16.1.12

Antarctica mostra ginga para o Carnaval 2012


Está no ar o filme da cerveja Antarctica para o Carnaval 2012. Bem-humorado, ele faz parte de uma campanha integrada composta por anúncios, material de PDV, outdoors, empenas, spot, peças de internet, intervenções em sites, além de uma ação na Fan Page da BOA no Facebook (http://www.facebook.com/Antarcticanaweb).

No comercial Freezer criado por Gustavo Sarkis e Pedro Paes, um grupo de amigos curte o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro quando um deles aparece fantasiado de “Freezer da BOA”. Ele mostra que um dos atributos de seu traje carnavalesco é o refrigerador cheio de Antarctica. Surpresos, todos começam a pegar as latinhas, até que uma foliã da turma pergunta se pode pegar também. O amigo alerta que reservou a do fundo para ela. O que ela descobre ao abrir a fantasia é revelado no final divertido do filme.

A partir de fevereiro, ao acessar o site http://carnavaldaboa.com.br//, também disponível na versão mobile, o internauta é direcionado para a Fan Page da marca no Facebook. Por lá, estará no ar um aplicativo que permitrá aos internautas procurar informações sobre os blocos de rua do Rio de Janeiro e organizar seu cronograma. Nele, será possível convidar os amigos para curtir junto, além de escolher os dias e os blocos para acompanhar, publicando os roteiros no mural dos amigos.

Outras ações que fazem parte desta campanha são: uma em que o usuário poderá cadastrar o número de seu celular para receber as informações dos blocos por SMS e outra, chamada GPS da BOA. Nesta, quem tiver GPS e Smartphone será possível saber a localização da concentração dos blocos, caso esteja no Rio de Janeiro.



FICHA TÉCNICA FILME
Anunciante: Ambev
Título: Freezer
Produto: Cerveja Antarctica Pilsen
Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches
Diretor de Criação: André Kassu e Marcos Medeiros
Criação: Gustavo Sarkis, Pedro Paes
Produtora: Cine
Produtor Executivo: Raul Dória / Waldemar Tamagno
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Marcelo Brasil
Rtvc: Vera Jacinto, Gabriel Dagostini, Diego Villas Boas, Luana Aghata
Trilha / Locutor: Hilton Raw
Montador / Editor: João Branco / Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Oscar Ferreira, Mariana Silveira e Rodrigo Bochicchio
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho e Rafael Lavor
Mídia: Paulo Camossa, Fabio Cruz, Carlos Nunes e Roger Pereira
Aprovação: Thiago Zanettini e Laura Von Mutius

Sobre Antarctica e o Carnaval
Conhecida como a cerveja BOA de verdade, é fabricada desde 1885. A fidelidade de seus consumidores se dá graças a sua tradicional qualidade reconhecida em todo Brasil. Antarctica patrocina eventos culturais que traduzem as principais características da marca: qualidade, descontração e diversão.

Para celebrar a festa mais democrática do País, a Antarctica vai preparar uma série de iniciativas para o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro. A marca renova seu apoio à festa, por meio de uma parceria com o banco Itaú e Dream Factory e levará sua alegria e descontração para os blocos cariocas. Além disso, vai investir no resgate das tradições da festa e apoiar a ações de infraestrutura para o folião. Considerado uma das celebrações mais democráticas do Brasil, o carnaval de rua do Rio de Janeiro deve reunir 2,5 milhões de pessoas em 2012.

Artistas ministram Workshops gratuitos durante o URBE - Mostra de Arte Pública

Em janeiro de 2012, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) promove workshops gratuitos ministrados pelos artistas envolvidos no projeto URBE - Mostra de Arte Pública. Responsáveis por cinco obras site specific a céu aberto, que compõem a mostra que acontece de 25 a 29 de janeiro no centro de São Paulo, os artistas ministram oficinas através da linguagem e diálogo específicos acerca da técnica e conceito de suas obras, com entrada franca.

Os argentinos do coletivo DOMA irão introduzir em seu workshop a linguagem da intervenção em espaços públicos com o objetivo da modificação do espaço original. Para a Mostra, o grupo construirá o Templo Geodésico Criptométrico, uma espécie de mirante que possibilita uma visão caleidoscópica dos arredores do Vale do Anhangabaú. Em sua primeira apresentação nas Américas, os alemães do Urbanscreen trazem sua experiência com video mapping para a fachada da Prefeitura Municipal de São Paulo, e analisarão outras obras realizadas pelo grupo para abordar em seu workshop o mapeamento em objetos tridimensionais, em particular na arquitetura e ambientes urbanos.

O brasileiro Felipe Sztutman aborda conceitos da pintura com luz (light painting) aos participantes de seu workshop, abordando aspectos técnicos do processo, referências e diferentes resultados com diversas fontes de luz. O artista é responsável pela obra Cachoeira, que partirá do Viaduto do Chá.

