15.3.11

Como gerir marcas inovadoras?




Wolff Olins, uma das mais admiradas agências de branding do mundo, estará no Brasil para a abcDesign Conference, dia 11 de maio, para falar sobre como aliar estratégia, inovação, engajamento e comunicação de forma eficaz na gestão de marcas.

Inovar quando o assunto é marcas é a especialidade da agência Wolff Olins. Baseada em quatro alicerces – estratégia, inovação, engajamento e comunicação – a agência tem sido responsável por criar e reposicionar algumas das marcas com melhor desempenho e visibilidade dos últimos tempos, como Unilever, Tate Modern, Oi, Vivo, AOL., e Olimpíadas de 2012.



Dia 11 de maio, na abcDesign Conference, criativos brasileiros poderão conhecer com mais detalhes como a Wolff Olins cria, desenvolve e gere esses projetos que vêm obtendo resultados como lucratividade em apenas três meses, dois milhões de clientes no primeiro mês de vida da marca e inserção de cultura criativa dentro de uma organização.





Marina Willer, diretora geral de criação, e Karl Heiselman, CEO da Wolff Olins, serão os representantes da agência no evento que é realizado anualmente pela revista abcDesign e, em 2011, tem parceria com a ESPM.






Heiselman vai explicar o modelo de negócios da Wolff Olins e o relacionamento com os clientes, enquanto Willer vai compartilhar detalhes da criação dos projetos em que participou, como Tate Modern, (RED), Oi, Ambev e Anistia Internacional.

No site do http://abcdesign.com.br/conference/ estão disponíveis a descrição de alguns dos cases da Wolff Olins em português.



Sobre Marina Willer
Willer é brasileira, mas mora em Londres desde 1998. Logo depois da pós-graduação em Design Gráfico na Royal College of Arts, a mais conceituada universidade britânica na área, ela foi convidada a fazer parte da Wolff Olins, onde cresceu até chegar ao posto de diretora de criação de toda a sede londrina.

A designer também tem uma carreira paralela como diretora de curtas. Seu foco são trabalhos de cunho pessoal e poético, como os trabalhos experimentais veiculados na MTV Europa, filmes artísticos para museus como George Pompidou, e documentários, como “Cartaz à mãe” sobre o cartunista Henfil feito junto com o diretor Fernando Kinas.

Karl Heiselman
Heiselman é CEO da Wolff Olins desde 2007. Antes disso, teve um papel central nos trabalhos desenvolvidos para clientes como GE, Unicef, PepsiCo, Citibank, etc., competência conseguida em seus 20 anos de experiência em branding e design experience.

Antes de se unir à agência na sede de Nova York, foi consultor criativo para a Landor Associates, diretor de design na Apple e diretor de criação na Swatch em Nova York e Milão. Heiselman é conhecido como sendo a força por trás da crença da Wolff Olins de que marcas responsáveis podem criar um mundo melhor.

Serviço
O quê: abcDesign Conference Wolff Olins
Palestrantes: Marina Willer (diretora de criação) e Karl Heiselman (CEO)
Quando: 11 de maio de 2011, a partir das 08h00.
Onde: ESPM – São Paulo (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana)
Quanto: preço em março (R$ 310,00 não assinantes, R$ 250,00 assinantes).



Sobre a Wolff Olins
A Wolff Olins foi fundada em Camdem Town, em Londres, no ano de 1965 por Michael Wolff e Wally Olins, cuja reputação de inovar nos conceitos de identidade visual começou cedo. Seus trabalhos chegavam a ser recebidos com certo ceticismo, mas a agência ganhou visibilidade por conta da consistência e eficiência dos resultados.

Hoje, a Wolff Olins possui em seu portfólio projetos que viraram referência no mundo corporativo. Apple Records (gravadora dos Beatles), Camden Town, Renault Orange, Tesco, Oi, Unilever, New Museum e mais recentemente Olimpíadas de 2012 e AOL são alguns dos clientes que não passaram despercebidos depois de contratarem o escritório.



