3.4.09

Papel de presente do Greenpeace alerta para o futuro das novas gerações



Milhares de leitores dos jornais O Estado de S. Paulo e do Jornal da Tarde da capital paulista receberão hoje papéis de presente encartados ao comprar seus exemplares. São folhas no tamanho normal dos papéis vendidos nas papelarias, com duas estampas diferentes. Num primeiro olhar, eles verão delicados coelhinhos ou pássaros coloridos. Mas olhando atentamente, perceberão que, na estampa, os bichinhos estão mortos. Num canto da folha, está a mensagem do Greenpeace: “Que mundo você vai deixar de presente para seu filho?”.



A campanha foi criada pela AlmapBBDO e segue o conceito já trabalhado na campanha de filiação ao Greenpeace, composta pelo filme “Voz” e três anúncios, lançada em outubro de 2008. Seu objetivo é mostrar ao brasileiro que, para seus filhos terem um ambiente com água limpa, sem poluição, com plantas e animais, deve-se começar a agir desde agora. O futuro das próximas gerações depende de uma ação imediata da geração atual. A campanha trabalha com o ícone da felicidade e satisfação, utilizando o papel de presente de um modo alterado: o que normalmente envolve um motivo de alegria, neste caso. é um alerta para evitar um futuro ruim.
Criada por André Kassu, Marcos Medeiros e Marco Monteiro, com direção de criação de Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches, a campanha utiliza papel fabricado com madeira de florestas certificadas FSC (Forest Stewardship Council) e outras fontes controladas, garantindo o respeito ao meio ambiente e aos trabalhadores florestais. O Forest Stewardship Council é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos, com sede na Alemanha e formada por representantes de organizações dos setores sociais, ambientais e econômicos. No Brasil, o FSC é representado pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.

Ficha Técnica
Anunciante: Greenpeace
Título: Que mundo você vai deixar de presente para o seu filho?
Produto: Greenpeace
Diretor de Criação: Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros, Marco Monteiro
Redator: André Kassu
Ilustrador: José Cortizo Junior, Daniel Battaini, Ellyson Lifante
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Karine Vilas Boas Delgado
Mídia: Laerte Mendonça, Cássio Soares
Aprovação: Clélia Maury