28.7.10

20º Fórum de Debates da APP movimenta discussão sobre Mídias Sociais


O 20º Fórum de Debates promovido pela APP, Associação dos Profissionais de Propaganda, uma das mais tradicionais associações de publicitários da América do Sul, foi um sucesso. Além do público que lotou ontem o auditório do Grupo de Mídia em São Paulo, o evento foi transmitido em tempo real pela internet para APP/Ribeirão Preto, APP/Taubaté, APP/Londrina, APP/Sorocaba, APP/Bauru, Instituto Metodista, Associação Riograndense de Propaganda e Grupo de Mídia do Rio Grande Sul, contando com público virtual de aproximadamente 400 pessoas.

Com o tema “Midias Sociais: o começo ou o fim da mídia”, participaram da mesa de discussão Jorge Dib, Diretor de Negócios do Google; Cris Rother, Diretora Executiva do Ibope Nielsen Online; Brenda Fucuta, Diretora do Núcleo de Comportamento Feminino da Editora Abril; Felipe Santos, Diretor de Mídia Digital da agência Africa e Membro da Divisão de Comunicação do Grupo de Mídia e o consultor Maurício Tortosa.

De acordo com os palestrantes, as mídias sociais não vão trazer o fim da mídia tradicional, porém concordam que já existem mudanças significativas, principalmente na relação que se tornou uma via de mão dupla.

Outra conclusão do evento foi que não há um formato estabelecido de como as marcas devem se portar nas mídias sociais, porém é importante haver estrutura e planejamento, dentro do perfil da rede, capaz de atender as expectativas de seus membros.

Destacamos algumas afirmações dos debatedores convidados, postadas durante o fórum no perfil da APP Brasil no Twitter (www.twitter.com/appbrasil):

• “53% das pessoas se sentem pressionadas com a quantidade de informações disponibilizadas na internet" - Cris Rotter

• “81% das pessoas se importam mais com a qualidade da informação do que onde ela foi encontrada" - Cris Rotter

• "O mais importante é o comportamento das pessoas com relação à internet e não à plataforma disposta" - Cris Rotter

• "As redes sociais são como vitrines onde as marcas podem ser apedrejadas" - Felipe Santos

• "A classe C e D quer se conectar com a sua comunidade e não com o mundo como as classes A e B" - Felipe Santos

• "O grande desafio é trazer a informação que está dispersa mais perto de você" - Felipe Santos

• "A mídia com a internet deixou de ser uma via de mão única" - Jorge Dib

• "As agências precisam identificar a relevância das mensagens utilizadas na rede social para os seus clientes" - Mauricio Tortosa

• "As pessoas devem exercer com responsabilidade o poder que elas têm na internet" - Jorge Dib

• "Hoje em dia qualquer pessoa pode produzir conteúdo" - Jorge Dib

• "Se você tem uma conta no Facebook, você trabalha para o Facebook" - Mauricio Tortosa

• "Hoje as pessoas se irritam quando não encontram o que procuram no Google" -Maurício Tortosa

• "75% do tráfego do Twitter provem dos celulares" - Maurício Tortosa

• "As agências terão que ser mais proativas. Não gerou buzz nas redes sociais, muda a estratégia" - Maurício Tortosa

• "Campanhas na internet são um processo contínuo. A conversa com o consumidor continua sempre" - Maurício Tortosa

• "É o fim de um processo e o começo de um novo. Ações na rede social geram impacto sobre a marca" - Maurício Tortosa

Sobre a APP
A APP foi fundada em 29 de setembro de 1937 como Associação Paulista de Propaganda, tendo o poeta e publicitário Orígenes Lessa como primeiro presidente. Em 1989 foi rebatizada como Associação dos Profissionais de Propaganda, insígnia que mantém até hoje. A entidade surgiu da necessidade da atividade publicitária ter uma voz que não se calasse diante de temas e desafios do negócio publicitário e do profissional que atua na indústria da comunicação. Congrega os profissionais dos mais variados segmentos da publicidade nacional, estejam eles entre anunciantes, nas agências, nos veículos ou nas empresas fornecedoras de serviços, todos participando ativamente do desenvolvimento sócio-econômico e profissional do Brasil, especialmente no que diz respeito ao crescimento e contínua modernização das atividades produtivas, comerciais e de serviços. Em sua longa existência, a APP vem ajudando a fazer da propaganda uma das atividades profissionais de maior expressividade em nosso País e oferecendo para toda a América Latina preciosas colaborações técnicas, profissionalizantes e de desenvolvimento ético da profissão.

Cerveja Antarctica lança Comercial sem Fim na Web


Criado pela AlmapBBDO especialmente para destacar o quanto é bom estar com os amigos e se divertir com a BOA, o filme mostra dois rapazes se divertindo num bar diante de uma Antarctica gelada, quando um dos integrantes vê que a camisa do outro está manchada. O amigo se levanta e vai até a pia para limpá-la. Só que no caminho encontra a geladeira de Antarctica. E é desta forma que o roteiro continua infinito.

