1.8.12

11ª edição Bienal Naïfs do Brasil

Criada em 1992, por iniciativa do SESC São Paulo, a Bienal Naïfs do Brasil chega a 11ª edição com a proposta de aproximar o mundo popular, colorido e criativo da arte ingênua à linguagem contemporânea. O evento ocorrerá na unidade SESC Piracicaba entre os dias 08 de agosto e 09 de dezembro.

A mostra é uma das principais referências do gênero artístico e promove a integração entre artistas, pesquisadores, colecionadores e galeristas – além de educadores e estudantes, com a finalidade de ampliar conhecimentos e garantir o debate acerca da produção visual no país. Esta edição, assim como as anteriores, contará com programação voltada para arte-educação, com ateliês abertos, oficinas, cursos, palestras, visitas orientadas e apresentações.

Foram selecionados 55 artistas e 70 obras, que representam as mais diferentes regiões do país e traçam um panorama da diversidade de temáticas e formas da realização naïf brasileira. É possível identificar novos contornos, como, por exemplo, a presença cada vez maior de abordagens que referenciam o urbano.

O material selecionado contempla realizações que variam da confecção naïf tradicional até a reutilização de materiais, um realinhamento do propósito primitivo-moderno que marca a arte ingênua.

A curadoria é assinada pela crítica de arte Kiki Mazzucchelli, que nesta edição, optou por não montar uma sala especial como nas mostras anteriores, e sim, mesclar obras selecionadas pelo júri, com as de outros 10 artistas convidados. Com este movimento inédito, a curadoria pretende evidenciar relações, permutações e diálogos insuspeitos entre as produções naïf e contemporânea por meio de sua aproximação física no espaço expositivo, bem como quebrar noções aceitas de categoria e hierarquia. “Por um lado, a proximidade entre naïfs e contemporâneos permitirá que se deem uma série de fricções no espaço expositivo a partir de seus próprios conteúdos estéticos e, por outro, provocará um questionamento sobre os próprios limites impostos às diferentes produções artísticas, os discursos que produzem, os circuitos nos quais transitam e o valor que lhes é atribuído”, complementa a curadora Kiki Mazzucchelli.

O júri, formado pelo crítico e consultor de artes visuais Paulo Klein; pela especialista em arte popular e galerista Edna Matosinho de Pontes; pela coordenadora de artes visuais do SESC Juliana Braga e pela crítica e historiadora de arte portuguesa Marta Mestre, escolheu dois Prêmios Destaque-Aquisição e cinco Prêmios Incentivo não Aquisitivos, além de oito Menções Especiais.

O formato atual da Bienal Naïfs tem origem nas mostras anuais realizadas pelo SESC Piracicaba entre os anos 1986 e 1991, e hoje contribui decisivamente com a preservação e mapeamento desse movimento profundamente arraigado na identidade cultural brasileira.

Salão de Arte de São Paulo chega à 19ª edição

Considerado um dos maiores e mais tradicionais eventos de arte da América Latina, a 19ª edição do Salão de Arte de São Paulo, que acontece de 20 a 26 de agosto, no Clube A Hebraica, apresenta um mix de arte composto por obras modernas e contemporâneas, gravuras, peças e livros raros, galerias, joalherias, antiquários, fotografias e decoradores.

Este ano, o salão adota um modelo de decoração oposto ao ambiente clássico das galerias e feiras do setor. Com o uso de tecido e madeira, e sem o silêncio e o branco tradicionais dos endereços comerciais, os visitantes podem se sentir à vontade para conhecer a exposição e entrar nos estandes.

O Salão de Arte vem, mais uma vez, representar a força e o crescimento do mercado de arte no Brasil e mantém a tradição de atuar em projetos de responsabilidade social. Nesta edição, o evento também terá a sua renda integral da bilheteria e do coquetel da noite de abertura revertidos à ACTC - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração. A entidade presta atendimento multidisciplinar à criança cardíaca e aos transplantados do coração, encaminhados pelo Instituto do Coração, Incor (HC-FMUSP), bem como a seus familiares.

Neste ano, participam do Salão de Arte mais de 60 expositores, sendo dois estrangeiros e o restante de diversos estados do país. A expectativa é atrair 18.000 visitantes, entre artistas, apreciadores de arte e formadores de opinião, e superar o valor movimentado em 2011. Em uma área de 3.500 m², a programação prevê ações como abertura beneficente, coquetéis em vários estandes e noites de autógrafos.

