3.6.09

África em Nós



A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lança a “Campanha Fotográfica África em Nós”, que convoca a população paulista a mostrar, por intermédio da fotografia, o que ela vê, sente e compreende sobre a presença e herança africana no nosso dia a dia. A fotografia- com qualquer câmera, e em qualquer formato- será o veículo desse registro que se propõe a descobrir (redescobrir), a grandiosidade e a importância da matriz africana em nossas vidas. A curadoria da campanha é do renomado fotógrafo Walter Firmo. A campanha conta ainda com a consultoria do Embaixador Alberto Costa e Silva e do renomado artista plástico Emanuel Araújo.

O tema da “Campanha Fotográfica África em Nós”, como o nome diz é a África, o “continente mãe”. Como perceber essa África? Quais são os sinais deixados, transformados, porém perceptíveis na cultura brasileira? Esses sinais estão próximos ou distantes? Pode-se percebê-los no nosso dia a dia, nos gestos, na fala, nos nomes das coisas, nos cabelos, na nossa pele e feição. Cada participante deve realizar sua foto mostrando como vê e sente esta África que existe perto de nós. É também um exercício de valorização da nossa grande diversidade cultural, pois esta “África em Nós” não está mais sozinha, ela esta misturada, transformada e refeita dentro da cultura nacional. Esta campanha fotográfica pretende fazer com que os participantes olhem para as suas origens, suas raízes, seu entorno e de alguma forma ajude a aprender a conviver com as diferenças de vivência, modos, estilos, jeitos, visões de mundo, lugares e pessoas, que formam a população do estado de São Paulo e do Brasil.

Evento:
Lançamento da Campanha Fotográfica "África em Nós"
Local: Museu Afro Brasil - Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque do Ibirapuera - Portão 10
Dia: 9 de junho - Terça-feira
Horário: 19h

Possibilidades



Um dos nomes mais expressivos da escultura brasileira, Lara Donatoni Matana, recém empossada com a cadeira número 2 da Academia Brasileira de Belas Artes, apresenta a mostra Possibilidades – uma forma de se ver a individualidade do ser humano. As mil possibilidades dos caminhos trilhados por cada ser humano. Para a mostra, composta por 17 painéis, Lara utiliza resíduos de madeiras reflorestadas que são certificadas e seus painéis, todos com formas geométricas e alguns em perspectiva, representam a realidade que vivemos.



As obras utilizam pigmentos naturais provenientes da Índia, variam 1,20 X 1,20m a 2,20m X 1,70m.

Galeria Lourdina Jean Rabieh, Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147, jardins, tel. 3062.7173, de 10 a 25 de junho, segunda a sexta, das 10hs às 19hs, sábado das 10hs às 14hs. Grátis.

Jum Nakao assina design de “Homens Caixa” da campanha de estreia de Kuat Eko

Kuat Eko lança sua primeira campanha publicitária, integrada por TV, rádio e Internet. A série de filmes “Exoesqueleto”, com os títulos “Engarrafamento”, “Escritório” e “Bronzeamento”, marca a estreia da comunicação. Criados pela agência Ogilvy & Mather Brasil, os vídeos abordam no conceito criativo o aspecto inovador que Kuat Eko trouxe ao segmento de refrigerantes do sabor guaraná, ao acrescentar o inédito toque de chá verde. A marca convida o consumidor a mudar sua forma de encarar o dia a dia, propondo um mundo mais leve e prazeroso, já que faz do mundo “Eko”, mais pop, natural e atraente para os jovens.



Para instigar o consumidor a lançar um novo olhar sobre situações que parecem se apresentar sempre da mesma forma, a campanha propõe em seu conceito criativo o rompimento com um mundo artificial, duro e estressante, abraçando um mundo mais Eko. E para materializar essa mensagem nos filmes, a campanha contou com a participação do diretor de arte e estilista Jum Nakao, que assina o design de criação dos “Homens Caixa”. O personagem representa cada pessoa confinada dentro de seus hábitos rotineiros. Nos três vídeos, ambientados em um mundo de “homens caixa”, os protagonistas se libertam de situações limitadoras, para um mundo mais “Eko”: gostoso e natural. O grito de liberdade é pontuado com uma versão da clássica “I Want to Break Free”, do Queen, seguida da locução que destaca o conceito da campanha: “Você mudou para melhor. Só faltava seu guaraná”. Na sequência, o jovem pede um Kuat Eko em um bar, antes do desfecho com a assinatura: “É natural se renovar”.



