30.7.12

Y&R coloca Teto na mídia para ajudar milhares de brasileiros



Liderada por jovens, a organização sem fins lucrativos TETO (ex-Um Teto para meu País) atua na América Latina com famílias de comunidades precárias para melhorar sua qualidade de vida, a partir da construção de casas de emergência e da execução de planos de habilitação social, nas áreas de educação, saúde, microcrédito, entre outras. Com o objetivo de incentivar as doações e alertar para o fato de que 16 milhões de brasileiros moram em situação de extrema pobreza, a agência Y&R lança nesta quarta-feira, 25 de julho, a campanha voluntária “Pregos”.


O projeto de captação de recursos para a Teto, desenvolvido pela agência, usa o prego como ícone e essência da ONG, uma vez que, sem ele, é impossível construir as casas de madeira pré-fabricada e telhado de zinco, sendo esse o primeiro passo para um trabalho a longo prazo de desenvolvimento comunitário. Ao todo, 500 mil jovens já ajudaram a erguer 85 mil moradias, 1.040 no Brasil.


De acordo com Raphael Quatrocci, redator da Y&R, a ideia é compartilhar com os doadores a satisfação de ver uma obra nascer do esforço coletivo. “A forma simbólica de isso acontecer na prática é gravar o nome do doador em um dos pregos que serão utilizados nas obras futuras da ONG”, explica. Além de receber uma imagem do prego como lembrança, num segundo momento da campanha os doadores poderão acompanhar pelo aplicativo Prego Maps a localização exata da casa na qual ele será usado, nas próximas construções, previstas para setembro.

Para divulgar a ação, a agência também assina a campanha publicitária composta por filme para TV, webfilm, anúncios de mídia impressa e plataforma digital. A expectativa é de que, com o compartilhamento da ação pelas redes sociais, mais pessoas se sensibilizem e apoiem a causa.



Com produção da Bossa Nova, o filme mostra um ourives cuidadosamente moldando uma “joia”. Até que a peça é revelada: um prego com o nome de um doador gravado nele. A locução em off explica a dinâmica da ação. “Doar é a forma de você estar na casa e na vida de uma família”. Já a peça de mídia impressa traz fotos, explicações sobre a ONG e sobre como participar da campanha.

Além da Y&R, todos os fornecedores envolvidos na campanha são voluntários. A veiculação das peças será em São Paulo e também contará com o apoio das emissoras e publicações com foco no Estado. A criação da campanha é de Raphael Quatrocci e Felipe Pavani, sob direção de criação de Rui Branquinho.



Sobre o TETO:
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe que busca ajudar milhões de pessoas nas comunidades precárias a superar a situação de pobreza em que vivem, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários. Com a implementação de um modelo de intervenção focado no desenvolvimento comunitário, o TETO busca, através da construção de moradias de emergência, de planos de educação, saúde e fomento produtivo, e também de trabalho em rede, construir uma sociedade justa e sem pobreza, na qual todas as pessoas tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e possam exercer plenamente seus direitos.

Hoje o TETO está presente em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela. Em 15 anos, e graças ao apoio de voluntários e parceiros, o TETO construiu mais de 85 mil moradias de emergência e mobilizou mais de 500 mil voluntários em todo o continente. No Brasil, já foram mobilizados 11 mil voluntários e construídas 1.040 moradias de emergência.

Mais informações em www.teto.org.br.

