11.10.10

Maior congresso em design da América Latina acontece em outubro na Universidade Anhembi Morumbi

A existência de um design genuinamente brasileiro e os problemas do mundo contemporâneo estão entre os temas de reflexão que serão apresentados na 9ª edição do P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, na Universidade Anhembi Morumbi, entre os dias 13 e 16 de outubro. O encontro realizado pelo Mestrado em Design da instituição debaterá ainda propostas para o melhor uso das tecnologias para desenvolver soluções sustentáveis que dialogam com o design.

Com o apoio de instituições de incentivo e fomento à pesquisa como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o evento apresentará mais de 500 artigos, divididos nas categorias Teoria e crítica do design; História do Design; Metodologias do design; Pedagogia do design; Projetos em design; e Design e tecnologia.

Especialistas com reconhecimento internacional nas áreas de cultura, tecnologia e ensino na área do design estarão presentes aos debates. Entre eles: Janet Murray, do Centro Interdisciplinar do Georgia Institute of Technology (EUA), autora do livro “Hamlet on the Holodeck: the future of narrative in cyberspace”; Teri Rueb, da State University de Nova Iorque (EUA), designer e artista digital, especialista em realidade aumentada; Joanna Berzowska, da Universidade de Concórdia (Canadá), que desenvolve métodos inovativos e aplicações em têxteis eletrônicos e vestuário interativo; Giselle Beiguelman, da Pontifícia Universidade Católica (Brasil), artista multimídia, autora do livro “O livro depois do livro” e diretora artística do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia; entre outros.

“O Congresso figura como o principal meio de divulgação de estudos de design no Brasil. A realização de um evento deste porte em nossa instituição evidencia uma trajetória sólida, que valoriza a criatividade e inovação como base de todo o trabalho que realizamos”, afirma o professor Jofre Silva, coordenador do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi e presidente do comitê organizador do 9º P&D Design.

Mais informações a respeito da programação estão disponíveis em: http://blogs.anhembi.br/congressodesign/.

Serviço
Evento: 9º P&D Design – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Período: 13 a 16 de outubro
Local: Universidade Anhembi Morumbi – unidade 7 – Campus Vila Olímpia
Endereço: R. Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo