27.10.11

Quando o Break Dance encontra a fotografia


Projeto fotográfico com a participação de B-Boys latino-americanos mostra o Break Dance de maneira inédita. Ideia desenvolvida pelo fotógrafo paulistano Marcelo Maragni já foi exposta no Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia e segue agora para Moscou, onde vira exposição durante a final mundial de campeonato internacional de B-Boys no mês de novembro



Quando um B-Boy entra em ação numa batalha de Break Dance, a primeira reação do público é não tirar os olhos. O mesmo aconteceu com o fotógrafo paulistano Marcelo Maragni. Só que, ao invés de ficar apenas impressionado com a performance destes dançarinos, ele resolveu apostar numa ideia diferente: fotografá-los em ação, usando técnicas que misturam longa exposição de luz a recursos como estrobos e leds. A ideia tomou forma enquanto Maragni trabalhava cobertura fotográfica da final latino-americana do Red Bull BC One realizada em julho deste ano em Salvador. O campeonato, organizado em batalhas homem a homem, todas em esquema mata-mata, é realizado desde 2004.

Pois a ideia transformou-se no projeto fotográfico B-Boys in Motion: a Break Dance Experience in Frames and Flashes, já participou do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia realizado em setembro último, e agora segue para Moscou, onde vira exposição durante a final mundial do Red Bull BC One 2011, marcada para dia 26 de novembro na Rússia. “A ideia surgiu há alguns anos, em corridas de aventura durante a noite, onde os pilotos usam uns head lamps, umas lanternas de cabeça. Então, eu comecei a marcar o movimento usando velocidade lenta e mais flashes, o que permitiu acompanhar esse deslocamento”, explica Maragni que começou a estudar diferentes formas de aplicar a técnica em outros esportes. “Agora estou trazendo para a cena B-Boying porque acho que tem tudo a ver”, resume.



Do ensaio, participaram os B-Boys brasileiros Pelezinho e Kokada, ambos da crew Tsunami All Stars, o paraense Kapu (Amazon Crew), o paulista Denis (Nossa Crew), além do B-Boy venezuelano Lil G (Speedy Angels Crew), de Caracas, vencedor da final latino-americana em Salvador e que estará na finalíssima mundial do Red Bull BC One em Moscou. “É um trabalho muito diferente e criativo. Creio que seja um 3D, uma evolução da foto”, resume Gibrahimer Beomont, o B-Boy Lil G.



Por dentro da técnica: Para os ensaios, Maragni utilizou as técnicas dos leds (pequenas luzes, neste caso, coladas nos tênis dos B-Boys) e estrobos (luz estroboscópica, com vários flashes seguidos), separadamente e também misturadas em uma mesma foto. As duas usaram de longa exposição de luz para criar diferentes efeitos. Com os estrobos, o movimento do B-Boy é “fatiado” em várias imagens do começo ao fim. Já nos leds, é possível observar a trajetória do movimento dos B-Boys em inúmeros riscos que dão as pistas do traçado do movimento, formando os mais diferentes desenhos. “Para mim, isso é uma nova forma de arte, pois mostra a nossa dança de um jeito completamente inusitado”, diz Alex Gomes, o B-Boy Pelezinho.

Ensaio coreografado: para chegar no clique perfeito, cada B-Boy teve que repetir cada movimento inúmeras vezes. “No treino, na prática, eu não executo os mesmos movimentos tantas vezes quanto eu realizei para estas fotos”, diz Maurício Araújo, o B-Boy Kokada. “A repetição para eles é desgastante porque, até acertar e fazer funcionar tudo ao mesmo tempo, demora um pouquinho”, diz Maragni. Para Lil G, o ensaio também foi uma oportunidade para rever a própria performance com detalhes que, antes, passavam desapercebidos. Ronielson Araújo, o B-Boy Kapu, também compartilha da mesma opinião. “É uma chance para aprimorarmos a nossa técnica e criarmos coisas novas”, aponta. Além da repetição, outro fator desafiador para os B-Boys foi dançar no escuro, já que era preciso total escuridão no estúdio para que os leds e os múltiplos flashes dos estrobos captassem os movimentos, resultando no efeito desejado para a foto. “Precisa de equilíbrio redobrado no escuro. Já precisamos ter cautela no claro, imagina no escuro”, diz Denis Giaconto que contou com a experiência de anos como B-Boy para dimensionar o espaço de cada um dos seus movimentos.

Para Maragni, o envolvimento dos B-Boys durante os ensaios fez toda a diferença. “Apesar do processo exigir muito deles fisicamente, acho que no final das contas eles se divertiram também. Cada um quis superar a própria performance e trazer elementos diferentes dos demais e isso ajudou muito no resultado final”, conclui o fotógrafo.

