20.11.09

Arte visual da carioca Brígida Baltar se mistura ao Brasil das olarias populares do Cariri cearense



Artista visual brasileira de renome internacional, a carioca Brígida Baltar já expôs em 15 países de três continentes – Ásia (Japão), Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Suíça) e América (Argentina, Colômbia, Cuba, EUA, México, Uruguai e Venezuela).


Atualmente em temporada de trabalho em Fortaleza, Brígida Baltar apresenta à cidade a exposição individual “e agora toda a terra é barro”, com curadoria do também carioca Marcelo Campos, professor-doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A abertura da exposição acontecerá na próxima terça-feira, 24, às 19 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – Térreo – fone: (85) 3464.3108).


Gratuita ao público, a mostra fica em cartaz até 30 de dezembro deste ano.

Projeto "Five Years From Now" no programa Spot deste domingo 22/11

O programa SPOT (canal 18 da TVA) deste domingo, 22 de novembro, às 19 horas, entrevista Beia Carvalho, do projeto “Five Years From Now”. Na conversa com o jornalista especializado em mercadologia e editor do site www.propmark.com.br, Paulo Macedo, Carvalho, que já foi sócia da Grottera e TBWA explica seu projeto, um coach para sócios de empresas onde ela orienta o desenvolvimento de uma nova forma de olhar o futuro.

Sobre Beia Carvalho
A executiva Beia Carvalho, publicitária com especialização em planejamento, atua no mercado de comunicação mercadológica há 25 anos, metade deles como sócia e VP de planejamento das agências Grottera e TBWA/BR e presidente da Tequila\Brasil. Em sua trajetória, Carvalho desenvolveu caminhos para orientar a busca de um posicionamento ideal, sobretudo para observar o futuro no presente, e um deles é o workshop “Five Years From Now” que integra o portifólio de projetos que está conduzindo. A essência do serviço é one to one, uma proposta cognitiva para formalizar uma visão de futuro com elementos lúdicos. Além desse conteúdo, a presidente e piloto da “Five Years From Now”, que tem como co-piloto a executiva Paola Oliveira, oferece o workshop “Let’s Network Togheter que aproveita as técnicas de relacionamento das redes sociais “para incentivar a prospecção de negócios”, sempre para um grupo de 12 pessoas que durante oito horas, sempre em um domingo, desligam celulares e mergulham em atividades fora da caixinha. O “Whats Your Name” é usado para encontrar nome ideal de uma nova marca e seu posicionamento. E “Who Are You” mapeia durante seis horas posicionamento, atributos, benefícios, valores e papéis, territórios visuais e de linguagem, “tudo para enxergar o que a empresa sabe fazer de melhor”.

Sobre o SPOT
Sob o comando do jornalista especializado Paulo Macedo, editor do Jornal Propaganda & Marketing, Spot é um programa de entrevistas com os principais profissionais de agências de publicidade, executivos de marketing, diretores de comerciais e executivos de veículos de comunicação. Exibido pelo canal BLUE TV, o 18 da TVA, Spot também é direcionado aos jovens e estudantes de propaganda e marketing, um dos cursos mais concorridos nas universidades. Cada edição do programa tem 30 minutos e recebe um entrevistado de renome do mercado publicitário nacional e internacional. Endereço: Rua Fidalga, 132 - contato: spot@bluetv.com.br - tel.: (11) 3032-1282

Horários de exibição:
Estréia – domingo às 19h
Reprises – segunda às 20h30 e terça às 13h30

Blog de artista plástico será lançado em evento no jardim do Cinematheque

No dia 03 de dezembro, a partir das 20h, o artista plástico André Arantes lança, no jardim do Cinematheque, o blog Tc&Girafa (www.tcegirafa.blogspot.com), que conta, por meio de ilustrações publicadas três vezes por semana, a história de um palhaço que se divide em dois e de uma girafa grávida. A fábula é uma metáfora da vida; Twinclowns e Girafa vivem em um circo e decidem construir uma família, mas são atormentados pelo Mágico, que tudo faz para que ninguém seja mais feliz do que ele.

O evento será composto por uma mostra composta por seis ilustrações, das 140 que fazem parte da história, que nasceu em 2004 e já foi tema de duas outras exposições. A primeira aconteceu em 2006, sob o nome de “*1973 + 2002”, no restaurante Piola, em Ipanema (RJ). Em 2007, os mesmos trabalhos foram expostos no espaço Galeria Café, em Ipanema (RJ), sob o nome de “Imagens de sua Girafa”.

Além da mostra, a noite contará com a presença da própria Girafa e uma das paredes do jardim será pintada especialmente para a ocasião.

Serviço:
Lançamento do blog tcegirafa.blogspot.com

Idealizador: André Arantes
Data: 03/12/09 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Jardim do Cinematheque | Voluntários da Pátria, 53 – Botafogo - Tel: 2286.5731 (noite)
Grátis – As demais atividades da casa nesta data não fazem parte da exposição e têm ingresso à parte

Panamericana Escola de Arte e Design domina premiação da ABD

A Panamericana Escola de Arte e Design foi o grande destaque da 13ª Edição do Prêmio Novos Talentos da Associação Brasileira de Design de Interiores. A escola, localizada em São Paulo, teve quatro alunos entre os cinco finalistas da categoria Novos Clientes, cuja proposta era criar um projeto comerecial para uma loja de calçados em um shopping center com público das classes A e B, predominantemente feminino. A eleição reuniu dezenas de instituições de ensino de todo o Brasil.

