21.1.10

Sprite 2.Zero chega a todo o País e inova com jogo de Realidade Aumentada em suas embalagens



Após o bem-sucedido lançamento na região Sul do País e em parte do interior de São Paulo, Sprite 2.Zero, versão evoluída de Sprite Zero, com sabor mais intenso de limão e extrema refrescância, chega agora a todo o País em grande estilo. Para comunicar a novidade de seu sabor, a marca inova também em suas ações de comunicação, transformando sua embalagem em entretenimento. O refrigerante é o primeiro a utilizar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em suas latas e garrafas, permitindo aos consumidores misturar o mundo real com o virtual e interagir com as personagens do filme publicitário em um jogo, no site da marca.


O consumidor encontra nas latas de 350 ml e garrafas PET de 600 ml de Sprite 2.Zero os códigos bidimensionais, que permitem jogar. Basta acessar o site www.sprite.com.br e apontar o código da embalagem para a webcam. Automaticamente após a identificação do código pela câmera, os movimentos do jogador com a embalagem passam a interagir com as personagens do filme TV de Sprite 2.Zero. O participante deve tentar atingir a personagem com a embalagem, fazendo com que ela atinja as demais, em uma explosão refrescante que remete às cenas do filme, acumulando pontos. O jogador também soma pontos capturando três elementos: garrafa (vale uma vida), relógio (mais 10 segundos de jogo) e o limão (600 pontos).

A ação foi idealizada pela agência RMG e desenvolvida pela CI&T. Para divulgá-la, a JWT elaborou um planejamento de mídia contemplando uma campanha digital com peças em alguns dos principais portais. Sua implementação teve a parceria da TaxiLabs.


Inovação - Sprite 2.Zero confirma uma tradição de inovação de Sprite. Líder do mercado de refrigerantes do sabor limão, a marca inaugurou o conceito zero açúcar, posicionamento moderno que comunica o benefício do refrigerante em não ter açúcar, que é adotado hoje por diversas marcas em suas versões de baixas calorias. Sprite Zero foi lançado em 2003 na Grécia e em 2005 no Brasil.

Agora, Sprite volta a sair na frente, com o lançamento de Sprite 2.Zero, tendo o Brasil como país pioneiro. Sprite 2.Zero estreia no mercado de refrigerantes de sabor limão um posicionamento moderno que, em outros segmentos da indústria, como eletrônicos e automóveis, comunica a evolução de produtos para versões mais modernas e potentes. Sprite 2.Zero apresenta uma evolução nos refrigerantes de limão de zero açúcar, com um sabor muito mais intenso e extremamente refrescante.

Embalagem e identidade visual - O atributo refrescante de Sprite 2.Zero é materializado também na embalagem do produto, que é transparente. Com isso, estabelece uma diferenciação em relação à versão tradicional de Sprite, que utiliza o verde na garrafa. Além das latas de 350ml e garrafas PET de 600ml, Sprite 2.Zero também pode ser encontrado em garrafas PET de 2L.

As embalagens e peças de comunicação de todas as versões de Sprite trazem outra novidade: uma identidade visual mais moderna, com o logo cercado por um fundo que remete a uma explosão líquida, comunicando o aspecto refrescante do produto.

Gad’Retail desenvolve loja-conceito para Saccaro


Projeto contemplou o redesenho da marca e a valorização do relacionamento com o consumidor no PDV. O novo modelo de loja está sendo implementado em Caxias do Sul (RS) e deve ser expandido para outras cidades no Brasil e exterior em 2010.

A experiência do consumidor no PDV é um dos grandes destaques do projeto da Concept Store Saccaro, no Villagio Iguatemi, em Caxias do Sul (RS). Desenvolvido pelo Gad’Retail, a primeira loja-conceito da grife tem como diferencial um pólo de atendimento, aos moldes de um estúdio de arquitetura, reservado para oferecer um atendimento personalizado aos consumidores. Além disso, a loja conta com um moderno sistema de calhas, que possibilita a criação de layouts de ambientes e iluminação.

Segundo Leonardo Araújo, diretor executivo do Gad’Retail e arquiteto responsável pelo projeto, o PDV é uma ferramenta poderosa para trabalhar uma marca. “A Saccaro é uma empresa que acompanha as tendências de mercado e se preocupa com o consumidor. Dessa forma, mais do que fazer uma loja bonita visualmente, o objetivo deles foi proporcionar ao consumidor uma experiência única, oferecendo instrumentos para os clientes obterem projetos especiais e personalizados”, afirma o executivo.