Responsáveis pela obra Cartão Postal SP, que cobre a fachada do CCBB SP, o coletivo GOMA Oficina propõe um roteiro fotográfico do pixo, onde os participantes poderão identificar e estabelecer seu próprio olhar sobre o tema, em um percurso sugerido pelos próprios artistas pelo centro da cidade. Por fim, a equipe multidisciplinar do ZoomB possibilita aos participantes de seu workshop um primeiro contato com a ferramenta ambiente de programação gráfica VVVV, os artistas desenvolveram especialmente para a mostra a projeção interativa Conexões, na Rua da Quitanda.

Todos os workshops acontecem no CCBB SP, e a participação será garantida mediante a retirada de senha 1 hora antes do evento, na bilheteria do Centro Cultural Banco do Brasil.

Serviço:
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP)
Inscrições: Senhas devem ser retiradas na bilheteria do CCBB na data do workshop, com uma hora de antecedência. Entrada franca.
Classificação: a partir de 12 anos.

26/01, 17h00 às 19h00
VIDEO MAPPING
Artista: Urbanscreen
Capacidade: 20
O workshop será realizado por Jonas Wiese e Moritz Horn, diretores de arte que criaram a projeção para a fachada da prefeitura para o URBE, e Till Botterweck, um dos fundadores do Urbanscreen. Em relação aos temas "site-specific" e "identidade do lugar", os participantes terão uma visão sobre o trabalho do coletivo.

26/01, 19h15 às 21h15
LIGHT PAINTING
Artista: Felipe Sztutman
Capacidade: 20 pessoas. Desejável levar câmera fotográfica própria. Desejável o uso de roupas escuras no dia do workshop (não obrigatório).
Felipe Sztutman, que já realizou a oficina “O Espaço como Protagonista do Discurso Poético” (no LabMIS) sobre a discussão das possibilidades do espaço enquanto suporte para um discurso poético, introduz conceitos da pintura com luz (light painting), técnica que nos permite desenhar com luz em um ambiente, possibilitando registrar o movimento e trajeto da fonte luminosa, obtendo diferentes resultados de acordo com a fonte luminosa e o uso do espaço que o participante fizer.

27/01, 15h00 às 20h00
INTERVENÇÃO URBANA
Artista: DOMA
Capacidade: 40 pessoas
A ideia do workshop é introduzir a linguagem da intervenção em espaços públicos e viver a experiência em busca da reflexão e o estranhamento da realidade urbana, utilizando o contexto como suporte. Entendendo suas formas e cores da maneira que a intervenção tenha um papel de destaque, de camuflagem, de ironia, tendo como objetivo a modificação do espaço original.
Roteiro do workshop:
Teórico (45 min)
História e referência do fenômeno, exemplos e caminhos possíveis, habilidades e visões conceituais. Projeção de referências históricas e contemporâneas.
Atividade prática (15 min)
Em grupos de 5 pessoas, os participantes devem encontrar um espaço público nas proximidades do CCBB e planejar uma intervenção simples, a partir de um conceito original, e realizar um registro fotográfico da obra.
Produção das Intervenções (3 horas)
Encerramento/ Apresentação ( 1 hora)

28/01, 15h00 às 19h00
VISUALIZAÇÃO DE DADOS NO VVVV
Artista: ZOOMB
Capacidade: 20 pessoas. Participantes devem levar laptop com o sistema operacional Windows.

Essa oficina é direcionada a artistas visuais, músicos e interessados em criar uma ferramenta para visualização gráfica de dados. VVVV.org é um ambiente de programação gráfica para criação de projetos multimídia. A visualização de dados no VVVV é uma oficina que visa apresentar de maneira prática como criar uma regra gráfica para visualizar dados em tempo real oriundos de uma tabela estática ou dinâmica. O objetivo dessa oficina é possibilitar aos participantes um primeiro contato com a ferramenta VVVV e criar sua própria estrutura gráfica para visualizar dados, que podem ser obtidos por uma infinidade de meios: tabelas, audio, vídeo ou sensores. A grade de programação inclui: introdução ao VVVV, história e instalação; o que são dados e o que é uma tabela; como adquirir dados; como processar esses dados; como criar uma regra gráfica para esses dados e como apresentar em tempo real essa transcodificação de dados em um ambiente gráfico. Essa oficina será realizada em sala de aula com computadores, projetores, microfones, câmeras de vídeo e sensores e ministrada pelo artista Caio Fazolin, do coletivo ZoomB que pesquisa e desenvolve projetos na plataforma VVVV há mais de 5 anos. Caio é artista multimídia, começou sua carreira como VJ e hoje desenvolve trabalhos que discutem as relações entre arte e tecnologia. Já ministrou cursos e oficinas dos seguintes temas: Vjing, Video Mapping, Video Cenários, Video Instalações, Introdução à Programação Lógica para Artistas.

29/01/12, 17h00 às 19h00
O PIXO SP
Artista: GOMA Oficina
Capacidade: 40 pessoas. Desejável levar câmera fotográfica própria ( não obrigatório)
A primeira parte do workshop realizado pelo Coletivo GOMA OFICINA, que realiza projetos de intervenção urbana, arquitetura, cenografia e multimídia, consistirá em uma introdução e contextualização do tema pixação. A segunda parte envolverá um passeio pela região central da cidade, com a distribuição para os participantes de um mapa com os locais onde é possível constatar alguns pixos. A ideia é fazer um roteiro fotográfico do pixo, onde os participantes poderão identificar e estabelecer seu próprio olhar sobre o tema.