O projeto vencedor da competição (foto), da aluna Maria Carolina Bergocce, do 3º ano do Curso de Design de Interiores da Panamericana Escola de Arte e Design, que contou com orientação da professora Rita de Cássia Molina, primou pelo equilíbrio entre objetividade e sofisticação. Usando materiais como seda, vidro, espelhos e um grande lustre central, Maria Carolina procurou criar um ambiente limpo e amplo, mas com o charme que toda mulher busca em um espaço desse tipo.

O local ainda ganhou móveis em madeira com linhas retas marcadas, que transmitiam o conceito da mulher moderna, determinada e segura de suas escolhas. Outro cuidado da aluna foi com a funcionalidade. As bancadas laterais e do fundo da loja ganharam portas de correr para tornar a passagem de clientes e funcionários mais fácil e confortável.

Como primeira colocada, Maria Carolina ganhou um notebook e uma anuidade da Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD). Além disso, ela e os demais alunos da Panamericana finalistas do prêmio - Karine Aparecida Santos Silva, Vivian Nascimbeni e Ivone Gritzbach -, também terão seus projetos publicados na edição de dezembro de 2009 da Revista Viver Bem.

Eduardo Rodrigues, coordenador do Curso de Design de Interiores da Panamericana, destacou a importância desse prêmio.
“Todos os prêmios acabam fazendo parte do histórico dos alunos, mas esse se torna muito importante por ser promovido pela ABD e por concorrer com projetos de todas as escolas do Brasil”, disse.

Para ele, o resultado comprova que a metodologia de ensino da Panamericana é a mais adequada ao exigente mercado de trabalho. “No cenário atual, há uma carência por projetos originais e a criatividade acaba se tornando o grande diferencial para uma carreira de sucesso. Na Panamericana, desenvolvemos o potencial criativo de cada um”, completa.

PARA VER DE PERTO
Começa nesta quinta-feira (19/11), na sede da Rua Groenlândia - nº 77, uma exposição que reúne o que de melhor foi produzido pelos alunos da Panamericana Escola de Arte e Design em 2009 nos cursos de artes plásticas, fotografia e design.

Entre os trabalhos expostos no evento estarão os quatro finalistas da 13ª Edição do Prêmio Novos Talentos da Associação Brasileira de Design de Interiores e mais trinta trabalhos, também de alunos da escola, mas que não chegaram a concorrer ao prêmio. Eles foram selecionados pela coordenação do curso de Design de Interiores entre os 60 inscritos para candidatar-se ao prêmio.

A mostra reúne ainda projetos em Design de Interiores para um estande de eventos feito especialmente para a Revista Vogue, um cartaz para o Toronto Film Festival (festival de cinema brasileiro sediado no Canadá) e uma nova identidade visual para o “Mercadão”, em concurso realizado com alunos do curso de Design Gráfico, além de fotografias e telas de pinturas inspiradas na cultura francesa, em homenagem ao Ano da França no Brasil.

A entrada é gratuita e os trabalhos ficam expostos a partir do dia 23 de novembro. O horário de visitação é de 2ª a 6ª, das 9h às 21h30, e aos sábados, das 9h às 12h30. Domingos e feriados não abre.

Bienal Brasileira de Design - Curitiba 2010


Rodrigo da Rocha Loures, presidente da Fiep, Cláudio Gastal, presidente do Movimento Brasil Competitivo, e Geraldo Pougy, diretor do Centro de Design PR, assinam termo que marca início dos trabalhos para a Bienal 2010.


Parceria entre Centro de Design Paraná, Fiep, MDIC e MBC marca início do trabalho O Centro de Design Paraná, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) promoveram o pré-lançamento da Bienal Brasileira de Design Curitiba 2010, na noite de terça-feira, 17. As organizações assinaram um termo de cooperação, que marca o início dessa parceria, cujo resultado será a realização do principal evento dessa área no país, entre setembro e outubro de 2010, na capital paranaense. O tema da Bienal, que conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura, será “Design, Inovação e Sustentabilidade”.

Para o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, a realização da Bienal em Curitiba é uma grande notícia. "Queremos desenvolver em outras áreas esta competência que o designer tem de olhar os processos como um todo", afirmou Rocha Loures.


O diretor presidente do Movimento Brasil Competitivo, Cláudio Gastal, explicou que a terceira edição da Bienal ainda está em processo de planejamento e enfatizou a importância do envolvimento das lideranças de instituições públicas e privadas para o sucesso desse evento. "Estamos começando o processo de mobilização para a construção dessa grande ação, em que Curitiba vai respirar design. É importante que a sociedade participe, pois os frutos gerados por um encontro como esse são para todo o país", disse.

O pré-lançamento aconteceu durante a abertura da Top Innovation – Feira Internacional de Tecnologia e Inovação, evento promovido pela Fiep que termina no dia 19 de novembro.

Proposta
A ideia da bienal, que terá curadoria geral de Adélia Borges, é apontar tendências, provocar discussões, propiciar a capacitação e promover o melhor da produção nacional no período.
Uma mostra principal será realizada na Fiep e uma série de eventos paralelos serão desenvolvidos com o apoio de parceiros locais. “O objetivo é fazer Curitiba ‘respirar’ design e inovação. E como consequência, atrair a mídia nacional e internacional, mostrando o grande potencial criativo, econômico, bem como a capacidade e a competitividade que as empresas brasileiras estão buscando através de seus produtos e serviços”, explica a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.