23.6.09

Lançamento do Livro da IdeaFixa!



Lançamento do livro da IdeaFixa, são 86 artistas em 200 páginas de trabalhos selecionados das 11 edições de revista IdeaFixa.

Saiba quando e onde:
Curitiba: 24 de junho – 19h – Livraria Arte e Letra
São Paulo: 26 de junho – 18h30 – Livraria POP
Rio de Janeiro: 30 de junho – 19h – Livraria Dona Laura

Saiba mais clicando aqui.

ABA promove Workshop sobre Branding



Associação Brasileira de Anunciantes discute a importância da construção de marcas fortes como diferencial competitivo para as empresas em evento a ser realizado na sede da entidade em São Paulo

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) promove no dia 30 de junho o Workshop Branding “Construindo Marcas Fortes" 2009, no auditório da ABA (Avenida Paulista, 352 – 6º andar, São Paulo - SP). O evento busca transmitir os modernos conceitos de branding e apresentar as principais ferramentas para a construção e consolidação das marcas como principais diferenciais competitivos das empresas.

O workshop tem como destaque a presença de Marcos Machado, sócio-diretor da Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que discutirá as tendências de mercado, construção, posicionamento e arquitetura das marcas. O evento contará também com a presença de Luciano Deos, designer e arquiteto, fundador e presidente do GAD’ (holding de serviços de marca) e integrante do júri do Festival de Cannes 2009 na categoria design, que discutirá o papel do design na construção da experiência de marca. Outra importante palestra será ministrada por Fernando Jucá, Diretor Associado da Troiano Consultoria de Marca, que apresentará o tema “Como o boca a boca constrói marcas”.

O evento é voltado a diretores e gerentes de marketing, de marcas e de produtos, além de profissionais de marketing, serviços de marketing, agências de propaganda e comunicação, bem como a todos que desejam manter-se familiarizados com os mais atualizados conceitos de branding.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.aba.com.br, pelos telefones 0800.124588 ou 11.3283.4588, ou pelo e-mail eventos@aba.com.br.

Os participantes do evento, que tiverem interesse, poderão adquirir o livro “Gestão Estratégica de Marcas”, de autoria de Kevin Keller que tem sua edição brasileira valorizada com a co-autoria de Marcos Machado, com 25% de desconto, ao fazer a inscrição.

PROGRAMA
08h30 às 10h30

TENDÊNCIAS DE MERCADO E BRANDING

· Tendências de mercado – Concorrência e globalização – Marcas próprias – Desafios e oportunidades.
· Esclarecendo o que é e o que não é Branding – Brand Equity: pilares para sua construção e fortalecimento.

CONSTRUINDO A IDENTIDADE DE MARCA

· Atributos – Associações organizacionais – Naming – Símbolos Visuais – Personagens.
· Personalidade de Marca: formando a personalidade de marca e a sua importância como diferencial competitivo.

Marcos Machado, Sócio-Diretor da Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.

10h30 às 11h00 – Coffee-break
11h00 às 12h30

POSICIONAMENTO DE MARCAS

· Metodologia de posicionamento – Definindo amplitude de categoria e extensão de marca – Escolhendo o público-alvo – Pontos de paridade e diferenciais da marca.

ARQUITETURA DE MARCAS

· Relações entre marcas – Marcas endossantes, diferenciadoras, de combate ou imagem – Alternativas de modelos de arquitetura de marcas – Matriz marca/produto para análise de portfólio de marcas.

Marcos Machado, Sócio-Diretor da Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas.

12h30 às 14h00 – Almoço Livre
14h00 às 16h00

COMO O BOCA A BOCA CONSTRÓI MARCAS.

· Por que o tema boca a boca é tão relevante hoje?
· Você sabe por que os consumidores falam da sua marca?
· Planejando o boca a boca e modelos de ações para acelerar as recomendações espontâneas sobre a marca;
· Exemplos e casos de sucesso de marcas brasileiras e internacionais.

Fernando Jucá, Diretor Associado da Troiano Consultoria de Marca.

16h00 às 16h30 – Coffee-break
16h30 às 18h00

O DESIGN NA CONSTRUÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE MARCA.

· Evolução do design.
· O papel estratégico do design.
· Materialização da experiência de marca.

Luciano Deos, Presidente do GAD' Branding

Possibilidades



Um dos nomes mais expressivos da escultura brasileira, Lara Donatoni Matana, recém empossada com a cadeira número 2 da Academia Brasileira de Belas Artes, apresenta a mostra Possibilidades – uma forma de se ver a individualidade do ser humano. As mil possibilidades dos caminhos trilhados por cada ser humano. Para a mostra, composta por 17 painéis, Lara utiliza resíduos de madeiras reflorestadas que são certificadas e seus painéis, todos com formas geométricas e alguns em perspectiva, representam a realidade que vivemos.



As obras utilizam pigmentos naturais provenientes da Índia, variam 1,20 X 1,20m a 2,20m X 1,70m.

Galeria Lourdina Jean Rabieh, Al. Gabriel Monteiro da Silva, 147, Jardins - São Paulo, tel. 3062.7173, até 25 de junho, segunda a sexta, das 10hs às 19hs, sábado das 10hs às 14hs. Grátis.

23ª edição Prêmio Design MCB



Inicio das inscrições: 20 de Julho de 2009
Fim das inscrições: 17 de Agosto de 2009

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB) chega à 23ª edição com premiação total de R$ 64 mil. São no total oito categorias na área de abrangência, relacionadas a equipamentos para o habitat, seja em produtos e/ou objetos em produção.

As inscrições ficam abertas entre os dias 20 de julho e 17 de agosto, no site www.mcb.org.br. Os interessados podem inscrever quantos projetos quiser, em uma ou mais categorias, mediante uma taxa no valor de R$ 60,00 por inscrição.

Não é permitido registrar dois ou mais projetos em um mesmo formulário.

As categorias são: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Equipamentos Eletroeletrônicos, Equipamentos de Construção, Equipamentos de Transporte, Trabalhos Escritos – categoria agora dividida em duas modalidades: publicados e não publicados. Cada uma das demais categorias terá a modalidade Protótipo, reservada a projetos em estágio de mock-up ou de desenvolvimento.

O resultado da primeira fase sai no dia 25 de setembro e, entre 28 de setembro e 9 outubro, o MCB recebe as peças selecionadas para a segunda fase. Já o resultado final será anunciado em 16 de novembro, com cerimônia da premiação marcada para 24 de novembro. Os produtos vencedores e selecionados estarão em exposição inaugurada também no dia 24 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, data em que os designers recebem a premiação.

A mostra poderá ser conferida a té 17 de janeiro de 2010. A iniciativa é patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e tem o apoio do Centro Cultural da Espanha. Informações no site www.mcb.org.br

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE REDE DESIGN BRASIL