24.2.11

Concurso Volvo C30 de Arte Digital


A Zupi está lançando um concurso em parceria com a Volvo: "Concurso Volvo C30 de Arte Digital". Essa competição visa incentivar designers e artistas, profissionais ou não, de todo o Brasil a realizarem trabalhos que combinem a sofisticação do design escandinavo com o estilo criativo único do povo brasileiro.

A ideia é bem simples. Os participantes devem criar releituras do design nórdico com um toque brasileiro, em qualquer suporte: fotografia, produto, 3D, pintura, colagem e etc. Para participar, o interessado deve mandar suas obras para a seção FAMA, do site da Zupi, até o dia 3 de abril. Elas serão avaliadas através de votação popular e votação de um conselho, e o resultado sai dia 28 de abril.

O 1º colocado será premiado com uma Mesa Gráfica Interativa com Monitor Cintiq 21UX: um tablet que permite trabalhar com arte & design em uma dimensão maior que uma ferramenta comum do gênero. Além disso, também terá sua arte encartada em pôster da revista Zupi, e ser entrevistado pelo canal Zupi TV. O 2º e 3º lugar receberão livros conceituados sobre o design escandinavo.

Workshoq de Júlio Santos na Choque Cultural


Neste sábado, 26 de fevereiro, das 16h às 18h, a Choque Cultural apresenta seu projeto Workshoq com o fotopintor Mestre Júlio. O evento é gratuito e aberto ao público. Nele, Mestre Júlio conta sobre sua técnica, além de reservar um tempo para atender aqueles que levarem suas fotografias para ganharem versões pintadas a mão. Na mesma tarde, ocorre o lançamento do livro do artista, “Júlio Santos, Mestre da Fotopintura” (Editora Tempo d’Imagem - distribuição gratuita), com sorteio de dez exemplares.



Mestre Júlio é um fotopintor, profissão muito comum no começo do século XX, tempo em que a fotografia ainda engatinhava e precisava da ajuda de um colorista-pintor que para complementar a imagem preto e branca. Até o final dos anos 1950, era muito comum ver os álbuns de foto da família com retratos pintados à mão. “Mas aí surgiram as câmeras fotográficas coloridas e mais baratas, fator o que permitiu a popularização da fotografia amadora e, com isso, a fotopintura caiu em decadência”, conta Baixo Ribeiro sócio e curador da Choque Cultural.

No Nordeste, essa tradição continuou por vários motivos, principalmente pela dificuldade de acesso aos novos produtos fotográficos e novidades tecnológicas. No Ceará, o Mestre Júlio, fotopintor de primeira, criou boa fama entre os que precisavam de um retoque de estilo nos retratos e manteve seu negócio até a virada do milênio.

Com o advento da fotografia digital, poderia se pensar que o oficio da fotopintura acabaria de vez e ficaria na memoria dos saudosistas. Apesar das dificuldades, Mestre Júlio não desistiu e, com a ajuda da filha, resolveu "virar a mesa" trazendo finalmente a tecnologia digital para transformar o negócio da fotopintura. “Mantive as características estéticas da fotografia colorizada, mas hoje uso o Photoshop, scanners e outros programas e equipamentos de captação e tratamento de imagem disponíveis, detalha Mestre Júlio.



A Choque Cultural está atenta as iniciativas instigantes, como a de Mestre Júlio. O evento deste sábado, 26 de fevereiro, marca portanto o inicio da parceria entre a Choque e o estudio do artista. “A partir desse dia, vamos oferecer o serviço de retratos fotopintados ao público da galeria. Basta trazer a sua foto 3x4 para receber de volta seu retrato estilizado pelo Mestre, adianta Ribeiro. O preço inicial de uma fotopintura é de R$ 200,00.

“Júlio Santos, Mestre da Fotopintura” (Editora Tempo d’Imagem)
Este livro foi selecionado pelo Edital Conexão Artes Visuais MinC/ Funarte/ Petrobrás e pelo Edital de Incentivo á Fotografia da Secretaria de Cultura de Fortaleza - Secultfor, e foi publicado pela Editora Tempo d’Imagem.

