreira, muitos dos quais criados em prol dos direitos civis, caridade, hospitais, creches e orfanatos.

SERVIÇO
Exposição KEITH HARING - Selected Works

Local: CAIXA CULTURAL São Paulo - Galeria Vitrine da Paulista - Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2083 - Cerqueira César, São Paulo (SP) - Metro Consolação
Abertura para convidados e imprensa: dia 30 de julho, às 19h
Datas: 31 de Julho a 5 de setembro de 2010
Horário de visitação: terça-feira a sábado, das 9h às 21h e domingos e feriados das 10h às 21h.
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400

Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro - Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro, Rio de Janeiro (Metrô: Estação Carioca)
Abertura para convidados e imprensa: 27 de setembro de 2010, às 19h
Vsitação: de 28 de setembro a 14 de novembro de 2010.
Horário: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 21h
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (21) 2544-4080

Classificação: Livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Caixa reabre inscrições para Projetos Culturais

A Caixa Econômica Federal comunica a reabertura de inscrições de projetos para os programas de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural, de Apoio a Festivais de Teatro e Dança e de Apoio ao Artesanato Brasileiro. O novo prazo vai de 28 de junho a 11 de julho de 2010.

A ação visa a contemplar os proponentes que não conseguiram efetivar suas inscrições no prazo anterior, encerrado em 20/06. A CAIXA reitera que as inscrições já realizadas estão confirmadas e que os interessados em complementar suas propostas poderão fazê-lo no novo prazo.

Os editais estão disponíveis no site www.caixacultural.com.br/editais.

Alunos de comunicação da Anhembi Morumbi vencem concurso de design sobre a Copa

Os alunos de Comunicação da Anhembi Morumbi foram destaque no concurso “O Copo da Copa é Nosso”, promovido pela Nadir Figueiredo, detentora da patente do copo americano. Entre quase 200 trabalhos enviados por universitários de diversas instituições de ensino, os únicos quatro projetos vencedores foram de estudantes da Universidade Anhembi Morumbi.

O concurso buscava ideias interessantes e criativas para estampar o mundial da África do Sul nos copos americanos da empresa. O trabalho campeão foi criado pelo estudante de Publicidade e Propaganda Gustavo Gomes Garcia, que levou para casa um Mac Book Pro. O design vencedor “vestia” os copos com as camisetas das seleções.

Segundo e quarto lugar ficaram com a aluna do curso de Rádio e TV, Vivian Bifulco, e a terceira colocação com a aluna de Publicidade e Propaganda, Vanessa Saraiva Marinelli. Os quatro trabalhos podem ser vistos no site do concurso, www.copoamericano.com.br/copodacopa.

Reclame mostra alguns filmes de Cannes Predictions


O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, vai ao ar na quinta-feira, 24 de junho e traz alguns filmes do Cannes Predictions, que é uma seleção de 50 trabalhos com chances de levar um Leão no Festival de Cannes. Anualmente, o board criativo mundial da agência Leo Burnett faz esta seleção.

O programa apresenta o making of de uma campanha da Mercedes-Benz criada pela Grey Brasil, além da cobertura do Wave Festival in Rio, que é uma premiação de publicidade da América Latina e tem ganhado relevância a cada ano, já sendo considerado uma prévia do Festival de Cannes.

O Reclame acompanha também o Portfólio Night, encontro realizado pela Ogilvy Brasil que acontece simultaneamente em diversos países. O evento possibilita que estudantes de publicidade tenham a oportunidade de mostrar suas pastas para grandes criativos.
A equipe do programa Reclame está na Riviera Francesa acompanhando e captando os detalhes do maior festival de publicidade do mundo. E para mostrar tudo o que está rolando no festival foi criado um portal exclusivo que é atualizado constantemente com as novidades.

O Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.
Ficha Técnica

Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Renata Ribeiro
Câmera: Cleber Isler
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira
Assistência de edição e produção: Felipe Botas.

Sobre o Comercial&Cia
Donos da marca reconhecida no mercado publicitário, Roger Garcia, Toshio Yamasaki, Emerson Souza e Bruna Calmon são os responsáveis por trazer, via rádio e televisão, aquilo que de mais relevante acontece no mercado publicitário. Na televisão, o programa Reclame é transmitido pelo Multishow e traz os melhores comerciais, os bastidores, entrevistas com os criativos, making of, reportagens e um time de colunistas formado por profissionais atuantes. No rádio, o Comercial&Cia é apresentado por João Faria, na BandNews FM.

3º Concurso Nacional de Fotografia Retratos do Amor

O 3º Concurso Nacional de Fotografia Retratos do Amor é promovido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta), com o apoio do Senac São Paulo. Os interessados em encaminhar imagens podem fazê-lo até 30 de junho pela internet, no www.abrale.org.br, ou via correio, para Rua Pamplona, 518 – 5º andar.

