19.1.10

Empresa Vitrina & Cia explica a crise de Identidade do Visual Merchandising e divide o conhecimento deste novo setor



O investimento em Visual Merchandising é um conceito a longo prazo e imprescindível. Se partirmos deste princípio, estamos nos primeiros passos dessa jornada da qual o horizonte se mostra promissor e altamente profissional. As verbas de comunicação estão sendo realocadas e um novo setor surge dentro das empresas: o Visual Merchandising.



Há uma indefinição conceitual do que é o VM e de quem pode aplicá-lo: uma equipe? Uma empresa? Um profissional? Normalmente, este setor flutua em diversas áreas e não existe enquanto uma célula. É um erro pensar que uma única pessoa possa gerir uma cadeia de processos necessários para implantação do VM.

Pioneira e especialista em Visual Merchandising no Brasil há 25 anos, a Vitrina & Cia divide o seu know-how e experiência para descrever o cenário atual.


Patrícia Rodrigues, proprietária da empresa e uma das profissionais de maior renome e conhecimento do assunto no país, é bem enfática quando diz: “Inúmeros casos mostram que este setor é interpretado de forma distorcida no Brasil.” Não existe padrão para sua aplicação dentro das organizações.

"O que no Brasil precisa ser desmistificado é que o Visual Merchandising não é uma alternativa. É uma necessidade, uma realidade, um compromisso", diz Patrícia. Existem diversas formas de realizar esta gestão, desde que se tenha procedimentos, organização, documentação e visibilidade: em sua célula deve existir uma equipe, uma estrutura, recursos que geram procedimentos e um sistema centralizador de inteligência que trabalhe a estética interna e externa de uma empresa.


O VM é uma somatória de multidisciplinas que usam a estética para compor a imagem da empresa no PDV, com objetivo de gerar vendas, fluxo e manter uma identidade. Disciplinas estas que atuam no comportamento do consumidor, na arquitetura, na cenografia e design, na comunicação, na circulação, na distribuição, no produto, entre outras. Deve ser um método integrado entre todos os setores: compras, marketing, produção, financeiro e logística, sempre posicionado em sinergia com a visão estratégica da empresa. Paradoxalmente, a compra é o início e final do processo, onde sua função de maestria tem no VM um grande aliado. A integração de toda informação, mapeamento de loja, processo criativo, recursos viáveis, tomam forma para ação no ponto de venda.

Um longo caminho de desenvolvimento deste setor deve acontecer, o Brasil deve ainda amadurecer. A média de investimento atual das empresas é de 70% com mídias diversas e apenas 30% com o PDV, um percentual baixo, sabendo que o ponto de venda é o m2 mais “caro” da empresa por ser onde tudo acontece e, surpreendentemente, é o menos trabalhado pela maioria das empresas. Pela forte presença em shoppings de todo o Brasil, a Zara é um forte exemplo de uma marca bem sucedida que opta por investir a sua maior verba no PDV.

Case Samsung por Vitrina & Cia: “ Uma nova espécie de TV acaba de nascer”

Uma prova de que os procedimentos balizam as decisões é ilustrada no case Samsung. A Vitrina & Cia foi contratada pela marca para elaboração das vitrinas de lançamento da Led TV através de um briefing que contemplava a nova tecnologia e direcionando ao público A.

Antes da criação, havia um budget definido. Com a orientação da Vitrina & Cia, o projeto ganhou maior importância e reconhecimento de outras necessidades, como mapeamento de distribuição e logística organizada pela empresa especialista, pois o sistema era muito complexo.

Apoiada em procedimentos organizados de produção, a Vitrina e Cia pôde criar uma vitrina complexa em execução e paradoxalmente simples na estética, assim como o fator objetividade da contratante que possibilitou que todas as etapas fossem cumpridas no tempo exato.

O case da Samsung Led TV exemplifica da melhor forma a importância da profissionalização do Visual Merchandising. Com precisão e organização, é atingido o objetivo do cliente, como prova o fato de que o trabalho no Brasil, o case ganhou prêmio como um dos melhores do mundo no ano de 2009.

