14.4.09

Campanha da Aspirina® pede um mundo com menos dor



Aspirina®, da Bayer, estreia a nova assinatura que integrará a comunicação da marca em toda a América Latina: “Aspirina. Queremos um mundo com menos dor”. No Brasil, ela está nas revistas semanais e mensais do mês de abril em dois anúncios criados pela AlmapBBDO. Em cada um deles, há um mandala de inspiração indiana, multicolorido e surpreendente pela profusão de detalhes que mostram alguns dos problemas do cotidiano que provocam dores de cabeça nos brasileiros. "Os anúncios refletem de maneira bem humorada os muitos problemas que todas as pessoas podem ter no dia a dia, como o estresse do trânsito, a preocupação para manter o peso ideal, o vazamento de água na cozinha, contas para serem pagas, mas "Queremos um mundo com menos dor" é praticamente uma campanha institucional, com a assinatura de Aspirina®, que é uma marca mundialmente conhecida", explica Luiza Dias, gerente de Marketing do Grupo de Analgésicos da Bayer HealthCare.


Uma dessas peças mostra a silhueta de um homem em posição de lótus (sentado de pernas cruzadas e com postura ereta), muito conhecida pelos praticantes de meditação e ioga. Ao seu redor, as diversas ilustrações formam o mandala. Cada um dos vários detalhes da imagem, na qual predominam as cores laranja e vermelho, remete-nos ao que causa dor de cabeça, como o choro de um bebê, problemas financeiros e o barulho provocado por um jovem aprendendo a tocar bateria.

O outro anúncio trabalha com a imagem de uma mulher na mesma posição, e as ilustrações mostram problemas, como roupa queimada pela empregada, carro quebrado, a guerra pelo peso ideal simbolizada pela balança ou sacolas de supermercado rasgadas. Nele, predominam as cores frias, o azul e o verde. Para destacar que mesmo com tantos aborrecimentos é possível viver num mundo sem dor, a Aspirina® está no centro dos mandalas e na fronte do homem e da mulher.

A campanha é de Marcos Medeiros e André Kassu, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches. As ilustrações são de José Cortizo Junior e Daniel Moreno.
Ela terá ainda um filme criado pela BBDO do México, produzido no Brasil com coordenação da AlmapBBDO. O comercial “Reação em Cadeia” destaca o poder da Aspirina® de melhorar a vida das pessoas, tirando a dor de seu dia a dia. O filme mostra uma corrente do bem que se inicia quando um homem oferece Aspirina® a uma mulher com dores. Esse é o início da corrente que vai mostrar a melhora de várias pessoas com o poder da Aspirinas®. Na última cena do comercial, reaparece o homem do início em uma reunião com outra pessoa que foi beneficiada pela eficácia do produto e o recebe com grande simpatia.

Ficha Técnica
Anunciante: Bayer
Título: Aspirina. Queremos um mundo com menos dor.
Produto: Aspirina
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros
Redator: André Kassu
Ilustrador: José Cortizo Junior, Daniel Moreno
Fotógrafo: Hugo Treu
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Fernão Cosi, Wilson Pereira, Regina Saito
Mídia: Alessandro Visconde, Carla Durighetto, Camila Bertoli, Cynthia Rodrigues
Aprovação: Luiza Dias e Fabiana Silva

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Bayer
Título: Reação em Cadeia
Produto: Aspirina®
VP de Criação: Héctor Fernández
Diretor de Criação: Sindo Ingelmo, Antonio Cosio, Bárbara Hernández
Criação: Rafael Huicochea
Produtora: O2 Filmes
Direção: Paola Siqueira
Fotografia: Ralph Strelow
Rtvc: Egisto Betti
Trilha / Locutor: Tentáculo Audio
Montador / Editor: Alex Lacerda
Finalizadora: O2 Filmes
Atendimento: Fernão Cosi, Wilson Pereira, Regina Saito
Mídia: Alessandro Visconde, Carla Durighetto, Camila Bertoli, Cynthia Rodrigues
Aprovação: Luiza Dias e Fabiana Silva

Seminário discute ética na publicidade infantil



A propaganda infantil deve ser proibida ou não? Qual a influência das crianças no poder de decisão no consumo familiar? E qual o papel da propaganda de televisão na formação de meninos e meninas? Estes temas serão discutidos no seminário Ética na Propaganda para Crianças, que a Universidade Positivo, de Curitiba (PR), realiza nesta quinta-feira (16). O encontro, organizado pelo programa de MBA em Comunicação, Marketing e Publicidade e promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição vai reunir especialistas, profissionais e representantes de entidades de classe e de defesa dos direitos da criança para debate sobre os caminhos da publicidade direcionada para o público infantil.

O encontro também abordará o projeto de lei assinado pelo Deputado Federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Deputados no ano passado, que sugere a proibição da propaganda para as crianças. Atitudes como a da fabricante de alimentos Nestlé, que divulgou recentemente não mais elaborar comerciais para essa faixa etária, também serão discutidas no seminário.

Estão confirmados para o evento a diretora executiva da agência Competence no Paraná e professora do MBA em Comunicação, Marketing e Publicidade da Universidade Positivo, Erika Herkenhoff; a diretora executiva da Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência (Ciranda), Maria Amélia Lonardoni; e Amauri Escudeiro, integrante da equipe do gabinete do deputado federal Luiz Carlos Hauly que participou da elaboração do projeto de lei que prevê a proibição de qualquer tipo de publicidade e comunicação dirigida para crianças; e Stalimir Vieira, assessor da Presidência Nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

O Seminário Ética na Propaganda para Crianças acontece a partir das 19h, no auditório do Bloco Amarelo da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). As inscrições podem ser feitas pelo site http://extensao.up.edu.br/. Mais informações pelo telefone (41) 3317-3201.