FICHA TÉCNICA
Filme Cliente: UM TETO PARA MEU PAÍS – BRASIL Produto: Institucional Títulos: “Teto” Duração: 1X30”/ 1X45” VP Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti Redator: Raphael Quatrocci Diretor de Arte: Felipe Pavani Atendimento/Agência: Leonardo Balbi, Marcelo Moreno e Luana Sueza Aprovação Cliente: Daniella Dolme, Bruna Menezes Planejamento: Fernanda Flandoli, Eliana Yamaguchi, Mariana Teixeira Mídia: Gustavo Gaion, Fabíola Sidorenko, Danilo Souza RTVC: Nicole Godoy / Adriano Carvalho Produtora: BossaNovaFilms Direção: Willy + Ale Produção: Equipe BossaNovaFilms Produção executiva: Eduardo Tibiriçá / Mercia Lima Atendimento produtora: Priscila Miranda Dir. Fotografia:Walter Carvalho Montagem: Zé Henrique Fausto Finalização: BossaNovaFilms Produtora de Som: Lua Nova Produtores: Fred Benuce Mês de Produção : Julho / 2012

FICHA TÉCNICA
Anúncio Cliente: UM TETO PARA MEU PAÍS – BRASIL Peças: Jornal/Revista Produto: Institucional Título da Campanha: "Prego" VP de Criação: Rui Branquinho Direção de Criação: Rui Branquinho / Flavio Casarotti Direção de arte: Felipe Pavani Redator: Raphael Quatrocci Art-Buyer: Monica Beretta Produção Gráfica: Elaine Carvalho / Robinson Silva Atendimento: Leonardo Balbi / Marcelo Moreno / Luana Sueza Planejamento: Fernanda Flandoli / Eliana Yamaguchi / Mariana Teixeira Mídia: Gustavo Gaion / Fabíola Sidorenko / Danilo Souza Aprovação cliente: Luciano Coelho / Daniella Dolme / Bruna Menezes Data de veiculação: 23 de julho

Danoninho Crush ganha plataforma de game online


O Danoninho Crush, lançamento mais importante da marca Danoninho no ano, acaba de ganhar uma plataforma de game online. Desenvolvida pela agência Wunderman, a página www.danoninhocrush.com.br traz nesta primeira etapa o jogo “Danoninho Crush Battle”. O objetivo da iniciativa é que além das informações sobre o Danoninho Crush, a plataforma funcione como uma central digital de entretenimento para o público de 8 a 10 anos.



Em “Danoninho Crush Battle”, com mecânica semelhante ao jogo de cartas Super Trunfo, o visitante disputa partidas online contra um amigo ou outra pessoa que esteja conectada ao site. Para estimular a interação na plataforma, além da pessoa se cadastrar e poder customizar seu avatar, ela pode acompanhar um ranking dos melhores jogadores.



O site tem visual lúdico no qual o cursor do mouse se transforma nas mão do Dino, mascote de Danoninho. A funcionalidade da plataforma e o formato do jogo estão alinhados ao conceito do produto, permitindo que toda a navegação seja feita apenas com uma das mãos - inovação trazida através da embalagem de Danoninho Crush, com formato pioneiro que permite que o produto seja consumido sem o uso de colher, com apenas uma mão.



A criação é de Alexandre Costa, Guilherme Aranega, Lais Poma e Diego Ferrite, com direção de criação de Adriano Abdalla e Alexandre Lima.

FICHA TÉCNICA
Site: www.danoninhocrush.com.br Cliente: Danone Produto: Danoninho Crush Título: Lançamento Danoninho Crush Vice-Presidente de Criação: Paulo Sanna Direção de Criação: Adriano Abdalla e Alexandre Lima (ACD) Criação: Alexandre Costa, Guilherme Aranega, Laís Poma Copy: Diego Ferrite Planejamento: Lia Dutra Arquitetura de Informação: Paula Macedo Atendimento: Fernanda Pancini, Márcia Esteves, Renata Arruda e Marina Daud Gerência de Projeto: Henrique Sitta, Calina Mika e Camila Camelo Motion: Felipe Santos Tecnologia: Daniel Urbano, Luiza Passos Mídia: Patricia Blanco Cardoso, Fernanda Martins, Philip Santo Aprovação/cliente: Danielle Camillo, Mariana Rodrigues

