15.9.09

REVOLTE: luxuoso, impertinente e ecológico!



Marca de audácia e de progresso, a Citroën dá provas mais uma vez de sua ousadia com o concept car REVOLTE, pequeno carro urbano, elegante e cheio de personalidade.


Compacto e dinâmico, o REVOLTE foge da visão tradicional atribuída aos carros pequenos. Ousado e chique, ele toma partido do luxo com um toque de impertinência, de tecnologia marcada pelo glamour e pelo dinamismo, cheio de vivacidade.


Cores iridescentes e glossy, têxteis sedosos e aveludados, materiais sutis e refinados, o Citroën REVOLTE mergulha logo seus passageiros em um universo feminino e cosmético… elegante e ousado!

Vivo e nervoso, o REVOLTE se liga com o futuro escolhendo como modo de propulsão um sistema híbrido recarregável. Utilizado em modo elétrico, essa tecnologia, que oferece muito boas prestações ecológicas, assegura também agilidade ao concept car.

Morosidade, conformismo e atonia estão fora do universo de referência do Citroën REVOLTE.


Reflexões
Em um olhar mais atento percebe-se que o Citroën REVOLTE participa das reflexões de seu tempo. A urbanização crescente, a mudança dos meios de comunicação, a multiplicação das soluções de mobilidade...

Reflexões que mostram que o território dos carros pequenos será, cada vez mais, necessário e amplamente valorizado.

O carro pequeno vê assim sua necessidade de desenvolvimento e evolução, antecipando os dias que ainda virão. Carro econômico, segundo carro, agente de interligação ou acessório de moda. O carro pequeno focaliza todas as atenções, vislumbra todas as audácias. Ele revela ser uma área de grande potencialidade dentro do universo automobilístico.

Faz muito tempo que a Citroën conquistou o universo dos veículos pequenos para torná-lo um campo privilegiado de expressão. A atualidade da Marca dirige, mais uma vez, os holofotes sobre veículos deste segmento com o lançamento dos novos C3 e DS3.


REVOLTE: suntuosamente transgressivo, evidentemente distintivo
Com suas linhas enérgicas e apoiado em suas dimensões muito reduzidas, o Citroën REVOLTE poderia limitar-se a encarnar um pequeno veículo urbano tradicional. Mas o conceito REVOLTE justifica seu nome, indo mais longe. O concept car propõe uma abordagem muito contemporânea, propondo um veículo topo de linha. Coerente, assume o papel daqueles que sabem transgredir os códigos estabelecidos, usando uma abordagem diferenciada do luxo e dos elementos usuais do mundo automobilístico.

Bem mais do que um veículo funcional de pequeno tamanho, o REVOLTE privilegia a vivacidade e o nervosismo. Com suas dimensões (3,68 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,35 m de altura) e com sua imagem que foge aos códigos austeros e estritos do luxo tradicional, orna-se de um roxo intenso e luminoso. Transgressor?

Baixo, bem apoiado em suas quatro rodas, o concept car parece decidido a livrar-se de todas as condições impostas pelo trânsito das grandes cidades. Impressão confirmada pelas proporções de sua silhueta.

Com um perfil marcado por pára-lamas que formam um conjunto único, um capô com linha abaulada e uma lateral esculpida para acompanhar o arredondado do teto, o Citroën REVOLTE desvenda os contornos de uma musculatura poderosa e preste a pular.

Suas portas traseiras com abertura inversa facilitam o acesso a bordo e revelam um espaço interno multicor. Este conceito inabitual, que consiste em associar cores vivas a um universo de topo de linha, confirma a impertinente criatividade da Citroën. O REVOLTE, tal como o concept car Hypnos o fez anteriormente, inscreve-se numa vontade evidente de fazer evoluir os códigos tradicionais do luxo.

