10.8.10

Lemon School

Agnelo Pacheco cria primeira campanha em 3D do Zé Gotinha


O personagem Zé Gotinha ficará ainda mais perto do público na nova campanha publicitária sobre a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil. A novidade desta vez é que a campanha, criada pela Agnelo Pacheco Comunicação, foi elaborada em animação 3D. Com o slogan “Não vai esquecer a segunda dose. Hein?”, além do filme de 30 segundos em computação gráfica, a agência preparou também spots de rádio, jingle, folders, cartazes e várias ações na internet.

Inspirada no desenho animado Toy Story, a animação retrata o quarto de uma criança que, enquanto dorme tranquilamente, tem seus brinquedos liderados pelo Zé Gotinha. Eles ganham vida, vão até o quarto de seus pais e deixam um bilhete no despertador informando a data da vacinação - no caso, 14 de agosto. A campanha foi elaborada a pedido do Ministério da Saúde, que espera vacinar mais de 14 milhões de crianças.

Para o diretor de criação, Gui Pacheco, o novo filme do Zé Gotinha vai ao encontro da nova tecnologia disponível atualmente. “Hoje em dia, podemos brincar com diversos recursos tecnológicos, o que possibilita entrar no imaginário das pessoas. Cada vez mais buscamos uma linguagem próxima do universo da criança, mas que também fale com os pais”, afirma.

O jingle da campanha foi elaborado também em formato lúdico. Com um ritmo animado, a música é cantada por crianças, que em coro entoam a letra “É um, é dois, é vacinar! É um, é dois, vamos lembrar! É sem dodói, mais uma vez! São só duas gotinhas, outra vez.” Para mais informações acesse o site www.agnelo.com.br

Ficha técnica
Agência: Agnelo Pacheco Comunicação Cliente: Ministério da Saúde
Criação: Renata Ramos e Marco Gaspar
Direção de Criação: Gui Pacheco e Paulo Bertoni RTVC: Wagner Almeida e Ozana Andrade
Atendimento: Sabrina Ravagnani e Felipe Dória Mídia: Viviane Amaral
Produtora / Computação: Studio Nitro
Diretor: Lucas Ribeiro e Ariel Costa Atendimento Studio Nitro: Rodrigo Angello Trilha: Audioxys
Ilustração: Studio Nitro Aprovação: Juliana Vieira, Marcier Trombière, José Eduardo Dias de Oliveira, Ana Miguel, José Eustáquio Boitrago e Raquel Cândida

Intel lança anúncio musical que pode ser tocado pelo consumidor



Para divulgar seus processadores Intel ® Core™ 2010, a Intel apresenta ao mercado uma campanha inovadora e surpreendente: anúncios de instrumentos que podem ser tocados de verdade. Criada pela DM9DDB, a campanha estréia em duas versões publicadas na quarta capa da revista Rolling Stone.

Na versão da guitarra, três QR codes se transformam em chips da Intel assim que o consumidor posiciona o anúncio em frente de uma webcam diante do site www.intelmusica.com.br . Ao tocar em cada chip, acordes são emitidos permitindo a composição de melodias. Já na versão de mixer, cada uma das duas pickups também traz um QR code que ao ser lido como um chip da Intel permite as pessoas brincarem de DJ fazendo scratchs. A produção da ação foi feita pela área interativa da BossaNovaFilms.

Além de anúncios e do hotsite, a campanha ainda contempla folhetos que serão distribuídos nas lojas e divulgação na televisão.

A campanha demonstra como processadores mais inteligentes e velozes são fundamentais para a criação de novas formas de interação com a tecnologia e entretenimento. “A Intel é apaixonada pelo futuro e está sempre em busca inovações que possam melhorar a experiência dos consumidores com a tecnologia”, afirmou a gerente de marketing de consumo da Intel, Denise Pereira.