GE oferece galeria inovadora de arte a céu aberto para São Paulo


Se dá para imaginar São Paulo mais bonita, dá para fazer. Foi a partir deste conceito que a AlmapBBDO desenvolveu para a GE o projeto “Galeria GE” e convidou o Estúdio Colletivo, Rui Amaral e a dupla Mulheres Barbadas para criarem obras em três painéis instalados no alto de prédios da capital paulista. Depois de cinco anos da implantação da Lei Cidade Limpa, que eliminou a poluição visual na cidade ao proibir o uso indiscriminado de publicidade externa, a Prefeitura começou a liberar espaços para a criação de grafites que transformarão os muros e as paredes da cidade numa enorme galeria de arte. Para oferecer um presente a São Paulo e colaborar com esta transformação, o projeto “Galeria GE” entregará suas primeiras obras este mês.

“A GE está no Brasil há 92 anos e, hoje, desenvolvemos soluções em setores fundamentais de infraestrutura para o desenvolvimento do País, como energia, transportes, iluminação, saúde e aviação. Nós estamos cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Com o Galeria GE, buscamos levar a arte para os espaços públicos que fazem parte da rotina do paulistano e ajudar a deixar a cidade mais bonita e colorida”, conta Marcos Leal, diretor de Marketing da GE América Latina.



O projeto é uma nova forma de fazer propaganda, na qual a mensagem se une à arte e transforma a cidade para tornar melhor a vida de seus habitantes. Com o projeto, concebido pela AlmapBBDO a partir do conceito da comunicação da marca no Brasil – “GE. Se dá para imaginar, dá para fazer” -, o objetivo da empresa é engajar os moradores da maior cidade da América do Sul neste processo de transformação e oferecer a eles trabalhos artísticos que tornem a paisagem urbana mais alegre e divertida. Por isso, foram escolhidos locais onde há tráfego intenso de pedestres, mas visibilidade também por quem passa de carro ou de transporte público. Os painéis iniciais ficarão na rua da Consolação e na avenida Paulista, nos bairros da Consolação e Cerqueira Cézar, e na rua Amauri, no Itaim. Cada um em seu estilo, os artistas criaram obras relacionadas às áreas nas quais a GE trabalha no Brasil: Transporte, Energia e Saúde.

A segunda etapa do Galeria GE contará com a participação do público. Por meio de votação na fan page da marca (www.facebook.com/gedobrasil), serão escolhidos, dentre quatro artistas – Morandini, Glauco Diógenes, Reynaldo Berto e Mário Níveo – os outros dois que pintarão novos painéis na avenida Prestes Maia, no Centro, e na rua Clodomiro Amazonas, também no Itaim. Eles criaram obras a partir dos temas "Água" e "Aviação", propostos pela GE, que  estarão na fan page da marca a partir de seu lançamento. Os mais votados pintarão os painéis que serão exibidos por seis meses, ao menos.



Dicas culturais e realidade aumentada
Quem curtir a fan page da GE e entrar na aba da Galeria poderá dar um mergulho no projeto que começou a ser desenvolvido há cerca de um ano. As primeiras pinceladas nas paredes dos prédios foram dadas em julho e o público pode acompanhar trechos do trabalho pelas páginas sociais dos próprios artistas. Pela fan page, é possível ver a localização dos painéis num mapa interativo de São Paulo e conhecer um pouco mais sobre o trabalho de cada um dos artistas que participam do Galeria GE.

Além de votar nas outras propostas, será possível assistir ao making of da pintura dos primeiros painéis, acompanhar a produção das empenas da segunda etapa pelo live streaming, compartilhar as imagens do projeto com os amigos do Facebook e também receber dicas dos próprios grafiteiros de programas culturais, próximos às obras de arte.

A partir de setembro, a GE oferecerá mais um presente a quem frequentar sua fan page: uma surpreendente animação interativa em realidade aumentada do painel instalado na rua Amauri, que será sobre transporte ferroviário. Bastará baixar o aplicativo disponível na página e direcionar o iPhone ou iPad para que a arte se transforme em brincadeira.