“A proposta de romper com formatos e mudar é comigo mesmo. Para os personagens, pensei inicialmente em como criar uma linguagem contemporânea e jovem. Daí percebi a potencialidade dos toy arts e da construção simples para inspirar as pessoas a pensar em ‘eu posso’: posso fazer um filme com esta cara, posso criar meus próprios personagens, posso mudar, posso agir, posso criar. Este trabalho todo é fruto de um esforço e dedicação de uma equipe muito grande”, comenta Jum Nakao.



Engarrafamento - No filme “Engarrafamento”, o “Homem Caixa” protagonista vivencia uma situação de estresse tipicamente urbana. Aprisionado em seu carro, sofre em meio às buzinas de um irritante engarrafamento, cercado por outros “homens caixa”. Mas, de repente, o rapaz se liberta das limitações daquele mundo hostil e rompe a sua própria caixa, encontrando uma solução criativa para aquela situação: ao avistar um bicicletário, ele abandona o carro e continua o percurso de bicicleta, deixando para trás o engarrafamento e toda aquela confusão.

Escritório - Em “Escritório”, o cenário entediante de um ambiente de trabalho pouco criativo aprisiona as pessoas em suas caixas. Inspirado em um papel de parede da tela do computador que simula um aquário, o jovem rompe sua identidade de “Homem Caixa” com uma roupa de mergulhador, abandonando aquele ambiente.

Bronzeamento - Já em “Bronzeamento”, o “Homem Caixa” abandona uma sessão de bronzeamento artificial e, com cadeira e guarda-sol nas mãos, vai pegar uma cor de uma forma mais natural, na praia.

Ainda na TV, a campanha contará com inserções no programa “Quinta Categoria” com Marcos Mion, da MTV.

“A campanha sintetiza muito bem o conceito da renovação proposto por Kuat Eko, convidando as pessoas a uma vida mais leve e natural. A campanha instiga o consumidor a buscar sempre um olhar diferente sobre coisas que aparentemente nunca mudam, como o cotidiano entediante de um escritório, questiona o aspecto artificial que muitas vezes cerca a vida moderna, caso do filme do bronzeamento, e mostra também, com o exemplo da troca do automóvel pela bicicleta em uma grande cidade, como a sustentabilidade é um caminho viável para construirmos um mundo mais interessante para todos”, comenta Andrea Mota, diretora de Marketing da Coca-Cola Brasil.

Web - Na internet, Kuat Eko dá dicas no Twitter sobre como colaborar para um mundo mais leve e natural. Para disseminar mais conhecimento sobre o tema da sustentabilidade, o site de Kuat Eko (www.kuateko.com.br) apresenta dicas diárias sobre renovação e sustentabilidade, que orientam os jovens sobre como reduzir os impactos ambientais por meio de pequenas atitudes em seu dia a dia. Outra iniciativa da marca é o Disk Eko, uma central telefônica que também disponibiliza esse conteúdo ao consumidor.

Inovação - Lançado em fevereiro de 2009, Kuat Eko renovou o jeito dos consumidores beberem guaraná no Brasil, estabelecendo um conceito inovador na categoria ao combinar o sabor do guaraná com a naturalidade do chá verde. Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Coca-Cola Brasil, no Rio de Janeiro, Kuat Eko antecipou os anseios do consumidor, que buscava uma bebida saborosa e mais leve. Além disso, o produto é zero açúcar. Kuat Eko, que completa a linha já composta pelas versões regular e Zero, foi desenvolvido para desempenhar o papel de uma bebida revigorante, destinada para aqueles momentos em que o consumidor precisa se renovar.