A indústria é hoje uma das maiores investidoras do VM. O trade marketing das indústrias, especialmente no setor de eletroeletrônicos e tecnologia é sem dúvida, um dos maiores exemplos da aceleração nos investimentos dessa especialização.

O trade é um dos grandes responsáveis por este setor tomar uma nova dimensão. Para “buscar” o cliente onde eles realmente estão, que é no ponto de venda, a indústria foca no piso da loja e, com ações estrategistas criadas por esta gestão de inteligência, incrementa o resultado em vendas.

Veremos nos próximos 5 anos uma mudança considerável no que tange o Visual Merchandising de maneira ampla. Mas acima de tudo, temos que previamente encontrar o ponto de equilíbrio entre o profissional e seu real papel dentro das empresas, já que a prática de seu conhecimento ainda é banalizada e mal planejada por muitas empresas.

www.vitrinaecia.com.br

Coca-Cola faz volta ao mundo com a Taça da Copa do Mundo FIFA


A FIFA™ e a Coca-Cola, um dos patrocinadores mais tradicionais da entidade, trazem a Taça da Copa do Mundo ao Brasil entre os dias 06 e 09 de fevereiro (Rio e São Paulo), como parte do Tour global do troféu.

O trajeto teve início na sede da FIFA™, em 21 de setembro de 2009, e seguirá pelo mundo até chegar ao país-sede, África do Sul, em 4 de maio de 2010, passando por 86 países em 225 dias num total de 134.000 km percorridos. Entre os locais visitados antes do Brasil, todos os países da África, além de Índia; Vietnan; Tailândia; Indonésia; Malásia.

O tão sonhado troféu aporta no país em um MD-83 exclusivo da Coca-Cola, totalmente customizado e adaptado para o seu transporte.

Marketing de moda é tema de palestra na Livraria Martins Fontes Paulista

O Blog Gestão Feminina e a Customizar Marketing de Moda apresentarão uma palestra gratuita sobre Marketing de Moda na Livraria Martins Fontes Paulista, em 21 de janeiro.

Sob o tema Encontro de Empreendedoras, o evento abordará como as empresas podem se utilizar de conceitos básicos em estratégia de marketing para promover a marca, tendências do mercado da moda e cases.

“As empresas precisam investir em marketing de moda por que conseguem planejar e direcionar melhor os investimentos. Trabalhando o marketing de moda na empresa o resultado obtido é muito satisfatório, existem casos de clientes da Customizar que conseguem alavancar vendas em cerca de 30%. O resultado é muito positivo”, diz Juliana Manzato, sócia-diretora da Customizar.

A abertura do evento será feita pelo Blog Gestão Feminina, que traçará um panorama do empreendedorismo feminino no Brasil e o desafio para os próximos anos.

O 1º Encontro de Empreendedoras ocorrerá no dia 21 de janeiro, às 19 horas na Livraria Martins Fontes Paulista. A entrada é franca. Inscrições e informações pelo e-mail: contato@gestaofeminina.com.br.

Os organizadores
Com matérias voltadas ao empreendedorismo, negócios, marketing e oportunidades de atualização profissional, o Blog Gestão Feminina tem o papel de contribuir para estimular mulheres de todas as idades e classes sociais a buscarem a liderança profissional em suas vidas, ou seja, empreender.

A Customizar é uma empresa de consultoria em Marketing de Moda localizada na cidade de Campinas. Assessora pequenas e médias empresas de moda (lojas), criando conceitos baseados em estratégia de marketing e dessa forma, promover a marca em eventos, na mídia e com o público em geral.

Serviço:
1º Encontro de Empreendedoras

Local: Livraria Martins Fontes Paulista – Avenida Paulista, 509 (Próximo à Estação Brigadeiro do Metrô). Tel. (11) 2167-9900. Convênios com estacionamentos na Rua Manoel da Nóbrega, 95 ou 88. Primeira hora gratuita.

Inscrições:

Re Alves - (11) 8527-6507 ou Juliana Manzato (19) 3325-0609 e (19) 7810-4142

Programação
19h-19h30 – Credenciamento
19h30-19h45 – O Empreendedorismo Feminino no Brasil
19h45-20h45 – Tendências no Mercado de Moda