Ficha Técnica
Campanha: Instrumentos
Produto: Processadores Intel® Core™ 2010
Cliente: Intel
Direção de Criação: Sergio Valente, Moacyr Netto, Rodrigo Almeida e Renata Florio Criação: Edson Oda, Marcelo Jesus Dias e Rodrigo Bombana
Gerente de Projetos: Fabio Seixas
Produção Online: Marcus Macarroni, Pedro Rais
Produtora: BossaNovaFilms
Audio: Argila Produções Musicais
Ilustração e Design: Quad Studio e Sergio Filho
Art Buyer: Clariana da Costa
Cinema: Jaqueline Couto, Rita Costa, João Amodio, Daniel Guedes, Sergio Prado
Produção Gráfica: Carla Lustosa e Ed Harada
Retoque de imagem: 24/7
RTV: Gilberto Pires (Gibinha) e Rafael Motta
Aprovação no cliente: Edvaldo Armellini, Cássio Tietê, Jan Guimarães, Denise Pereira
Atendimento: Ricardo Zanella, Carolina Porto, Giordana Luna e André Silveira
Mídia: Mônica Carvalho, Patricia Muratori, Fabiana Manfredi e Patricia Calheiros
Planejamento: Philippe Bertrand e Daniel Dranger

Tendências e estratégias nas mídias sociais são foco de curso de extensão na FAAP

As redes ou mídias sociais são hoje um novo e poderoso espaço de relacionamento, tanto para interesses pessoais quanto corporativos e profissionais. A facilidade de acesso às informações por meio de ferramentas como Twitter, Orkut, Facebook, Ning, Foursquare, blogs, entre outras tornam o ambiente excelente para identificar tendências e necessidades dos usuários e consumidores potenciais. Atenta a essa realidade, a Pós-Graduação da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) lança o curso de extensão em "Comunicação e Mídias Sociais: Estratégias e Tendências". As inscrições estão abertas para turmas com início no mês de outubro.

O objetivo do curso é proporcionar aos interessados um espaço para reflexão que permita identificar formatos e modelos de comunicação emergentes, além de analisar cases inovadores referentes ao uso das mídias sociais. Para tanto, o programa é composto por módulos de aulas aplicadas, com disciplinas como "Ações de Comunicação em Mídias Sociais", "Relações Públicas 2.0" e "Tendências do Marketing". O repertório teórico conta com aulas de "Teoria das Redes", "Comportamentos Contemporâneos de Consumo" e "Cultura da Convergência".

O professor Eric Messa, coordenador do curso, explica que o programa foi pensado para atender especialmente o profissional em início de carreira que atua em áreas relacionadas à comunicação e está lidando profissionalmente com questões referentes à aplicação das redes sociais nos negócios. “O curso pretende oferecer subsídios para os profissionais que irão atuar nesses novos departamentos criados atualmente”, explica o professor.

“Hoje os portais de relacionamento na internet são considerados pelo mercado publicitário como um novo meio de comunicação com o consumidor. As grandes agências de publicidade possuem equipes especialmente designadas para pensar estratégias que fazem uso das redes sociais. E não são somente as agências que perceberam essa necessidade. Empresas como Tecnisa, LG, Ambev e Pão de Açúcar também possuem departamentos especializados em Mídias Sociais”, completa.

O curso tem carga horária de 120 horas, com aulas todas às segundas e quartas-feiras, além de um sábado por mês. Para participar, não é exigido o diploma de graduação, uma vez que é um programa de extensão. No entanto, o candidato passa por uma análise curricular.

Mais informações podem ser encontradas no site da FAAP (www.faap.br/pos) ou pelo telefone (11) 3662-7449.

“São Paulo em vinte artistas”


Livro mostra obras realizadas por 20 jovens artistas e grupos sobre a cidade de São Paulo. Lançamento, pela Imprensa Oficial, acontece na próxima quinta-feira (12) na loja Cavalera da Oscar Freire, a partir das 18 horas.

