12.3.08

¡Viva la diferencia!

O INSTITUTO CERVANTES e a ESPM realizam, a partir de 12 de março, quarta-feira, uma série de atividades que marcam o maior encontro entre a publicidade brasileira e a espanhola. Trata-se da exposição ¡Viva la diferencia! – Publicidade Espanhola Atual, em parceria com o Club de Creativos (c de c) da Espanha.

A exposição reúne as revelações da comunicação espanhola. Trata-se de uma colagem cultural na qual a fotografia, o cinema, a literatura e o design encontram os meios necessários para realizar as apostas mais vanguardistas.

Com cerca de 150 peças gráficas e 100 audiovisuais, configura-se num mapa no qual será possível visualizar o que é produzido atualmente na Espanha. As peças selecionadas representam a modernidade e a inovação por parte de seus criativos.

No dia 12 de março, quarta-feira, acontece no Instituto Cervantes, a mesa redonda inaugural, a qual contará com a participação da curadora da mostra e diretora do Club de Creativos, Concha Wert, do diretor de criação estratégica da agência Unique, Luis López de Ochoa e do publicitário brasileiro Javier Talavera, da Leo Burnett. Durante o evento haverá a apresentação dos trabalhos selecionados pelo Club de Creativos (c de c) que foram destaques nos últimos anos e os palestrantes apontarão as especificidades da publicidade espanhola em relação à brasileira.

Em 13 de março, quinta-feira, acontece na ESPM, o encontro publicitário Espanha-Brasil, com a participação dos mesmos convidados espanhóis (Concha Wert e Luis López de Uchoa) e outros profissionais brasileiros, para aprofundar as análises com destaque para as influências culturais no processo criativo e as especificidades dos dois mercados.

No mesmo marco acontecerá a apresentação do Festival Publicitário Ibero-americano “El Sol” de San Sebastián. No dia 03 de abril, quinta-feira, a apresentação no Instituto Cervantes será para profissionais, com a publicitária Laura de la Fuente, coordenadora do Festival “El Sol” e Sérgio Valente, presidente da DM9DDB e membro do júri do Festival em 2008, os quais apresentarão e comentarão as obras vencedoras das últimas edições.

No dia seguinte, em 04 de abril, sexta-feira, haverá a apresentação para estudantes de Laura de la Fuente com as análises e comentários de Adriana Cury - Presidente da McCann - Erickson Brasil.

Exposição
¡Viva la diferencia! – Publicidade Espanhola Atual
Curadoria: Concha Wert (Club de Creativos)

Espaço Cultural do Instituto Cervantes – (100 peças)
De 12/03 a 26/04
Visitação de segunda-feira das 8h às 20h
Terça a sexta-feira das 8h às 21h
Sábados, das 09h ás 15h
Endereço: Av. Paulista, 2439 - Térreo
Telefone: 11 3897-9609

ESPM – Campus Profº Francisco Gracioso (50 peças)
De 14/3 a 26/03
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123. Vila Mariana
Sala de Estudos
De 13/03 a 26/03
Segunda à sexta, das 8h às 21h

¡Viva la diferencia! - Mesa redonda inaugural
Concha Wert, Luis López de Ochoa, publicitários brasileiros
12/03, quarta-feira, às 19h30
Instituto Cervantes
Auditório do Instituto Cervantes

¡Viva la diferencia! – Encontro publicitário Espanha – Brasil
Concha Wert, Luis López de Ochoa, professores da ESPM e publicitários brasileiros
13/03, quinta-feira, às 19h30
ESPM – Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123. Vila Mariana

El Sol - Festival Ibero-americano da Comunicação Publicitária
Apresentação para profissionais
Laura de la Fuente e Sérgio Valente
Dia 03/04, 19h30
Auditório do Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439 - Térreo

Apresentação para estudantes
Laura de la Fuente e Adriana Cury
Dia 04/04, 19h30
ESPM – Campus Prof. Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123. Vila Mariana

As palestras, como a exposição, são abertas ao público e com entrada franca, mas para participar os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (11) 5085-4600 ou pelo e-mail centralinfo@espm.br O evento terá tradução simultânea.

Sobre o El Sol – O Festival Publicitário Ibero-americano El Sol apresenta anualmente os melhores filmes publicitários produzidos na Espanha e nos países ibero-americanos com o objetivo de promover e impulsionar a criatividade publicitária.

Em 2008, o festival premiará as melhores idéias da área com os Soles de Oro as categorias TV / Cinema, gráfica, rádio, suportes interativos, meios, marketing direto e marketing promocional.

Organizado desde 1986 pela Asociación Española de Agencias de Publicidad (AEAP), o Festival abriu em 2003 a participação a todos os países latino-americanos, Portugal e mercado hispano nos EUA, se convertendo em ponto de referência para conhecer as tendências publicitárias em escala mundial.

Para saber mais sobre a publicidade espanhola recomendamos visitar o Museo Virtual de Arte Publicitario (MUVAP) do Centro Virtual Cervantes em colaboração com a Asociación General de Empresas de Publicidad.