13.10.09

InDesign Conference 2009 em São Paulo


A Adobe é a patrocinadora oficial do InDesign Conference 2009, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, em São Paulo, com a presença do keynote Rufus Deuchler, Evangelista da Adobe Systems para CS4.

O InDesign Conference 2009, promovido pela DTP, é um congresso que tem por tema central o Adobe InDesign, o aplicativo de layout de páginas mais usado em todo o mundo por agências, birôs de serviços, empresas de premídia, jornais, revistas e editoras.

Durante a conferência, profissionais e executivos da área poderão receber dicas e informações importantes dos maiores especialistas em InDesign do Brasil, que visam aumentar, ainda mais, a performance no trabalho, tais como:

- Objetos gráficos no InDesign;
- Integração do InDesign com ferramentas e editoração da Adobe, como Photoshop e Bridge;
- Dicas práticas para facilitar o trabalho com os maiores profissionais do mercado da editoração eletrônica;
- Trabalho rápido e eficiente com links, bibliotecas, dicionários etc;
- Criação e fechamento de arquivos para impressão;

Serviço:
InDesign Conference 2009
Data: 26 e 27 de outubro de 2009
Horário: das 9h às 17h30
Local: Hotel Sonesta Ibirapuera
End.: Av. Ibirapuera, 2534

Gilberto Salvador no MCB

O arquiteto e artista plástico lança no dia 17 de outubro, às 11 horas, no Museu da Casa Brasileira, o livro “Gênesis”, com reprodução de 53 objetos tridimensionais. O livro traz ensaio de Maria Cecília França Lourenço, professora de História da Arte da FAU- USP, com retrospectiva do artista, imerso na efervescência cultural do final dos anos 60. A publicação é uma coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do MCB.

Gilberto Salvador – Gênesis
Texto: Maria Cecília França Lourenço
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo / Museu da Casa Brasileira
152 páginas
R$ 65,00

Com mais de quarenta anos de atuação no Brasil e no exterior e obras em museus e espaços públicos de várias cidades, Gilberto Salvador expõe até dia 25 de outubro 30 peças tridimensionais nos jardins do Museu da Casa Brasileira (MCB). O artista, que iniciou sua trajetória no Salão Jovem Artista do MAC e na Bienal de São Paulo nos anos 60, lança o livro Gênesis no dia 17 de outubro, às 11 horas, no MCB. Coedição da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e do MCB, o livro apresenta reproduções das obras presentes na exposição e outras, em um total de 53 peças. No volume também constam cronologia do artista e ensaio esclarecedor de Maria Cecília França Lourenço, professora de História da Arte da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. Uma versão em inglês dos textos fecha o livro.

O currículo de Salvador reúne nove Bienais, mais de 60 exposições individuais e de 100 coletivas desde suas primeira participações em mostras, em 1965, no Salão de Arte Contemporânea de Campinas (Museu de Arte Contemporânea – MACC, Campinas) e na Galeria do Teatro de Arena, em São Paulo. Possui obras em acervos públicos, tais como na Cinemateca Brasileira, no Museu de Arte Contemporânea (MAC – USP) e no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. Instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo já abrigaram individuais suas (“História Natural do Homem Segundo Gilberto Salvador” e “O reino Interior”, respectivamente). Salvador formou-se arquiteto na FAU em 1973, mas desde 1964 direcionou-se para as artes visuais.

“Gênesis”, exposta de 13 de setembro a 25 de outubro no Museu da Casa Brasileira, reúne 30 objetos tridimensionais com formas geométricas regulares e irregulares, além de seis peças de parede. Salvador trabalha com séries combinando elementos semelhantes; do deslocamento de alguns fragmentos de cada objeto revelam-se obras com seus ritmos, cores e movimentos próprios. Em algumas obras, predomina um aspecto clean, com contrastes entre cores, formas côncavas e convexas, cheio e vazio. “Há sempre um novo ângulo diferenciado a ser explorado, de maneira lúdica”, comenta Maria Cecília França Lourenço. A professora observa, em seu ensaio, os diálogos gerados a partir da instalação dos objetos nos jardins do museu. Destaca “o rigor construtivo em contraste com o emaranhado das direções tomadas pela vegetação” e “a própria relação encetada individualmente no diálogo arte versus espectador, pois a expografia permite contorna-las de forma amigável”.

Ela retoma a história da arte – de Leonardo da Vinci, passando pelo século XVII, das Luzes – para trazer à discussão o papel social do artista e a função dos museus. Reconstitui a “época pungente” em que Gilberto Salvador surgiu, os anos 1960, enriquecendo sua análise sobre a obra do artista a partir do entendimento do contexto artístico dos anos pós-Golpe Militar. “As edições da Bienal Internacional de São Paulo assumem um papel expressivo, tanto em expor poéticas emuladas em outros países, atualizando o meio, quanto na condição de ensejar interfaces entre as questões políticas do País, irradiadas para outros quadrantes, em período crescente de censura”, escreve.

