5.5.09

Marca Brasil se consolida no mercado internacional



Pela primeira vez na história da sua promoção turística internacional o Brasil possui uma identidade visual perene, que representa o turismo brasileiro e posiciona o País competitivamente no exterior. Trata-se da Marca Brasil, que acaba de completar quatro anos de criação e utilização.

Considerada um dos primeiros resultados do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, a Marca Brasil nasceu a partir de uma concorrência nacional vencida pelo designer Kiko Farkas. Suas cores foram escolhidas a partir da opinião de turistas estrangeiros que, por meio de pesquisa, indicaram a sua visão do Brasil: o verde, que reflete as florestas; amarelo, que ilustra o sol e luminosidade; o vermelho e laranja, relacionados às festas populares; o azul do céu e da água; e por fim, o branco, para as manifestações religiosas.

“O resultado foi uma marca criada para ser a identidade internacional do turismo e dos principais produtos de exportação do Brasil, multicolorida e sinuosa, que reflete aspectos como alegria, luminosidade e modernidade, e hoje, está inserida no mercado turístico internacional, junto a países pioneiros, como é o caso da Espanha, que criou seu símbolo em 1983”, explica o diretor de Marketing da Embratur, Walter Vasconcelos.

Para o consultor internacional do Plano Aquarela, Josep Chias, a marca, no momento da sua criação, já mostrou o jeito brasileiro e a diversidade que o País oferece. “A Marca Brasil é atemporal, versátil e já esta consolidada como uma das melhores do mundo”, avalia.

Ao longo desses quatro anos de existência, empresas de turismo como a CVC, e companhias aéreas como Varig e TAM, aderiram à marca. Entre as empresas que utilizaram a Marca Brasil em seus produtos para exportação, destacam-se a Grendene, Nestlé, Rosa Chá, Penalty e Matte Leão.

A marca fez parte da campanha “We do it different”, promovida pela Apex-Brasil para ressaltar os diferenciais dos produtos brasileiros, durante a Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. No mesmo ano, o símbolo teve grande exposição nacional ao fazer parte do desfile da escola de samba Portela, que levou à Sapucaí o samba-enredo “Brasil, marca a tua cara e mostra para o mundo”, que contou a história do povo brasileiro.

Ao todo, a Marca Brasil contabiliza 1.545 solicitações de uso, e tem sido naturalmente expandida também para atributos de exportação do País. Dento das solicitações, 877 foram relacionadas diretamente a turismo, 310 a produtos e serviços e 309 a outros órgãos, como universidades, ONGs e empresas diversas.

Instituto Carrefour apresenta Paris sobre imagens de Walter Firmo



Para comemorar o Ano da França no Brasil, o Instituto Carrefour apresenta, até o dia 25 de maio, a exposição Paris Parada Sobre Imagens, do renomado fotógrafo Walter Firmo. A mostra exibe uma seleção de quinze fotografias - ampliadas no formato 0,80 m x 1,00 m - tiradas ao longo de mais de 20 anos, entre 1983 e 2007. Durante esse período, o fotógrafo já esteve na capital francesa por várias vezes, mas em 1999 viveu lá por seis meses consecutivos, o que lhe permitiu um outro olhar sobre a cidade. “Fagueiro como um pinto no lixo, vivi a reconhecê-la e verificá-la em seus cantos, ruas, avenidas, becos e artérias sem saídas, no afã em descobri-la na sua integridade pessoal e psicológica, isto é, verificando seus habitantes e sua paisagem”, diz Firmo.

A exposição permanecerá aberta ao público no Instituto Carrefour, em São Paulo, até o dia 25 de maio. A partir de junho, segue para as cidades de Recife, Rio de Janeiro e Curitiba. A entrada é gratuita

Nascido no Rio de Janeiro, em 1937, Walter Firmo inicia sua carreira aos vinte anos, como fotojornalista. Trabalha para importantes publicações, como as revistas Realidade, Manchete, Istoé e Jornal do Brasil, onde realiza uma série de cinco reportagens, “Cem dias na Amazônia de ninguém”, vencedora do Prêmio Esso de Fotojornalismo, em 1963.

