8.9.10

Falcão vira desenho para campanha internacional da Umbro


Considerado o melhor atleta de futsal no mundo, o brasileiro Alessandro Rosa Vieira, o Falcão, foi o escolhido para estrelar uma campanha global da marca inglesa Umbro que promove o lançamento de uma coleção de produtos voltada ao futsal.

Intitulada Umbro Vs (versus), a coleção traz roupas casuais para a prática de futsal e futebol de rua, além de modelos de tênis, bola e mochila. Já a campanha, propõe uma competição entre Manchester Vs São Paulo em uma disputa entre a raça vs o talento, a disciplina vs a habilidade, a origem vs a magia do futebol. Os anúncios, desenhados pelo cartunista Todd James, também conhecido como REAS, trazem frases de humor e rivalidade trocadas entre os cinco componentes de cada time (Manchester e São Paulo). Falcão também foi retratado por James e interage com os personagens no papel dele mesmo: o de ídolo do futsal. Cada um dos dez jogadores tem personalidade própria, criada com base em entrevistas que a Umbro fez com praticantes de futsal e futebol de rua tanto na cidade de Manchester como em São Paulo.

O futebol de rua, aliás, está em alta para a Umbro. No fim de julho, a marca lançou o novo uniforme oficial 2 do Manchester City em jogo de futebol de rua em Nova Iorque. O clube inglês, que tem no elenco os brasileiros Robinho (que deve sair do clube em breve) e Jô (ex-Corinthians), aproveitou a pré-temporada nos Estados Unidos e levou os jogadores Joe Hart, Emmanuel Adebayor, Micah Richard, Dedryck Boyata, Shaun Wright-Phillips, Wayne Bridge e Kolo Touré para uma partida amistosa contra um time local no Parque Sara D. Roosevelt a fim de lançar o novo kit em um ambiente casual.


No fim de setembro, Falcão irá a Manchester, onde fica a sede da Umbro, e deve também participar de uma ação que envolva o futebol de rua. www.umbro.com

Anuário Embu das Artes – 27º Salão de Artes Plásticas, de 10/9 a 21/11/2010, com artistas de todo o País


O Anuário Embu das Artes – 27º Salão de Artes Plásticas, a ser realizado de 10/9 a 21/11/2010, reúne 110 obras (escultura, pintura, desenho e gravura e outras linguagens, como instalações, performances, fotografia, videoarte, arte conceitual e intervenções urbanas) dos 50 artistas selecionados pelos críticos de arte Katia Canton, Oscar D’Ambrosio e Paulo Klein, entre os 500 inscritos. Com esta edição do evento, Embu das Artes resgata o grande encontro de arte que sempre caracterizou o Salão, iniciado por importantes artistas na década de 60 e interrompido há mais de dez anos. A cidade, reconhecida como centro de produção de arte, promove o encontro de artistas de todo o País.

Neste ano, como parte da programação do Anuário, foi lançada pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Cultura, a Bolsa Residência para artistas. Trata-se de um projeto inédito, no qual o artista propõe sua arte, passa por seleção e recebe ajuda de custo para trabalhar e mostrar o seu talento, após três meses, com supervisão da Secretaria de Cultura. Os bolsistas selecionados, para a primeira jornada de um ano de Bolsa, são: Adriana Affortunati Martins, Camilla Renata Cardoso Nascimento e Daniele Moraes da Silva.

O Salão estará aberto ao público diariamente, das 9 às 18 horas, de 11/9 a 21/11/2010, em dois endereços: Centro Cultural Mestre Assis de Embu (Largo 21 de Abril, 29) e Parque do Lago Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 320), onde estarão as instalações.

Mais informações no site www.embu.sp.gov.br – Salão de Artes, tel. 11-4785-3563.

Nova campanha publicitária da Yakult - ‘Depoimentos’ reforça conceito de probióticos da Yakult


A nova campanha publicitária da Yakult reúne diferentes personagens – idosos, família, executivo, crianças –, sempre com o leite fermentado Yakult nas mãos, que explicam porque ingerem o produto todos os dias. Nos depoimentos, os personagens brincam sobre ter um segredo para manter a boa saúde.


