2.4.09

Cartazes da Guerra Civil Espanhola



Um grito na parede: assim se definia nos anos trinta o cartaz, essa conjunção estética de imagens impactantes e textos breves que capta a atenção e transmite uma mensagem simples, e que naquele momento desempenhava, junto ao rádio e as revistas, um papel destacadíssimo na comunicação humana anterior à aparição da televisão.

A coleção de cartazes da Fundación Pablo Iglesias constitui um testemunho extraordinário do cartazismo republicano, por sua amplitude e pela variedade de temas, autores, instituições e organizações editoras que a compõe. O cartaz do bando republicano seguiu a trilha do cartazismo da Primeira Guerra Mundial, acrescentando a efetividade das mensagens e recorrendo à imaginação para ampliar os motivos tradicionais: alistamento, símbolos políticos, mas também chamadas à educação, à higiene, advertências sobre os abusos que proliferam nas situações de guerra… Este bando recorreu aos melhores cartazistas da guerra, que seguiam os preceitos estéticos da arte vanguardista, em especial do construtivismo russo, e que são muito evidentes nesta seleção.

A exposição mostra a força, a sensibilidade, os sentimentos e a capacidade intelectual dos pintores e cartazistas do momento.

De 02/04/2009 até 23/04/2009 no Instituto Cervantes, Av. Paulista, 2439.

Saiba mais clicando aqui.