O diretor comercial da Saccaro, João Saccaro, afirma que o projeto sintetiza a história da Saccaro e reforça seu posicionamento de liderança, pois oferece ao consumidor soluções personalizadas para vários ambientes da casa. “A cidade de Caxias do Sul dará start nacional a essa nova proposta. A escolha é estratégica, uma vez que a cidade gaúcha sedia a matriz da Saccaro e a loja-conceito servirá de modelo para as unidades da marca no Brasil e no Exterior. Já Bolívia foi escolhida para dar arrancada ao projeto no mercado externo, inaugurando a primeira Concept Store Saccaro internacional”, afirma o executivo.

A loja
Atemporal e elegante, a nova loja soma mais de 1,4 mil m2 e valoriza cores mais sóbrias e neutras, pois dessa forma facilita a concepção de ambientes dentro da loja, bem como torna o espaço mais aconchegante para os clientes. As tonalidades e formas puras também foram destacadas no redesenho da marca Saccaro, que brinca com grafismos e foi batizado de slot (peça símbolo da marca), presa a um suporte ou totem, em projeto desenvolvido pelo Gad’Branding. Há ainda na parte externa da loja um grafismo impresso em chapa de aço córten responsável por traduzir diversos atributos da identidade Saccaro e servir de base para a comunicação.

Logo na entrada da nova loja, em um painel institucional, o consumidor pode conhecer de perto o histórico e a tradição da Saccaro. Já um display designer apresenta imagens de peças premiadas da empresa. “A ideia é aproximar o consumidor à história da marca”, destaca Araujo.

Na área mais nobre da loja está localizado o Atelier Saccaro, um espaço aconchegante para atendimento ao cliente. Segundo o executivo do Gad’Retail, o local lembra um estúdio de arquitetura, onde será possível customizar ambientes, ver o mobiliário em 3D, planejar um espaço, visualizar amostras de carpetes e acessórios. O projeto é flexível e comunica o posicionamento da empresa. “Isso facilita a aplicação em outras lojas da marca”, ressalta.

Outra novidade do projeto da concept store da Saccaro é a utilização de um sistema de calhas contínuas, por meio delas é possível utilizar cortinas em linho para divisão de espaços e criação de layouts diferenciados. Além disso, a iluminação pode mover-se de forma a criar o ambiente desejado. “Nos projetos tradicionais, as luzes ficam fixas ao gesso do teto. Com as calhas conseguimos dar um efeito diferenciado, pois elas se movimentam de acordo com as necessidades”, destaca o executivo.

O novo conceito da loja criou o grid, que são módulos de 2X2 metros e permitem a distribuição dos diversos elementos e sistemas da loja de forma articulada e organizada. Esses grids surgem nas calhas e são formados por dois eixos: o principal (paralelos à fachada da loja) para a distribuição do sistema de iluminação e divisórias e os secundários (perpendiculares à fachada), que funcionam como apoio da malha para composição, limitação de ambientes e circulação.

Sobre Gad’Retail
Empresa oferece soluções de inteligência estratégica de varejo com foco na experiência de marca. O Gad’Retail disponibiliza serviços que abrangem projetos de arquitetura, ambientação e merchandising, aliando soluções de negócio com resultados tangíveis. Compõe a holding de serviços de marca GAD’, que possui expertise de 25 anos no segmento. Em sua cartela de clientes figuram as empresas Ipiranga, Mercur, CPFL Energia, Gerdau e Vivo, entre outras. Mais informações no site: www.gad.com.br

Marcas e Inovação na Web Social - Como as empresas de alta performance podem atuar e evoluir na era digital

O Centro de Inovação e Criatividade ESPM promoverá, a partir de 08 de março, o curso “Marcas e Inovação na Web Social - Como as empresas de alta performance podem atuar e evoluir na era digital”. Ministrado por Martha Terenzzo, especialista em Inovação, e Gabriel Rossi, profissional especializado em Branding Digital, o curso oferecerá aos participantes uma aula com a participação de um dos maiores nomes do Marketing mundial: o americano John Gerzema, autor do livro “The Brand Bubble”. As aulas expositivas com introdução de conceitos e apresentação de estudos de caso trarão ainda convidados brasileiros para transmitir suas experiências em corporações e no setor público.

John Gerzema tem dedicado sua carreira a desenvolver estratégias de branding para grandes marcas como McDonald's, BMW, Coca-Cola, Sony e Nikon, entre outras. Atualmente, é um dos grandes nomes da agência Young & Rubicam, entendendo e antecipando mudanças no mundo do comércio.

Convidado por Gabriel Rossi, com quem vem trocando experiências sobre o branding moderno, Gerzema terá sua participação transmitida online diretamente dos EUA, num debate com Rossi, integrando a dinâmica diferenciada do curso que, ao convidar uma série de especialistas, proporciona aos participantes a oportunidade de conviver com cases de grandes marcas como Votorantim e Tetra Pak, entre outras.

