16.9.09

Nova marca PS3



Vik Muniz em campanha de luta contra a AIDS

O artista plástico e fotógrafo paulista Vik Muniz visita Guarulhos (Grande São Paulo) neste domingo (20) para produzir imagens da população que serão utilizadas em uma campanha nacional de combate a AIDS. Vik realizará o ensaio fotográfico das 10h às 15h, no Ginásio Thomeozão (Av. João Bernardes Medeiros, s/n, bairro Bom Clima).

O artista plástico pretende usar as imagens do evento para criar a obra O Beijo, do austríaco Gustav Klimt, símbolo de solidariedade, que será tema da campanha contra a AIDS deste ano.

O trabalho será concluído na França e depois, exibido no mundo inteiro antes de retornar ao Brasil, quando será entregue ao governo brasileiro no dia 1° de dezembro (Dia Mundial de Luta Contra a AIDS).

O encontro é promovido pelo Programa Nacional de Luta Contra a AIDS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Guarulhos e mais cinco cidades paulistas.

Como participar
As pessoas interessadas em participar do evento e compor a obra de arte devem fazer uma inscrição na sede da Secretaria Municipal de Saúde (rua Íris, 320, 1° andar, sala 70, no bairro de Gopoúva). No dia do evento, ônibus gratuitos estarão disponíveis para transportar o público.

Os ônibus partirão de quatro pontos da cidade: UBS Pimentas (Praça Felício Antonio Alves, s/nº, Pimentas (ao lado da UBS); UBS Haroldo Veloso Rua Procrane, 1, Conj. Habitacional Haroldo Veloso); UBS Taboão (Rua Maria Elisa, s/nº, Taboão, ao lado da Igreja); Praça Getúlio Vargas (Centro) e na sede da Secretaria de Saúde (Gopoúva). A saída para o ginásio será às 9 horas.

Diálogo Fotográfico na EPA

Bob Wolfenson e Arnaldo Pappalardo, dois renomados fotógrafos brasileiros, estabelecem um diálogo polêmico por meio de suas obras em exposição fotográfica na Panamericana Escola de Arte e Design, em cartaz de 30 de setembro a 22 de outubro.

O evento exibe figuras selecionadas das mostras "Tensão sobre a Calma”, de Pappalardo, e “A Caminho do Mar”, de Bob Wolfenson. A principal característica dessa junção inédita das duas exposições é o contraste entre o claro e o escuro e entre o “calmo” litoral e o caos urbano das grandes metrópoles.

Isso porque, enquanto Bob Wolfenson usa como tema as paisagens sombrias e desertas do pólo petroquímico de Cubatão (SP), usando imagens sub-expostas que de tão escuras precisam que nossos olhos se acostumem com a escuridão para que consigamos entender as fotografias, Arnaldo Pappalardo apresenta a cidade de São Paulo e sua gente em cliques luminosos, com nuances de cor que propositadamente detalham a personalidade de quem é retratado, mostrando suas rugas e demais características que nos inspiram a entender cada um desses personagens.

A exposição é gratuita e acontece na sede da Angélica (Av. Angélica, 1900).

Mais informações no site www.escola-panamericana.com.br ou no telefone (11)3661-8511.

Inscrições para o 19° Prêmio Fernando Pini ATÉ 18.09

As inscriações para o 19° Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini se encerram nesta sexta-feira (18/09). A edição 2009 do prêmio contará com 64 categorias, sendo duas delas estreantes: “Cartões laminados impressos em suportes plásticos” – segmento comercial; e “Conformidade com a Norma NBR ISO 12647-7 – provas digitais” – segmento Inovação Tecnológica ou Complexidade Técnica do Processo. Ainda serão distribuídos três prêmios de Atributo Técnico do Processo — chamados de Grand Prix, que conferem a “Melhor Impressão”, o “Melhor Acabamento Editorial” e o “Melhor Acabamento Cartotécnico” entre todos os produtos finalistas do Pini. Também serão premiados fornecedores do setor gráfico em 14 categorias.

A 19ª edição do prêmio tem como tema o Carnaval. A cerimônia de premiação do Pini é reconhecida como a maior festa da indústria gráfica no mundo. Assim, transporta-se a grandiosidade e o glamour da maior festa popular do planeta para o concurso, que tem a premiação como um apoteótico encontro, assim como o Carnaval.

O Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini foi criado em 1991 pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica). A premiação é a maior da indústria gráfica na América Latina. Ano passado, o número de trabalhos inscritos foi de 1.460, de 172 empresas, representando 14 estados.

Os vencedores serão conhecidos dia 24 de novembro, na festa de premiação no Expo Barra Funda, em São Paulo. As inscrições se encerram dia 18 de setembro. O regulamento e mais informações, podem ser encontrados no site www.fernandopini.org.br