14.5.10

CCZ Comunicação é destaque mundial




A campanha Capacetes, criada para a Maxx Fun pela CCZ Comunicação, foi selecionada no Best Print Of The Week (www.bestadsontv.com), site referência na publicidade em que os trabalhos postados são julgados por criativos do mundo inteiro. A criação é de Lucas Borba e Alan Pereira, com direção de criação de Claudio Freire e Rodrigo Poersch.

Tic Tac lança edição comemorativa da Copa do Mundo


A Tic Tac, marca líder no país no segmento de pastilhas, está convocando todos os brasileiros apaixonados por futebol a torcerem pelo Brasil com o lançamento “Tic Tac Hexa”, edição especial limitada das pastilhas (menos de 2 quilo calorias por unidade) -, que comemora o desejo pelo hexacampeonato do Brasil em mais uma Copa do Mundo. O produto, cujos corantes são naturais e sintéticos, contém pastilhas sortidas de Menta Spearmint e Limão Menta, e será comercializado em supermercados, padarias, bares, mercearias, bancas de jornal de todo o país até os estoques acabarem. O preço sugerido é de R$ 1,00.

“Quisemos aproveitar o principal evento do ano e a paixão do brasileiro pelo futebol para lançar uma edição comemorativa especial, afinal a torcida dos brasileiros não para nunca”, diz o diretor de marketing da Ferrero do Brasil, Guillaume Simon, ressaltando que estas edições comemorativas existem também em países como Argentina, Austrália, Inglaterra, Suíça, Holanda e Dinamarca. E complementa: “A primeira edição especial comemorativa foi feita aqui no país há quatro anos, iniciativa esta copiada depois por estes países”.

A torcida do Brasil não para nunca! O produto serve de inspiração para outros países apaixonados por futebol



PDV verde e amarelo – A edição comemorativa contará com uma “Árvore Tic Tac” – tradicional display da marca - decorada com o tema “Hexa” especial da Copa do Mundo cujo objetivo é ter um destaque maior na área de compra.

Com a ampliação de seu portfólio de displays com o Astuccione (que significa estojão em italiano) para todos os clientes com alto potencial de volume e o Mega Astuccione para as grandes lojas, a marca encontrou uma forma de dar maior visibilidade ao Tic Tac Hexa. O novo display adapta-se muito bem às esteiras das grandes redes, além de ser versátil e pode acoplar o produto na parte de cima. “Ele foi projetado para que o último andar (que durante todo o ano fica coberto com comunicação) tenha espaço adequado para acomodar a edição Tic Tac Hexa durante o período da Copa do Mundo”, finaliza.

Tic Tac - 15 anos no Brasil
Nestes 15 anos no país, os produtos Tic Tac foram consumidos por mais de 95% dos brasileiros de todas as classes sociais e de todas as idades. Conquistou o coração do brasileiro por ser um produto inovador (que oferece balanço entre sabor e refrescância), por ter baixas calorias (cada bala tem menos de 2 quilo calorias) numa caixinha prática, moderna e fácil de ser transportada. Desde 2002 é a segunda marca do mercado e a líder no segmento de pastilhas. Tic Tac oferece algumas opções para que os brasileiros possam se divertir e refrescar seu hálito em todos os momentos do dia.

A marca do grupo italiano Ferrero está presente no mercado mundial há mais de 30 anos. O produto disponível no país é 100% produzido na fábrica da empresa em Quito, no Equador. Ao todo são seis fábricas de Tic Tac no mundo, localizadas no Canadá, Irlanda, Polônia, Equador, Itália e Austrália.

Arquiteto Gian Carlo Gasperini receberá Título de Cidadão Paulistano


Cidadão Paulistano - O arquiteto Gian Carlo Gasperini recebe nesta segunda, dia 17 de maio, o Título de Cidadão Paulistano, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo, em cerimônia especial para convidados, às 19 horas.