O curso
A Inovação é uma das plataformas mais importantes da atualidade e a ESPM sempre está a frente trazendo novos profissionais, metodologias e reciclagem de conceitos.
A WEB, por sua vez, passa por constantes mudanças, o que obriga as marcas a alterar sua comunicação incluindo esta ferramenta como meio de convergência, com formatos completamente diferentes do passado.

Combinando os dois assuntos, o curso tem como objetivos:

- aperfeiçoar o conhecimento de marcas na web social e formas inovadoras e atuais de obter alta performance neste novo cenário;
- assimilar conceitos inovadores de branding na era digital, reputação e inovação de marca na web;
- disseminar o conceito de uma nova plataforma de marketing para marcas e empresas através da inovação.

- Módulos
- Corporações e os Missionários digitais: Reputação, aprendizado, vantagem competitiva e influência para marcas que buscam a alta performance

- Gerenciamento de crise na web social: A estratégia do Tylenol180. (Digital branding defensivo)

- Wikipédia e outras mídias sociais: A real importância estratégica para empresários, profissionais de comunicação e marketing

- Fazer Branding é abrir estradas: A evolução das marcas na era digital

As aulas terão início em 8 de março e serão realizadas todas as segundas-feiras, das 19h30 às 22h30, até dia 05 de abril. O investimento é de R$ R$ 1.866,00, que podem ser pagos em 3 parcelas (cheque ou cartão). As inscrições devem ser feitas até 24/2 através do site da ESPM (www.espm.com.br). Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone 11 5085-4600.

Os professores:
Martha Terenzzo

Possui experiência de mais de 25 anos na área de Marketing e Inovação. É professora de Marketing e Gestão da Inovação da ESPM, FIA/USP e Madia Marketing School e consultora de Inovação e Business. Coordenou projetos de grande porte em empresas como : Cargill, Sadia, Parmalat, Bombril, União, Reckitt & Benckiser, Melhoramentos de Papéis, Seara e Ajinomoto. Implementou áreas de Inovação, Marketing de alta performance nas empresas, planejei arquitetura de marcas, implementei gerenciamento de portfólio, lançando mais de 400 itens de consumo e novos serviços .Estabeleci processos e metodologias específicas de Marketing com visão na Gestão de Negócios e Inovação. Consultora de empresas como Dentsu, Power4, EuroRSCG, VIA MC Turismo, Saluvyte SPA, etc. É advisory de agencias de comunicação e design, mentora de executivos em formação. Formada em Marketing pela ESPM e tem curso de liderança executiva na Fundação Dom Cabral, e pós graduação em Administração na Fundação Álvares Penteado. Vice Presidente de Informações do Retail Marketing Association-POPAI.

Gabriel Rossi
Sócio fundador da consultoria em branding digital que leva o seu nome e profissional especializado na construção e gerenciamento de marcas na web social. É considerado referência no Brasil sobre o assunto, com passagens por instituições como Syracuse/Aberje, Madia Marketing School, University of London e Bell School. Além de escrever e ser citado frequentemente sobre o tema, sendo colunista do portal Mundo do Marketing, colabora com outros canais como Jornal O Globo, Jornal do Comércio, EcoDesenvolvimento, TV OAB, Nós da Comunicação e Correio Popular de Campinas. Rossi desenvolve estratégias, aconselhando marcas de alta performance, como Tetra Pak, sobre como atuar e evoluir na era da participação. O especialista ministra palestras sobre o tema, com participação em eventos como o Fitness Brasil e Exposystems, e cursos in-company, como o ministrado na agência The Marketing Store Brasil, um programa que sua consultoria oferece para empresas e agências de médio e grande porte que querem mergulhar suas lideranças em cases estratégicos de branding digital, analisando como marcas e empresas de alta performance ao redor do mundo estão abrindo novas estradas para se relacionar com seus públicos de interesse.

Serviço:
O quê: curso “Marcas e Inovação na Web Social - Como as empresas de alta performance podem atuar e evoluir na era digital”. Ministrado por Martha Terenzzo, especialista em Inovação, e Gabriel Rossi, profissional especializado em Branding Digital
Quando: de 08 de março a 05 de abril, às segundas-feiras, das 19h30 às 22h30
Onde: Centro de Inovação e Criatividade ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim 123 – Vila Mariana
Investimento: R$ 1.866,00 ou em 3 x (cheque ou cartão)
Informações e inscrições: centalinfo@espm.br , www.espm.br/inovacao , telefone 11 5085-4600