A iniciativa das entidades pretende chamar a atenção da sociedade para a causa e a importância do amor na superação das doenças onco-hematológicas e talassemia.


São quatro categorias para participação: profissionais de fotografia; profissionais de saúde; familiares e pacientes; e público em geral. Os 12 finalistas de cada grupo farão parte de uma exposição itinerária em estações do metrô da cidade de São Paulo e no Conjunto Nacional, também na capital, a partir de setembro. Além disso, as imagens ilustrarão materiais institucionais da Abrale, como agendas e calendários.

O curador do concurso é João Kúlcsar, fotógrafo e docente do Senac São Paulo e, junto a ele, o júri é composto por Merula Steagall, presidente da Abrale e da Abrasta, artistas plásticos e profissionais da área de fotografia. Os primeiros colocados em cada categoria ganharão uma bolsa de estudos para cursos livres no Senac São Paulo no valor de R$ 1.000,00 e, entre os prêmios, estão também livros da Editora Senac São Paulo (EDS).

Serviço
3º Concurso Nacional de Fotografia – Retratos do Amor
Inscrições: gratuitas pelo site www.abrale.org.br
Período: de 8 de abril a 30 de junho
Siga a ABRALE também no Twitter: www.twitter.com/abrale

Zupi organiza projeto artístico para loja-conceito de São Paulo


Artista Binho Ribeiro cria ilustração para espaço com curadoria da marca alternativa

A Zupi foi a escolhida para comandar a criação da nova fachada da loja Sample Central, que abre suas portas na próxima terça-feira, dia 29 de junho. Binho Ribeiro, um dos principais nomes da arte urbana no país, e também no mundo, foi o artista escolhido para produzir o trabalho, que pode ser apreciado por quem passar pela Rua Augusta.

O conceito da Sample Central é bem simples: experimentação. O usuário que se cadastrar na loja terá o direito de utilizar vários produtos antes que eles cheguem ao mercado. A ideia nasceu no Japão e é um sucesso na Ásia, chegando aos poucos na Europa e nas Américas. O projeto da loja paulista ficou por conta do renomado arquiteto Fernando Brandão.

Bullet cria “Imagine, tudo é possível” para divulgar o Novo SpaceFox


A Bullet vence concorrência e é responsável pelo evento que apresentará à Rede de Concessionários o Novo SpaceFox. A agência criou o conceito “Imagine, tudo é possível” para transmitir ao público as experiências e tudo que um SpaceFox é capaz. O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho, no Rio de Janeiro.

O primeiro contato dos convidados com a dinâmica do evento será por um hotsite desenvolvido pela Bullet com informações para cadastro, credencial, agenda e dicas de viagem. Lá o convidado já entrará no clima do evento: usando a imaginação para criar um mascote imaginário misturando um cachorro com outro bicho para personalizar seu próprio crachá de identificação.

Todo o planejamento do evento foi desenvolvido para que o público se sinta no universo SpaceFox e entenda seu posicionamento por diversas atividades inusitadas, desde a revelação do novo carro até a experiência de conhecê-lo nas pistas. Além das atividades, os convidados terão muitas surpresas, como um grande espetáculo, após o jogo Brasil x Portugal, no dia 25/6/2010.

Ficha técnica
Agência: Bullet
Atendimento: Jonas Fortes, Fernando Melo, Fernando Figueiredo
Planejamento: Didi Antar e Denise de Cassia
Criação: Daniela Tordino, Rubens Casanova, Cesar Leite e Mentor Muniz Neto
Produção de eventos: Juliana Queiroz
Aprovação: Glaucia Costa, Milena Petronieri, Luiz Antonio Buozzi, Herlander Zola

No Centro da Arte 2010


Grupo argentino apresenta nova proposta, integrando a música de câmara e cinema mudo

Nos dias 1 e 2 de julho, às 18h, o “Quinteto Slap!” irá sonorizar ao vivo o filme “O Circo”, de Charles Chaplin, como parte da programação do “No Centro da Arte 2010”. O espetáculo gratuito é realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil e acontece na Praça do Patriarca, São Paulo.

O Slap! se auto define como “um quinteto de sopros não convencional”. O grupo argentino, criado em 2007, prioriza a riqueza de timbres e capacidade técnica de cada um de seus integrantes – Gonzalo Brusco (fagote), Gustavo Ahumada (oboé), Nicolás Ahumada (saxofone), Nicolás Mazza (clarinete baixo) e Ramiro Dantas (clarinete) – num repertório que abrange o barroco, o popular e o contemporâneo.

Como reconhecimento de seu trabalho artístico, em 2009, o Quinteto Slap! ganhou uma bolsa do fundo nacional das artes da argentina. A proposta subtendia a produção, investigação e aperfeiçoamento das técnicas utilizadas pelo quinteto, que diversificou a música de câmera atual, com recursos de multimídia.