Nomes como Caloula Filho, Sandra e Marcio, Resplendor, Began Antiguidades, Onze Dinheiros, Almeida e Dale, Dan Galeria, Pinakotheke, Paulo Kuczynski, Murilo Castro, Athena Contemporânea, SARA, Ruth Grieco, Fólio Livraria, Casa das Artes, entre outros, estarão presentes nesta megaexposição que traz obras inéditas e exclusivas, entre peças de artistas consagrados como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti. Reconhecido também por sua credibilidade e profissionalismo, o Salão de Arte tem curadoria, organização e direção de Vera Lucia Chaccur Chadad e conta ainda com o publicitário Joca Guanaes como sócio.

Serviço
19º Salão de Arte de São Paulo
Local - A Hebraica - Salão Marc Chagall
Endereço - Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 115 – São Paulo/SP
Data - De 20 a 26 de agosto de 2012
20 de agosto – às 19h - Cerimônia de abertura e coquetel para convidados em prol da ACTC –
Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração
De 21 a 26 de agosto de 2012:
•Terça a Sexta-feira das 15h às 22h.
•Sábado e Domingo das 13h às 21h.

Valor R$ 30 - entrada integralmente revertida à ACTC - Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração

Guarujá recebe exposição do artista pernambucano Ivonaldo


Acontece no dia 3 de agosto, a partir das 19h30, a vernissage da exposição “Arte Sofitel: Ivonaldo”, no Sofitel Guarujá Jequitimar, no litoral paulista. A mostra, que permanece até o dia 4 de outubro no mezanino do luxuoso resort, irá apresentar 12 peças do conceituado pintor pernambucano Ivonaldo Veloso de Melo, conhecido pela forma lírica em que apresenta cenas e momentos da vida da gente do campo, dos agricultores, vaqueiros, feirantes, dos homens e mulheres do interior rural.

O artista, que possui obras no MAC, MASP e MAM de São Paulo, já expôs em importantes certames artísticos internacionais, como a Trienal de Bratislava (1972), a Feira Internacional de Arte de Dusseldorf (1973) e o Salon International d'Art Contemporain de Paris (1973). A exposição é gratuita e poderá ser apreciada tanto por hóspedes quanto por visitantes da região do Guarujá. Para mais informações acesse www.sofitel.com ou ligue para (13) 2104-2000.

Serviço: “Arte Sofitel: Ivonaldo” 
Quando: de 4 de agosto à 04 de outubro
Vernissage: 3 de agosto à partir das 19h30
Local: Mezanino do Sofitel Guarujá Jequitimar
Avenida Marjory da Silva Prado, 1.100 – Praia de Pernambuco, Guarujá

Entrada Gratuita
Informações: (13) 2104-2000 / sofiteljequitimar@sofitel.com
www.sofitel.com

Y&R em criação para o Festival de Cinema Judaico



Um rapaz franzino desafia um homem forte, que parece poderoso. E vence, contra todas as probabilidades. Esta poderia ser a sinopse de qualquer filme em cartaz. Mas é a história dos personagens bíblicos Davi e Golias. A coincidência entre os relatos do Velho Testamento e os roteiros de cinema inspira a campanha criada pela agência Y&R para divulgar a 16ª edição do Festival de Cinema Judaico de São Paulo, que acontece de 6 a 12 de agosto e mostrará as melhores produções de temática judaica, criadas em várias partes do mundo por cineastas judeus e não judeus.


A ação é composta por comercial para cinema e internet e quatro anúncios de mídia impressa. O filme mostra, em formato de créditos finais, uma lista com algumas das supostas 700 – isso mesmo, 700 – mulheres com as quais o rei Salomão foi casado. Ao lado dos nomes aparece a assinatura: “Bons roteiros nós sempre tivemos. Só faltava filmar”. Já as peças de mídia impressa trazem histórias da saga do povo judeu relatadas como se fossem roteiros cinematográficos, só que escritas sobre as páginas da Bíblia. Além da batalha entre Davi e Golias, foram roteirizadas as histórias da Arca de Noé e de Moisés, que guiou o povo judeu na busca da Terra Prometida.



