15.12.10

Dia da Ideia Lemon comemora sucesso de público e crítica


 


Quem esteve presente no 1º Dia da Ideia, promovido pela Lemon Escola de Criatividade, de Curitiba (PR), em comemoração aos seus cinco anos, pode comprovar: o evento foi um sucesso de público. Reunindo cerca de 160 pessoas no Grande Auditório do UNICURITIBA, em quase nove horas de palestras, o Dia da Ideia trouxe grandes nomes premiados nos principais prêmios mundiais para contar ao público como surgem suas ideias e qual o caminho percorrido por elas até sua exposição ao público.



Javier Torrallardona, também diretor de criação da Del Campo Nazca Saatchi & Sastchi, de Buenos Aires, substituiu Ignacio Ferioli, que teve um imprevisto de última hora e não pode vir. Em sua palestra, apresentou e comentou cases de sucesso da agência realizado para a cerveja Andes, como o do Teletransporter (http://www.youtube.com/watch?v=grW7-Z-KEe8) e para a marca de chocolate Cadbury (http://www.youtube.com/watch?v=FW1odWQLAig). Erick Rosa (Leo Burnett Lisboa) também comentou como nasceram as ideias de cases premiados da agência, como o da Cruz Vermelha (http://www.youtube.com/watch?v=ZA5KPT7iVoI) e o do Tyrannybook (http://www.youtube.com/watch?v=GfBvoHoUDUE). Na sequência, Renato Fernandez (AlmapBBDO São Paulo) sacudiu a plateia com dicas de como conquistar um lugar ao sol. Apresentou e comentou cases como o do Space Fox (http://www.youtube.com/watch?v=FuwAtPSvwrA) e Havaianas (http://www.youtube.com/watch?v=ITSHIitf6NQ). Por último, James Pedrozo (Jamute Áudio Curitiba) falou sobre o processo de produção de um spot. Em seguida, solicitou voluntários da plateia e produziu, ao vivo, o spot vencedor do concurso "Sua ideia vai fazer barulho", cuja autoria é de Daniele Agapito, aluna do curso de criação da Lemon.

“Superamos nossas expectativas nesta primeira edição do Dia da Ideia, fazendo com que profissionais e estudantes de comunicação respirassem criatividade durante todo um dia. Em 2011, teremos a próxima edição do evento, com mais um grupo de grandes profissionais reconhecidos pelo mercado”, comemora Marcos Pamplona, diretor da Lemon.

Conheça os vencedores do 7º Anuário do Clube de Criação do Paraná

A 7ª edição do Anuário do Clube de Criação do Paraná (CCPR) já está disponível na sede do Clube (Rua Mateus Leme, 4700 - Parque São Lourenço - Curitiba/PR) com o melhor da comunicação paranaense de 2010. O julgamento das peças aconteceu nos dias 15 e 22 de maio e o público conheceu os vencedores no último dia 7, com uma grande festa.

Este ano o regulamento trouxe algumas novidades, como a exclusão das séries de anúncios, que foram inscritos separadamente; a volta da categoria Campanha, a pedido do mercado ; inclusão do profissional mais votado do interior do Paraná no júri de Propaganda e uma nova distribuição das peças na categoria Design. As peças inscritas foram avaliadas por um júri especializado em cada uma das categorias: Propaganda, Design, Comunicação Digital, Promoção e Marketing Direto.

O 7º Anuário tem como tema a Lei de Darwin, em que a evolução da espécie humana descarta os menos preparados. A ideia do projeto gráfico partiu do diretor de criação da JWT Curitiba, Fábio Miraglia. Um dos diretores de criação mais premiados do mercado, Miraglia foi eleito várias vezes Profissional do Ano no anuário do CCPR, além de já ter conquistado diversos prêmios nacionais e internacionais.

