27.5.10

Novas embalagens para a linha de sopas Knorr


Ao analisar o mercado, a casa de design percebeu que os ingredientes dos alimentos prontos sempre aparecem "perfeitos" nas embalagens, sem defeito algum. O que ia na contramão das pessoas, que procuram cada vez mais alimentos naturais, muito mais preocupadas com a saúde e o bem estar. "É só observarmos o que está acontecendo no mundo, como o aumento da preocupação com o meio ambiente, com o consumo sustentável...Parece que todo mundo já havia percebido essa tendência, menos o design de embalagens." ironiza Gustavo Piqueira, diretor do projeto e à frente da Casa Rex.




Além disso, a proposta propôs uma separação dramática entre comida e informações nos packs. “Afinal, de nada adiantaria criar um belo projeto para depois escondê-lo embaixo de claims e splashes”, completa Gustavo.

As novas embalagens podem ser encontradas nos supermercados de toda a América Latina. O case completo você pode conferir no site: www.casarex.com.br

Casa Rex desenvolve visual contemporâneo para livro de poesia clássica chinesa traduzido por Haroldo de Campos


A Casa Rex, que recentemente teve o projeto gráfico desenvolvido para a coleção "Leituras Descoladas" (Ed. Biruta) e as capas para "Clássicos Saraiva" (Ed. Saraiva) premiados pelo HOW Awards/USA, desenvolveu o projeto gráfico do livro "Escrito sobre Jade — Poesia clássica chinesa", publicado pela Ateliê Editorial.






Trazendo uma nova abordagem da poesia clássica chinesa, o livro foi traduzido pelo poeta brasileiro concretista Haroldo de Campos. A fim de retratar essa relação não usual da poesia tradicional com o concretismo, o projeto gráfico que mantém características dos livros tradicionais chineses combinados a aspectos inegavelmente contemporâneos, "como o inusitado diálogo entre a capa extremamente limpa e a guarda com estampas tradicionais chinesesas que estruturam a lombada do livro", comenta Gustavo Piqueira diretor do projeto e à frente da Casa Rex.

Sobre a Casa Rex
Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com.br

Young & Rubicam assina campanha interativa “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante”


Com o objetivo de informar e educar o público sobre questões de tolerância, coexistência e direitos humanos, a mostra interativa “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante” chega ao SESC Pompeia, a partir dessa sexta, 28 de maio. Trazendo como tema central o Holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial, a exposição internacional abordará os diversos “Holocaustos” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade.

De acordo com Miriam Vasserman, organizadora e coordenadora da mostra, o conceito criativo desenvolvido pela agência Young & Rubicam, uma das apoiadoras da exposição, sintetiza a proposta da exposição. “A educação é o melhor caminho para o combate à intolerância e discriminação. Shoá, o holocausto judaico, maior mancha negra na história da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos holocaustos de qualquer tipo aconteçam. Essa exposição tem o intuito de educar através da reflexão”, acrescenta.


“A campanha mostra alguns dos horrores do Holocausto para ilustrar que só a partir do conhecimento dos fatos é que se pode impedir que outras tragédias ocorram”, comentar Marco Versolato, vice-presidente de criação da Y&R. Com o mote “Conhecer a história é a melhor maneira de ela não acontecer de novo", a comunicação contempla filme para TV e Cinema, anúncios impressos (jornais e revistas), spot de rádio e materiais de divulgação como cartazes e folhetos. As produtoras 02 Filmes e Tentáculo (áudio) também são voluntários do projeto.