Couro negro tramado, veludo espesso em vermelho carmim, alumínio brilhante... Eis os principais componentes do espaço interno do concept car. Ficam de lado então os materiais clássicos, como a madeira ou as cores habituais. O ambiente a bordo de REVOLTE quer ser decididamente ousado, mas sem abrir mão do universo do luxo.

O Citroën REVOLTE toma também partido da ousadia, apresentando um espaço interno composto de três lugares (concebidos como em um Lounge) e oferecendo volumes que, normalmente, se aproximam da mobília de uma casa.

O espaço atribuído aos passageiros é composto por um desenho contemporâneo, com total integração entre o espaço dianteiro e o traseiro. Desta forma, um dos passageiros traseiros pode esticar suas pernas e recuperar as sensações sentidas no ambiente de um lugar cosy e luxuoso.
Na parte traseira também é possível instalar uma cadeirinha infantil de costas para a estrada.
O REVOLTE se beneficia assim de uma arquitetura nunca explorada neste tipo de veículo, destacando volumes inéditos e inovadores.


REVOLTE e a escolha da tecnologia inteligente
A abordagem do Citroën REVOLTE ao universo da inovação caminha paralelamente ao conceito do luxo. Claramente indissociáveis, é difícil saber se é o luxo do veículo que inspira seu conteúdo tecnológico ou se é sua tecnologia que serve de suporte ao luxo. Num primeiro olhar, uma certeza se impõe: a bordo, a tecnologia inteligente e o luxo se unem admiravelmente como atestam os elementos a seguir:

• A tela tátil a bordo do REVOLTE é envolvida num feixe de cristais. Verdadeiro trabalho de ourives, estes cristais, de cor vermelho intenso, projetam literalmente a tela tátil no espaço interno. Sua função não pára aí, pois eles têm também como vocação, tal como uma respiração, reciclar o ar a bordo do modelo;

• Elegante e chique, o banco traseiro do REVOLTE não é somente uma brilhante demonstração de estilo. Ele também esconde as baterias elétricas do concept. Dissimulando de forma astuta este equipamento, é o espaço interno, na sua íntegra, que é esteticamente valorizado;
• Por fora, o teto do concept car é coberto de células fotovoltaicas que permitem realizar as funções elétricas ligadas ao conforto a bordo, inclusive quando parado, economizando os preciosos recursos das baterias elétricas;

• Na frente do Citroën REVOLTE, uma tampa de vidro abaulada destaca as linhas generosas da grade frontal. Esta tampa dispõe de um fundo translúcido retro-iluminado que permite, de maneira inédita, o destaque dos chevrons. O fato do concept car pertencer ao universo da marca é assim sutilmente sublinhado.

Enfim, a motorização do Citroën REVOLTE compartilha também a filosofia Concept Car, tanto em termos de tecnologia, quanto de sofisticação e de compromisso ecológico.


REVOLTE, um ativista moderno.
A visão tradicional que associa o « pequeno » ao « básico » se torna obsoleta quando a um olhar mais atento ao modo de propulsão do REVOLTE. Contemporâneo e sofisticado até na sua motorização, o modelo adota uma cadeia de tração decididamente orientada para o futuro.

E no caminho que leva o mundo automobilístico atual para o « tudo elétrico », o Citroën REVOLTE se destaca por utilizar uma cadeia de tração híbrida recarregável.

Esta última apresenta as características e os elementos a seguir:

• Um motor térmico tradicional de pequena cilindrada associado a um motor elétrico, ambos tendo a vantagem de poder acionar as rodas;

• A capacidade de andar em modo ZEV (Zero Emission Vehicule), isto é, totalmente elétrico e sem emissões;

• A possibilidade de recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico.
Esta cadeia de tração híbrida recarregável deixa um bom espaço para o modo elétrico que, além de não produzir nenhum CO2, garante o silêncio a bordo e um conforto de direção único.

