25.1.09

455 anos de São Paulo



O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, visitou no sábado o painel que o grafiteiro Eduardo Kobra faz em homenagem ao aniversário de 455 anos de São Paulo, na avenida 23 de maio. Acompanhado pelo secretário municipal das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, Kassab elogiou muito o trabalho e disse que a Prefeitura pretende incentivar os grafiteiros a pintar em diversos outros pontos da cidade. “Estes locais têm sido avaliados pela Subprefeitura”, afirmou. Kassab e Matarazzo conversaram bastante com Kobra sobre sua obra e permaneceram cerca de 15 minutos apreciando os detalhes do belíssimo mural de 1.000 metros quadrados. “A imagem é em PB para contrastar com colorido dos carros, dos painéis e das luzes e, ainda, para humanizar o espaço com uma cena clássica e nostál gica da década de 20”, informou o grafiteiro.

A visita de Kassab e Matarazzo reafirma o bom momento do relacionamento entre Prefeitura e os grafiteiros, depois que no ano passado diversos trabalhos foram apagados pela tinta ocre dos fiscais da Cidade Limpa. “Faltava comunicação entre o Poder Público e os grafiteiros”, afirmou o prefeito, acrescentando que alguns fiscais desconheciam a relevância que este tipo de arte tem para a Cidade.

Muito à vontade, Kobra disse que tentou por cerca de quatro meses obter a autorização para realizar o grafite na 23 de maio. “A permissão, através do secretário Matarazzo, surgiu no final do ano e por isso tivemos de trabalhar em ritmo frenético, das 9h às 20h, todos os dias, para o trabalho ficar pronto”, afirmou Kobra, que custeou a obra do próprio bolso. Gastou cerca de R$ 15 mil (dez em tinta e cinco com sua equipe de quatro grafiteiros). “São Paulo está agora valorizando espaços de murais na cidade. É uma cidade que se mostra diferente, ao ceder um espaço enorme, em uma das mais importantes avenidas da Cidade, para uma manifestação artística”, elogiou Kobra. "Este mural de Eduardo Kobra, assim como todo o projeto ‘Muro das Memórias’, é uma contribuiç ão artística de qualidade à cidade de São Paulo", afirmou Matarazzo.

O artista contou a jornalistas que a obra tem durabilidade de cerca de dois anos e que um verniz garante que esse prazo seja de cinco anos. Ao ouvir o comentário de Kobra, o secretário Matarazzo disse que Prefeitura vai se encarregar de conseguir o verniz para a proteção da obra.

Situada sob o viaduto Tutóia (do lado direito de quem vai do centro em direção ao Ibirapuera) o mural, todo em preto e branco, traz cenas paulistanas da década de 20. É o maior painel feito em homenagem ao aniversário da Cidade.

Kobra é autor do projeto “Muro das Memórias”, que tem como principal objetivo transformar a paisagem urbana através da arte e resgatar a memória de São Paulo. Desde 2006 já foram entregues 18 murais, em avenidas e ruas da cidade, como a Paulista, a Sumaré, a Belmiro Braga, Helio Pelegrino, Rangel Pestana e Henrique Schaumann. Em 2007, abriu a exposição “Memórias de São Paulo” na Praça Benedito Calixto, seguindo o tema. Em outubro de 2008 fez na galeria Michelangelo, na Vila Madalena, a exposição “Lei da Cidade que Pinta”, onde placas, outdoors, luminosos e outros materiais de comunicação visual retirados pelos fiscais e funcionários da Prefeitura ressurgiram como suporte para as obras de arte. O muro da avenida 23 de maio é o 19º. trabalho de Kobra c om a cidade de São Paulo como tema.

Muitas pessoas pararam em cima do viaduto Tutóia e na rua Estela para apreciar o mural. Um dos mais entusiasmados era o vereador Goulart, o segundo mais votado de São Paulo. “Sou um apaixonado por este tipo de trabalho, que embeleza e resgata parte da história da Cidade”, afirmou. Diversas pessoas faziam fotos. Um grupo de funcionários da Prefeitura pediu para fazer uma foto ao lado do muralista. “Com muito prazer. Vocês, assim como eu, trabalham para deixar a cidade mais bonita”, disse Kobra.

Perfil do artista
O paulistano Eduardo Kobra, 33 anos, começou seus primeiros trabalhos em 87, junto com a segunda geração do grafite, sob a influência do hip hop. Inquieto e curioso, logo aprimorou seus traços, desenvolvendo sua forma de expressão. Suas criações são ricas em detalhes, que mesclam realidade e um certo “transformismo” grafiteiro. “Procuro, no projeto ‘Muro das Memórias’ mostrar imagens históricas com uma leitura contemporânea”, afirma.

Embora nunca tenha tido contato pessoal, um de seus principais mestres atuais é o norte-americano Eric Grohe, artista plástico que faz da sua arte um meio de transformação. São murais que confundem os olhos de quem observa, reduzindo a nada a diferença entre escultura e pintura. Os trabalhos de Kobra, muito executados antes mesmo do contato com a arte de Grohe, trazem características semelhantes.

Além do projeto “Muro das Memórias” e de vários outros grafites feitos em espaços da Cidade, Kobra já trabalhou para empresas como Playcenter, Beto Carrero World, Coca-Cola, Nestlé, Chevrolet, Ford, Roche, Johnnie Walker, Iodice e Carmim; e para as agências The Marketing Store, Diageo, Agnelo Pacheco, além de ter trabalhado com o arquiteto Sig Bergamin para a Lê Lis Blanc. Em alguns trabalhos conta com a parceria do arquiteto, urbanista e especialista em arte pública Márc io Rodrigues Luiz. Fundou em 95, o Studio Kobra, onde comanda uma equipe especializada em pintura de painéis artísticos. Kobra tem sido procurado para decorar artisticamente interiores de bares e restaurantes. Seus trabalhos podem ser vistos em seis estabelecimentos da cidade, como o sofisticado Trindade (onde, a convite do arquiteto Toninho Noronha, em 2007, mostrou, sob uma lona de caminhão de 96m2 uma cena do bairro Lisboeta, em Portugal). Em maio, foi convidado para pintar um mural de 10X4m no Bleecker, que traz uma cena do metrô de Nova York. Em julho de 2008, pintou no restaurante JK (5mX9m) uma cena do Centro de São Paulo, no início do século (Largo do Tesouro, 1910). Em agosto, terminou no empório Santamaría, na avenida Cidade Jardim, dois be l os trabalhos: um no teto da área de presentes e o outro no restaurante japonês do local.
Sobre release
Foto de Airton Gontow/Gontof Comunicação