O filme “Relato”, dirigido por Dinara Toffoli, diretora de cena da produtora 02 Filmes, mostra várias pessoas, nos dias de hoje, comentando passagens da tragédia como se elas tivessem vivido os horrores do Holocausto. O desfecho fica por conta do letreiro “A história sobreviveu. Veja uma vez. Não veja nunca mais”. No spot “Conselhos”, produzido pela Tentáculo, o locutor relata alguns conselhos que poderiam ter dado um novo desfecho à algumas das passagens marcantes da história, na vida real ou fictícia. Caso do Comandante do Titanic – “Cuidado com os icebergs”; de Romeu, da Julieta – “Não tome o veneno”; ou para o 5º Beatle – “Continue na banda”. Ao final, o alerta: “Quando você já conhece a história, fica mais fácil evitar que ela se repita”.
Para evidenciar o caráter reflexivo da mostra projetada e concebida por três jovens uruguaios, Patricia Catz, Samuel Dresel e Uri Lichtenstein, a campanha impressa vai direto ao ponto. O primeiro anúncio compara o total de seguidores no twitter de duas pessoas que ficaram mundialmente conhecidas por razões opostas. Surpreendentemente, Gandhi tem um número menor em relação ao ditador alemão Hitler, responsável por uma das maiores tragédias da humanidade. Na assinatura, o alerta: “todo cuidado é pouco”. Já a segunda peça, intitulada “Uma exposição às avessas: quanto mais gente vier, menor a chance dela acontecer de novo” é ilustrada por imagens sobre o Holocausto judaico.

Além da Exposição, que ocupará os 600m² do Galpão, a mostra também terá uma programação paralela, com simpósios, palestras e exibição de filmes sobre o tema. A mostra ‘Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante’ fica no SESC Pompeia de 28 de maio a 4 de julho, com entrada gratuita. Mais informações www.mostrashoa.com.br

A criação é de João Paz e Fabio Tedeschi, com direção de criação de Marco Versolato, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall.



Mais sobre a mostra “Shoá, Reflexões por um mundo mais tolerante”
O SESC Pompeia apresenta, a partir do dia 28 de maio, a mostra interativa Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante. Trazendo como tema central o Holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial, e ocupando os 600 m² do Galpão da unidade, a exposição apresentará até o dia 04 de julho os diversos “Holocaustos” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade. O idealizador da itinerância do projeto no Brasil, e um dos seus organizadores, é o empresário William Rozenbaum Trosman, que ao visitar a exposição “Shoá, Memória e Legado do Holocausto” ocorrida em Montevidéu durante o ano de 2008 resolveu trazê-la para o Brasil.

Projetada e concebida por três jovens uruguaios, Patricia Catz, Samuel Dresel e Uri Lichtenstein, a mostra teve seu ponto de partida em Montevidéu para a implantação deste projeto no Brasil. No Uruguai a exposição levou dois anos para ser preparada e envolveu mais de 150 pessoas, em sua maioria voluntários. Desde a sua concepção a ideia era viajar com a mostra. De acordo com Miriam Vasserman, organizadora e coordenadora da mostra, “a educação é o melhor caminho para o combate à intolerância e discriminação. Shoá, o holocausto judaico, maior mancha negra na história da humanidade, deve ser contada e recontada para evitar que novos holocaustos de qualquer tipo aconteçam. Essa exposição tem o intuito de educar através da reflexão”.

No Brasil a mostra conta com a produção cultural de Ana Helena Curti e a curadoria do Prof. Fabio Magalhães. A mostra está estruturada em três pilares: MEMÓRIA - visão global, EDUCAÇÃO - Shoá (Holocausto em hebraico) e LEGADO – reflexão para os dias de hoje. Ben Abraham, sobrevivente, jornalista, coordenador-geral da Sherit Hapleitá e vice-presidente da Associação Mundial dos Sobreviventes do Nazismo, será homenageado e representará todos os sobreviventes que moram no Brasil.

Ainda na versão brasileira, a exposição vai contar com obras de importantes artistas brasileiros contemporâneos, como Alex Flemming, Cláudio Mubarac, Nazareth Pacheco, Renata Barros e Rosana Paulino, selecionadas por Fábio Magalhães. Além disso, o projeto contará ainda com uma programação paralela, reunindo palestras, simpósios e exibição de filmes com o tema.