Nestes 40 anos de história, a Wolff Olins teve sedes em diversos países, França, Estados Unidos, Espanha e Portugal, ficando estabelecida atualmente apenas em Londres, Nova York e Dubai. Mesmo com a saída dos sócios originais (Michael Wolff, em 1983, e Wally Olins, em 2001), a agência seguiu consistentemente aplicando e evoluindo a metodologia que a tornou uma das principais consultorias em branding do mundo.
A essência do trabalho da Wolff Olins está em desenvolver projetos que criem novos negócios, experiências, relacionamentos e desafios que provoquem e reinventem as organizações, sempre visando o crescimento e fortalecimento dessas marcas. Seus alicerces são a estratégia para gerenciar; inovação para criar experiências únicas; melhor desempenho e engajamento interno por meio da transformação; e comunicação para moldar a presença da marca no mercado.



Sobre a abcDesign
A revista abcDesign nasceu em 2001, a partir da vontade de se criar um meio de informação que abordasse a história e os valores do design, bem como refletir sobre a prática, a teoria da atividade e sua importância cultural para a sociedade.

Quase 10 anos depois, a aposta não poderia ter sido mais acertada. O mercado só tem crescido, o número de profissionais aumentado e a demanda por meios que ajudem a fomentar os profissionais segue cada vez mais alta.

Editada trimestralmente e com abrangência nacional, a revista está sempre a evoluir. Sua última grande investida foi a abcDesign Conference, um evento anual que tem como principal objetivo debater a criatividade e a gestão do design.

Participe ou morra... de remorso

Em virtude da palestra da Wolff Olins no Brasil, dia 11 de maio, na abcDesign Conference, a revista abcDesign e a consultoria inglesa se unem para proporcionar uma oportunidade inédita: dar a um designer brasileiro a chance de fazer um intercâmbio profissional para a Inglaterra com tudo pago. É a Wolff Olins Experience.

Trabalhar numa agência com o prestígio e porte da Wolff Olins é o sonho de muitos profissionais, mas a concorrência é acirrada e o acesso não é assim tão simples. A revista abcDesign, por conta da Conference com a Wolff Olins, que será realizada dia 11 de maio, resolveu aproveitar a chance e promover uma ação que vai realizar esse sonho e ainda com tudo pago.

É a Wolff Olins Experience, para o qual estudantes de 3° e 4° ano de design ou profissionais com até cinco anos de formado podem enviar o seu portfólio. Eles serão analisados pelos designers da própria Wolff Olins com supervisão de Marina Willer, diretora de criação e palestrante da abcDesign Conference.

Os donos dos três melhores portfólios irão ganhar um convite para a palestra do dia 11 de maio, quando poderão conversar com a diretora de criação para ela dar a palavra final.

O selecionado irá passar um mês junto aos profissionais da Wolff Olins com as despesas de viagem, estadia e alimentação pagas pela abcDesign (o trabalho em si não é remunerado). A experiência deverá ser registrada em texto e fotos que irão ser divulgados no site e na revista abcDesign.

Para participar, é preciso ser assinante da revista abcDesign. Os portfólios devem ser mandados de acordo com o regulamente (http://abcdesign.com.br/conference/regulamento.html) por meio do site http://abcdesign.com.br/conference/upload/ até o dia 11 de abril.

Serviço
O quê: Wolff Olins Experience
Envio de portfólio: 11 de abril de 2011
Divulgação do resultado: 11 de maio de 2011
Regulamento: http://abcdesign.com.br/conference/regulamento.html

abcDesign Conference – Wolff Olins
Palestrantes: Marina Willer (diretora de criação) e Karl Heiselman (CEO)
Quando: 11 de maio de 2011, a partir das 08h00.
Onde: ESPM – São Paulo (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana)
Quanto: preço em março (R$ 310,00 não assinantes, R$ 250,00 assinantes).

