15.1.09

Abertas as inscrições para concurso internacional de ilustração

Estão abertas até o dia 23 de janeiro as inscrições para o concurso internacional "Titan – Illustration in Design" promovido pela Escola Superior de Artes e Design (Esad), de Matosinhos, Portugal. A competição visa promover a ilustração como instrumento integrado ao design, criando narrativas e identidade.

Os interessados podem inscrever seus trabalhos nas categorias: Ler, Imaginar, Informar, Celebrar, Surfar, Promover, Enviar e Escutar, abertas a projetos que vão de selos a cartazes. Podem participar tanto designers e ilustradores autônomos como escritórios e empresas. Não há taxa de inscrição e os interessados podem inscrever até três projetos desenvolvidos nos últimos cinco anos.

O trabalho vencedor receberá € 8 mil. Os primeiros colocados de cada categoria receberão € 2.500 e o júri internacional poderá ainda emitir um certificado especial para trabalho de destaque. O vencedor será convidado para a exposição e cerimônia de premiação, com custos cobertos pela organização do evento. Mais informações no site: www.esad.pt/titan/overview.php?id=70.

Fonte: Professional Publish

Vik Muniz MAM Rio



Olhe à sua volta: há um mundo de coisas para as quais você não dá a menor importância. Poeira? Você já considerou a poeira como algo possível de ter outro significado? E o lixo, pode ser algo além de ser, simplesmente, lixo? Pois bem, um artista brasileiro – seu nome é Vik Muniz – foi capaz de olhar essas coisas cotidianas e, com elas, recriar possibilidades de apresentar e perceber o mundo.

Em suas obras, materiais inusitados para a arte, como calda de chocolate, pasta de amendoim, caviar ou diamantes são utilizados para recriar grandes ícones da fotografia e da pintura. O resultado são quadros surpreendentes, que nos parecem a um só tempo familiares e estranhos. Lançando nova luz sobre o passado, as fotos de Muniz não deixam de provocar uma reflexão bem humorada e divertida sobre a nossa forma de ver e compreender as imagens.

Com mais de 120 trabalhos que abarcam do início de sua carreira, no fim dos anos 1980, até os dias de hoje, Vik – realizada por Aprazível Edições e Arte – é a maior exposição já dedicada ao artista. Depois de passar pelos Estados Unidos, Canadá e México, ela chega ao Brasil no momento em que Vik atinge o ápice de seu reconhecimento, tornando-se um dos artistas brasileiros mais consagrados no cenário internacional.

Para Vik Muniz, o artista faz a metade do trabalho; a outra parte é feita pelo espectador, que exerce um papel ativo. Agora é a sua vez. Entre nessa aventura, que é ver a exposição: ouse e reivente seu olhar.

Curadoria Vik Muniz
Realização e Organização Aprazível Edições e Arte - Leonel Kaz e Nigge Loddi
Exposição Direção Emilio Kalil
Patrocínio Bradesco Seguros

Ministério da Cultura Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal Brasil um país de todos

imagem
Vik Muniz São Paulo SP, Brasil/EUA, 1961
Self Portrait (Front) (Pictures of Magazines), 2003
Auto-retrato (frente) (Imagens de revistas)
chromogenic print 233,7 x 182,9 cm
Self Portrait (Back) (Pictures of Magazines), 2003
Auto-retrato (verso) (Imagens de revistas)
chromogenic print 233,7 X 26462 cm
Cortesia Sikkema Jenkins & Co., New York

23 jan - 08 mar 2009
2º andar - Espaço 2.4
1300 m2 - 131 obras


Fonte: MAM Rio

Prêmio IDEA/Brasil 2009



Designers, empresas, estudantes e pesquisadores têm até o dia 20 de fevereiro como prazo para inscrições no Prêmio IDEA/Brasil 2008. Mais importante prêmio norte-americano de design de produto, o International Design Excellence Award (IDEA) realizou este ano no Brasil sua primeira edição fora dos Estados Unidos.

São 18 categorias na versão brasileira: Comerciais & Industriais; Comunicação; Informática; Estratégia de Design; Ecodesign; Entretenimento; Ambientes; Casa; Design de Interface; Lazer & Recreação; Médicos & Científicos; Escritório; Embalagens; Acessórios Pessoais; Estudantes; Pesquisa; Transportes; e Jóias.

A edição 2008 do evento premiou 53 produtos e projetos no Brasil. Doze deles conquistaram prêmios nos EUA – o segundo melhor desempenho estrangeiro, ficando a frente de países como Alemanha, China, França e Inglaterra, dentre outros.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site do prêmio: www.ideabrasil.com.br. A iniciativa brasileira é da Objeto Brasil, em parceria com a Apex-Brasil.

Fonte: Rede Design Brasil