Com este modo de propulsão, não há razão para que o REVOLTE se deixe levar pelo tédio e pela indolência. Se não é necessário ter uma velocidade de deslocamento tão alta quanto inútil, o concept car opta pelo dinamismo e capricha em suas acelerações. O Citroën REVOLTE demonstra assim, uma perfeita adequação ao universo urbano dentro do qual ele respeita totalmente as exigências ecológicas. Isso garantindo uma agilidade e um nervosismo surpreendentes.

REVOLTE: derrubar de forma decidida todas as conveniências!
Enfim, quando se trata de expressar uma ruptura com a imagem clássica de um carro pequeno, a Citroën toma o partido de fazê-lo de forma insolente. É por este motivo que toda a modernidade se expressa através de uma provocação estilística inspirada em um de seus mais ilustres avós: o 2CV. Verdadeiro ícone, quem melhor do que ele para encarnar a noção de carro pequeno?

Herege, o Citroën REVOLTE questiona o conjunto dos códigos do 2CV e vai radicalmente em sentido inverso aos valores que são à origem do mito.

• 2 CV era espartano e neutro, o REVOLTE é luxuoso e colorido,
• 2 CV era básico e simplista, o REVOLTE é inteligente e tecnológico,
• 2 CV era lento e apático, o REVOLTE é vivo e nervoso.

O Citroën REVOLTE é, desta forma, a expressão ativa da criatividade e do dinamismo da Citroën, uma marca que assume perfeitamente sua história sem deixar de perseguir o progresso.


A Citroën comemora atualmente 90 anos de sucessos automobilísticos, de tecnologias e de inovações como tantas maneiras de reflexão e de fontes de inspiração para os decênios a vir.

Encontros com a Fotografia



Iniciativa inédita documenta, em dois livros e um DVD, processo de criação dos principais fotógrafos contemporâneos brasileiros

Conhecer em detalhes o processo de criação e os bastidores do trabalho dos principais fotógrafos brasileiros contemporâneos. Com esta intenção, surge o box de livros e DVD Encontros com a Fotografia (Editora Tempo D’Imagem), marcando os 10 anos da Fnac no Brasil. Quarenta entre os mais importantes fotógrafos brasileiros foram entrevistados nos seus locais de origem e de trabalho. Uma equipe de oito pessoas percorreu 40 mil quilômetros durante três meses. Cada um no seu tempo, na sua temática, mas em todos a vontade de usar a fotografia como forma de expressão autônoma.

Lucia Guanaes

Nas entrevistas – todas exclusivas - eles contam o que lhes chama a atenção, suas influências e de como se enveredaram na fotografia. Mostram os lugares que elegeram para ser fontes das suas imagens. Narrando cidades, mostrando o homem do sertão brasileiro, as influências dos imigrantes, a beleza da sua natureza, a vida das periferias, a cultura que permeia este país. Numa destas entrevistas, por exemplo, Sebastião Salgado, recebeu a equipe em sua agência, em Paris, para falar de seus projetos recentes, relembrar seu inicio na fotografia e sobre a exposição Outras Américas que inaugurou a primeira loja da Fnac no Brasil, em 1º junho de 1999.

Eustaquio Neves por Manu Costa

Um trabalho inédito, apresentado em um livro especial composto por dois volumes: um com entrevistas e outro com as obras destes fotógrafos que fazem parte da Coleção Fnac de Fotografia. Além disso, foi produzido um documentário em DVD, com surpreendentes imagens dos ambientes de trabalho de cada um desses fotógrafos, bem como outros ângulos de suas entrevistas, que trazem excelentes informações não evidenciadas no texto escrito. Este DVD acompanha o conjunto dos dois livros, em um box especial.

O lançamento acontecerá no dia 22 de setembro de 2009, com muitos dos fotógrafos presentes em um grande evento na Fnac Pinheiros, em São Paulo, quando deverá ser inaugurada também uma exposição com todas as imagens da Coleção Fnac de Fotografia. O box estará à venda em todas as lojas Fnac, inclusive pelo www.fnac.com.br, com entrega para todo o Brasil, pelo preço especial de R$ 99,00. Haverá pré-venda somente na loja Fnac Pinheiros, em São Paulo, a partir do dia 15 de setembro.