Além de trazer reproduções das obras expostas no MCB, o livro traz outras peças do artista, somando um total de 53 imagens coloridas de diferentes objetos. Trabalhos como Rodante I, II e III, da série Sementes, e Lagosta e Zíper Escorpião, da série Mecânica, estão presentes tanto na exposição quanto no livro. Tripholio, objeto exposto nos jardins do MCB, ganha na edição um “making of”: uma série de fotografias dos estágios de produção da obra, que tem as dimensões de 2,30 x 2,70 x 2,00m e é constituída por uma estrutura de madeira e aço inoxidável e recoberta por fibra de vidro e resina goffrato. Além destes materiais, Gilberto Salvador também se utiliza de bronze, aço inox, acrílico e bolinhas de pingue-pongue no seu trabalho.

“O artista aprofunda assuntos plásticos e culturais, revendo e criando novas aberturas, tanto para se pensar a atualidade quanto a própria transformação artístico-cultural, renovada em cada etapa”, conclui Lourenço, que destava a desenvoltura com que Salvador passeia entre passado e presente, abrindo espaço para novas gerações, como antes lhe fizeram os integrantes da geração dos concretistas paulistas.

Exposição “Cinema de Animação”



Três anos antes dos irmãos Lumière apresentarem o protótipo do que viria a se tornar o cinema como o conhecemos hoje, o cientista francês Charles-Émile Reynaud surpreendia o mundo com a exibição do primeiro desenho animado. O momento histórico, ocorrido em Paris, em 1892, é lembrado todo dia 28 de outubro - mesma data do evento parisiense -, com o Dia Internacional da Animação.

Em homenagem a essa arte que reúne uma legião de fãs de todas as idades, até 18 de outubro, o Shopping Taboão realiza a exposição grátis “Cinema de Animação”. A mostra traz fotos, desenhos, esboços e esculturas para o desenvolvimento de personagens de produções antigas e rudimentares, passando pela genialidade de Walt Disney até o cinema de animação digital em 3D, e réplicas dos primeiros instrumentos utilizados para dar a ilusão de movimento às figuras estáticas.

Além disso, aos finais de semana, especialmente para a garotada, serão oferecidas oficinas de modelagem com massinha, desenhos para colorir e de brinquedos ópticos, com destaque para a construção do Thaumatrope, um dos primeiros brinquedos de animação, aprendendo sobre seu funcionamento e a produção de desenhos animados.

Entre as curiosidades que poderão ser vistas pelos visitantes, estão várias “engenhocas”, como: o Fenaquistoscópio (1832), o Zoetrope (1834), o Praxynoscópio (1876) e o Teatro Óptico (1888), um aperfeiçoamento do Praxynoscópio, que combina lanterna e espelhos para a projeção das imagens em uma tela.

Paralelamente à Mostra, serão exibidos desenhos e curtas metragens nacionais, criados por estúdios da atualidade. As sessões acontecem todos os dias, no horário de funcionamento do shopping.

Serviço:
Cinema de Animação - Até 18 de outubro
diariamente no horário de funcionamento do shopping
(de 2ª a sábado das 10h às 22h/domingos e feriados, das 12h às 20h)
Oficinas: aos sábados, das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.
SHOPPING TABOÃO - Rodovia Régis Bittencourt, km 271,5 – Taboão da Serra/ SP
ESTACIONAMENTO (PREÇO ÚNICO): R$ 3,50 (carro)/ R$ 2,00 (moto).
INFORMAÇÕES: Tel.: (11) 2699-4000 - SITE: www.shoppingtaboao.com.br

Tátil fecha contrato com a Asics

A Tátil Design, agência carioca de branding e design comandada por Fred Gelli, venceu a concorrência e será a agência responsável em criar soluções de comunicação para a marca Asics, fabricante mundial de tênis de corrida.


A Tátil, agência indicada ao Prêmio Caboré 2009 na categoria "serviços especializados" , cuidará da comunicação dos próximos lançamentos nos pontos de venda da Asics.

Lançamento do livro Estética Marginal hoje na Fnac em São Paulo

Primeira coleção de livros da Editora Zupi reúne dez artistas para discutir a estética marginalizada do graffiti.

Linhas e cores tomam as páginas do livro “Estética Marginal” assim como tomam os muros das cidades. Com intenção de mostrar o graffiti como expressão de arte, o livro reúne textos críticos sobre o movimento dos grafiteiros e conta a trajetória de dez artistas do gênero: Akeni, Boleta, Chivitz, Highraff, Prozak, Nove, Nunca, Paulo Ito, Titi Freak e Zézão.



Publicado pela Editora Zupi e patrocinado pela marca Ecko, o livro faz parte do projeto “Estética Marginal”, coleção com cinco livros, trazendo um documentário com o melhor da cena do graffiti entre os anos de 2006 e 2008. Realizado sob registro fotográfico e entrevistas, o livro proporciona um olhar artístico sobre a cultura urbana contemporânea.