Com este projeto, a GE quer ajudar a transformar a maior cidade da América do Sul numa metrópole mais colorida, divertida e humana. Afinal, se dá para imaginar São Paulo mais bonita, dá para fazer.

Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini abre inscrições em agosto

Foi dada a largada para o Grand Prix da Indústria Gráfica de 2012. A partir do dia 1º de agosto, todas gráficas do País poderão inscrever seus produtos para concorrer ao 22º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini. Realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), a láurea é reconhecida internacionalmente pelo nível dos produtos que são inscritos a cada ano e a credibilidade do processo de apuração, que conta com um corpo altamente qualificado de jurados. Além disso, os produtos inscritos no Fernando Pini este ano devem refletir o momento de ebulição criativa pelo qual passa o mercado gráfico nacional, além de servirem de referência para os clientes que buscam as melhores e mais inovadoras gráficas do País.

“A indústria gráfica está passando por um período de profundas mudanças, e o Fernando Pini é principal vitrine para que as empresas do setor mostrem seus principais produtos e serviços. Será uma oportunidade sem paralelo para que o mercado conheça as principais novidades em segmentos como o editorial, caderneiro, de embalagens, impressos promocionais, de jornais e, este ano, até de cardápios”, ressalta o presidente da ABTG, Reinaldo Espinosa.

Desde 1991, quando o prêmio foi criado, uma média de mais de mil produtos gráficos têm sido inscritos anualmente, evidenciando o constante empenho das gráficas nacionais na busca pela excelência de seus produtos. Com a possibilidade de participação em mais de 60 categorias, os competidores têm a oportunidade de concorrer em pé de igualdade. Ou seja, para participar e vencer no Fernando Pini, não é necessário ser grande, e sim competente.

Somente serão aceitos produtos que tenham sido produzidos entre 1º de outubro de 2011 e 14 de setembro de 2012, quando se encerra o prazo para as inscrições desta edição. Quem quiser aproveitar o período de desconto, deverá se inscrever até o dia 6 de setembro.

Regulamento e inscrições
As inscrições para o 22º Prêmio Brasileiro de Excelência Gráfica Fernando Pini devem ser feitas pelo site www.fernandopini.org.br. Até o dia seis de setembro, associados adimplentes ABTG/ABIGRAF/SINDIGRAF e das entidades de apoio ABFLEXO, ABAP, ABITIM, ANJ, ANATEC, ANER, ABIEA, ABTCP, ABRAFORM, ANAVE, ABPO, ABRELIVROS, ABIMFI, AFEIGRAF e ABRE pagarão apenas R$ 290 por produto inscrito. O valor para não associados neste mesmo período é de R$ 390,00. A partir de 14 de setembro, esses valores passam para R$ 330,00 e R$ 440,00, respectivamente. Confira o calendário completo do prêmio:

· Inicio das Inscrições: 1º de agosto
· Término das inscrições com desconto: 06 de setembro
· Término das inscrições: 14 de setembro · Julgamento da 1° fase: 1ª quinzena de outubro
· Início da exposição dos produtos finalistas: 15 de outubro
· Término da exposição: 26 de outubro
· Julgamento da 2° fase: 1° quinzena de novembro
· Cerimônia de premiação: 27 de novembro

Informações sobre todas as categorias estão disponíveis no regulamento do prêmio, que pode ser consultado no site: www.fernandopini.org.br.

F/Nazca assina campanha para o lançamento do novo projeto gráfico de O Globo



Toda a comunicação para apresentar o novo projeto gráfico do jornal O Globo foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, partindo do conceito "Para um mundo que não para de mudar, um jornal que não para de evoluir". É uma campanha integrada, formada por filme para TV de 1 minuto com versão de 30”, anúncios para jornal e revistas e internet, além de presença nas bancas. O filme de 1 minuto estreia no break do Jornal Nacional de sábado, dia 28 de julho. As demais peças da campanha serão veiculadas a partir de 29 de julho.