Sobre Gian Carlo Gasperini
Gian Carlo Gasperini, apesar de nascido na Itália, em 1926, adotou São Paulo como cidade e acaba de receber o Título de Cidadão Paulistano, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo , que será entregue no próximo dia 17 de maio, em cerimônia especial. Iniciou os estudos na Universidade de Roma e formou-se no Rio de Janeiro, em 1949, assistindo à afirmação precursora do modernismo carioca. Veio a São Paulo no começo dos anos 50 quando esta se tornava "a cidade que mais cresce no mundo", para trabalhar com Jacques Pilon. Com ele realizou, entre outros, o Edifício Paulicéia na Avenida Paulista, precursor do desenvolvimento da avenida e colaborou para a realização do Edifício Barão de Iguape (Banco Moreira Salles) na Praça do Patriarca, importante marco na remodelação do centro da cidade. Em 1960, projetou com o arquiteto Salvador Cândia o Conjunto Metropolitano na Praça D. José Gaspar, ainda hoje um dos pontos mais vivos do centro da cidade.

Gasperini cursou mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1966), doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1973) e é livre docente em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987).

Na década de 90, agrega-se à segunda geração de titulares (Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman), justapondo ao crescimento caótico e antropofágico de São Paulo alguns marcos que evidenciam o rigor profissional dos projetos e o profundo respeito pela cidade nas soluções adotadas. Curadoria: Aflalo & Gasperini e Marcelo Aflalo 4.a Bienal Internacional de Arquitetura Fundada, em 1962, pelos Arquitetos Plínio Croce, Roberto Aflalo e Gian Carlo Gasperini, iniciou suas atividades vencendo o maior concurso internacional da época, promovido pela Peugeot argentina e organizado pela U.I.A. para a construção, em Buenos Aires, da mais alta torre de escritórios da América do Sul.

A Aflalo & Gasperini se organizou como um escritório moderno, atuando dentro das mais avançadas posturas profissionais, visando aprimorar os aspectos tecnológicos e construtivos. Fugindo dos modismos e buscando soluções próprias para cada projeto segundo as necessidades específicas de cada cliente, o escritório foi reconhecido como “o único escritório independente, francamente aberto e atento às expectativas estéticas da arquitetura de outros países”.
Seu currículo abrange projetos no Brasil e no Exterior para os mais diversos setores: comercial e de serviços, residencial, hoteleiro, bancário, industrial, público, social e recreativo, bem como a área de urbanismo. Entre eles estão alguns dos mais importantes marcos arquitetônicos de São Paulo, como o edifício do Citicorp, do Badesp e do Banco Sudameris, na Avenida Paulista; o Shopping Center Iguatemi, em associação com o arquiteto João Henrique Rocha; o edifício sede da IBM do Brasil; o Centro de Controle Operacional do Metrô, na Rua Vergueiro; o edifício do Tribunal de Contas, junto à Av. 23 de Maio; o Centro Administrativo Philips; o edifício sede da Hoechst e o World Trade Center de São Paulo. Vale citar ainda, em Campos do Jordão, o Auditório Campos do Jordão, palco do tradicional Festival de Inverno.

A inserção de seus projetos no contexto urbano de São Paulo é o testemunho da evolução da cidade, de seu crescimento e de suas mudanças. Esse acervo assume, por isso, uma forte conotação histórica.

Panamericana quer saber até onde vai a sua criatividade


Aplicativo para IPhone, painel, cadernos, anúncios, ações na web, filmes virais, mala direta e spots. A nova etapa da campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, criada pela AlmapBBDO para a Panamericana Escola de Arte e Design, a EPA, é composta por diversas ações em várias plataformas estimulando a imaginação e instigando os paulistanos a descobrir o quanto podem ser criativos. A primeira fase da campanha integrada e interativa criada para a Panamericana foi premiada em festivais internacionais como London Awards, El Ojo e Cannes Lions e outros nacionais.


Reforçando e traduzindo de uma outra forma e com um novo olhar a premiada campanha “Até onde vai a sua criatividade?”, que oferecia um ponto de partida composto por pequenas cruzes, círculos e traços para as pessoas soltarem a criatividade, desta vez a Panamericana está realizando ações com vários elementos e deixando que as pessoas digam o que isso significa para elas.