Complementa a campanha um anúncio de tom bem-humorado, que explora a crença da superproteção das mães judias em relação aos seus filhos. A peça reproduz a famosa cena do filme Titanic em que Leonardo Di Caprio e Kate Winslet abrem os braços na proa do navio. Só que, em vez do casal, aparecem um jovem judeu e a mãe cautelosa colocando o casaco nele.



Pioneiro no gênero na América Latina, o Festival de Cinema Judaico de São Paulo inclui na programação mostras de ficção, documentários e sessões especiais nas salas A Hebraica, CineSesc, Cinemark Higienópolis, MIS, Livraria Cultura do Conjunto Nacional e Centro da Cultura Judaica. Mais informações no site www.fcjsp.com.br



FICHA TÉCNICA – Filme 
Cliente: Festival de Cinema Judaico de São Paulo Peça: filme Cinema Produto: 16° Festival de Cinema Judaico de São Paulo Título da Campanha: Festival de Cinema Judaico Título da Peça: “Salomão VP de Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti / Rafael Merel / Marcelo Fedrizzi Direção de arte: Leandro Camara / Marcelo Fedrizzi Redator: Fabio Tedeschi / Rafael Merel Edição e animação: Dalton Uehara Finalização: Dalton Uehara Produtora de áudio: Hilton Raw RTV: Nicole Godoy/Adriano Carvalho/Ana Paula Lourençato Aprovação cliente: José Luiz Goldfarb Data de veiculação: Agosto 

FICHA TÉCNICA – Anúncios
Cliente: Festival de Cinema Judaico de São Paulo Peças: Jornal e Revista Produto: 16° Festival de Cinema Judaico de São Paulo Título da Campanha: Festival de Cinema Judaico Título da Peça: Titanic VP de Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti / Rafael Merel / Marcelo Fedrizzi Direção de Arte: Leandro Camara Redator: Fabio Tedeschi Foto: Pedro Dimitrow Art Buyer: Juliana Gardim Produção Gráfica: Elaine Carvalho / Flavio Zamboni Aprovação Cliente: José Luiz Goldfarb Data de Veiculação: 2 de julho Cliente: Festival de Cinema Judaico de São Paulo Peças: Jornal e Revista Produto: 16° Festival de Cinema Judaico de São Paulo Título da Campanha: Festival de Cinema Judaico Título das Peças: Moisés, Davi e Noé VP de Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti / Rafael Merel / Marcelo Fedrizzi Direção de Arte: Leandro Camara / Marcelo Fedrizzi Redatores: Fabio Tedeschi / Rafael Merel Foto: Pedro Dimitrow Art Buyer: Juliana Gardim Produção Gráfica: Elaine Carvalho / Flavio Zamboni Aprovação Cliente: José Luiz Goldfarb Data de Veiculação: 2 de Julho

Escala apoia exposição de design italiano no Rio Grande do Sul


A Escala é uma das apoiadoras da exposição Italian Genius Now Brasil (IGN), que acontece no Santander Cultural, em Porto Alegre, até o dia 12 de agosto. Reunindo o que há de melhor e mais icônico na produção artística italiana desde os anos 1950, a mostra busca aproximar o público das grandes invenções do design que fazem parte do nosso dia a dia. Inspirada nesse referencial, a agência desenvolveu a identidade visual da exposição. São três anúncios que destacam objetos consagrados do imaginário mundial, além de outdoors e um vídeo de 30’’ que, através do humor, convidam a população a conhecer o que a Itália tem de mais tradicional no campo da criatividade. Produzido pela Braddock Filmes o filme tem criação da Escala. 



A exposição, trazida pela Unisinos e o Santander Cultural e desenvolvida pela Maria Cultura, com patrocínio do Santander, Unisinos, MaxHaus, Brinna e Melissa, é um expressivo panorama com cerca de 90 obras de 51 designers e artistas que traduzem a produção do design italiano nas últimas seis décadas. Com curadoria de Marco Bazzini e parceria com o Centro de Arte Contemporânea Luigi Pecci, conta com objetos de alto valor estético, ricos em funcionalidade e modernidade, documentos, fotografias e materiais editoriais. A mostra oferece um calendário com ação educativa, atividades de reflexão e materiais de apoio que reforçam a riqueza da imagem artística do Made in Italy, presente na produção das artes que tanto influenciou o mundo e continua a surpreender. Entre os apoiadores, além da Escala, o Studio Me, a TV Band, o Grupo LZ, a OBM Comunicação Visual, Braddock Filmes e a produtora de áudio Gogó Conteúdo Sonoro.