Exposição no MIS - Fotografia - "O Espaço Que Guardamos Em Nós" / 10 de novembro

A Galeria da Rua, com a curadoria de Isabel Amado, realiza a exposição fotográfica “O Espaço Que Guardamos em Nós”, uma reflexão retratada sob o ponto de vista urbano, sobre a capacidade do ser humano em produzir memórias e atribuir significados e poesia aos lugares em que habita. O MIS – Museu da Imagem e do Som receberá a exposição de 10 de novembro a 11 de dezembro. O coquetel de lançamento será no primeiro dia, 10/11, das 19 às 22h.

A exposição, composta por duas séries, oferece dois modos de contemplar o território privado. Aluga-se, do mineiro Pedro David, apresenta apartamentos desabitados, vazios, na iminência que alguém restaure o seu sentido. Com elementos referenciais, sem as singularidades de um inquilino, David retrata a ausência e o silêncio projetado na memória daqueles que habitam ou habitaram uma casa. Em Morar, do Coletivo Garapa, formado pelos jornalistas Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, a investigação imagética é volumosa, híbrida em sua linguagem e antropológica em torno de questões sobre a existência e o desaparecimento de edifícios na paisagem urbana.

"A fotografia é irredutível quando nos amplia olhares e sentimentos, mas é ainda mais indefectível quando faz da nossa imaginação a porta para a compreensão de nós mesmos com nossos espaços", comenta Georgia Quintas, responsável pelo texto de apresentação da exposição. Para ela, na experiência do morar os cantos são braços, a sala epígafre de afetos e os quartos, gavetas repletas de devaneios. Há poesia nos cantos, nas lembranças e no concreto.

Sobre os artistas
Pedro David / www.pedrodavid.com
Brasileiro, nascido em Santos Dumont, MG, em 1977, formado em jornalismo em 2001 pela Puc-Minas. Cursou pós graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG, em 2002. Trabalha como fotógrafo autônomo desde 1997. Entre outros projetos premiados, foi vencedor do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, em maio de 2011, pela série O Jardim, e em dezembro de 2010, foi o vencedor do prêmio União Latina - Martin Chambi de Fotografia, pela série Homem Pedra.

Coletivo Garapa / www.garapa.org
Garapa é um coletivo fotográfico formado em 2007, que tem como objetivo pensar e produzir conteúdo jornalístico e documental de maneira crítica e independente, integrando diversos formatos e narrativas, com foco na produção de conteúdo para o meio online. Fundado pelos jornalistas e fotógrafos Leo Caobelli, Paulo Fehlauer e Rodrigo Marcondes, o Garapa tem explorado diversas tendências da produção audiovisual e online contemporânea, desenvolvendo uma reconhecida produção independente.
Em 2010, o coletivo recebeu quatro premiações com diferentes trabalhos, entre eles o Prêmio Areté, com o projeto Novos Rumos da Fotografia.

Serviço
“O Espaço Que Guardamos em Nós”
De 10 de novembro a 11 de dezembro de 2011
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som
Espaços Nicho e Fover
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo - SP.
Horário: terça a sábado das 12h às 22h, domingo e feriado das 11h às 21h

WMcCann cria nova campanha para Globo.com



Provedor anuncia promoção de R$ 3,90 por mês até o final do BBB 12

Um cenário ao ar livre, roupas estampadas e óculos de época caracterizam uma celebração típica dos hippies, que é apresentada no novo comercial da Globo.com.


A nova promoção anunciada no filme criado pela WMcCann oferece o pacote com acesso aos vídeos da TV Globo na íntegra, por apenas R$ 3,90 por mês até o final do BBB 12.



Na sequência da trama, depois de ser perseguido duas vezes e contra-atacar, o cofrinho resolve aderir, junto com os dois garotos, à filosofia “Paz e Amor”. Isso porque agora não há mais necessidade de perseguição, uma vez que é possível pagar a assinatura com notas de papel.

Para finalizar, o locutor anuncia: “Suas moedas nunca valeram tanto. Globo.com: provedor banda larga e conteúdo da TV Globo na íntegra. Assine já”.



A campanha contempla vinheta de 7” e filmes de 15” e 30”, que serão veiculados a partir de hoje na Rede Globo e, em TV fechada, a partir de 28 de outubro.

Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Globo.com
Produto: Provedor
Nome da campanha: Promoção Outubro
Nome do filme: Porquinho 4
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Guime Davidson, Sergio Franco
Head of Art: Carlos Murad “Ia”
Direção de arte: Francisco Oliveira
Redação: João Pires
Atendimento: Ronaldo Gasparini, Roberta Julianelli, Ronald Alaby
Mídia: Gabriela Maciel e Natalia Ribeiro
Aprovação pelo cliente: Guilherme Ferraz e Bianca Reis
RTV: Paula Moraes e Manoela Estellita
Produtora do filme: Fulano Filmes
Produtor: Equipe Fulano Filmes
Diretor: Mariana Youssef
Diretor de Arte: Alessandra Maestro
Diretor de Fotografia: Rodrigo Carvalho
Edição: Arthur Britto
Finalização: Equipe Fulano Filmes
Produtora de Som: Menina Produtora
Trilha: Lucas Mayer e Lou Schmidt
Locutor: Renato Wiemer