O SESC Pompeia foi considerado pela organização como ideal para a realização da exposição, pois circulam diariamente cerca de 5000 pessoas, além de proporcionar programas de visitas escolares guiadas. No Uruguai a exposição teve mais de 35 mil visitantes em dois meses, entre elas 10 mil alunos do ensino fundamental.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Dia 02 de junho
Simpósio sobre o Holocausto, sua negação e a violação dos direitos humanos.
Participantes: Prof.Dr Samuel Feldberg; Prof. Ania Cavalcanti e Flavio Azm Rassekh
Na ocasião o Prof. Feldberg apresentará o livro Holocausto de Martin Gilbert, traduzido por ele.

Dia 09 de junho
Palestra com convidado internacional: Professor Efraim Zuroff, diretor do Centro Simon Wiesenthal de Israel, que traz o tema: "O combate aos herdeiros do nazismo no século 21".

Dia 16 de junho
Simpósio sobre: Educação, o Holocausto e Direitos Humanos
Participantes: Prof. Maria Luiza Tucci Carneiro; Prof. Denise Hasbany; Prof Roseli Fichman

Dia 23 de junho
Apresentação do filme “Olga”, do diretor Jayme Monjardim, com espaço para discussão. Marcos Napolitano, Professor do Departamento de História da USP e Doutor em História Social (USP) dirigirá as discussões após o filme.

Dia 30 de junho
Apresentação do filme “Noite e Neblina” de Alain Resnais. Discussão com Prof. Celso Zylbovicius

SERVIÇO
SESC POMPEIA apresenta a exposição “Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante”
Rua Clélia, 93
Abertura: dia 28 de maio de 2010
Temporada: até 4 de julho. Terça a sábado, das 10h às 21h30. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h.
Local: Galpão. Grátis
Classificação indicativa: 12 anos
Telefone para informações: (11) 3871-7700

WMcCann lança campanha para Mobil Super Moto


A WMcCann acaba de criar a campanha “Sonhos”, para o lubrificante Mobil Super Moto. Voltados para motoboys, os anúncios brincam com os sonhos do personagem “Sem Noção”, o motoboy que sempre se dá mal porque não usa Mobil.

Os sonhos do personagem ilustram coisas simples, como entregar uma pizza quentinha ou receber os parabéns do chefe por estar no prazo. Porém, nem isso ele consegue fazer porque sua moto vive quebrada.

A criação é de Rodrigo Dorfman e Renato Rocha, com direção de criação de Fred Sartorello.


Campanha: Sem Noção
Título: Pizza/Chefe
Produto: Mobil Super Moto
Cliente: Nelson Gomes, Sandro Brito e Lucio Almeida
Diretor de Criação: Fred Sartorello
Redator: Rodrigo Dorfman
Diretor de Arte: Renato Rocha
Atendimento: Ana Leão e Erica Barreiros
Aprovação pelo cliente: Sandro Brito
Planejamento: Gustavo Otto e Vinicius Limoeiro
Art Buyer: Ana Bandarra
Ilustração: Studio Cayman
Mídia: Sandra Catharino, Jeisa Araujo e Sergio Vancini
Peças: anúncios revista
Data de Veiculação: Maio/2010

Copa em Cartaz


A Agência Yeah!, que faz parte do Ometz Group, lança nesta quinta, em Curitiba, a exposição “Copa em Cartaz”. São 14 trabalhos feitos por 11 criativos da agência sobre a maior competição de futebol do mundo.

O trabalho dos Publicitários e Designers da Yeah! está montado na sede do Ometz Group, na capital paranaense. Os cartazes ficam expostos até o final do Mundial da África do Sul.

N Design 2010



Clique na imagem para ampliar.

Super Sale Pop

Reclame traz uma conversa com Armando Ferrentini e a parceria entre Claro e Ronaldo


O Programa Reclame, atração que desvenda o mercado publicitário, exibido pelo canal Multishow, vai ao ar quinta-feira 27 de maio com apresentação de Bruna Calmon, trazendo uma conversa com Armando Ferrentini, Diretor Presidente da editora Referência, que fala sobre os 45 anos do jornal Propmark.