Christian Cravo

Os quarenta fotógrafos participantes são: Alberto Bitar, André Cypriano, Araquém Alcântara, Carlos Moreira, Celso Oliveira, Christian Cravo, Cristiano Mascaro, David Helman, Dirceu Maués, Eustáquio Neves, Fernando Lemos, Gustavo Moura, Helcio Nagamine, João Urban, João Wainer, Kenji Ota, Leonardo Crescenti, Lucia Guanaes, Luise Weiss, Luiz Braga, Luiz Carlos Felizardo, Marcio Scavone, Marcos Piffer, Mario Cravo Neto, Maristela Colucci, Miguel Chikaoka, Milla Jung, Patrick Grosner, Paula Sampaio, Pedro Lobo, Pedro Vasquez, Salete Goldfinger, Sebastião Salgado, Sergio Sá Leitão, Thomaz Farkas, Tiago Santana, Walter Carvalho, Walter Firmo, Xavier Roy e Zezão. A coordenação geral do projeto é de Soraya Lucato, gerente de ação cultural da Fnac Brasil, as entrevistas foram feitas pela jornalista Simonetta Persichetti, o DVD foi dirigido por Maurício Valim e a curadoria esteve a cargo de Rosely Nakagawa.

ENCONTROS COM A FOTOGRAFIA
Box com dois livros e um DVD (Editora Tempo D’Imagem)
Livro da Coleção Fnac de Fotografia - 96 páginas - ISBN 978-85-87314-24-6
Livro de Entrevistas - 180 páginas - ISBN 978-85-87314-25-3
DVD – duração de 54 min, com extras, making of, fotos da Coleção Fnac de Fotografia, slide show.

Preço de venda: R$ 99,00 - Pré-venda somente na Fnac Pinheiros (São Paulo) a partir de 15 de setembro.

Lançamento: terça-feira, 22 de setembro de 2009, às 19h, na Fnac Pinheiros (Av Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo)

Venda para todo o Brasil a partir do dia 22 de setembro pelo site www.fnac.com.br e em todas as lojas Fnac.

sp-arte/foto



Em cinco dias de funcionamento, a 3ª edição da sp-arte/foto levou ao 9º andar do Shopping Iguatemi cerca de 5 mil pessoas. A abertura, no dia 9, reuniu aproximadamente 900 convidados, entre artistas, colecionadores, galeristas e amantes da fotografia. Em 2008, foram pouco mais de 600 - um crescimento de quase 50%. Domingo, último dia de feira, foram contabilizados quase 1.500 visitantes circulando pelos corredores da feira. Mais de 50% das obras expostas foram vendidas, refletindo e reforçando a ascensão e a importância da fotografia dentro do mercado de arte.

A edição da sp-arte/foto deste ano inaugurou um ciclo de encontros para discussão e reflexão sobre a produção fotográfica brasileira. Conversas informais com grandes nomes da fotografia e suas instituições. Durante a palestra de sábado, dia 12, Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de la Photographie, destacou a relevância da sp-arte/foto, equiparando-a às mais importantes feiras internacionais de fotografia. Em sua apresentação, Monterosso elogiou o trabalho de vários fotógrafos brasileiros como Thiago Rocha Pitta, Vicente de Mello, Kátia Maciel, Chris Bierrembach, entre diversos outros.

Em visita ao estúdio de Claudia Jaguaribe, Jean-Luc Monterosso convidou a fotógrafa brasileira para participar de uma exposição em Paris, em 2010.

Além do ciclo de palestras, a terceira edição da sp-arte/foto contou com lançamento e tarde de autógrafos de livros de vários artistas. Sábado, estavam reunidos em uma mesma mesa, Claudia Jaguaribe, Iatã Cannabrava, Roberto Linsker, Vânia Toledo e Walter Firmo. No domingo, foi a fez de Cláudia Andujar e Ivan Cardoso autografarem seus livros.