SERVIÇO
Seminário Ética na Propaganda para Crianças


Local: Auditório do Bloco Amarelo – Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido)
Data e horário: Quinta-feira, dia 16 de abril, a partir das 19h
Investimento: R$ 40,00 (quarenta reais)
Inscrições pelo site http://extensao.up.edu.br/

Mais informações pelo telefone: (41) 3317-3201

ESPM realiza III Encontro de Comunicação e Marketing



O Centro de Altos Estudos da ESPM, CAEPM, realizará o III Encontro de Comunicação e Marketing sob o tema “Comunicação e consumo na Sociedade do Acesso”. O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, terça e quarta-feira, na ESPM.

O objetivo do III Encontro é discutir dinâmicas atuais da cultura de consumo, sobretudo a “desmaterialização” do produto, ou seja, produtos que são “bens imateriais”, fenômeno que tem ocorrido na indústria da cultura e da informação. Dentro deste contexto, o Encontro abordará a migração dos consumidores para redes virtuais de acesso a conteúdos que impactam na comercialização de CDs e livros, entre outras mudanças na indústria e na economia.

O presidente da ESPM, Luiz Celso Piratininga fará a abertura em 5 de maio, terça-feira. Na sequência, o pesquisador e membro da Universidade Nacional Autônoma do México, Nestor Garcia Canclini, apresentará a Conferência “Do acesso à pós-produção: a cultura além dos objetos”.

Na parte da tarde, às 14h30, acontece o painel “A experiência como paradigma do produto”, com o professor e membro do Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing da ESPM (CAEPM), Vladimir Safatle, o professor da ECA-USP, Leandro Leonardo Batista e profissionais do mercado publicitário. Por fim haverá as sessões acadêmicas de apresentação de trabalhos selecionados.

Em 6 de maio, quarta-feira, o professor e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Laymert Garcia dos Santos, apresentará a Conferência “O consumo do imaterial”. Na sequência, Ana Paula Cortat, vice-presidente de planejamento da Leo Burnett e o professor Jean Charles Jacques Zozzoli da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) levantarão questões a partir da visão do mercado e da academia, abrindo para debate dos participantes.

No período da tarde, a professora e pesquisadora da ESPM, Gisela Castro mediará o painel sob o título “O que vende a indústria da cultura” com a participação da pesquisadora do CAEPM, Letícia Veloso que apresentará a pesquisa Consumo Jovem da música. Para representar o mercado fonográfico, participa o músico e empresário João Marcelo Bôscoli, da gravadora Trama.
Após o painel, às 17h, haverá as sessões acadêmicas de apresentação de trabalhos selecionados. No enceramento, às 19h, será oferecido coquetel aos convidados para marcar o lançamento o livro do II Encontro de Comunicação e Marketing da ESPM com artigos do atual conselheiro e ex-presidente da ESPM, Francisco Gracioso; do docente da Universidade de Nova Iorque, Stuart Ewen, do membro da Universidade de Toronto, Derrick De Kerckhove, entre outros textos selecionados dentre os participantes da edição anterior do evento.

Os trabalhos acadêmicos que serão apresentados durante o Encontro são produzidos com o intuito de oferecer contribuição para o conhecimento, seja do ponto de vista acadêmico quanto com foco em negócios. As áreas são: pensando a sociedade do acesso, produção de mídia, modos de recepção: questões de público e audiência, gestão de operações de mídia e casos.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site www.espm.br/encontroespm. Mais informações no telefone (11) 5085-4500.

Programação III Encontro de Comunicação e Marketing do CAEPM

Dia 5 de maio – terça-feira
9h às 9h30 – Café/Cadastramento
9h30 – Abertura com o presidente da ESPM, Luiz Celso Piratininga.
10h – Conferência “Do acesso à pós-produção: a cultura além dos objetos”, com Nestor Garcia Canclini.
Intervalo
11h30 – Questões – com Nilda Jadks da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, e Rose Melo Rocha da ESPM – SP.
Almoço 13h às 14h30
14h30 – Painel “A experiência como paradigma do produto”, Vladimir Safatle, do CAEPM, Leandro Leonardo Batista, da ECA-USP, profissionais do mercado publicitário
Intervalo
17h às 19h – Sessões Acadêmicas – sessões de apresentação de trabalhos selecionados.

Dia 6 de maio – quarta-feira
9h às 9h30 – Café
9h30 – Conferência “O consumo do imaterial”, com Laymert Garcia dos Santos.
Intervalo
11hs – Questões – Ana Paula Cortat, VP da Leo Burnett e Jean Charles Jacques Zozzoli (UFAL)
13h às 14h30 – Almoço
14h30 – Painel “O que vende a indústria da cultura?” com Gisela Castro da ESPM SP, Letícia Veloso do CAEPM e João Marcelo Bôscoli, da gravadora Trama
Intervalo
17hs às 19hs – Sessões acadêmicas – sessões de apresentação de trabalhos selecionados.
19hs – Coquetel de encerramento – Lançamento do livro o II Encontro com artigos de Francisco Gracioso, ESPM, Stuart Ewen, CUNY, Derrick De Kerckhove da Universidade de Toronto. Além de 12 textos selecionados entre os participantes da edição anterior do evento.

III Encontro de Comunicação e Marketing do CAEPM

Data: 5 e 6 de maio de 2009 (terça e quarta-feira)
Local: ESPM – Campus Prof. Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, número 123, Vila Mariana
Mais informações: www.espm.br/encontroespm
Telefone: 11-5085-4600