9.10.08

14º CONGRAF



Em 2008, a indústria gráfica completará 200 anos no Brasil. São duas décadas ajudando a construir a educação, a cultura e a história do país. E para comemorar a democratização da informação e do conhecimento, a 14ª edição do Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf) – um dos mais consagrados eventos do setor – será realizada em uma das principais capitais do mundo: São Paulo.

A primeira edição do congresso aconteceu em 1965, na cidade de Águas de Lindóia, e foi o berço de nascimento da Abigraf. Ao longo desses anos, a entidade tem sido a responsável pela organização e realização do evento.

O 14º Congraf abordará temas como as tendências do mercado, estratégias de Marketing Industrial, evolução das demandas e o futuro da indústria gráfica. Com agenda programada para 14 a 17 de outubro, no Palácio das Convenções do Parque Anhembi, o evento deverá reunir empresários e lideres gráficos do setor, além de um time de experientes palestrantes.

O evento também abrigará uma das maiores e mais bem equipadas feiras gráficas do país. Tradicionalmente, centenas de pessoas passam pelo local em busca de atualização e oportunidade de negócios.

A escolha da capital paulista para sede do congresso foi uma forma que os organizadores encontraram de aproximar os profissionais gráficos de todo o país do grande pólo econômico, cultural e de entretenimento que São Paulo representa. “A cidade tem tudo para transformar uma viagem de negócios em momentos de prazer. Sua cultura diversificada representa um pouco de cada região do Brasil”, destaca Mário César de Camargo, presidente da Abigraf.

A cada nova edição o Congraf se renova e ganha mais adesões. Em 2003, o evento foi realizado em Caldas Novas, Goiás, e reuniu mais de 600 pessoas. Em 2005, na cidade de Recife, Pernambuco, o congresso e a feira receberam cerca de 1.000 participantes. Em São Paulo, no próximo ano, a expectativa é bater novo recorde e trazer, para a quarta metrópole do mundo, profissionais de todas as regiões do país, além de visitantes internacionais.


Curso de Branding

O curso aborda conceitos e estratégias de gestão e avaliação geral da marca, os valores agregados, a visão dos consumidores e a importância de uma marca forte e bem posicionada no mercado.

01 de novembro (sábado)
Horário: das 08h30 às 18h30.

PÚBLICO ALVO
Estudantes e Profissionais de Propaganda e Marketing, Publicidade, Design; Profissionais de Agências de Publicidade e Design; diretores e gerentes de comunicação corporativa, analistas e coordenadores de comunicação, profissionais de recursos humanos e assessores de imprensa.

PROGRAMAÇÃO
08h30 - Welcome-Coffee;
09h00 - O que é uma Marca - Introdução ao Branding;
09h30 - Construção Estratégica de uma Marca;
10h00 - Gestão de Marcas - Construindo uma Marca Forte;
11h00 - Naming - Técnicas de Criação de Nomes para Marcas;
12h00 - Intervalo (almoço);
13h00 - Identidade Visual;
14h00 - Relacionamento entre Marca e Consumidor;
15h00 - Endobranding;
16h00 - E-branding;
17h00 - Intervalo (café)
17h15 - Experiência de Marca;
18h30 - Encerramento.

FACILITADORES
Wandy Cavalheiro (Per Creare Branding)
Diretora Executiva da Per Creare Branding – Gestão de Marcas, especialista em Gestão de Marcas e Branding pela FGV-SP, atua há mais de 30 anos em educação. É co-autora dos livros "Gestão Profissional em Instituições Privadas de Ensino Superior" e "Marketing Educacional em Ação".

Elcio Sartori (Artwork Design)
Publicitário, redator, fotógrafo, palestrante, articulista, pós-graduado em design gráfico pelo Unicentro Belas Artes de São Paulo e mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Professor há mais de 23 anos, atuou em agências e editoras como Produtor Gráfico, Diagramador, Supervisor Gráfico e Diretor de Arte. Atualmente é diretor da Artwork design.