Ilustrações, pinturas, colagens e fotografias. Com a proposta de mostrar o trabalho de jovens criadores, todos na faixa entre 25 e pouco mais de 30 anos, “São Paulo em vinte artistas” reúne obras desses novos talentos que fazem sua leitura particular da cidade. Convidados pelo organizador da obra, Alberto Hiar Junior, e pelo grupo Coletivo Base-V, formado por Anderson Rego de Freitas, David Magila e Danilo Tadeu Oliveira, não houve nenhum tipo de briefing; os artistas e grupos reunidos tiveram como única recomendação retratar São Paulo à sua maneira. Editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a obra será lançada na próxima quinta-feira (12 de agosto), às 18 horas, na loja Cavalera – Rua Oscar Freire, 1.102.

O organizador Alberto Hiar Junior explica que a proposta foi dar chance aos novos artistas sem oportunidade de apresentar seu trabalho. Integram o time do livro Mariana Abasolo, Pato, Arthur D´araújo, Alex Josias, Ricardo Reis, Laura Wrona, Lucas Biazon, Dea Lellis, Alto Contraste, Coletivo Base –V, Patricia Brandstatter, Rubens LP, SHN, Bitrex, Renan Cruz, Dimas Forchetti, Patricia Gurski, Luciano Shereder, Mono Crew e Marcos Gorgatti. Cada um deles teve seis páginas.

“São Paulo tem milhares de talentosos artistas que nem sempre conseguem expor seus trabalhos, apesar da qualidade. Com isso, perde principalmente o público. Vimos na publicação desse livro uma grande oportunidade para divulgar essa fantástica produção”, revela o presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alqueres.

Como aconselha Cleiton Campos, jornalista que faz a apresentação da obra, “melhor não perder tempo procurando coerência entre os trabalhos dos participantes. Eles têm pouco em comum: não compartilham das mesmas referências tampouco frequentam uma mesma panela. Melhor assim para preservar o objetivo final desta obra, que é registrar o panorama estético múltiplo da urbe”. E justifica o fato de São Paulo estar na vanguarda mundial da street art. “São mais de 30 anos de uma relação de amor e ódio entre a cidade e seus artistas, uma eterna luta contra o cinza que sempre dá um jeito de se impor na paisagem”.

O projeto teve início em 2009. Para ajudar a selecionar os participantes, Alberto contou com a ajuda Coletivo Base-V, grupo de arte experimental que possui uma série de trabalhos feitos à mão e com grande expertise no universo alternativo. Alguns dos artistas escolhidos já haviam publicado algum material sobre a cidade. De forma intencional, a apresentação é o único texto que faz parte do livro.

Zupi Design faz curadoria para mostra em São Paulo


A Zupi Design e Editora reafirma mais uma vez seu papel de vanguarda na arte brasileira. Agora, como curadora da primeira Mostra 3M de Arte Digital, que acontece em São Paulo a partir do dia 17 de agosto, com patrocínio da 3M e organização da Elo 3 Integração Empresarial. Com dez artistas nacionais e internacionais, a mostra, que acontece no Centro Histórico do Mackenzie, vai até o dia 02 de outubro de 2010.

Entre os expositores brasileiros estão Eduardo Recife, artista gráfico de Belo Horizonte com destaque nacional e internacional, os estúdios de animação e motion graphics Animatório e Nitroglicerina, o diretor de arte Nelson Balaban, o designer de interfaces Raul Teodoro, além dos criativos Dimitre, Indio San e FdeFlavio, que trazem uma parcela do que de melhor é feito na arte contemporânea brasileira. Molly Crabapple, ilustradora norte-americana, e o ilustrador digital Dan Goldman, também dos Estados Unidos, são os dois artistas internacionais que completam o quadro de convidados da mostra.

Três obras de cada criativo ficarão dispostas em telas de LCD de alta definição. Vídeos e making-off de alguns trabalhos também serão exibidos. Além das telas tecnológicas, um computador, expondo o trabalho de Dimitre, irá interagir com o público. Outra novidade será a mesa digitalizadora, que convidará o visitante a realizar ilustrações em plataformas inovadoras.