O Reclame também mostra a exposição que acontece na Cinemateca intitulada “Olhar das Marcas”. Promovida pela agência JWT, o evento apresenta a captação de grandes fotógrafos a partir de câmeras ‘pinholé’ em diferentes formatos.

O programa acompanha o lançamento do Twitter do Ronaldo, parceria entre o jogador do Corinthians e a operadora Claro. E apresenta um case de conscientização sobre os riscos de dirigir embriagado, criado pela agência Ogilvy.

No quadro “Histórias de set”, mais uma das curiosidades dos bastidores dos filmes comerciais. Além dos quadros “Comercial que eu gostaria de ter feito” e “Lembranças”.

O Reclame é exibido pelo canal Multishow às quintas 17h, com reprises às sextas 15h15, sábados 8h, domingos 3h30, segundas 7h30 e quartas 1h30.

Ficha Técnica
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Renata Ribeiro
Câmera: Cleber Isler
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira
Assistência de edição e produção: Felipe Botas.

Comércio eletrônico será tema de palestra amanhã na Anhembi Morumbi

Com tema comércio eletrônico, os alunos de MBA em Gestão de Marketing em Serviço e Varejo da Universidade Anhembi Morumbi realizam amanhã a 2ª edição do Business Meeting, um ciclo de encontros profissionais com executivos de mercado, composto por várias palestras até o final ano. Na ocasião, Conrado Adolpho, autor do livro “Google Marketing”, e Pedro Donati, principal executivo do E-Hub, falarão sobre as principais tendências de negócios no mundo virtual.

O objetivo do Business Meeting é estimular o debate de temas atuais do mundo corporativo no meio acadêmico. Para o diretor adjunto de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi, Luis Antonio Vilalta, essa é uma forma de proporcionar acesso ao conhecimento das melhores práticas do mercado a partir da experiência de renomados profissionais.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados devem realizar inscrições pelo site www.anhembi.br/pos

Perfil dos palestrantes
Conrado Adolpho é escritor, publicitário consultor e especialista em internet voltada para negócios. É autor do livro "Google Marketing", uma das obras de marketing mais vendidas no País. Formado em marketing e pós-graduado em economia, foi um primeiros profissionais no Brasil a ser certificado pelo Google com o “Google Qualified Individual”.

Pedro Donati, atual CEO do E-Hub, foi um dos colaboradores no startup da Americanas.com. No grupo B2W, ocupou o cargo de diretor de tecnologia, sendo responsável pelas operações da Americanas, Submarino e Shoptime.

Serviço
Business Meeting
Data: 28 de maio
Horário: 19 horas
Local: Universidade Anhembi Morumbi - Campus Paulista
Endereço: Avenida Paulista, 2000 - Auditório – 11º andar
Informações e inscrições: pelos telefones 3847-3050 e 3847-3198 e pelo site www.anhembi.br/pos

Ronaldinho Gaúcho protagoniza filme da Honda


A Honda Motos estréia nova campanha institucional com um filme de deixar o espectador de queixo caído. É assim, com um ar de total surpresa, que um grupo de garotos apaixonados por futebol fica ao ver um piloto de uma moto Honda dar um show de malabarismo com a bola com que eles brincavam. No final, a grande revelação. O piloto é o craque Ronaldinho Gaúcho.





A campanha, assinada pela DM9DDB, ainda conta com mídia impressa, peças de rádio, mídia on line e material de ponto de venda.

Assista o filme no Brand chanel da DM9 no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=r9QuhKkdp_E

Matheus Solano fotografa campanha de namorados para a TOULON


Seguindo o conceito da coleção outono/ inverno – EM CONSTRUÇÃO, a TOULON escolheu o ator Matheus Solano, que fotografou no último sábado pela manhã, a campanha para o Dia dos Namorados da marca.

Ainda no calor do último dia de gravação, Matheus saiu da seção de fotos direto para o almoço de despedida de “Viver a Vida”, que rolou no mesmo sábado.

O local escolhido para a sessão de fotos foi a zona portuária do Rio de Janeiro, que retrata fielmente a nova natureza urbana. Em clima de muita descontração, e como pano de fundo um cenário totalmente cosmopolita, o ator pousou para as lentes do fotógrafo Robert Schwenck.

