4.10.07

Desenhos de Candido Portinari



A Mostra Desenhos de Candido Portinari traz para Porto Alegre croquis, esboços de ilustrações para romances e estudos para murais e painéis realizados pelo artista paulista, que estão à mostra na Galeria do Instituto Moreira Salles.

Ao todo são 15 obras, que fazem parte do lote de cinco mil peças da Coleção Unibanco. Os desenhos de Candido Portinari (1903 - 1962) nasciam muitas vezes como ensaios ou croquis de trabalhos que iriam ganhar forma final como pintura a óleo ou afresco.

A partir dos anos 50, o artista começou a sentir os efeitos de uma intoxicação com tintas e, obrigado a passar períodos sem pintar por recomendação médica, largava os pincéis para entregar-se inteiramente ao desenho, utilizando- se de técnicas variadas, que vão do grafite ao nanquim.

Informações:
Local: Instituto Moreira Salles (Porto Alegre)
Preço: Grátis.
Data: até 9 de dezembro.
Horário: segunda a domingo, 10h às 22h.

Fonte: Guia da Semana

Circo Voador sedia edição 2007 da mostra de artes



Acontece mais uma edição da MoLA - Mostra Livre de Artes, toda quinta de outubro no Circo Voador. O evento anual abre espaço para jovens artistas de diversas áreas das artes se manifestarem. São produções teatrais, cinematográficas, musicais, fotográficas, poéticas e artesanais.

O evento abriga 16 bandas, mostras de curtas e cine-clubes, fotografias, artes plásticas, quadrinhos, vídeo-arte, esquetes e performances dentro da lona. Na área externa, uma caixa preta de 50 m2 reúne poesias e experimentações. Nos intervalos das bandas, o público recebe ouve as informações da Rádio MoLA.

Informações
Local: Circo Voador (RJ)

Preço: R$ 10,00.
Data: 4 a 25 de outubro.
Horário: Quintas, 18h.

Fonte: Guia da Semana