Comentário da galerista Bonni Benrubi, da galeria homônima de NY – uma das Top 10 galerias de foto dos Estados Unidos, participante ha 14 anos do Paris Photo.: “A sp-arte/foto me lembra o Paris Photo em sua melhor forma”

Mario Cohen, da Pequena Galeria 18, destacou o grande interesse por parte de um público jovem: “A sp-arte/foto colabora para a formação de um jovem público colecionador de fotografia”

“Para galerias novas como a nossa, sem dúvida a entrada no circuito é fundamental e isso só é possível participando de eventos como a SP-Arte”, ressaltou Juliana Freire, da Galeria Emma Thomas.

Primeira vídeo-instalação da sp-arte/foto, a obra de Eder Santos foi vendida na noite de abertura da feira, pela Luciana Britto Galeria.

Todas as obras de Bruno Veiga, expostas na Galeria Bergamin foram adquiridas por colecionadores. Jones Bergamin considera que o mercado hoje está mais maduro e que a fotografia já consolidou seu status de obra de arte: "Os colecionadores têm buscado a fotografia como investimento e essa procura vem aumentando cerca de 20% a cada ano.”

“O público desse ano está mais maduro e isso é um ótimo sinal. No Brasil, ainda falta a cultura da fotografia e a feira colabora para o processo de formação do público que vê a foto como arte” comentou Pablo di Giulio, da FASS.

Na Galeria Nara Roesler, todos os sete artistas expostos tiveram seus trabalhos vendidos. O painel Luz Natural, de Eduardo Coimbra (peça única), foi vendido nos primeiros minutos após a abertura da Feira e foi procurado depois por mais 10 colecionadores.

Numa demonstração de total integração, vários participantes do SP Photo Fest - Festival Internacional de Fotografia de São Paulo prestigiaram a sp-arte/foto.

II Prêmio Sebrae Minas Design

Objetivo é estimular criação de projetos inovadores para micro e pequenas empresas

O Sebrae-MG lança o II Prêmio Sebrae Minas Design. O objetivo é estimular o desenvolvimento de produtos originais, funcionais e que contribuam para reduzir custos, eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de micro e pequenas empresas de Minas Gerais. O evento de lançamento será às 19h30 horas, na sede do Sebrae, em Belo Horizonte, com palestra de Karim Rashid, referência mundial em design.

O Prêmio Sebrae Minas Design é dividido em duas categorias: Profissional e Estudante. Os participantes devem desenvolver projetos que beneficiem os setores definidos no edital. Os candidatos, de todo o País, podem participar individualmente ou em equipe e não há limitação para o número de trabalhos a serem enviados.

Os vencedores serão premiados com a participação em uma missão técnica internacional a um centro de referência em design da Europa. Também terão seus trabalhos divulgados em um catálogo que será distribuído às empresas dos setores incluídos no concurso e em uma exposição. Todos os projetos finalistas e classificados também participarão do catálogo e da mostra.

Setores
· Ardósia - cidade de Papagaios (Central)
· Calçados - Nova Serrana (região Central)
· Eletroeletrônico - Santa Rita do Sapucaí (Sul)
· Móveis – Ubá e região (Zona da Mata)
· Resíduos da Construção Civil*
· Resíduos: Ardósia, Calçados, Eletroeletrônico, Móveis, das regiões participantes desta edição*

* Os projetos devem sugerir novas formas e funções para resíduos não aproveitados pelos setores incluídos nesta edição. O objetivo é reduzir desperdícios e danos ambientais e estimular o crescimento econômico, com a geração de postos de trabalho.

Inscrições
· Categoria Profissional – profissionais que atuam na área de design e tenham diploma de curso técnico ou superior.