Confira abaixo os vencedores:

CATEGORIA: PROPAGANDA - RÁDIO
Ouro: “Vitamina” - Heads Propaganda para Electrolux
Prata: “Maionese” - Heads Propaganda para Electrolux
Prata: “Piscina” - JWT Curitiba para HSBC Bank
Bronze: “GPS” - JWT Curitiba para HSBC Bank

CATEGORIA: PROPAGANDA - FILMES TV & CINEMA
Grand Prix: “Ventilador” – JWT Curitiba para HSBC Bank
Bronze: “Bombeiros” - JWT Curitiba para HSBC Bank
Bronze: “Ombros” - CCZ Comunicação para Lupaluna

CATEGORIA: PROPAGANDA - FILMES OUTRAS MÍDIAS
Bronze: “João Bobo” - Ópus Múltipla Comunicação Integrada para Ópus Múltipla

CATEGORIA: PROPAGANDA - REVISTA
Bronze: “Estátua” – JWT Curitiba para HSBC Bank
Bronze: “Lego – muro II” – JWT Curitiba para HSBC Bank
Bronze: “Ninho” – JWT Curitiba para HSBC Bank

CATEGORIA: PROPAGANDA - JORNAL
Bronze: “Ei, coxa, Parabéns!” – JWT Curitiba para Clube Atlético Paranaense

CATEGORIA: PROPAGANDA - MÍDIA EXTERIOR
Prata: “Massas” - JWT Curitiba para Oli Gastronomia
Bronze: “5 dias de loucura” - OpusMúltipla Comunicação Integrada para Shopping Curitiba
Bronze: “Trainee – chinês” - JWT Curitiba para HSBC Bank
Bronze: Trainee – indiano” JWT Curitiba para HSBC Bank

CATEGORIA: COMUNICAÇÃO DIGITAL
Grand Prix: “Efeitos do crack” – Master para Ministério da Saúde
Ouro: “Desafio HSBC Premiere” – Mídia Digital para HSBC Bank
Prata: “Diferentes Natais pelo mundo” – Mídia Digital para HSBC Bank
Prata: “Realidade aumentada Dia das Crianças Lilica e Tigor” – House Cricket para Marisol
Bronze: “Aplicativo Iphone - hora do sono” – Mídia Digital para Johnson & Johnson

CATEGORIA: DESIGN - Gráfico/Embalagem/Produto
Grand Prix: “Raul Cruz – sonhos” – WeShape Connection Design para Luiz Alberto Cruz (Foca).
Ouro: “Nike Air . 22 anos de inovação” – WeShape Connection Design para Nike Brasil
Prata: “Identidade visual Wow!” – Wow! para Wow!
Prata: “Pontas de gôndola e rack Antarctica Zub Zero” – WeShape Connection Design para Antarctica

AGÊNCIA DO ANO: JWT Curitiba

CAMPANHA DO ANO: HSBC - Jogo

ANUNCIANTE DO ANO: HSBC Bank

PROFISSIONAIS DO ANO
Diretor de Criação: Fabio Miraglia
Redator: Rafael Mattioli
Diretor de Arte: Sérgio Takahata
Design: José Júnior
Promoção: Claudio Freire
Marketing Direto: Rodrigo Poersch
Comunicação Digital: Juarez Zaleski

Mostre a Cara: “A VIDA É MELHOR REINVENTADA - 1º Lugar: Gabriela de Miranda Coutinho e Christine Ditzel Delle Donne

Lançamento de AVANÇO MOB mobiliza o mercado de desodorantes


Ontem, terça-feira, 14 de dezembro, o lançamento de Avanço MOB mobilizou São Paulo. Uma super festa da nova marca de desodorantes rolou no Cartel 011, com presença do ícone da nova geração, Fiuk, ao som da DJ Lara Gerin. Tudo isso para mostrar, ao vivo e a cores, a nova identidade da marca, que se aproxima dos jovens de hoje, com atitude e personalidade.



Avanço Mob chega ao mercado com quatro versões inspiradas em diferentes tribos. O Avanço Mob Ink é para os irreverentes, que gostam de quebrar regras e preconceitos e chamam a atenção pelas tatuagens espalhadas pelo corpo. Já o Avanço Mob Wall é para os grafiteiros e artistas que tem intimidade com a arte de desenhar. O Avanço Mob Style é para aqueles que têm estilo e curtem a noite na companhia de amigos, enquanto o Avanço Mob Nitro é a dos originais, que customizam seus objetos pessoais, de forma a torná-los únicos.



Credito das imagens: Luciana Prezia

Design Excellence Brazil anuncia 23 premiados

Vinte e três profissionais de design de todo o Brasil participarão do iF Product Design Award 2011 – a mais importante premiação da Europa no segmento, conhecida como o Oscar do design. Nascido nos anos 50, o selo iF chancela marcas e opera como referência para negócios em âmbito mundial. Desde 2003, o programa Design Excellence Brazil (DEBrazil) promove a marca Brasil no exterior e os interessados recebem apoio financeiro, técnico e logístico para concorrer ao iF.