A Campanha do Redesenho foca a evolução do jornal e reforça o posicionamento de O Globo ("Muito além do papel do jornal" – criado pela F/Nazca em 2008), mostrando que ele acompanha as mudanças e evoluções que acontecem no mundo e na vida do leitor. O filme "Mudanças" poderá ser visto na TV Globo e nos canais Globosat. Ele decupa o conceito de evolução através da história e conclui com a seguinte assinatura: "Você mudou seu jeito de ver o mundo. Nós mudamos o de mostrar" é a assinatura da campanha.


"Evoluir para acompanhar essas mudanças faz parte do DNA de O Globo, e o novo projeto gráfico é mais uma evidência disso. A campanha foca justamente na evolução do jornal e reforça o posicionamento de O Globo, mostrando que ele acompanha as mudanças que aconteceram no mundo e na vida do consumidor de informação. O filme apresenta de uma forma lúdica essas transformações, destacando ainda o que é importante e interessante no novo produto", explica Fernanda Araujo, gerente de Marketing do O Globo.



"O Globo tem sabido, como poucos jornais no mundo, renovar-se, inovar e acompanhar as novas demandas do consumidor. Esse é de fato o único caminho no novo cenário de pulverização das fontes de informação: manter-se jovem, rápido, ao mesmo tempo profundo, completo e jamais recuar um centímetro na sua credibilidade tão duramente construída. No final é isso o que o consumidor procurará sempre: a certeza de estar vendo, lendo, assistindo, ouvindo, construindo a sua opinião individual a partir de uma voz honesta e que jamais negocia a sua isenção", diz Fabio Fernandes, presidente e diretor de criação da F/Nazca.



Os assinantes do jornal poderão visualisar num hotsite, em primeira mão, o filme "Mudanças" e um vídeo com os bastidores do projeto.

Ficha Técnica - Campanha do Redesenho Agência: F/Nazca S&S Direção de Criação: Fabio Fernandes / Carlos Di Celio Criação: Fabio Fernandes / Carlos Di Celio / Fred Moreira / Fabiano Bomfim / Raul Taborda / João Resende / Thiago Manhães RTVC: Andréia Nascentes / Alessandra Gamberali Atendimento: Carla Sá / Ana Carolina Costa / Juliana Pereira / Thais Carneiro Mídia: Marylena Gorayeb / Keila Marconi / Carla Almeida / Tainá Gaidano Planejamento: Carla Sá / Utymo Oliveira Gerentes de projeto: Cristina Clarke / Fabricio Toth Aprovação Cliente: Sandra Sanches / Fernanda Araújo / Alessandra Texeira



Ficha Técnica - Filme "Mudanças" Título: “Mudanças” Anunciante: Infoglobo Produto: Institucional Duração: 60” Produtora: Zero Filmes Direção/Cena: Amon Direção/Fotografia: Amon Produção: Equipe Zero Filmes Montagem: Amon / Marcelo Teixeira Produtora/Áudio: Studio Tesis Produtor: Silvio Piesco / Marcos Vaz Finalização: Lightbox Studios Agência: F/Nazca S&S Direção de Criação: Fabio Fernandes / Carlos Di Celio Criação: Fabio Fernandes / Carlos Di Celio / Fred Moreira / Fabiano Bomfim / Raul Taborda. RTVC: Andréia Nascentes / Alessandra Gamberali Atendimento: Carla Sá / Ana Carolina Costa / Juliana Pereira / Thais Carneiro Mídia: Marylena Gorayeb / Keila Marconi / Carla Almeida / Tainá Gaidano Planejamento: Carla Sá / Utymo Oliveira Aprovação Cliente: Sandra Sanches / Fernanda Araújo / Alessandra Texeira 1ª veiculação: 28 de julho de 2012