A campanha, intitulada ‘Depoimentos’, mantém a mesma linha informativa adotada pela multinacional japonesa nas campanhas anteriores, de que existe um público para o Yakult 40, ou seja, pessoas de vida agitada e idosos, e outro para o Leite Fermentado Yakult, que é a família. Além disso, reforça o conceito de que ‘Yakult é Probiótico’, pois possui os exclusivos Lactobacillus casei Shirota.


A empresa, que é líder de mercado no segmento de leite fermentado em todo o mundo, também mostra que os leites fermentados Yakult e Yakult 40 podem ser encontrados tanto no comércio quanto na venda porta a porta, pois o filme comercial apresenta consumidores em um supermercado e uma comerciante autônoma com seu carrinho entregando o produto na casa da cliente.

A Yakult investiu R$ 4 milhões na campanha, produzida pela GP7 Comunicação +Inteligência de Mercado, que será veiculada nas praças de São Paulo (capital e interior), Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.


Ficha técnica
Agência: GP7
Cliente: Yakult
Produto: linha de produtos Yakult
Título: “Depoimentos”
Duração: 30”
Direção de Criação: Marcelo Delboux
Criação: Daniel Vasco, Fred Gerodetti e Paulo Gallardi
RTVC: Christian Balzano
Atendimento/Agência: Alan Ordonhez
Aprovação cliente: Eishin Shimada, Atsushi Nemoto e Rogério Bidoia
Produtora: Bossanova Films
Direção: Geórgia Guerra-Peixe
Direção de Fotografia: Jr Junior
Produção: equipe Bossanova Films
Montagem: Tiago Soban
Finalização: equipe Bossanova Films
Pós-produção: produtora
Produtora de Som: Lua Nova
Produtor Som: Teco Fuchs

Ciclo de debates discute a Indústria Cultural no Século 21


Começa na próxima sexta-feira (10/09), em São Paulo, o ciclo de palestras e debates Produção, distribuição e consumo cultural: A Indústria Cultural no Século 21, projeto do Ministério da Cultura (MinC), realizado pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A abertura acontece às 10h, com a palestra Redes sociais, internet e cultura digital, do professor Nestor García-Canclini.

O ciclo, que segue até novembro, é uma das iniciativas contempladas pelo Edital de Debates Presenciais do Programa Cultura e Pensamento 2009/2010, do MinC. O projeto é fruto de um trabalho conjunto da Escola da Cidade, com a Editora Hedra, o curador Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo (USP), e com os curadores associados, Afrânio Mendes Catani (USP) e Renato Gilioli (Universidade São Judas Tadeu).

Os encontros semanais acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, são gratuitos e contarão com a presença de profissionais de várias áreas do conhecimento, entre eles, o músico e ensaísta José Miguel Wisnik, o filósofo Vladimir Sáfatle, o antropólogo argentino radicado no México Nestor Canclini, o ensaísta alemão Robert Kurz e outros, que participarão do debate discutindo o tema da indústria cultural a partir de suas perspectivas particulares.

Ao longo dos encontros serão destacadas, ainda, as mudanças nas esferas da produção, da distribuição e do consumo cultural na contemporaneidade, os possíveis desdobramentos culturais, sociais e históricos desses campos no século 21 e as implicações para a atuação dos diversos agentes e dos formuladores e executores de políticas culturais.