Publicidade sustentável - A proposta de Kuat Eko é trazer não apenas uma nova opção de bebida, mas também renovar a forma como seu público, jovens de 18 a 35 anos, se relaciona com o meio ambiente. Coerente com o conceito da marca, todo o material de divulgação em pontos de venda é fabricado com materiais sustentáveis: papéis com certificado FSC (Forest Stewardship Concil – Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), pet e polipropileno reciclados, além de folhetos de divulgação feitos com um papel inovador, que traz sementes prensadas em sua estrutura e pode ser “plantado”. Essa iniciativa de Kuat Eko provocou um movimento nos fornecedores da Coca-Cola Brasil em busca de materiais sustentáveis e certificações, criando efeitos positivos em toda a cadeia de compras.

Ficha Técnica - filmes:
Cliente - Coca-Cola Brasil
Agência - Ogilvy & Mather
Produto – Kuat Eko
Título – “Exoesqueleto: Engarrafamento, Escritório e Bronzeamento”
VP Nacional de criação - Anselmo Ramos
Direção de criação - Matheus Pizão
Criação - Matheus Pizão, Marcelo Lima, Fernando Reis, Luiz Henrique
Coutinho, Rogério Martins, Alexandre Fernandes, Pedro Coelho,Gabriel Moura,
Angelo Teixeira.
RTVC - Nana Bittencourt, Patricia Côrtes, Henrique Gomes
Produtora - Margarida Flores e Filmes
Direção - Carlão Busato
Produtores - Marily Raphul e Antonio Carlos Accioly
Produção Executiva - Lara Marujo
Atendimento - Juliana Silleman
Finalização - Ilegal FX
Produtora de Trilha - Dr.DD
Atendimento - Luis Carlos Franco, Ana Paula Perdigão, Claudia Bastos,
Gabriela Malta
Aprovação cliente - Jonathan Lawlor, Luciana Feres, Andrea Mota, Gian Martinez, Marry Zerk, Marina Rocha, Paloma Azulay, Flavia Gama

Links para os vídeos no youtube:
Engarrafamento: http://www.youtube.com/watch?v=FU3sp4WjMBA
Escritório: http://www.youtube.com/watch?v=FJr1cO20UXw
Bronzeamento: http://www.youtube.com/watch?v=ZErGvhzWhII

Embalagens
Kuat Eko está disponível ao consumidor em latas de 350 ml e garrafas PET de 2L. Em algumas regiões, o refrigerante também está disponível em garrafas de 1L, 1,5L, 500 ml ou 600ml.

As embalagens de Kuat Eko trazem a mensagem de incentivo à reciclagem: “Renove seu mundo. Comece reciclando esta lata. Saiba mais em: www..kuateko.com.br.” ou “Renove seu mundo. Comece reciclando esta garrafa. Saiba mais em: www.kuateko.com.br.”

Marca Kuat
Kuat é o refrigerante de guaraná da Coca Cola Brasil, lançado em 1997, e possui participação expressiva no mercado de refrigerantes. A família Kuat é composta por Kuat, Kuat Zero e, a partir de 2009, também por Kuat Eko.

Perfil Jum Nakao:
Jum Nakao é estilista e diretor de criação. Foi diretor criativo da Carmim, Zoomp, Vivavida e Nutrisport. Na edição de junho de 2004 do São Paulo Fashion Week, realizou a performance “a costura do invisível”, em que modelos rasgaram elaboradas roupas feitas de papel vegetal. Esse desfile foi homenageado em 2005 pelo São Paulo Fashion Week como o “desfile da década no Brasil” e, em janeiro de 2006, foi considerado pelo Galliera, Museu de Moda de Paris, como um dos mais representativos trabalhos de Moda de todo o século XX.

Os trabalhos de Jum Nakao fazem parte de diversas citações bibliográficas em todo o mundo e foram expostos na França, Itália, Espanha, Bélgica, Grécia, Japão, Nova Zelândia entre outros. É autor do livro e documentário “a costura do invisível”.