No mesmo ano, o grupo trabalhou com a cátedra de composição da escola de artes, da Universidade nacional de Córdoba, realizando um intenso trabalho pedagógico de criação musical.

A programação de “No Centro da Arte 2010” terá ainda o grupo de dança Banana Broadway (dança e música), 16 e 19 de julho; e, no encerramento, o espetáculo “Tudo Sobre Nós Dois” do Centro de Dança Jaime Arôxa (dança de salão), nos dias 29 e 30 de julho.

“Ao realizar espetáculos ao ar livre que misturam várias vertentes artísticas, o Banco do Brasil reafirma seu compromisso de colaborar com a revitalização do centro histórico da cidade, ao mesmo tempo em que traz arte e cultura para a população”, afirma o diretor do CCBB Marcelo Mendonça.

O Projeto – Apresentações a céu aberto e interação em praça pública são as propostas do projeto “No centro da Arte 2010”, que leva a centros urbanos espetáculos gratuitos à população. O evento mostra parte da programação do Centro Cultural Banco do Brasil à Praça do Patriarca, na cidade de São Paulo, reunindo atrações de diferentes gêneros, como música, dança, teatro e cinema.

Realizado pela segunda vez na cidade “No Centro da Arte 2010” destaca o espaço publico, considerado apenas local de passagem, como um ambiente de socialização. Além disso, busca ampliar o conhecimento cultural do paulistano, atuando como formador de público, com apresentações não convencionais. E ao mesmo tempo, estimular a classe artística na criação de espetáculos de rua.

“No Centro da Arte 2010” convida a todos que transitam pela região do centro para conferirem sua programação que acontece sempre as quintas, sextas e sábados de cada mês.

Fase final do processo de seleção da empresa que criará a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá oito participantes

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE RIO 2016

A fase final do processo de seleção da empresa responsável por criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá oito participantes: Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Magenta Design (RJ), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR) e Vinte Zero Um (RJ). Nesta quarta-feira, dia 23, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 realizará um briefing técnico para as finalistas, que terão até o dia 4 de agosto para apresentar suas propostas criativas. O nome da empresa escolhida será divulgado em setembro.

No briefing técnico serão apresentadas as orientações específicas sobre o conteúdo e a forma de apresentação das propostas criativas. A lista das empresas finalistas será divulgada na segunda-feira, dia 21, após o término da terceira fase, composta por entrevistas individuais. Após participarem do briefing técnico, as empresas finalistas receberão um pro labore no valor de R$ 10 mil para desenvolver sua proposta criativa de marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão avaliados Conceito, Originalidade, Criatividade e Aplicabilidade. Todas as finalistas receberão um diploma de participação como forma de homenagem pela contribuição no processo seletivo.

A Comissão Julgadora será multidisciplinar e formada por até 15 membros reconhecidos nacional e internacionalmente. Os integrantes serão selecionados pelo Comitê Organizador Rio 2016 por sua experiência na criação e aprovação de programas de marcas ou por seu destaque no Movimento Olímpico internacional. A empresa vencedora receberá R$ 50 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses, com possibilidade de renovação, com o Comitê Rio 2016 para prestação de serviços de design. Além do reconhecimento internacional, a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá exposição pelos próximos seis anos e será eternizada nas futuras imagens dos Jogos Rio 2016, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo.

CRONOGRAMA COMPLETO DO PROCESSO SELETIVO
O processo seletivo para a escolha da empresa responsável pela criação da marca Rio 2016 começou em abril, quando 139 empresas se inscreveram para participar do briefing inicial. Destas, 86 apresentaram os documentos de habilitação e qualificação técnica solicitados na segunda fase. Após análise da equipe do Comitê Rio 2016, 24 foram selecionadas para participar das entrevistas individuais, onde tiveram a oportunidade de apresentar e tirar dúvidas sobre o case de marca apresentado na segunda fase. Com o término das entrevistas, o Comitê Rio 2016 anunciou o nome das oito empresas finalistas.

12/04 – Publicação do edital

13/04 a 30/04 – Inscrições para Fase 1 (Briefing Inicial)

11/05 – Briefing Inicial

25/05 – Recebimento dos envelopes com documentação de habilitação e qualificação técnica - Fase 2

07/06 – Divulgação do resultado da Fase 2 e convocação das selecionadas para a Fase 3 (entrevista individual)

14/06 a 18/06 – Entrevistas individuais na sede do Comitê Rio 2016 – Fase 3

21/06 – Divulgação dos resultados da Fase 3

23/06 – Reunião de Briefing Técnico – Fase 4

04/08 – Recebimento das propostas criativas - Fase 5

06/08 e 07/08 – Reunião da comissão julgadora e definição do vencedor.

Envio da marca Rio 2016 para a aprovação final do COI.