Na própria sede da Escola, em Higienópolis, há um painel onde pinos foram dispostos em espaços iguais em toda a sua extensão. Com canetas, os alunos podem fazer desenhos a partir deles. No IPhone, basta clicar no aplicativo EPA Balloon e instalá-lo para que balões de diálogos, como os das histórias em quadrinhos, sejam colocados em fotos feitas com o telefone. Um caderno de anotações traz, na base da página, um desenho que pode virar a história que o dono do caderno quiser, de acordo com o que ele desenhar ou escrever no balão que faz parte da imagem.


Em anúncios de jornais, outros tipos de traços instigam o leitor a pegar lápis ou caneta e criar ali suas “obras de arte”. Uma mala direta no modelo de escala de cores de tintas será enviada para o público ligado à EPA convidando cada destinatário a criar nomes para os tons das cores. Filmes virais estão circulando na Internet.



Finalmente, na conta da Panamericana no Twitter (http://twitter.com/panamericanaart), a escola lança o desafio: “Até onde vai a sua criatividade?”#panamericanaart. O próximo post traz elementos muito simples que vão aguçar a imaginação de seus seguidores e dão um exemplo para que a brincadeira se inicie. Esses elementos também cobrirão todo o fundo da página da escola, dando mais força ao movimento, que deve ser acompanhado pela marcação da “hashtag” #panamericanaart. Por meio delas, todos os posts serão transformados em um link que, quando acessado, mostra tudo o que se falou sobre o assunto.

No perfil da escola do Facebook (http://www.facebook.com/home.php?#!/photo.php?pid=21984&id=100001038226500), a ação vai usar outro tipo de estímulo, como um retângulo amarelo, sempre acompanhado da pergunta “Até onde vai a sua criatividade?”. Os primeiros significados são dados pela própria EPA como ponto de partida para a participação dos internautas.

As ações foram criadas por André Gola, Nathalia Resende, Flavia Figueiredo e Pernil, com direção de criação de Marcello Serpa, Luiz Sanches e Sergio Mugnaini.

Ficha Técnica – Offline
Anunciante: EPA
Título: Até onde vai a sua criatividade?
Produto: EPA
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Arte: André Gola
Redator: Pernil
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Alessandro Zanetti, Isabela Filippi
Mídia: Ricardo Vasconcelos Pereira
Aprovação: Enrique Lipszyc

Ficha técnica – Ações web
Anunciante: Panamericana Escola de Arte e Design
Título: Até onde vai a sua criatividade?
Produto: Institucional
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Sergio Mugnaini
Diretor de Arte: André Gola, Nathalia Resende
Redator: Flavia Figueiredo e Pernil
Atendimento: Alessandro Zanetti, Isabela Filippi
Aprovação: Enrique Lipszyc

Ficha Técnica – Aplicativo Iphone
Anunciante: EPA
Título: Até onde vai a sua criatividade?
Produto: EPA
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches, Sérgio Mugnaini
Diretor de Arte: André Gola
Redator: Pernil
Programador: Roberto Speicys Cardoso
Atendimento: Alessandro Zanetti, Isabela Filippi
Mídia: Ricardo Vasconcelos Pereira
Aprovação: Enrique Lipszyc

Seminário de Marketing FAAP

O comportamento do consumidor diante de novas tendências, como as comunidades virtuais, e as táticas de veiculação em mídia são alguns dos temas que serão discutidos no “Seminário de Marketing”, que a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza na próxima terça-feira (18/05). O encontro acontecerá das 9h00 às 12h00 com a apresentação dos especialistas Marco Aurélio Morsch e José Carlos Veronezzi.

O primeiro painel será sobre o “Comportamento do Consumidor: Tendências para a Nova Década”, no qual o professor Marco Aurélio Morsch falará dos diferentes estilos de vida que influenciam ou não a compra de um produto e a presença marcante dos consumidores em redes virtuais de relacionamento. Morsch é mestre em Administração de Empresas, consultor nas áreas de Estratégia, Marketing e Sustentabilidade nos Negócios, e coautor dos livros “Comportamento do Consumidor: Conceitos e Casos” e “Marketing Estratégico”.

