15.4.10

Oi Futuro Flamengo apresenta quatro exposições inéditas no Rio de Janeiro


O Oi Futuro Flamengo apresenta, em mostras paralelas, trabalhos de Sonia Andrade, Lita Cerqueira, André Parente e Matheus Rocha Pitta. Uma das pioneiras da videoarte no Brasil, Sonia Andrade surpreende com trabalhos inéditos enquanto Lita Cerqueira exalta o universo afro-brasileiro em suas fotografias. André Parente coloca o espectador imerso em uma instalação com fotos, vídeos e sons e Matheus Rocha Pitta mostra seus registros na Expofoto Olho de Peixe. As quatro exposições ficam em cartaz até 30 de maio.


Para criar suas duas videoinstalações, Sonia Andrade se inspirou em um dos versos do poema Song do inglês John Donne: “Get with child a mandrake root (Emprenhe uma raiz de mandrágora). Nas obras, a artista faz uma reflexão sobre as mudanças ocasionadas pela passagem do tempo.

Em A fotografia como eu sou, a baiana Lita Cerqueira reúne 51 imagens em preto e branco em torno do universo afro-brasileiro e une arte, religiosidade e cenas da vida cotidiana do país. Selecionadas a partir do arquivo pessoal da fotógrafa, as imagens são fruto de suas andanças por cidades da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro, onde vive desde a década de 1970.



Já na instalação Figuras na paisagem de André Parente o espectador é convidado a explorar um universo de mini-narrativas. Através da utilização de um dispositivo que simula um binóculo, é possível interagir em ambientes virtuais e híbridos formados por fotografias panorâmicas, vídeos e sons.

Matheus Rocha Pitta, na Expofoto Olho de Peixe, surpreende com a escolha do objeto fotografado. O logotipo da Rede Globo foi clicado 213 vezes com uma máquina digital, se tornando quase irreconhecível. O título da exposição se refere tanto a um tipo de lente fotográfica quanto ao efeito hipnótico que a animação causa no espectador.

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

Serviço
Oi FUTURO – Flamengo
Sonia Andrade (Nível 2)
Lita Cerqueira (Nível 4)
André Parente (Nível 5)
Expofoto Olho de Peixe – Matheus Rocha Pitta (Nível 8)
De 6 de abril a 30 de maio
De terça a domingo, de 11h às 20h
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
(21) 3131-3060
Entrada franca
Classificação etária: Livre
www.oifuturo.org.br