Quem quiser assistir e se divertir com o filme deve clicar neste link:
www.comercialsemfim.com.br

A criação do Comercial Sem Fim é de Gustavo Sarkis e Renato Fernandez, com direção de criação de Dulcídio Caldeira e Luiz Sanches. A direção é de Clovis Mello, da Cine. E a finalizadora é a Digital 21.

Além de se divertir com ele, o internauta pode compartilhá-lo com os amigos através do Twitter, Facebook e Orkut, e transformá-lo em screensaver.

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: AmBev
Título: Comercial Sem Fim
Produto: Antarctica
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches,
Criação: Gustavo Sarkis, Renato Fernandez
Produtora:Cine
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Cláudio Leone
Diretor de Tecnologia: João Lopes
Programador: Yves Apsy
Rtvc: Vera Jacinto
Trilha / Locutor: Sax So Funny
Montador / Editor: João Branco, Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Fernao Cosi, Alessandro Zanetti,Richard Magrath, Manuela Velloso, Kamila Signorelli, Yoshiko Saito
Planejamento: Cintia Gonçalves, Paulo Coelho, Diego Selistre, Rafael Lavor
Mídia: Ricardo Medeiros, Tamara Cortez, Leandro Fonseca
Aprovação: Thiago Zanettini, Felipe Ambra, Isabella Coelho

Tigre investe em nova linha de anúncios


A Tigre, líder no mercado brasileiro de tubos e conexões e em diversos países da América Latina, amplia seus investimentos em uma nova linha de anúncios direcionadas para revistas especializadas, como parte da campanha publicitária “Quem Não Sabe Dança”.

Criadas pela agência Quadra, as peças terão imagens dos mesmos personagens dos comerciais da marca que passam por situações inusitadas e divertidas. Em um dos anúncios, por exemplo, um instalador hidráulico que não usou a Linha Aquatherm, tenta inventar outra forma de tomar um banho quente, utilizando uma chaleira como chuveiro.

“A nova campanha de anúncios segue o planejamento de unificar a comunicação da Tigre em todos os meios”, explica Guilhermo Bressane, gerente de Marketing Corporativo da Tigre.

Os produtos da Campanha são Quadros Sistema VDI (Voz, Dados e Imagem), que abriga e organiza fios e conexões para telefone, TV e internet e Aquatherm, o sistema de tubos e conexões mais fácil, seguro e econômico para ter água quente nas residências.

“A comunicação com o trade e especificadores ficou mais intensificada. A linguagem irreverente, característica dos nossos comerciais, foi utilizada criativamente nos anúncios. Dessa forma, nos apropriamos de todo o recall dos comerciais, fortalecendo ainda mais a nossa mensagem com o público”, completa Bressane.

Ficha Técnica
Agência: Quadra Comunicação
Cliente: Tigre Tubos e Conexões
Criação: Heber Coimbra, Jaisson Pepes e Marton Santos
Direção de Criação: Jaisson Pepes
Ilustração 3D: Felipe Queiroz (Quadro Sistemas VDI) e Rodrigo Bonsi (Aquatherm)
Fotógrafo: Alexandre Salgado da Artlux
Arte-Final: Robson Martins
Coordenação: Cleusa Luiz
Produção: Claudia Oliveira
Mídia: Suedis Costa
Atendimento: Daniel Silva
Aprovação: Giancarlo Minoietti, Guilhermo Bressane, Natalie Douat e Camila Broering

Novidades na Routerβ


A Routerβ, agência de marketing promocional e digital, acaba de reforçar a sua equipe com a contratação de dezesseis profissionais, para acompanhar o crescimento da empresa. Para a área de criação, chegaram Fernando Lopes, Chan Tong Yan e Liz Meira. Will Soares e Jasiel Macedo incrementam o departamento de Produção online.

Na Produção, mais quatro profissionais se juntaram à equipe: Caroline Zílio, Lilian Cavalcanti, Shirlei Salomão e Katia Félix. Já Fernando Avellar, Dayse Rocha e Helder Emerenciano, atuam, respectivamente, nas áreas de Planejamento, Mídias Sociais e Financeiro. Por fim, Camila Souza, Raquel Marques, Rafael Grou e Andréa Petrin completam o time da Routerβ na área de Atendimento.

Sobre a Routerβ
A Routerβ (www.routerbeta.com.br), agência de marketing promocional e digital, tem como sócios Daniel Prianti, Bruno Dollo, Robin Taffin e Thomaz Krause. Através da ferramenta Trendtech, idealizada e desenvolvida internamente, a Routerβ une conhecimentos de comunicação e marcas com constante análise de tendências e novas tecnologias. O resultado está em ações de ativação e interatividade integradas entre off-line e on-line. Natura, Sony, Bacardi, Claro, Rossi e Santander integram sua carteira de clientes.