SERVIÇO
Local: Auditório da Aliança Francesa – Rua General Jardim, n. 182 (próximo ao Metrô República) – São Paulo/SP
Data da abertura: Sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Horário:10h
Informações: www.escoladacidade.edu.br
Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
SETEMBRO
15/09 – Palestra: Mídia, Marketing, Difusão – VENÍCIO ARTUR DE LIMA

22/09 – Palestra: Mídia, dimensões conscientes e inconscientes da publicidade – VLADIMIR SAFATLE

OUTUBRO
04/10 – Encontro extra (segunda-feira – 20h00 – a confirmar) – Palestra Multiculturalismo e crítica literária SILVIANO SANTIAGO

13/10 – Palestra: Entretenimento e consumismo – GABRIEL COHN

20/10 – Palestra: Cultura popular/ cultura erudita na música brasileira – JOSÉ MIGUEL WISNIK

NOVEMBRO
10/11 – Palestra: Cinema e cultura de massas – CLÁUDIO ASSIS

17/11 – Palestra: Atualidade dos conceitos de Adorno e Horkheimer – ROBERT KURZ

Inscrições com desconto são prorrogadas para Unomarketing 2010

Estão prorrogadas até 15 de setembro (quarta-feira) as inscrições com desconto para o Seminário Unomarketing - Comunicação Consciente e para o Fórum de Empreendedorismo Social. O participante que se inscrever neste período terá 8% de desconto. Após essa data, o valor será integral.

As inscrições podem ser feitas para os dois dias do seminário (R$ 736,00) ou para apenas um dia (R$ 404,80). Já o Fórum custa R$ 138,00. Esses valores já estão com 8% de desconto. Associados de organizações apoiadoras do evento, ONGs e estudantes possuem condições diferenciadas.

O pagamento pode ser feito de duas formas: por cartão de crédito (Visa), com a possibilidade de parcelamento sem juros em até três vezes e via boleto bancário.

Para mais informações, acesse o portal: www.unomarketing.com.br.

Serviço
Feira e Seminário Unomarketing

Comunicação Consciente e Fórum de Empreendedorismo Social
Data: 28 a 30 de setembro de 2010
Horário: das 9h às 19h
Local: Fecomercio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - São Paulo – SP)

Renata Germani é a nova produtora gráfica da QG Propaganda

A agência especializada no processo de construção de marcas - QG Propaganda - anuncia seu mais novo integrante: Renata Germani. A nova profissional ocupará o cargo de produtora gráfica, e ficará responsável por atender clientes como Hipermercados Big, AM/PM Ipiranga, Arroz Tio João, Massas e Biscoitos Isabela, Rossi Residencial e Sinoscar.

Renata acredita que sua visão e criatividade na área de design serão seus grandes diferenciais para contribuir para o crescimento da agência. Ela já atuou em empresas como Escala Comunicação e Marketing, Gad Design e São Jorge Comunicação. “A Renata vem complementar o atendimento da QG Propaganda, integrando uma equipe dedicada a identificar e gerar oportunidades de negócios para nossos clientes. Entre outras atribuições, ela terá o papel de estimular o uso de novas técnicas de produção gráfica”, afirma João Paulo Dias, diretor regional da QG Propaganda.

QG Propaganda
Há 18 anos no mercado, a QG Propaganda traz em seu DNA atitude e aptidão para desenvolver projetos de comunicação totalmente orientados para resultados. Comandada por Paulo Zoega, a empresa foi incorporada ao Grupo Talent em 1998, mas mantém sua própria identidade.

Com uma equipe multidisciplinar formada por 110 colaboradores, a agência é especializada em campanhas de comunicação integrada. Para isso, atua em propaganda, internet, merchandising e alinhamento de comunicação das marcas nos diversos pontos de contato com o consumidor: ações below the line, de trade marketing, relacionamento e promoção.

Desde o começo deste ano, a QG conta também com o QG Retail Lab, Núcleo de Inteligência de Varejo, uma espécie de laboratório que investiga as principais tendências do mercado e estimula a circulação de novas idéias. Sempre com foco no segmento de varejo, o núcleo abastece um blog com notícias pitorescas do setor e organiza eventos mensais com nomes de peso para discutir o tema inovação. www.qgretail.blogspot.com

Presente em São Paulo, Porto Alegre e Recife, a QG atende a clientes de diversas cidades e diferentes segmentos. Em seu portfólio estão marcas como Walmart, Ovomaltine, Rossi, Mackenzie, Meio & Mensagem, Jequiti, Arroz Tio João, Adria, Isabela, Serasa Experian, Monsanto Imagine, Big, Dicico, Mapfre, Ipiranga, Sinoscar e Semp Toshiba. Para mais informações, visite www.qg.com.br

A Origem das Corporações


Lançado no Brasil pela editora Campus-Elsevier, o livro A origem das corporações apresenta o papel do empreendedor em um contexto histórico que fornece evidências convincentes de que o empreendedorismo é fundamental para o crescimento econômico e para o sucesso da atividade empresarial no mundo moderno.