Para Juliana Buso, coordenadora de projetos do Centro de Design Paraná, instituição responsável pelo programa, pelo quarto ano consecutivo, o resultado é bastante expressivo. “Tivemos mais que o dobro de vencedores com relação ao ano passado. Isso demonstra que o design brasileiro está conquistando seu espaço no mercado”. Um exemplo do amadurecimento do setor foi a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba, que também foi realizada pelo Centro de Design Paraná e ganhou visibilidade internacional recebendo, inclusive, convites para ser apresentada no exterior.

Além do selo iF, os premiados participarão de uma exposição na cidade alemã de Hannover, cuja abertura ocorre junto com a Cebit, maior feira de tecnologia do mundo, em 1º de março de 2011. Integram também uma mostra virtual na página do iF e o yearbook do prêmio, com uma tiragem de 5 mil exemplares e circulação por 43 países. Por aqui, o DEBrazil realiza a divulgação dos ganhadores em mídia nacional e internacional. Neste ano os 23 selecionados pelo comitê do programa serão automaticamente inseridos no catálogo de produtos do Designbrasil.org.br, o portal brasileiro do design.

Os profissionais se inscreveram em 16 categorias de produtos e tiveram seus trabalhos julgados pela qualidade do design, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, percepção do uso, segurança, valorização da marca, design global e uso de novas tecnologias. Essa avaliação ocorreu em duas etapas. Os inscritos passaram primeiro pelo crivo do comitê seletivo do DEBrazil, que aprovou 100 produtos – estes seguiram para o júri internacional do iF, estabelecido na Alemanha, que premiou 23.

Em oito edições, o DEBrazil já recebeu cerca de 2,4 mil candidaturas e inscreveu no concurso europeu em torno de 1,1 mil produtos, dos quais 786 tornaram-se finalistas, 134 consagraram-se premiados e sete conquistaram o troféu Gold, destinado aos 50 destaques de cada edição.

O Design Excellence Brazil é coordenado pelo Centro de Design Paraná, numa iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e co-patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Confira a relação dos premiados:

CATEGORIA LAZER/ ESTILO DE VIDA

Pulseira Together (pulseira em ouro)
Design: Antonio Bernardo
Antonio Bernardo Herrmann
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Empresa: Antonio Bernardo
Rio de Janeiro - RJ, Brasil

CATEGORIA COMPUTADORES

KitBio (registro de pessoas)
Design: Dangelo Di
Rodrigo Dangelo, Marcos Worms, Gustavo Leon, Helder Filipov, Carine Budziak Dangelo
Curitiba - PR, Brasil
Empresa: Akiyama
Curitiba - PR, Brasil

Priziskiosk Full (consulta, pagamento, navegação)
Design: Itautec SA
Edson Danta, Fabio de André Sant\'Ana
Jundiaí - SP, Brasil
Empresa: Itautec SA
Jundiaí - SP, Brasil

CATEGORIA ILUMINAÇÃO

Luminária Pau de Luz (luminária coluna de chão)
Design: Alfio Lisi
Alfio Lisi
Leme - SP, Brasil
Empresa: Marcenaria Artífice
São Paulo - SP, Brasil
DOMINICI

Spy (luminária de uso externo)
Design: Iluminar
Francisco Terroba
Nova Lima - MG, Brasil
Empresa: Iluminar
Nova Lima - MG, Brasil

Fina (luminária)
Design: Lumini
Fernando Prado
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: Lumini
São Paulo - SP, Brasil

Geo Edge (luminária)
Design: Lumini
Fernando Prado
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: Lumini
São Paulo - SP, Brasil

Linha Bauhaus (luminárias)
Design: Lumini
Fernando Prado
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: Lumini
São Paulo - SP, Brasil

Moon Glass (luminárias)
Design: Blumenox Iluminação Ltda
Daniela Zilinsky
Blumenau - SC, Brasil
Empresa: Blumenox Iluminação Ltda
Blumenau - SC, Brasil

CATEGORIA MÓVEIS/ TÊXTEIS

Sistema Clip (estantes, apoio, etc)
Design: Jader Almeida design & architecture
Jader Almeida
Chapecó - SC, Brasil
Empresa: modd
Chapecó - SC, Brasil