Ficha técnica
Coordenação - Toulon
Make and Hair – Marcelly Frias
Fotógrafo – Robert Schwenck
Stylist – Coordenação de Estilo – Equipe Toulon
Direção de Arte e Design – Marcelo Gianinni (Loja Comunicação)

TAM lança campanha para marcar seu apoio à Seleção Brasileira


A TAM Linhas Aéreas, patrocinadora e transportadora oficial da Seleção Brasileira, está lançando uma grande campanha de marketing para marcar sua presença na Copa do Mundo deste ano. Entre os destaques estão os filmes publicitários dirigidos pelo cineasta Fernando Meirelles. "O primeiro deles é o que denominamos ‘Conceito’, no qual falamos do patrocínio de maneira institucional e mostramos a paixão do brasileiro por futebol. Nele, reforçamos que, mais do que patrocinar a Seleção Brasileira, somos os transportadores da equipe e, em época de Copa, não levamos somente o time: levamos o orgulho de um país inteiro", afirma a diretora de Marketing da TAM, Manoela Amaro.

Os filmes serão veiculados até 24 de junho tanto em canais abertos quanto fechados: Globo, Band, SBT, Record, RedeTV, Discovery, FOX, SporTV, Rede Telecine, Megapix, Globonews, Universal, Warner, TNT, AXN, E!, ESPN Brasil e Sony.


A TAM também vai realizar uma série de ações promocionais para os torcedores brasileiros antes e durante a competição na África do Sul. O filme Convite - que será veiculado de 1º a 15 de maio na TV TAM nas Nuvens, exibida a bordo das aeronaves, no canal da TAM no Youtube, além dos cinemas da rede Cinemark e UCI - vai estimular os espectadores a produzir e enviar vídeos de incentivo à Seleção Brasileira para o site Paixão por Torcer (www.tam.com.br/paixaoportorcer). Os melhores serão exibidos à delegação minutos antes da decolagem para o país africano.



O site acaba de ser repaginado e é a plataforma usada pela empresa para abrigar uma série de ações temáticas, começando com o envio de frases de incentivo pelos internautas que serão usadas para adesivar a aeronave que transportará a delegação brasileira à África.

A campanha terá também uma segunda fase, intitulada Reação, quando será lançado um terceiro filme, produzido a partir de trechos dos vídeos dos internautas.

Os anúncios impressos foram inseridos nas revistas Veja, Época e Playboy e, brevemente, estarão também em outras publicações de grande circulação e na internet, nos sites Globo.com, Lancenet!, Yahoo e MSN, entre outros. As peças foram criadas e desenvolvidas pela agênca Young&Rubicam.

Os filmes
No total, a Y&R desenvolveu três filmes para a campanha, com direção de Fernando Meirelles e do filho Rodrigo Meirelles. O primeiro - “Conceito” - entrou no ar dia 1º de maio em rede nacional, enquanto o segundo filme “Convite” contou com veiculação inicial em cinemas e internet, até começar sua exibição a partir do dia 14 de maio nos canais de TV. Já o terceiro filme estréia no dia 27 de maio, logo após a ida da Seleção Brasileira para a África do Sul.

Em “Conceito”, a câmera mostra os jogadores do Brasil chegando ao aeroporto e encontrando a saudação eufórica da torcida brasileira, até finalmente embarcar no avião. No decorrer dessa trajetória emocionante e de pura energia positiva até o portão de embarque, o locutor destaca que mais do que levar os jogadores e o espírito de vitória característico do futebol nacional, a responsabilidade da TAM nessa ocasião também é embarcar a esperança de conquista e a paixão de cada brasileiro.