Vencedor de muitos prêmios de fotografia e tendo sido o primeiro fotógrafo brasileiro a expor no MAM do Rio de Janeiro, Firmo passa a dedicar-se mais intensamente a seu trabalho autoral e a lecionar em respeitadas instituições, como a Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro.

Atualmente ministra workshops por todo o País e cursos regulares na Imã Foto Galeria, em São Paulo, colaborando de forma decisiva para a formação de novos profissionais da área, que têm o privilégio de serem orientados pelo dono de um olhar único e mundialmente respeitado.

Em março último, Walter Firmo lançou o livro Brasil – Imagens da Terra do Povo que reúne 260 fotos de pessoas de várias partes do país em seu cotidiano.

SERVIÇO:
Exposição Paris parada sobre imagens, de Walter Firmo
Data: 23 de abril para convidados. Aberta ao público de 24 de abril a 25 de maio de 2009
Horários: Segunda à sexta-feira: das 9h às 18h
Sábado: das 9h às 12h
Entrada: gratuita

Local: Instituto Carrefour
Rua Paul Valery, 255 (2ª portaria) - Granja Julieta
Informações e reservas pelos telefones:
(011) 5180-4622 ou 5180-4621

Exposição destaca obras de grandes fotógrafos brasileiros



No período de 9 de maio até 21 de junho, a CAIXA Cultural São Paulo terá uma programação voltada ao público que aprecia a arte visual, com a exposição “30 anos de fotografia”, coleção com 40 imagens do acervo pessoal da curadora e pesquisadora Rosely Nakagawa, e com a palestra sobre “Fotografia e Mercado”, que será proferida no dia 13 de junho, a partir das 19h, pela curadora ao lado do renomado fotógrafo Thomaz Farkas e da crítica de fotografia Simonetta Persichetti.

A exposição apresenta imagens que Rosely foi reunindo durante os 30 anos de sua trajetória profissional, desde a primeira, que foi presente de Mario Cravo Neto, uma foto em PB, até reunir um portfólio com 200 fotos, das quais selecionou 40, onde o destaque fica para o momento criador e o processo de elaboração de renomados fotógrafos brasileiros.



Entre eles, encontram-se Mario Cravo Neto, Thomaz Farkas, Cristiano Mascaro, Carlos Moreira, Luiz Braga, Lucia Guanaes. São profissionais que passaram pelos olhos de Rosely e juntos escolheram, selecionaram, dividiram, compartilharam o fazer imagético.

"Talvez, mais do que uma coleção, o que Rosely nos mostra seja uma coletânea, onde ficam evidentes os interesses e os gêneros de época. Um índice que nos permite ver, mesmo que não de forma cronológica e, muito menos didática, a transformação da estética fotográfica, um passeio pelos mais variados estilos. E mostra um panorama da história da fotografia brasileira, muito mais ligado à afeição, ao emocional do que a um discurso intelectualizado", declara Simonetta Persichetti.

Rosely é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com extensão em Museologia. Seu trabalho como curadora teve início na Galeria Fotóptica, no final da década de 70. “Acompanhar a produção e a realização do trabalho fotográfico, conviver com fotógrafos e acompanhá-los nas saídas fotográficas era, realmente, o que mais me motivava naquele trabalho”, destaca ela.

Na galeria, Rosely conheceu fotógrafos contemporâneos de Thomaz Farkas, como José Medeiros, Pierre Verger e Chico Albuquerque. Além dos que despontavam no cenário da fotografia nacional e internacional, como Sebastião Salgado e Alécio de Andrade.

Em 1986, começou a trabalhar de forma independente como coordenadora de mostras em museus e outras galerias. A partir daí não parou mais, foi curadora de diversos espaços culturais, a exemplo da Casa da Fotografia Fuji e do Espaço Senac Escola de Comunicação e Artes. Organizou dezenas de exposições de fotógrafos conceituados, assinou a edição e coordenações de diversos livros de imagens e participou de congressos no Brasil inteiro e no exterior. Hoje, coordena as mostras das galerias Fnac Brasil, com a proposta de mostrar a produção brasileira na sua diversidade e complexidade.

A mostra “30 anos de fotografia” é itinerante e irá percorrer, até o final do ano, outros espaços da CAIXA Cultural, situados nas cidades de São Paulo, Brasília e Salvador.