A obra é uma crônica de extensa história dos empreendimentos econômicos na Mesopotâmia e no império neobabilônico; leva o leitor através do Oriente Médio islâmico; esmiúça a história das atividades econômicas na China, no Japão e na Índia colonial; e descreve o papel vital dos empreendedores na Europa e nos Estados Unidos, desde a Idade Média até a atualidade.

Pela primeira vez na história, estão reunidos em um único livro importantes historiadores da economia com a tarefa de estudar o papel dos empreendedores na sociedade. Examinando influências sociais e institucionais de um ponto de vista histórico, cada capítulo analisa o empreendedorismo durante determinado período, numa importante localização geográfica. Só a história, ao que parece, acena para a possibilidade de obter provas para sua verificação ou rejeição.

“A importância da História para a compreensão do empreendedorismo não deve ser subestimada. É ao longo da história que vemos o poder, a flexibilidade e a complexidade desse fenômeno. Conquistamos uma compreensão maior da natureza mutável da atividade empreendedora ao longo do tempo. Aprendemos mais a respeito da complexa rede de influências sociais e institucionais sobre o empreendedorismo e desenvolvemos uma consciência maior do impacto do empreendedorismo ao longo do tempo, sobre as pessoas e a sociedade como um todo”, afirmam os autores.

O trabalho apresentado em A Origem das Corporações mostra não apenas a persistência da atividade empresarial ao longo da história, mas também as mudanças que esta sofreu com o tempo e seu papel nas transformações econômicas e no crescimento geral, oferecendo numerosos exemplos e fatos do passado que deixam lições para a promoção e a realização bem sucedida do empreendedorismo em nosso tempo como meio de contribuir para o bem estar da sociedade. E também traça um quadro definitivo para todos os que buscam o papel da inovação em nosso mundo.

EDITORA CAMPUS- ELSEVIER
Categoria: Educação / Referência – Sociedade e Política
Formato: 16x23 cm
Páginas: 656
Preço: R$ 149,00

Jack William Baumol é professor de economia e diretor acadêmico da Universidade de Nova York e professor emérito da Universidade de Princeton.

David S. Landes é um professor emérito de economia na Universidade de Harvard e professor aposentado de história na Universidade George Washington. É o autor de Revolução no tempo, O Prometeu Acorrentado, A Riqueza e a Pobreza das Nações e Dinastias

Joel Mokyr é professor e especialista em história econômica da Europa.

Nova campanha Anador



A nova campanha iniciada em formato de teaser nos últimos dias para ANADOR, uma das marcas mais famosas do mercado, busca reforçar o novo posicionamento da marca “ação rápida contra a dor de cabeça” e aproximá-la do público mais jovem. Criada pela agência Grïngo, o tema “dor de cabeça" é abordado de maneira impactante, com objetivo de mudar a percepção do consumidor sobre o produto.

Durante a 2ª quinzena de agosto, estranhos capacetes foram vistos na cabeça de pessoas que circulavam em várias cidades do Brasil. A notícia correu a internet e pôde ser vista nos sites de busca, nas páginas de blogueiros e redes sociais. O site www.blockpain.com.br mantinha o suspense, antecipava a chegada da novidade e solicitava o cadastramento dos interessados. A partir do início de setembro o mistério será revelado.

“É uma campanha que começa a expressar a nova cara de ANADOR: mais jovem e antenada com a realidade atual. A campanha resgata de maneira divertida a força desta marca que é tão brasileira, tão popular”, diz Rodrigo Kurata, gerente de produto da marca.