Já o segundo filme elaborado - “Convite” – estimula as pessoas a enviarem um vídeo com mensagens de incentivo para a Seleção. Os melhores vídeos encaminhados pelo site www.paixaoportorcer.com.br serão transmitidos para os jogadores no momento que o avião decolar para a África do Sul, no dia 27 de maio. Para provocar a participação das pessoas nessa ação, o filme “Convite” mostra um pai levando o filho para acompanhar o embarque da Seleção no aeroporto. Diante da impossibilidade do garoto chegar perto dos craques, o pai grava uma mensagem de apoio do filho e envia pela internet. Ao final, vemos o vídeo do menino sendo exibido para os jogadores em todas as telas da aeronave. A ideía é mostrar que o jogador vai viajar com toda a torcida e a Copa do Mundo já começa no momento em que a porta do avião foi fechada.

Logo após a ida da Seleção para a África, entrará em veiculação o terceiro filme da campanha. Na oportunidade, a peça será um compilado dos melhores vídeos de incentivo encaminhados pelos torcedores e escolhidos por uma comissão julgadora. A primeira exibição desse filme será em rede nacional, no dia 27 de maio.

A criação é de Igor Cabó, José Neto, Rodrigo Mendes e Caio Mattoso, com direção de criação de Marco Versolato, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall

Paixão por Torcer
Em junho de 2009, a TAM colocou no ar o website promocional Paixão por Torcer, que tem como objetivo promover ainda mais a paixão do brasileiro pelo futebol e abrigar todas as ações da companhia relativas aos patrocínios à Seleção e à série A do Campeonato Brasileiro.

O site, que faz a contagem regressiva para o início da Copa, traz notícias sobre iniciativas relacionadas ao futebol e um espaço para as reportagens produzidas pela equipe TAM Nas Nuvens, responsável pelo conteúdo de bordo das aeronaves na TV e na revista. O Paixão por Torcer também oferece uma galeria com fotos dos eventos realizados pela TAM antes e durante os jogos.

Há ainda a seção "Downloads", na qual os usuários podem baixar papéis de parede e descansos de tela. A opção "Games" apresenta um jogo virtual interativo por meio do qual os internautas podem brincar de futebol de botão escolhendo o time e desafiando o computador. Em breve, também entram no ar um aplicativo com toda a agenda de jogos da Copa e bolão.

Africa promove Carlos Fonseca a vice-presidente de criação

Depois de assumir a co-presidente da Africa, há cerca de dois meses, Sérgio Gordilho vem fazendo algumas modificações no departamento de criação da agência, com o objetivo de deixá-lo ainda mais eficaz. A novidade agora é que o diretor de criação Carlos Fonseca, na Africa há quatro anos, acaba de ser promovido a vice-presidente de criação. Com isso, Fonseca passa a atuar ao lado de Gordilho e Flávio Waiteman, que há um mês retornou a Africa no cargo de VP de criação. Juntos, os três lideram uma equipe com cerca de 60 pessoas.


“As modificações que venho fazendo recentemente são ajustes naturais, até porque trabalho hoje com alguns dos principais talentos da publicidade, em idades variadas. As maiores mudanças, até agora, são a volta de Waiteman e a promoção de Carlos Fonseca, que vem se destacando bastante na criação de Brahma”, explica Gordilho. Antes de trabalhar na Africa, Fonseca, 40 anos, atuou na Y&R. Como redator, trabalhou para grandes marcas como Vivo, Itaú, Danone, TAM, entre outras.

Gordilho faz questão de lembrar que a agência tem como política reconhecer os talentos que já estão na casa – ainda nesta semana, Paulo Junger, na Africa há quatro anos, foi promovido a diretor de criação, duplando com Astério Segundo, recém-contratado. “Para mim é um orgulho poder reconhecer o talento desses profissionais, que têm a cultura da Africa. É uma equipe que todo líder gostaria de ter”, destaca o co-presidente.

Sobre a saída de Cássio Zanatta, Gordilho o define como um craque e só tem a agradecer toda a dedicação do profissional, que ficou cerca de um ano na Africa. “Foi uma grande parceria, pudemos trabalhar juntos em campanhas de grande qualidade criativa. Aprendemos muito com Zanatta, um dos mais renomados redatores da propaganda brasileira”, arremata o co-presidente da Africa.