Fotógrafos participantes da mostra “30 anos de fotografia”
Arnaldo Pappalardo – São Paulo
Carlos Alberto Ebert – São Paulo
Carlos Moreira – São Paulo
Celso Oliveira – Rio de Janeiro
Clode Kubrusly – São Paulo
Cristiano Mascaro – São Paulo
Fernando Lemos – São Paulo
Guy Velloso – Belém
Ion de Freitas - São Paulo
João Musa – São Paulo
Joao Urban – Curitiba
Kenji Ota – São Paulo
Leonardo Crescenti – São Paulo
Lucia Guanaes – Salvador
Lucia Loeb – São Paulo
Luiz Braga – Belém
Luiz Carlos Felizardo – Porto Alegre
Manuel da Costa – Porto Alegre
Marcos Piffer – Santos
Mario Cravo Neto – Salvador
Nivia Uchoa – Juazeiro do Norte
Paula Sampaio – Belém
Pedro Lobo – Rio de Janeiro
Pedro Vasquez – Rio de Janeiro
Penna Prearo – São Paulo
Salete Goldfinger – São Paulo
Thomaz Farkas – São Paulo
Tiago Santana – Fortaleza


Exposição - “30 anos de fotografia”
Período: De 9/05 à 21/06
Local: CAIXA Cultural, São Paulo - Galeria D.Pedro II, Praça da Sé, 111
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Entrada: Franca
www.caixa.gov.br/caixacultural

ESPM lança Arenas ESPM

Com o objetivo de aliar as constantes mudanças nas agências de comunicação e das novas mídias disponíveis, a ESPM-SP reestruturou as agências internas e lança o "Arenas ESPM". Esse grande laboratório experimental – pioneiro no curso de graduação em Comunicação Social no Brasil – está dividido em cinco grandes áreas: promoção, propaganda, digital, som e imagem, e pesquisa. Esta última área atua por meio do blog identificador de tendências Newrônio, da ESPM Digital, e de um Núcleo de Pesquisas. Há também uma célula de produção de peças e conteúdos, além de contar com um núcleo para estudantes de Design, a fim de estabelecer convergência nas atuações.

O espaço é inspirado na estratégia de negócio “Arenas da Comunicação com o Mercado”, que se transformou em livro e retrata a gestão da comunicação, a partir dos diferentes setores da economia, como esporte, marketing digital, varejo, propaganda promocional, moda, entretenimento, e as grandes feiras, desenvolvido pelo professor Francisco Gracioso, nos modelos mais sofisticados de agências e hot shops. "É papel da escola buscar e antecipar formatos e tendências para que os alunos possam entrar no mercado sabendo trabalhar e, até mesmo, propor formatos diferenciados de atuação", afirma o prof. Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso. Segundo ele, esse formato também entrará em ação nas unidades da escola, localizadas no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

O trabalho, desenvolvido na agência, é voltado para os alunos, os quais são orientados por experientes professores com ampla atuação no mercado. A experiência somada pelos estudantes é a porta de entrada para o primeiro estágio. “O mercado está cada vez mais exigente e pede profissionais mais preparados. A proposta é contextualizar e prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho mais sofisticado”, explica o coordenador do Arenas ESPM, Matheus Marangoni.

Alunos que estagiaram na antiga Agência ESPM (hoje, Arenas ESPM) atualmente são profissionais reconhecidos pelo mercado e conquistaram importantes prêmios na área, entre os quais Cannes, Festival Universitário de Comunicação (FUC) e, recentemente, o Estagiário do Ano, promovido pelo CCSP (Clube de Criação de São Paulo). “Cerca de 80% dos alunos premiados em grandes festivais e concursos de criação tiveram a experiência do primeiro estágio na escola”, enfatizou Maria Matuck, responsável pelo Vitrine ESPM e pelo Plantão de Orientação de Portfólios.

Cerca de 1.200 alunos já passaram pela agência, e hoje trabalham em grandes agências de comunicação do país. Até dezembro de 2008, os processos seletivos aconteciam semestralmente, e apenas 40 alunos, eram recrutados. A partir de 2009, o número de vagas dobrou. Atualmente, 80 alunos dos cursos de graduação em Comunicação Social e Design, estagiam na agência.

Mais informações pelo site www.espm.br