Sérgio Lage (What'Z'on)
Mestre em Sociologia e Publicidade e Marketing pela USP. Professor Universitário nas áreas de Antropologia do Consumo e Cultura Material, Tendências, comportamento e Consumo, Posicionamento Estrátégico de Marca e Consumidores. Sérgio tem ainda uma consultoria na área de Comportamento e Tendências chamada What´Z´on - estudos e idéias. Nas horas vagas, escreve textos e crônicas sobre a vida moderna nos blogs "Alto Valor Agregado" e "Vidas no Singular".

Karina Castardelli (Sapiens Design)
Formada em Design Gráfico e especialista em Criação de Identidade de Marcas. Professora do curso de Branding no Centro Universitário Belas Artes. Dirige seu próprio escritório desde 2001, onde criou o conceito do Design Consciente: Projetos que integram os objetivos e metas das empresas à responsabilidade ambiental e ao bem estar das pessoas.

LOCAL
Hotel Paulista Wall Street - Rua Itapeva, 636 - (próx. a estação Trianon Masp) São Paulo - SP www.wallstreet.com.br

INVESTIMENTO
Estudantes
R$120,00 - em 2 vezes (50% na reserva e 50% no dia do curso) até o dia 10 de outubro - após essa data R$ 180,00.

Profissionais
R$240,00 - em 2 vezes (50% na reserva e 50% no dia do curso) até o dia 10 de outubro - após essa data R$ 360,00.

* Incluso: welcome-coffee, material e certificado.

INSCRIÇÃO
Para participar acesse o site e faça sua inscrição online www.tamborim.com.br/integra

Quem mencionar que conheceu o evento através do DESIGN INFORMA ganha um desconto de R$20,00 na inscrição.

Ao preencher a ficha, coloque entre parenteses (DESIGN INFORMA) em frente ao campo Profissão ou Faculdade.

Senac abre inscrições para vestibular

O Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para o Vestibular 2009. Os cursos de graduação serão oferecidos nos três campi da universidade, em Santo Amaro, na capital paulista, e em Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior do estado.

Na área de design, o Senac disponibiliza três cursos de bacharelado com diferentes habilitações: Comunicação Visual, Design Industrial e Interface Digital. Também é oferecido o curso de Tecnologia em Produção Multimídia.

Até 19 de outubro, a taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 60. De 20 de outubro a 10 de novembro, o valor fica em R$ 80. A prova acontece no dia 7 de dezembro. Após 72 horas do pagamento do boleto bancário, o candidato poderá confirmar o status da inscrição no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br).

Senac
www.sp.senac.br

Persistência do Corpo



A cidade de Porto Alegre sedia a mostra do artista Iberê Camargo intitulada Persistência do Corpo, produzida na década de 80, quando Iberê voltou a residir na cidade.

A exposição é composta por 32 desenhos e sete pinturas que retratam a figura humana em suas várias facetas, desde a juventude até a velhice. O ensaio ainda comporta outras obras do artista, mas que não seguem a mesma linha dos trabalhos já mencionados.

Informações
Local:
Museu Iberê Camargo - Avenida Padre Cacique, 2000 - Praia de Belas - Zona 0 - 3247-8000 - Porto Alegre - RS
Preço: grátis.
Data: até 3 de janeiro de 2009.
Horário: terça, quarta e sexta, 10h às 19h; quinta, 10h às 21h; sábado e domingo, 11h às 17h.

Fonte: Guia da Semana

8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

O P&D | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, é o maior congresso, na América Latina, na área de Design. Realizado bianualmente desde 1994, tornou-se um importante fórum de divulgação e discussão de questões pertinentes ao avanço do conhecimento resultante de pesquisa aplicada e pesquisa básica na área.

Data: 08 a 11 de outubro de 2008

Local: Centro Universitário Senac / Campus Santo Amaro
Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 / 04696-000
São Paulo / SP / Brasil

Tel.:
+ 55 11 5682 7528 (Tina Osakabe)
+ 55 11 5682 7520 (Lucas Nascimento)

Fonte: ABEDESIGN