Além dos consagrados nomes, três estudantes integrarão o espaço Novos Talentos. Os artistas escolhidos foram Lucas Lobo, Felipe Suzuki e José Guilherme a.k.a. Ohzemesmo. Com o mote da arte digital, palestras com alguns artistas convidados também estão agendadas, em cronograma que pode ser visto no site. Os convites das palestras são limitados. Os interessados devem fazer sua inscrição gratuita no portal da mostra.

Informações
Evento: Mostra 3M de Arte Digital
Data: de 17 de agosto a 02 de outubro de 2010
Local: Centro Histórico do Mackenzie – Rua Itambé, 45 – Prédio 01 – Higienópolis – São Paulo
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
www.mostra3mdeartedigital.com.br

Grupo de Mídia São Paulo retoma agenda de cursos


Introdução ao mercado de mídia, ROI, digital, novas tecnologias, liderança e gestão de pessoas. Esses são alguns dos tópicos abordados na nova grade de cursos que o Grupo de Mídia São Paulo passa a oferecer a partir de setembro. Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e as exigências do mercado, a entidade acaba de reformular a sua agenda. Abertos a todos, portanto não precisa ser associado para se inscrever, os cursos agora estão divididos em módulos, com cargas horárias ampliadas, cases e exercícios. A grade foi elaborada pela nova gestão (que assumiu em abril e tem como presidente Luiz Fernando Vieira) e está sob a responsabilidade dos diretores do Grupo de Mídia SP, Daniel Chalfon e Lica Bueno. Os módulos atendem a diferentes necessidades e vão do básico ao mais avançado. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico anete@gm.org.br.

Módulo Básico – Início em Setembro de 2010
Visa a qualificação de assistentes e coordenadores, trazendo os conhecimentos necessários para o desenvolvimento profissional e preparando estes para assumirem cargos de supervisão. Além disso, é a principal ferramenta de preparação para a prova de certificação que o Grupo de Mídia SP passa a oferecer a partir de dezembro. Essa certificação visa garantir um nível satisfatório de capacidade técnica para os profissionais da área e passará a ser exigida por agências e anunciantes.

- Esquema: serão quatro matérias obrigatórias + duas optativas (dentre 4 oferecidas)

- Matérias obrigatórias:

. Introdução ao mercado de mídia – Início em 13/09
. Pesquisa de mídia e conceitos básicos – Início em 20/09
. Introdução ao planejamento de mídia – Início em 27/09
. Técnicas de Negociação – Início em 04/10

- Matérias optativas:

. Aprofundamento de planejamento - mídias de massa – Início em 13/10
. Aprofundamento de planejamento - mídias segmentadas – Início em 18/10
. Mídia digital 1 – Início em 25/10
. Mídia alternativa – Início em 08/11

- Módulo Avançado – Inicio no 1º semestre de 2011

Se destina ao aprimoramento dos conhecimentos na área e aprofundamento em assuntos essenciais que fogem as técnicas clássicas de mídia. Adequado, principalmente, para supervisores e gerentes que procuram crescimento profissional.

- Pré-requisito: possuir a certificação do Grupo de Mídia

- Esquema: serão 5 matérias obrigatórias + 2 optativas (dentre 4 oferecidas)

- Matérias obrigatórias:

. ROI e Pós-Buying
. Cliente na mídia
. Planejamento estratégico na mídia
. Criação na mídia
. Customer Insight Tools

- Matérias optativas:

. Gerenciamento de equipe e liderança
. Macro-economia
. Mídia digital 2
. Novas tecnologias e tendências

- Módulo Diretores - Início no 1º semestre de 2011

Formulado para diretores que queiram adquirir conhecimentos em áreas além da mídia.

- Pré-requisito: comprovação de cargo

- Esquema: Não há nenhuma matéria obrigatória, serão matérias optativas para ampliação do repertório.