Em seguida, a discussão será sobre “O Desenvolvimento dos Meios de Comunicação e o Planejamento de Mídia”. A palestra será ministrada por José Carlos Veronezzi, autor do livro “Mídia de A a Z”. Veronezzi já passou por diversas agências de publicidade e institutos de pesquisas e de marketing. Atualmente, dirige o site Midianet, que oferece consultas a dados públicos de veículos de comunicação e ferramentas de auxílio para planejamento de mídia.

Para participar é necessário fazer a inscrição no site da FAAP (www.faap.br/pos) e contribuir, no dia do evento, com dois quilos de alimentos não-perecíveis (exceto açúcar e sal) ou R$ 10,00, que serão doados à Associação Prato Cheio. O projeto integra o programa de responsabilidade social da Fundação, que realiza eventos para o desenvolvimento e a atualização de profissionais e em contrapartida colabora com instituições beneficentes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449.

Seminário de Marketing FAAP
Data: 18/05/2010
Horário: 9h00 às 12h00
Local: FAAP – Centro de Excelência
Endereço: Rua São Vicente de Paulo, 463 – Santa Cecília
Inscrições: www.faap.br/pos
Informações: (11) 3662-7449

CCPR realiza workshop exclusivo para alunos do Centro Universitário Curitiba

O Clube de Criação do Paraná (CCPR), realiza hoje (14), um workshop exclusivo para os alunos do Centro Universitário de Curitiba, com três feras da comunicação paranaense de reconhecimento nacional.

Comunicação digital, concorrência de mercado e ponto de venda serão os três temas abordados por Juarez Zaleski Jr. (Diretor de criação da Mídia Digital), Claudio Freire (diretor de criação da CCZ Comunicação) e Rodrigo Lino (head designer da Art Office Design), respectivamente.

Mais informações pelo telefone (41) 3253-7180 ou pelo e-mail ccpr@ccpr.org.br.


Currículo dos palestrantes
Juarez Zaleski Jr.

É formado em Publicidade e Propaganda pela UTP, tem 11 anos de mercado e iniciou sua carreira na Propeg. Em seguida teve passagem pela ByVivas e em 2005 abriu a primeira agência de marketing de guerrilha do Sul do país, a Tropa Marketing de Guerrilha, especializada em ações diferenciadas de comunicação, onde atendeu clientes como Petrobras, Gillete do Brasil, Kraft Foods, Samsung, O Boticário, Ford entre outros. Hoje é diretor de criação da agência Mídia Digital, agência com 15 anos de mercado focada no universo digital e entre os clientes que atende estão HSBC, Tecnisa, Grupo Meio e Mensagem, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Porto Seguro, Busca Pé, Bematech, O Globo e Zap.

Claudio Freire
Formado em história, fez mestrado em História do Brasil Colônia e estudou canibalismo na Alemanha. Em Curitiba, começou na Mercer e foi para a Opus. Trabalhou na WG, em Florianópolis, onde passou a Diretor de Criação, mesmo cargo que ocupou na EugenioDDB, de São Paulo. De volta a Curitiba, foi para a Loducca e Lowe. Como redator, integrou a equipe criativa global da rede JWT que fez a campanha de reposicionamento mundial do HSBC e foi diretor de criação da Master Comunicação. Possui importantes prêmios no Festival de NY, Londres, Pinnacle, Prêmio Abril, Festival do Rio, Prêmio Folha/ Meio e Mensagem. Conquistou também ouro no FIAP em filme, Grand Prix no FIAP em outdoor e dois Leões em bronze em Cannes na categoria rádio, em 2006. Atualmente é Diretor de Criação da CCZ Comunicação.

Rodrigo Lino
Já atendeu clientes como Toyota, Brasil Telecom, Scania, Alpargatas, Oxford, Positivo e New Holland, entre outros. Pela ArtOffice Design é um dos responsáveis pela concepção e direção de projetos, entre eles a embalagem e identidade do perfume Linked do Boticário, as ambientações das Nike Stores, além de projetos de merchandising para Ambev e Philip Morris Brasil.

Cronograma
19h – “Comunicação digital” com Juarez Zaleski Jr. (Diretor de criação da Mídia Digital)

20h – “A nova concorrência” com Claudio Freire (Diretor de Criação da CCZ Comunicação)

21h – “Sobre PDV” com Rodrigo Lino (Head designer da Art Office Design)