O protagonista da estória é BLOCKPAIN, um capacete que anuncia ser muito melhor que ANADOR no alívio da dor de cabeça. O pseudo-concorrente se apresenta em sete modelos que aparecem em diversas situações do dia-a-dia (no escritório, no trânsito, em casa, e até nos momentos de lazer), cada um com vários acessórios divertidos, mas de eficácia “duvidosa”. Em resposta às promessas vazias do novo “concorrente”, ANADOR reafirma-se como a solução simples e confiável no alívio da dor de cabeça para que as pessoas possam manter seu ritmo: “Contra dor de cabeça, não inventa. ANADOR!”.


“A idéia criativa é inteligente e inusitada. Seu formato diferenciado é provocador, envolvente e quebra a mesmice da comunicação da categoria. A campanha tem apoio da TV e do rádio, mas seu coração é a WEB, território ainda pouco explorado pela maioria das marcas de analgésicos”, explica Ricardo Amorim, gerente de grupo da Boehringer Ingelheim.

“Para sair do lugar comum, pensamos em uma contra-campanha. Ou seja, anunciamos um produto fictício e suas promessas sem fundamento, para reafirmar Anador como uma solução prática e óbvia contra a dor de cabeça.” acrescenta Fernanda Jesus, sócia da Gringo.

Filme
O filme de 30 segundos, que estreou no dia 05 de setembro, começa com uma vinheta do capacete Blockpain com a assinatura: “Muito melhor que Anador!”. Na sequência, ao estilo dos canais de televendas, um apresentador-cientista passeia por cenários que exemplificam o uso dos capacetes com personagens mostrando os “magníficos” acessórios que, na teoria, contribuem com o fim da dor de cabeça do usuário. As demonstrações de Blockpain são feitas no escritório, no lar, na hora do rush e até nos momentos de lazer.

De repente, a cena é cortada como se a TV tivesse saído do ar e uma vinheta leve e harmoniosa, que apresenta o pack e o logo de Anador, traz a mensagem de resposta às promessas vazias do desafiante Blockpain acompanhados de uma locução: “Contra dor de cabeça, não inventa. ANADOR. Ação rápida contra a dor de cabeça!”.

FICHA TÉCNICA
Geral
Anunciante: Boehringer Ingelheim do Brasil
Produto: Anador
Direção de criação: Gringo
Direção de arte e redação: Gringo
Atendimento e Gerência de Projeto: Gringo
Mídia: Gringo e Adáblios
Aprovação cliente: Benni Boruchowski e Ricardo Amorim

Filme
Titulo Original: 'Blockpain Anador'
Duração: 30" e 15"
Agencia: Gringo
Produtora: Conspiração
Direção: Claudio Cinelli
Audio: Nova Onda
Protótipos: FIP Protótipos

Digital
Tecnologia e Programação: Gringo
Som: Chapot Rio Branco e Contraponto MT
3D: Mono e Terracota
Ativação e mídia social: Riot e Manjericão

A Abigraf São Paulo realiza palestra “Qual o futuro da Gráfica?”

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP) promove, no auditório da ABTG, no dia 14 de setembro (terça-feira), a partir das 8h30, a palestra “Qual o Futuro da Gráfica?”

O evento irá discutir o desempenho e perspectivas do setor gráfico para os próximos anos, em meio ao crescimento da mídia digital, redes sociais, e-books e outros aparatos de leitura. O objetivo é mostrar as projeções mundiais e brasileiras dessa indústria e como as novas tecnologias poderão ajudar a construir (ou destruir) novas oportunidades de negócios.

A palestra será ministrada por Hamilton Terni Costa, diretor geral da ANconsulting e ex-presidente da Abraform (Associação Brasileira da Indústria de Formulários) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). Terni Costa coordena também as ações da Podi na América Latina, uma comunidade internacional com foco na área digital. É ainda um dos coordenadores do curso de pós-graduação “Gestão Inovadora da Empresa Gráfica” na Escola Senai Theobaldo de Nigris.

O endereço do auditório da ABTG é rua Bresser, 2.315, na Mooca, em São Paulo.