Casa Rex cria embalagem global para Dove


A Casa Rex acaba de desenvolver o projeto global da embalagem de Tratamento Dual Reconstructor, da nova linha de Dove Damage Therapy, para a Unilever de Londres.


O projeto é um dos primeiros frutos da filial da Casa Rex na Europa e envolveu a criação não apenas do design gráfico da embalagem, mas também de ideias de formatos para ressaltar o conceito profissional do novo produto. "Dove Dual Reconstructor oferece a reconstrução completa do cabelo em duas fases: a 1a para repor a proteína Vital-Keratin e a 2a para retê-la nos fios. As áreas de transparência tem, portanto, dupla função: mostrar os tubos — pois são diferentes de tudo o que Dove já havia lançado até então — e sinalizar as duas fases do produto de forma clara.", comenta Gustavo Piqueira, diretor criativo do projeto e à frente da Casa Rex.

A nova embalagem já foi lançada no Brasil e pode ser encontrada nos principais supermercados e farmácias do país. Mais detalhes no site da marca: www.dove.com.br/cabelos

Sobre a Casa Rex:
Casa Rex é uma casa de design com bases operacionais em São Paulo e Londres cuja área de atuação vai de extensos projetos globais para marcas de consumo até a livre experimentação de ideias, não podendo ser enquadrada sob os tradicionais moldes de "agência" ou "estúdio" de design. Para conhecer mais, acesse: www.casarex.com

Nestlé realiza campanha para a linha de refresco em pó La Frutta


Com excelente aceitação do consumidor, os Sucos em Pó La Frutta desde de quinta-feira, 10, campanha publicitária especialmente desenvolvida para as TVs. O roteiro desenvolvido pela WMcCann e a produção da Film Planet ressaltam o principal diferencial do produto: único do mercado sem corantes artificiais, além de conter ferro e mais 8 vitaminas.

Com o objetivo de ressaltar o frescor e o sabor do novo produto, foi criado o conceito “Gostosa por natureza”. A mensagem de nutrição, saúde e bem-estar está implícita no filme em que um passarinho, entre as opções disponíveis no supermercado, opta por se alimentar dos refrescos Nestlé La Frutta, enquanto é observado por uma mãe e seu filho, que, surpresos, prestam atenção no produto escolhido pelo passarinho.

A campanha será exibida em filme de 30” nos canais de TV aberta. Para as rádios, foi criado um jingle divertido, no melhor estilo “merengue pop”, que ajuda a divulgar o modo de preparo e apresenta alguns dos 11 sabores que a linha oferece.

Com a linha de sucos em pó La Frutta, a Nestlé garante presença em um nicho de mercado com grande penetração. Dados Nielsen indicam que o segmento ocupa o segundo lugar em penetração nacional de bebidas não-alcoólicas, atingindo 92% dos lares. Puxado pelo crescimento das classes C, D e E, é um dos setores que mais cresce na indústria de bebidas.

Nestor Jr. expõe na França


O catarinense Nestor Jr. é destaque do mês de março na publicação mexicana Inkult (http://www.inkultmagazine.com/) - a décima edição virtual carrega em suas páginas artes dos novos talentos da cultura, design e lifestyle mundial. A seção “People” expõe ao longo de oito páginas obras mais recentes do artista plástico, que há seis meses reside/estuda na França.

Seu traço já estampou outras mídias internacionais e, para quem pensa que o trabalho do brasileiro pára por aí, Nestor Jr. fará sua primeira exposição na galeria Appartment 16, em Lyon, prevista para junho – um mês antes do seu retorno ao Brasil. Ainda sem título, a mostra vai reunir suas experimentações enquanto esteve no continente europeu.

Já em agosto, de volta ao país, Nestor tem agendada três exposições individuais: duas em Santa Catarina (Blumenau e Florianópolis) e uma em Minas Gerais (Belo Horizonte). Para conhecer o trabalho do artista, visite http://www.flickr.com/nestorjr/.