FICHA TÉCNICA:
Anunciante/Produto: Italian Genius Now Brasil Agência: Escala Direção de criação: Régis Montagna Diretor de arte: Jacques Fernandes, Carolina Kim Redator: Juliano Faerman Produtor/gráfica: Maristela Mello Arte-finalista: Plácido Borba Foto e manipulação de imagem: Studio Me Produtor/Eletrônica: Flávia Cota, Fernanda Moura e Maria Fernanda Domingues Produtora de vídeo: Braddock Filmes Diretor de Cena: Zaracla e Pedro Barbosa Produtora de Áudio: Gogó Produtora Gestor de conexões offline: Daniela Schenato Executivo de negócios: Carolina Lipinski Diretor de Negócios: Miguel De Luca, Natália Thomaz Aprovação/cliente: Giulio Palmitessa, Camila Farina, Maria Luiza Sacknies da Silva

“Quentin Tarantino – Arquivos de um fanático por cinema”, obra que retrata a vida e a carreira do polêmico diretor


Uma trilha sonora boa, muito sangue, vontade de rir em momentos que deveriam ser inapropriados, cenas emblemáticas em preto e branco, coloridas ou em desenho e mais sangue. Você não precisa ler os créditos para saber que esse é um filme de Quentin Tarantino.

A Barba Negra – selo do grupo LeYa - publica em agosto o “Quentin Tarantino – Arquivos de um fanático por cinema”, de Paul A. Woods, o mesmo autor de “O Estranho Mundo de Tim Burton”, lançado em 2011, também pela LeYa. A obra, assim como a antecessora, esmiúça a carreira do diretor, em um almanaque que reúne fotos, entrevistas essenciais, artigos, ensaios, filmografia e textos escritos pelo próprio diretor. O livro conta ainda com três capítulos especiais para a edição brasileira, em que o tradutor Cassius Medauar, analisa suas três obras mais recentes: “Sin City”, “Bastardos Inglórios” e “À Prova de Morte”.

Antes de 1992, ninguém sabia quem era Quentin Tarantino. Mas foi só uma orelha ser cortada em uma das cenas de tortura mais inesquecíveis da história do cinema, e aliás, a sequência preferida do diretor, que o mundo passou a prestar atenção nesse nome. Dois anos depois, Uma Thurman apareceu na tela com os cabelos pretos curtos, tomando injeção de adrenalina e dançando ao lado de um John Travolta matador e cabeludo, e ninguém jamais esqueceu.

Desde Hitchcock, nenhum diretor denotava um gênero próprio apenas pelo nome. É algo muito Tarantino misturar coisas que aparentemente não se combinam. Citações bíblicas enquanto um tiro vai ser disparado, uma noiva espancada até ficar inconsciente no próprio casamento, o sex symbol Brad Pitt tirando escalpos nazistas, “Like a Virgin”, de Madonna, gerando uma empolgada discussão de significado entre um grupo de homens e por aí vai.

Se até Saddam Hussein foi encontrado com uma cópia de “Pulp Fiction” durante a Guerra do Iraque, é difícil achar alguém que resista ao charme das obras de Quentin Tarantino. Uma mistura impecável de comédia e terror, com violência e sangue ao extremo, é visível a paixão de Tarantino em cada detalhe de seus filmes. Ao final de cada um deles é até possível imaginá-lo perguntando, assim como Mr. Blonde, de “Cães de Aluguel”, questiona no final da cena preferida do diretor: “foi tão bom para você quanto foi para mim?”.

Ficha Técnica
Título: Quentin Tarantino – Arquivos de um fanático por cinema
Autor: Paul A. Woods
Formato: 20 x 23 cm
Páginas: 384
Preço: R$44,90

Sobre o autor Paul A. Woods é escritor e editor de livros de cultura e cinema cult. Entre suas obras de maior sucesso estão “O estranho mundo de Tim Burton”, lançado no Brasil pela LeYa e o “Weirdsville USA: The Obessive Universe of David Linch” lançado nos Estados Unidos em 1997.