20.10.10

Design Thinking


CEO e presidente da IDEO, uma das mais conceituadas empresas de design do mundo, Tim Brown lança no Brasil, pela Campus-Elsevier, o livro Design Thinking. Com uma abordagem centrada no aspecto humano, destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas, a obra ensina a usar a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades de inovação na vida pessoal, nos negócios e na carreira.

Os design thinkers se baseiam em rigorosas observações de como utilizar os espaços, bem como os objetos e os serviços que os ocupam; descobrem padrões onde os outros vêem complexidade e confusão; sintetizam novas idéias a partir de fragmentos aparentemente discrepantes; e convertem problemas em oportunidades.

Brown ressalta que a inovação seja poderosa, eficiente e amplamente acessível e que possa ser integrada a todos os aspectos dos negócios e da sociedade para que indivíduos e equipes utilizem esses recursos a fim de gerar idéias inovadoras que sejam implantadas e assim, façam a diferença.

“O design thinking começa com habilidades que designers têm aprendido ao longo de várias décadas, na busca da correspondência entre necessidades humanas e recursos técnicos disponíveis, considerando as restrições práticas dos negócios. Ao integrar o viável, os designers têm conseguido criar os produtos que usufruímos hoje. O design thinking representa o próximo passo, que é colocar essas ferramentas nas mãos de pessoas que talvez nunca tenham pensado em si mesmas como designers e aplicá-las a uma variedade muito mais ampla de problemas” afirma o autor.

É comum relacionar o termo inovação a algo avançado tecnologicamente. Mas inovação não é necessariamente sinônimo de novidade ou de tecnologia. É nesse ponto que encontramos um elemento que serve como divisor de águas entre o que é realmente inovador e o que constitui uma coisa passageira. Quando um produto ou serviço causa impacto na vida das pessoas e transforma para sempre a forma de viver e trabalhar, o valor da inovação é percebido.

Para inovar, uma empresa precisa ser capaz de mergulhar no universo do usuário e extrair valor através da descoberta de barreiras de utilização, necessidades e desejos não revelados pelas pesquisas tradicionais de marketing.

O livro tem dois objetivos. O primeiro é convencer o leitor de que os métodos e as habilidades desenvolvidas pelos designers, ao longo de muitas décadas, podem e devem ser usados para resolver os problemas mais importantes e mais desafiadores. O segundo é persuadi-lo, independentemente de sua profissão, ou da função que desempenha, de que o design thinking pode ser aplicado aos desafios de negócios que todos enfrentam todos os dias.

EDITORA CAMPUS- ELSEVIER
Categoria: Profissional Negócios – Estratégia
Formato: 16x23 cm
Páginas: 272
Preço: R$ 69,90

Tim Brown é CEO e presidente da IDEO, empresa focada em gerar inovação e crescimento para os negócios mais inovadores do mundo, assim como para órgãos governamentais, educacionais, setores de saúde e social. Ele também é consultor de executivos seniores e conselhos de empresas da Fortune 100, tendo como clientes Microsoft, PepsiCo e Procter & Gamble.

Bastidores da nova campanha de Clear estrelada por Carolina Dieckmann



O programa Avesso dessa semana mostra os bastidores da nova campanha da agência Borghierh/Lowe do shampoo Clear. Em entrevista para o Programa Avesso, Paula Teixeira Lopes, Gerente de Marketing da Clear fala sobre os valores atribuídos para essa campanha. Segundo Paula, “É uma nova campanha com a Carolina Dieckmann. Nós queríamos fazer uma campanha com uma superprodução, com valores altamente sofisticados e que tivesse uma grande celebridade aqui no Brasil”.

Em entrevista concedida a equipe do Avesso, a Diretora de Arte da Borghierh/ Lowe, Marta Matui, nos conta um pouco sobre a campanha, “a Carolina Dieckmann foi escolhida para ser a mulher que vai simbolizar a marca, ou seja, que cuida do couro cabeludo de uma maneira a nunca vir a ter caspas”. As filmagens aconteceram no Rio de Janeiro e a produtora responsável foi a Margarida Flores e Filmes. Segundo Antonio Carlos Accioly, Sócio-Diretor da Margarida Filmes, “Estamos usando lentes mais luminosas possíveis. É um filme que tem muito trabalho de luz. É um trabalho que é muito complicado de fazer, que é filmar cabelo”.