SOBRE NESTOR JR.
Nestor Jr., 27 anos, é um dos artistas plásticos mais respeitados entre os novos nomes das artes de Santa Catarina. Seus contornos e formas são reconhecidos por todo o Brasil, além de se destacarem em veículos de mídia nacionais e internacionais. Desde 2008, participou de diversas exposições individuais e coletivas, com mostras em cidades brasileiras e na Galeria Espai Cromàtic, da Espanha.

Quem vê Nestor Jr. preenchendo suas telas com as cores e formas já características, percebe que o processo de criação do artista é natural. As linhas surgem das mãos com sinceridade, e os temas – com o sexo e os olhos sempre em destaque –, mostram o prazer e a perturbação de se ilustrar um corpo humano que é vivo e híbrido.


O catarinense Nestor Jr. é destaque do mês de março na publicação mexicana Inkult (http://www.inkultmagazine.com/) - a décima edição virtual carrega em suas páginas artes dos novos talentos da cultura, design e lifestyle mundial. A seção “People” expõe ao longo de oito páginas obras mais recentes do artista plástico, que há seis meses reside/estuda na França.

Seu traço já estampou outras mídias internacionais e, para quem pensa que o trabalho do brasileiro pára por aí, Nestor Jr. fará sua primeira exposição na galeria Appartment 16, em Lyon, prevista para junho – um mês antes do seu retorno ao Brasil. Ainda sem título, a mostra vai reunir suas experimentações enquanto esteve no continente europeu.

Já em agosto, de volta ao país, Nestor tem agendada três exposições individuais: duas em Santa Catarina (Blumenau e Florianópolis) e uma em Minas Gerais (Belo Horizonte). Para conhecer o trabalho do artista, visite http://www.flickr.com/nestorjr/.

SOBRE NESTOR JR.
Nestor Jr., 27 anos, é um dos artistas plásticos mais respeitados entre os novos nomes das artes de Santa Catarina. Seus contornos e formas são reconhecidos por todo o Brasil, além de se destacarem em veículos de mídia nacionais e internacionais. Desde 2008, participou de diversas exposições individuais e coletivas, com mostras em cidades brasileiras e na Galeria Espai Cromàtic, da Espanha.

Quem vê Nestor Jr. preenchendo suas telas com as cores e formas já características, percebe que o processo de criação do artista é natural. As linhas surgem das mãos com sinceridade, e os temas – com o sexo e os olhos sempre em destaque –, mostram o prazer e a perturbação de se ilustrar um corpo humano que é vivo e híbrido.

Batavo renova versões de Naturis Soja Original


A partir deste mês, o consumidor encontrará nas gôndolas as versões renovadas de Batavo Naturis Soja Original. Produzido pela BRF Brasil Foods, as opções Original e Original Zero trazem menos calorias. A primeira reduziu de 97kcal para 78kcal a cada 200ml. Já a versão Original Zero passou de 58kcal para 54kcal. Além disso, após uma pesquisa quantitativa com consumidores, a bebida passou por uma reformulação na composição, garantindo ainda mais sabor.

A embalagem de Naturis Soja Original também sofreu alterações de layout. O fundo, antes azul, agora utiliza o verde como marca registrada. Além disso, a embalagem muda para um formato mais retilíneo e aumenta o destaque às questões nutricionais: adição de cálcio, 0% lactose, 0% colesterol e fonte de cálcio.

“As mudanças foram idealizadas para atender o consumidor de Naturis Original, que na sua grande maioria busca nutrição e funcionalidade”, explica Ana Lucia Tacla, gerente de Marketing da Brasil Foods. “Na pesquisa realizada com consumidores de bebidas à base de soja, percebemos que no caso do leite de soja o público principal é feminino e as ocasiões de consumo coincidem com as do leite de vaca: café da manhã e da tarde e antes de dormir”, completa.

Ainda nos resultados da pesquisa, constatou-se que a grande maioria dos consumidores da bebida busca os benefícios da isoflavona, proteína da soja, que atua no auxílio aos sintomas da menopausa, protege contra o envelhecimento, controla a diabetes e reduz doenças cardiovasculares, auxilia no fortalecimento dos ossos, na prevenção e no controle do colesterol e na prevenção de diversos tipos de câncer.