Vertex (acessórios de montagem)
Design: dcD!
Cristiano Gallina, Everton Visentini
Bento Gonçalves - RS, Brasil
Empresa: Akeo
Bento Gonçalves - RS, Brasil

Sistema LEGALE (mobiliário residencial)
Design: Estúdio ID Bortolini
Paulo Dias Batista Junior
Garibaldi - RS, Brasil
Empresa: Bortolini
Garibaldi - RS, Brasil

Banco Serbena
Design: Serbena Design
Henrique Serbena
Curitiba - PR, Brasil
Empresa: Pnaples
Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Tapete Broinha (feito à mão)
Design: Claudia Araujo - Tecelagem Manual
Claudia Araújo
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: Claudia Araujo - Tecelagem Manual
Caldas - SP, Brasil

Poltrona Fago
Design: Em2 Design
Mariana Betting Ferrarezi, Roberto Hercowitz
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Empresa: Móveis Schuster
Santo Cristo - RS, Brasil

CATEGORIA CASA/ COZINHA

Espagueteira Angiolina
Design: Studio Adriano Architetti Associati
Davide Adriano, Gabriele Adriano
Torino, Itália
Empresa: Riva – RSN Metais Ltda
Caxias do Sul - RS, Brasil

Moringa#1 (recipiente para água com copo)
Design: The Led Project
Marcos Roismann, Poliana Feliconio
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: Jödja
São Paulo - SP, Brasil

Saleiros João de Barro
Design: Reboh Design
Suzanne Verba Reboh
Porto Alegre - RS, Brasil
Empresa: Reboh Design
Porto Alegre - RS, Brasil

CATEGORIA DESIGN PÚBLICO/ DESIGN DE INTERIORES

Braskem Global Signage (projeto de sinalização)
Design: Keenwork Design
Luis Castellari, Iolanda Yassuda, Luciana Naccashe, Marcela
Havandjian, Renato Winnig, Sheila Araujo
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: Braskem
São Paulo - SP, Brasil

CATEGORIA MEDICINA / SAÚDE

Opto Mitra Yellow Laser (Laser Fotocoagulação-Oftalmo)
Design: Design Connection
Equipe Design Connection
São Bernardo do Campo - SP, Brasil
Empresa: Opto Eletrônica S.A.
São Carlos - SP, Brasil

CATEGORIA INDÚSTRIA

Redutor de velocidade WBX
Design: FF Design Studio
Felipe Garcia, Flávio de Barros Freire
São Paulo - SP, Brasil
Empresa: WDS - Woodbrook Drive Systems Acionamentos
Industriais Ltda.
Contagem - MG, Brasil

ID REP (Registrador de ponto)
Design: Megabox Design
Vinícius Allberto Iubel, Aguilar Selhorst Junior
Paraná - PR, Brasil
Empresa: IDDATA
Colombo - PR, Brasil

CATEGORIA ESTUDOS AVANÇADOS

Cabide Click
Design: Aska
Eduardo Prado
Curitiba - PR, Brasil
Empresa: Aska
Curitiba - PR, Brasil

Sound Design no Centro Europeu


Nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, o curso de Cinema Digital do Centro Europeu de Curitiba irá apresentar mais uma edição da Master Class, atividade que trata dos principais assuntos referentes ao processo de produção cinematográfica. Para fechar 2010 com “chave de ouro”, o evento contará com a participação do editor de som Alessandro Laroca, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, e terá como tema Sound Design.

Atuando em filmes como Tropa de Elite e 2 Filhos de Francisco, Laroca é cinco vezes vencedor da categoria Melhor Som, da premiação anual organizada pela Academia Brasileira de Cinema. Além disso, o profissional foi premiado com o Motion Picture Sound Editors, de Los Angeles, como Melhor Editor de Som, pelo seu trabalho no filme Cidade de Deus. Recentemente, Alessandro Laroca assinou a edição de som das produções Nosso Lar e Tropa de Elite 2. Na televisão, o profissional foi responsável pelo som de minisséries da Rede Globo, entre elas Som e Fúria e Cidade dos Homens.

A Master Class com Alessandro Laroca será realizada no Hotel Centro Europeu (Praça Osório, 63), a partir das 10h, e é aberta para todos os interessados em adquirir conhecimentos no segmento. Para mais informações sobre o curso de Cinema Digital do Centro Europeu, que está com as matrículas abertas para o ano de 2011, acesse o site www.centroeuropeu.com.br.