Para a melhor aparência e movimento dos cabelos de Carolina nas filmagens foi chamada Serena Radaelli, uma famosa hair stylist italiana que já trabalhou com diversas estrelas de cinema em Hollywood. Nossa equipe também conversou com Carolina Dieckmann que nos conta como foi o processo de filmagem, “A Serena me ajudou muito aqui. Ela sabe tudo! Sabe como a mão deve estar e o movimento que devo fazer”.

Para passar toda a sensação de tecnologia do produto e também o posicionamento ideal da marca, que é o de cuidado com o couro cabeludo, porém com status e glamour do universo da beleza, o programa Avesso mostra os bastidores desta pós-produção, para expressar da melhor maneira os conceitos da campanha para seu público-alvo.

Confira todas as curiosidades e os bastidores dessa campanha de Clear, no programa Avesso http://www.youtube.com/watch?v=amRLwq315Es

Azeite Gallo apresenta primeira campanha criada pela AlmapBBDO



Está no ar o comercial “Lenda”, a primeira campanha desenvolvida pela AlmapBBDO para o Azeite Gallo,  com quem começou a trabalhar em agosto de 2010. Com este trabalho, a marca dá início a uma nova fase de sua comunicação. Encantador, de produção primorosa, o comercial foi inteiramente filmado na região de Monsanto, em Portugal, com atuação dos próprios moradores dos vilarejos. Ele cria a lenda que deu origem ao nome do azeite e, por meio dela, sua história e o cuidado ao produzi-lo com a escolha dos melhores frutos das oliveiras portuguesas, selecionados com critérios baseados no conhecimento acumulado em tantos anos de experiência. A assinatura da campanha é: “Gallo. Uma marca que só o tempo constrói”.

O filme relata uma lenda sobre um vilarejo onde o galo cantava à meia-noite. Era um lugar com oliveiras enormes para onde os viajantes iam em busca de uma riqueza desconhecida. Um local que produzia um líquido mágico, que é o azeite. Enquanto o locutor conta, em off, a história mágica, surgem cenas de beleza e delicadeza, em que os personagens colhem os frutos das oliveiras, moem as azeitonas e experimentam o azeite. Viajantes a cavalo ou em charretes percorrem as estradas em direção ao vilarejo. Ao final, reúnem-se numa grande mesa ao redor da qual fazem uma refeição regada com Azeite Gallo.

A criação do filme é de Pernil, Andre Gola, Sophie Schoenburg e Vico Benevides, com direção de criação de Marcello Serpa e Luiz Sanches. A direção é de João Nuno, da Garage, produtora portuguesa. Monsanto, o cenário escolhido para a produção do comercial “Lenda”, é conhecida como a "aldeia mais portuguesa de Portugal". Suas casas são de pedra, com pequenos quintais e hortas. Ao seu redor, há inúmeros vilarejos e plantações de oliveiras. Para manter a fidelidade às características físicas e às expressões dos habitantes da região, os próprios moradores destas vilas são os atores do filme “Lenda”. As cenas foram feitas nas plantações de oliveiras, casas e moendas de Monsanto, em dois dias de trabalho. Um dos meninos que aparece no comercial dormindo, inclusive, pegou realmente no sono antes de entrar em cena e foi colocado na cama sem que acordasse.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Azeite Gallo
Título: Lenda
Produto: Azeite Gallo
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Criação: Pernil, Sophie Schoenburg, Vico Benevides, André Gola
Produtora: Garage Filmes
Direção: João Nuno
Rtvc:  Vera Jacinto, Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Manuel Farina (Indigo)
Montador / Editor:  Marco Miguel
Finalizadora: Ingreme
Atendimento: Oscar Ferreira, Carol Derra e Flávia Latorre
Planejamento: Cintia Gonçalves e Daniel Arthur Machado
Mídia: Carla Durighetto, Janaina Soares e Peterson Fernandes
Aprovação: Pedro Cruz, Ines Paco e Daniel Martins