- Matérias oferecidas:

. Liderança e gestão de pessoas
. Gestão empresarial (visão da agência como empresa, fluxo de informação, remuneração, etc)
. Marketing avançado

Além destas matérias, teremos dentro do módulo o Media Trends (palestras com figuras internacionais do mercado, seguidas de mesa redonda), destinados somente aos heads de mídia das agências.

- Cursos Acessórios

Adequado para ampliar conhecimento de ferramentas que ajudem no dia a dia dos profissionais.

- Esquema: Não há matérias obrigatórias, serão módulos individuais de conhecimento.

- Matérias Oferecidas:
. Excel avançado – 22 a 29 de Novembro de 2010
. Preparando apresentações – Início em 29/11
. Técnicas de apresentação
. Matemática financeira
. Estatística
. Coaching Profissional

A última novidade é a o desenvolvimento de um curso específico para os profissionais de veículos de comunicação.

- Curso Veículos – Início no 1º semestre de 2011

- Destinado aos profissionais de veículos do mercado publicitário.

- Trará expectativas e necessidades dos profissionais de mídia, assim como abrirá espaço para discussão de novas soluções para evolução do mercado.

“Os desafios do Profissional de Marketing no Novo Cenário do Mercado de Consumo”

Para discutir como o marketing - utilizado como ferramenta estratégica - pode ajudar o profissional a atuar no mercado cada vez mais competitivo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza a palestra “Os desafios do Profissional de Marketing no Novo Cenário do Mercado de Consumo”. O evento acontece na próxima quarta-feira (11/08), às 18h30, conduzido pelo professor Washington Rodrigues.

Durante a programação, serão debatidos o perfil do novo mercado de consumo e seu impacto na indústria, no comércio e do setor de bens e serviços, o papel do novo profissional de marketing, o futuro da cidade de São José dos Campos e região, e o marketing utilizado como ferramenta estratégica.

O professor Rodrigues é coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Marketing da FAAP e criador do blog ‘Novarejo’, especializado na discussão de temas do setor varejista. Tem MBA para Executivos de Varejo pela Universidade de São Paulo, é pós-graduado em Marketing e graduado em Administração de Empresas e Negócios.

Para participar, o interessado deve fazer a inscrição no site da FAAP (www.faap.br/pos) e, no dia do evento, contribuir com dois quilos de alimentos não-perecíveis (exceto açúcar e sal) ou R$ 10,00. A arrecadação será doada ao Asilo Santo Antônio, de São José dos Campos. Informações pelo telefone (12) 3925-6400.

Palestra “Os desafios do Profissional de Marketing no Novo Cenário do Mercado de Consumo”
Data: 11/08/2010
Horário: 18h30
Local: FAAP – São José dos Campos
Endereço: Av.Dr Jorge Zarur, 650 – Serimbura
Informações: (12) 3925-6400

Quê Comunicação cria a campanha do 5º Encontro de Redação Publicitária em Paraty


A Quê Comunicação criou a campanha do 5º Encontro de Redação Publicitária em Paraty, promovido pela ALAP Rio. Com o conceito “Até para os melhores é difícil.”, as peças desenvolvidas brincam com o processo criativo do redator, mostrando a dificuldade de criar títulos e slogans famosos, por exemplo. Desta maneira, chamam o público para aprender mais sobre o tema no encontro. Além dos anúncios para mídias especializadas e dos cartazes para universidades, também foram produzidos filme e spot, em parceria com a Sonido e com a Margarida Flores e Filmes.





Ficha Técnica
Diretor de Arte: Bernardo Cople
Redator: Milena Zindeluk
Dir. de Criação: Chiquinho Lucchini e Eduardo Almeida
Atendimento: Tatiana Soter, Fabiano Leal, Marina Gouvêa e Glaucia Machado
RTVC: Graziela Morgade e Luanda Machado
Mídia: Fátima Rendeiro, Luciana Daltro e Bruno Pacheco
Cliente: ALAP Rio
Aprovação: Jomar Pereira, Neuza Silveira e Igor Cunha
Produtora de áudio: Sonido
Produtora de filme: Margarida Flores e Filmes