11.3.10

Segundo Prêmio Sebrae Minas Design

Estudantes e profissionais de todo o Brasil que atuam com design têm até o dia 31 de março para participar do Segundo Prêmio Sebrae Minas Design. A iniciativa estimula a criação de produtos originais e funcionais que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de pólos produtivos de Minas Gerais.

Os trabalhos podem ser desenvolvidos individualmente ou em grupo. Os designers vencedores serão contemplados com visita a um centro de referência em design na Europa. Os projetos classificados, finalistas e vencedores, serão divulgados em um catálogo e participarão de uma exposição.

Os projetos devem sugerir produtos inovadores para os setores de ardósia, na região de Papagaios; calçados em Nova Serrana; eletroeletrônico em Santa Rita do Sapucaí; móveis em Ubá e região. Outra possibilidade de participação no Prêmio são projetos que indiquem novas formas e funções para estes setores e para a indústria da construção civil.

Os critérios de seleção incluem originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial e impacto ambiental. O júri do Prêmio é composto por profissionais consagrados na área como Adélia Borges (SP), Dijon de Moraes(MG), Itiro Iida (DF), Newton Gama(SP), e Ivens Fontoura(PR).

Geração de Negócios
O banco Ianomâmi, peça étnica que valoriza a identidade brasileira, foi vencedor do Prêmio Minas Design 2008 na Categoria Profissional/Setor Móveis. O produto é comercializado em São Paulo pela “Amazônia Fibras Naturais”, loja especializada na venda de produtos sustentáveis, do ponto de vista ambiental.


O produto artesanal foi criado pelos profissionais Anny Isabelle de Araújo Ramalho e Sérgio Matos, da Paraíba. É feito de aço, madeira compensada laminada com madeira natural, vime e couro. De fácil confecção, é totalmente desmontável e pode ser empilhado com praticidade. De acordo com o designer Sérgio Matos, além da comercialização, o projeto vencedor foi responsável para geração de outros negócios. “Ganhamos visibilidade com o prêmio. Passamos a prestar consultorias e realizar palestras para diversas empresas e associações da Paraíba”.

Serviço
As inscrições devem ser realizadas pelo site: www.sebraemg.com.br/premiodesign
O edital completo também está disponível neste endereço.

“O Deserto Não é Silente” chega ao Brasil


A Gaddafi International Foundation for Charitable Associations, sob a liderança do arquiteto e artista plástico Saif El Islam El Gaddafi, filho do líder líbio Muammar El Gaddafi, e o Museu Afro Brasil apresentam “O Deserto Não É Silente” – uma seleção das mais importantes obras do patrimônio arqueológico e da arte contemporânea da Líbia. A curadoria é de Emanoel Araujo, diretor do Museu Afro Brasil.

A mostra abriu no dia 9 de março e os visitantes poderão admirar até 18 de abril de 2010, peças arqueológicas greco-romanas e islâmicas na forma de esculturas, mosaicos e objetos da vida cotidiana. Pinturas de três artistas contemporâneos também serão apresentadas: obras de Saif El Islam El Gaddafi, Fawzi Swei e Salaheddine Shagroun.

A exposição reúne 28 valiosas peças arqueológicas e 51 telas, sendo 39 de Saif El Islam El Gaddafi, 6 de Fawzi Swei e 6 de Salaheddine Shagroun. As pinturas, na maioria a óleo, são tanto figurativas quanto abstratas, todas tendo por tema o deserto, que encarna, de acordo com o tratamento, um lugar de passagem, uma memória, uma fonte de vida, a eternidade ou um apelo.

A Fundação Gaddafi é uma ONG com sede em Trípoli, capital da Líbia, que tem como objetivo lutar pelos direitos humanos, pela pobreza e pelos prisioneiros de guerra.

Por meio da exposição, o público terá a oportunidade de conhecer a variedade e a riqueza do passado histórico da Líbia e um pouco de sua arte contemporânea. Esse país de grande extensão territorial, localizado no Norte da África, foi sempre um centro de criatividade e ponte entre o Oriente e o Ocidente e entre o Mediterrâneo e a África subsaariana.

A mostra é itinerante e já foi exibida em 10 grandes cidades do mundo: Paris, Berlim, Londres, Roma, Milão, Genebra, Viena, Madri, Tóquio e Montreal.

O evento, organizado pela Gaddafi International Foundation for Charitable Associations e pelo Museu Afro Brasil, tem patrocínio da Odebrecht e copatrocínios da Petrobras e do Espírito Santo Investment e apoio do Banco ABC Brasil.




Serviço – Exposição: “O Deserto Não é Silente”
Período: 09 de março a 18 de abril de 2010
Horário: terça a domingo, das 10 às 17 horas
(permanência até às 18 horas)
Local: Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera
Entrada pelo portão 10
Tel.: (55 11) 5579 0593
Estacionamento Portão 3 – Parque Ibirapuera (Zona Azul)
Entrada franca
Abertura oficial: dia 8 de março, às 19 horas

Mini Humanos promove oficina gratuita na Vila Madalena


A Mini Humanos promove no próximo sábado, dia 13, oficina gratuita em sua loja na Vila Madalena. O evento comemora a chegada da coleção inspirada no livro Alice no País das Maravilhas. São camisetas, bodies, vestidos e casacos, com referências ligadas ao universo da personagem criada por Lewis Carrol.

Em parceria com o ateliê Sucatinha de Luxo, a marca convida as crianças a pintar o gato chocalho da Alice, feito em papel machê reciclado com embalagens de Yakult. A ação acontece entre 11 e 13h.

Mini Humanos / São Paulo
Rua Deputado Lacerda Franco, 604 – Vila Madalena
Tel.:(11)3628.6070