Edward Scott faz exposição no Espaço de Arte Trio

Com entrada gratuita, mostra “Movimento” ficará aberta entre 22 de março e 28 de abril

O artista plástico Edward Scott faz, no próximo dia 22 às 19 h, vernissage de sua nova exposição, denominada Movimento. São 18 telas, que ficarão expostas no novo Espaço de Arte Trio, de Mara e Dudu Linhares.

Em suas pinturas abstratas, o artista valoriza grafismos, cores e movimento, em tons vibrantes. Eclético, usa tanto tinta a óleo quanto acrílica. São várias séries. Algumas repetem ícones como o avião, em diferentes situações. Outras têm linhas e traços imaginários que intuem contrastes entre movimento e repouso.

Com mais de 20 anos de dedicação à arte, Edward Scott já expôs no MIS e em galerias de arte como Nara Roesler. Suas telas grandes, de impacto, ganharam notoriedade entre os amantes da arte contemporânea.

Serviço
Local: Espaço de Arte Trio
Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1759 – Vila Olímpia – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3757-3333
Funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 15h30; domingo, das 12h às 16h. Fecha aos sábados.
Estacionamento com manobrista: R$ 15,00
Entrada franca.

Sobre o artista
Edward Scott montou seu primeiro ateliê na década de 90, com um grupo de artistas. Foi uma mudança radical na vida, depois de mais de 20 anos no mercado cinematográfico.

Em seu trabalho como artista plástico, Edward traz na bagagem a experiência na produção executiva de filmes publicitários, videoclipes, fotografias artísticas e publicitárias nas principais agências do País e para importantes fotógrafos, como J.R. Duran, Klaus Mitteldorf e Cássio Vasconcelos.

A inspiração do artista se transforma em uma temática diferente a cada fase, o que resulta na produção de séries sempre ligadas a um assunto distinto. Hoje, com mais de duas centenas de quadros vendidos, Scott se dedica à pintura e à fotografia.

Os bastidores das fotos de Paola Oliveira para Avon


Protagonista da novela “Insensato Coração”, da TV Globo, a atriz Paola Oliveira fotografou para a campanha dos novos esmaltes Avon Color Trend - coleção Garota da Capa, que é inspirada em todo o universo de luxo e glamour que o mundo das celebridades transmite.



Paola é a representante da marca no Brasil desde o começo de 2010 e tem se destacado nesse trabalho pelo carisma, envolvimento e entusiasmo com toda a linha de produtos, que inclui uma ampla linha de make up.

Na seção de fotos, Paola posou para as lentes de Danilo Borges, no estúdio que o fotógrafo mantém na cidade de São Paulo, em um ambiente descontraído, no qual a atriz contou com as dicas de Gil Almeida, que cuidou dos cabelos, e de Kaká Moraes, que assinou a beauty.



"Eu sempre amei esmaltes, é um dos meus acessórios favoritos. Mas, foi trabalhando em parceria com a Avon, que eu me apaixonei completamente pela possibilidade de cores que podemos usar. A formula é maravilhosa e o brilho é incrível. Eu adoro! É um prazer enorme fazer parte desta história de sucesso e ter a honra de estrelar a primeira campanha publicitária de esmaltes da Avon. Não tenho dúvida de que a nova coleção ‘Garota da Capa’ estará nas mãos das mulheres mais estilosas do Brasil", destacou Paola.

Os quatro tons dos esmaltes são impactantes e receberam nomes que se enquadram no universo de sucesso, estilo e exclusividade que envolvem artistas e outras personalidades que vivem cercadas de flashes. São eles: Garota da Capa (dourado - Para mulheres que atraem todos os flashes), Flagra (roxo - Para as mulheres que não passam desapercebidas), Babado Forte (vermelho - Para as mulheres que são o assunto do momento) e V.I.P (cinza - Para as mulheres que são exclusivas, únicas).