Senac São Paulo leva a exposição Um Cartaz para São Paulo para a Biblioteca Mário de Andrade como parte da programação de aniversário da capital



Diante da premissa de que a cidade de São Paulo, além de ser o resultado direto das ações de seus governantes, é, acima de tudo, fruto dos desejos, sonhos e aspirações de seus habitantes, 25 artistas plásticos e designers gráficos criaram cartazes para a 5ª edição da exposição Um Cartaz para São Paulo, realizada pelo Senac São Paulo e que neste ano aborda o tema O futuro da metrópole. A mostra faz parte da programação de aniversário da capital e poderá ser visitada a partir de 25 de janeiro, na Biblioteca Mário de Andrade.

Com curadoria do designer e educador do Senac São Paulo, Alécio Rossi, e do designer gráfico Paulo Moretto, as obras são assinadas por jovens artistas e nomes consagrados como Marcelo Cipis, Didiana Prata, Gil Vicente, Alice Abramo e Ricardo Coelho. “Esse projeto é interessante porque a cada ano traz uma reflexão diferente sobre a cidade. Pessoas que trabalham com comunicação e arte têm influência sobre o pensamento comum e neste ano falaremos sobre o futuro da cidade, que é um tema muito importante para todos”, afirma Alécio Rossi.

Para o designer Marcelo Cipis, a exposição Um Cartaz para São Paulo é uma oportunidade para destacar a linguagem dos cartazes, que ele considera muito bonita. “Tenho a esperança de que essa exposição seja o ponto de partida para a criação de novos suportes para exposições patrocinadas ou até novas propostas como mostras itinerantes ou como a Cow Parade”, avalia Cipis.

Os artistas receberam a missão de desenvolver cartazes que discutissem por meio da linguagem gráfica o futuro da cidade e questões relacionadas, tais como: a cidade continuará crescendo? Como será esse crescimento? Teremos uma cidade mais sustentável? Conseguiremos conservar nosso patrimônio cultural? A partir do desafio, Cipis criou o cartaz São Paulo: Pujança sempre à frente. “A ideia é ironizar o conceito de que São Paulo é melhor em tudo, que é a locomotiva do Brasil. Eu nasci aqui e adoro a cidade, mas precisamos perder essa postura”, afirma Cipis.

A exposição marca também a comemoração de aniversário de um ano da reabertura da Biblioteca Mário de Andrade que terá uma programação especial com visitas monitoradas a cada duas horas e ainda a apresentação musical Chorando Jazz.

Serviço:
Exposição: Um cartaz para São Paulo
Data: de 25/1 a 29/2
Horário: das 8h30 às 20h30, de 2ª a 6ª e das 10 às 17 horas, aos sábados
Local: Bibli

George Clooney está na capa da ALFA de janeiro



Ele conta que o trabalho governa a sua vida e que não se preocupa com a aparência: “Não perco tempo tingindo o meu cabelo ou olhando as rugas”

A ALFA de janeiro traz na capa George Clooney. O ator e diretor lançou recentemente o thriller político Tudo Pelo Poder. Além de protagonizar o filme, a direção e a história são assinadas por ele. Já o longa Os Descendentes, dirigido por Alexander Payne, também estrelado por Clooney, tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros em 27 de janeiro. À ALFA, ele disse que o trabalho governa a sua vida. “Venho de uma família que se orgulha de conquistar coisas. Tenho uma vida muito boa, mas não significaria nada se não me sentisse capaz de trabalhar a sério e deixar minha contribuição ao mundo”, afirma.

Com um vasto currículo, o ator hoje aos 50 anos vive o seu auge e parece ter encontrado o equilíbrio entre fama, fortuna e o sentido no que faz. “Tudo fica muito mais fácil aos 50. Você não se preocupa com como é visto ou com o que fazer da sua vida”, diz. Sobre vaidade, ele, que é um dos homens mais elegantes do mundo, com mulheres caindo aos seus pés, diz não ter apego pela aparência: “Não perco tempo tingindo o meu cabelo ou olhando as rugas. Minha única preocupação é se vou conseguir fazer o trabalho que desejo fazer”.

Sobre a ALFA
A ALFA, lançada em setembro, é a mais nova revista masculina da Editora Abril. Inédita no mercado editorial brasileiro, traz reportagens pautadas pelos temas de interesse e pelo comportamento dos homens, com elegância, sabedoria e irreverência, na intenção de ajudá-lo a aproveitar o melhor da vida. Gente de sucesso, relacionamento, carreira, saúde, estilo, gastronomia e mulheres são alguns dos assuntos que serão abordados na nova publicação.

No time de colaboradoras da revista, estão Sérgio Augusto, o ex-nadador Gustavo Borges, Claudio Manoel (ator e redator do programa Casseta & Planeta) e Tati Bernardi (escritora e roteirista da TV Globo).