· Categoria Estudante – alunos de cursos de design e áreas correlatas previstos e autorizados pela legislação brasileira, dos níveis técnico, superior em tecnologia, sequenciais e de graduação, matriculados no ano letivo de 2009. O candidato deverá apresentar comprovação de matrícula.

O candidato deve fazer uma pré-inscrição no site www.sebraemg.com.br/premiodesign, onde está o regulamento do Prêmio. O número gerado no ato da pré-inscrição deve ser enviado junto com o projeto, como identificação do participante. O projeto não pode apresentar nome dos autores. O prazo para a entrega dos trabalhos vai até 31 de março de 2010.

O júri selecionará os trabalhos com base nos critérios de Originalidade, Concepção formal, Inovação tecnológica, Adequação ao mercado, Viabilidade industrial e Impacto ambiental.

Importância do design
O Prêmio Sebrae Minas Design está integrado a vários projetos desenvolvidos pelo Sebrae-MG para aumentar a competitividade dos polos de eletroeletrônicos, em Santa Rita do Sapucaí, de móveis, em Ubá, de calçados, em Nova Serrana, e de Ardósia, em Papagaios. Entre outras iniciativas, a instituição contratou a consultoria espanhola Competitiveness para analisar as demandas do mercado e elaborar estratégias a médio e longo prazos.

“O design tem importância fundamental para as empresas, pois é por meio dele que elas transformam idéias e necessidades em produtos inovadores e atraentes. O design é um recurso estratégico para aumentar o potencial competitivo das micro e pequenas empresas, ao agregar valor, identidade visual e cultural, estilo, originalidade e funcionalidade a objetos artesanais e industriais”, observa Roberto Simões, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Há nove anos, o Sebrae-MG promove ações para estimular as micro e pequenas empresas a investirem em design, integrando essa ferramenta às estratégias de negócio.

Júri
· Adélia Borges (SP) - Jornalista, curadora especializada em design e professora de História do Design na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). De 2003 a 2007 dirigiu o Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Publicou artigos e livro sobre design em alemão, coreano, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.

· Dijon de Moraes (MG) - Ph.D em Design pelo Politécnico de Milão. Professor e vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Produziu vários trabalhos para empresas no Brasil e exterior. É autor dos livros Limites do design (1997/2008) e Análise do design brasileiro (2006).

· Itiro Lida (DF) - Engenheiro de produção, doutor em engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), professor adjunto do curso de Desenho Industrial da Universidade de Brasília (UnB), autor do livro Ergonomia: Projeto e Produção.

· Newton Gama (SP) - Designer de produto responsável, durante 26 anos, pelas linhas Brastemp/Consul. Atualmente é consultor na NGAMA Design.

· Ivens Fontoura (PR) - Mestre em Design pela Universidade Nacional Autonôma do México (UNAM). Professor de projeto e teoria do design da PUC-PR e da Universidade Tuiuti do Paraná. Presidente da Associação Brasileira de Críticos de Design (ABCD). É colunista do jornal O Estado do Paraná há 20 anos.

Palestra de Karim Rashid
O evento de lançamento terá palestra de Karim Rashid, referência mundial nas áreas de produto, design de interiores, mobiliário, iluminação e arte. Rashid criou mais de 3.000 objetos e ganhou cerca de 300 prêmios em 35 países. Considerado o “poeta do plástico”, sua equipe trabalha com 50 projetos simultâneos em 35 diferentes países, inclusive o Brasil. Suas obras fazem parte de coleções permanentes de 15 museus em todo o mundo, incluindo o MoMA, em Nova York, e o Centre Pompidou, em Paris. Uma das características de seu trabalho é a diversidade de idéias, materiais, atitudes, estéticas e topologias, cruzando fronteiras e expandindo horizontes. Kenzo, Issey Miyake, Toyota, Alessi, Prada, Edra, Armani e a brasileira Melissa são alguns de seus clientes.

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