O projeto é resultado de dois anos de documentação, pesquisas, entrevistas e exploração do espaço urbano da cidade de São Paulo realizadas pelo autor Victor Moriyama. Em parceria com o fotógrafo Felipe Lopez, o projeto se coloca como um extenso trabalho de acompanhamento e lança seus olhares profundos no movimento das artes plásticas urbanas, acompanhada tão de perto pelos idealizadores do livro.

“Estética Marginal” é o segundo livro realizado pela Editora Zupi, que entra no mercado dos livros, visando estimular estudantes e profissionais, contribuindo para o fomento da arte e o registro histórico deste tipo de expressão global ainda marginalizada.

Local: Fnac Paulista
Onde: Av. Paulista 901 - Bela Vista - SP
Quando: 13 de outubro de 2009
Horário: a partir das 19h

Vodka Sobieski anuncia parceria com o ator Bruce Willis e promove qualidade, autenticidade a preço acessível.



Uma grande campanha publicitária apontando os atributos da Vodka polonesa Sobieski chega ao Brasil com um forte apelo publicitário: a imagem do ator Bruce Wills reafirmando a qualidade do produto. A campanha fez grande sucesso no exterior, tendo sido lançada em maio desse ano na Espanha, França, Ucrânia e China.

“Sou muito seletivo com os produtos que decido promover “ - declarou o ator. “A vodka Sobieski me impressionou por sua qualidade, autenticidade e preço acessível”. Bruce Willis assinou, em abril deste ano, um contrato de quatro anos com a empresa francesa Belvedere para promoção da Vodka Sobieski na Europa e Ásia e agora no Brasil com o slogan “The best vodka I know “ - Bruce Willis (a melhor vodka que eu conheço).


A partir do mês de outubro a campanha chega ao Brasil e será divulgada em midia impressa e através de ações em pontos de dose e venda das cidades São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, com investimentos em torno de 1 milhão de reais, no último trimestre do ano.


A agencia Eii comunicação, que assina a estratégia nacional em conjunto com a direção da empresa para América Latina, destaca a importância desta campanha para a marca. “Estamos num momento muito positivo de toda a estratégia da Sobieski. Desde o lançamento do produto desenvolvemos ações inusitadas e esclarecedoras”, comenta Cecília Galloro, diretora da agência.

A estratégia mundial da marca é convidar o consumidor a focalizar nas escolhas inteligentes, reconhecendo as atratividades de comunicação, design e packaging, mas sobretudo na qualidade do produto e preço convidativo.

Segundo Xavier Iaru, diretor da empresa para a América Latina, no Brasil, a Sobieski
agradou o nosso mercado porque atingiu um nicho, no ramo de vodka, ainda não explorado pela concorrência: vodka importada de alta qualidade engarrafada no Brasil. “Com isso conseguimos uma redução de impostos e fretes internacionais, o que permite que o preço final do produto seja muito atraente ao consumidor brasileiro” - analisa Xavier. A Sobieski chega às prateleiras com preço em torno de R$ 25 a garrafa de (750ml) e se diferencia bastante das concorrentes importadas que custam em média R$55 (1L).

Os resultados da venda da Vodka Sobieski no Brasil mostram o sucesso da estratégia comercial adotada. Apesar de lançada há pouco tempo, inicio de 2008, sua venda no mercado brasileiro registra um crescimento importante. Em comparação com o mês de setembro do ano passado, o aumento foi de 80% e já está presente nas principais redes de varejo do país, como Bompreço (Nordeste), Walmart, G.Barbosa, (Sergipe e Bahia) Prezunic-RJ, Assai-RJ, Paulistão, (interior SP) Russi, (interior SP) Imperatriz e Giassi, (Santa Catarina) além de muitas das melhores deli’s do país.

Sobre a vodka Sobieski
A Vodka Sobieski é produzida a partir de destilado de centeio de ouro de Dankowski, colhidos nos férteis campos de Masowsze, localizado no leste da Polônia, reconhecido há séculos por sua extraordinária qualidade na elaboração de vodkas Premium.
Essa qualidade foi reconhecida quando obteve o primeiro lugar em uma degustação para a revista francesa La Revue du Vin de France, concorrendo com mais de 20 vodkas top do mundo em 2007. A marca Sobieski ficou na frente obtendo 16,5/20 pontos, a melhor entre todas as degustadas. Entre suas conquistas, destaca-se também a medalha de ouro em Chicago pelo Beverage Tasting Institute.

O nome Sobieski é uma homenagem ao último grande rei de Polônia, Jan III Sobieski, que governou de 1629 a 1696. Foi reconhecido por sua coragem e gênio forte, sendo chamado de "Leão da Polônia". Com essa inspiração e com mais de 500 anos de tradição nasceu a Sobieski, a Vodka Real, vodka premium n°1 da Polônia.