A obra traz texto de apresentação da curadora Rosely Nakagawa e entrevista inédita com Mestre Júlio Santos, realizada por Isabel Santana Terron, Rosely Nakagawa e Tiago Santana, no Áureo Studio, em Fortaleza. Nessa entrevista, Mestre Júlio fala sobre sua carreira desde os primeiros retratos, feitos com recursos de pintura sobre papel de sais de prata, até os retratos feitos hoje com recursos digitais, quando teve que aprender a utilizar o Photoshop.

17x22 cm, brochura com 84 páginas
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Mestre Júlio
Mestre Júlio Santos, fotopintor de retratos, atua há mais de 40 anos em Fortaleza (CE). Foi formado no estúdio do seu pai, o Pai Didi, pelo artista plástico Medeiros –contemporâneo de Estrigas, Aldemir Martins e Mário Barata, todos da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), onde Júlio Santos trabalhou desde os 12 anos. Atualmente, em seu próprio estúdio, o Áureo Studio, atende a todos os pedidos de retrato, restauro e "transformação" do Ceará e outras capitais de norte a sul do país.

Mestre Júlio acredita na transformação pelo trabalho artístico do fotopintor e investe na construção da memória e recuperação da história do cliente que encomenda um restauro ou um retrato. Ao mesmo tempo, já teve seu trabalho registrado em diversos documentários produzidos pela historiadora e diretora do Memorial da Cultura Cearense, Valéria Laena, pelo fotógrafo Tiago Santana e pelo cineasta Joe Pimentel. Participou dos Encontros de Fotografia Popular, no Memorial da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Encontro DeVERcidade, em Fortaleza. Participou também da mostra Retratos Populares, na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, em 2006, ao lado de Telma Saraiva, outra artista do Crato (CE).

Desde 2009 trabalha com o fotógrafo Luiz Santos, de Recife, no projeto Fotopintura Contemporânea, na Tamarineira, nome popular do Hospital Psiquiátrico Ulisses Pernambucano, que fica no bairro homônimo.

Workshoq com Júlio Santos aka Mestre Júlio e lançamento do livro “Júlio Santos, Mestre da Fotopintura” (Editora Tempo d’Imagem) @ Choque Cultural
26 de fevereiro de 2011
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Grátis/ Livre

Fundação Stickel realiza exposição de fotos de Valdir Cruz na Brasilândia


Com imagens que valorizam a natureza e o desenvolvimento sustentável, a Fundação Stickel promove a sua primeira exposição de arte na Brasilândia em 2011, a partir do dia 2 de março (quarta-feira). A mostra Águas e Árvores traz 16 fotos do fotógrafo Valdir Cruz à Casa de Cultura da Brasilândia. A entrada é franca.

Realizada em parceria com a Subprefeitura da Freguesia-Brasilândia, a exposição apresenta imagens que levam o visitante a comungar com a natureza. Suavemente seduzem-no e capturam seu olhar, retirando-o de seu ambiente e levando-o diretamente à mãe natureza, ao seio da mata, ao ruído da cachoeira, ao vento, cheiros e respingos.

De acordo com o presidente da entidade, Fernando Stickel, a primeira exposição da fundação em 2011 confirma seu objetivo de levar a arte e o desenvolvimento sustentável às comunidades. “Desta forma a Fundação tem grande prazer em expor este trabalho, que trata da memória destas águas e destas árvores, e ultimamente de nossa sobrevivência no planeta”.

A exposição fica aberta até o dia 25 de março. Podem ser realizadas visitas monitoradas mediante agendamento prévio. Mais informações pelo telefone 9983-9995 com Thais ou pelo e-mail thais@fundacaostickel.org.br

Serviço: Exposição Águas e Árvores, de Valdir Cruz
Data: 02/03 a 25/03
Local: Casa de Cultura da Brasilândia (Praça Benedicta Cavalheiro s/n
Horário: segunda a sexta-feira das 9:00 às 17:00h
A entrada é franca

Sobre o artista
Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná, em 1954. Embora esteja vivendo nos Estados Unidos há mais de 25 anos, o foco principal de seu trabalho em fotografia é o povo, a arquitetura e a paisagem do Brasil. De 1994 a 2000, concentrou em Faces da Floresta, projeto que documentou a vida dos povos indígenas do norte da Amazônia e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenheim (EUA). Seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Museu de Arte de São Paulo (MASP), do Museum of Modern Art (MoMA), de Nova Iorque, e do Smithsonian Institute, em Washington, D.C., entre outros