27.3.09

Duas exposições coletivas reúnem 39 dos mais expressivos xilogravuristas do Brasil e da Argentina



Arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, a Xilogravura será tema de duas exposições coletivas simultâneas a serem abertas na próxima terça-feira, 31, às 19 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Juntas, as duas mostras exibirão obras de 37 xilogravuristas de sete estados brasileiros (Ceará, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul), um grupo de artistas paulistas (Espaço Coringa) e um argentino (Nicolás Robbio). Gratuitas ao público, as duas exposições ficarão em cartaz no CCBNB-Fortaleza até o próximo dia 3 de maio (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; domingo, de 10h às 18h).

Intitulada “Entre a Xilo e o Múltiplo: Clube de Colecionadores de Gravura do MAM”, a primeira exposição resulta de parceria entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e o Centro Cultural Banco do Nordeste. Com curadoria de Cauê Alves, a exposição reunirá uma mostra representativa de gravuras realizadas por 29 dos mais importantes gravuristas do Brasil e da Argentina para o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM.

O objetivo da mostra é apresentar, de modo didático, com matrizes originais e textos explicativos, as técnicas tradicionais da gravura (xilogravura, litografia, gravura em metal e relevo), bem como trabalhos contemporâneos que ampliam a noção tradicional dessa técnica.

Por sua vez, a segunda exposição se denomina “Minha Vida na Xilogravura: Gravadores de Juazeiro”, e reunirá dez xilogravuristas cearenses, naturais de Juazeiro do Norte (região do Cariri, sul do Estado). Essa mostra apresentará gravuras que expressam as trajetórias desses dez artistas, porém mostrando temas diferentes das tradicionais imagens daquela região.


Da exposição “Entre a Xilo e o Múltiplo: Clube de Colecionadores de Gravura do MAM”, participam os seguintes 29 gravuristas: Antonio Dias (PB), Athos Bulcão (RJ/1918 – DF/2008), Cildo Meireles (RJ), Daniel Senise (RJ), Espaço Coringa (SP), Fábio Miguez (SP), Efrain Almeida (CE), Hélio Vinci (SP), Hércules Barsotti (SP), José Damasceno (SP), José Marcionilo Pereira Filho – Nilo (CE), Judith Lauand (SP), Karin Lambrecht (RS), Laura Vinci (SP), Mabe Bethônico (MG), Marepe (BA), Nelson Leirner (SP), Nicolás Robbio (Argentina), Nuno Ramos (SP), Paulo Bruscky (PE), Paulo Climachauska (SP), Regina Johas (SP), Rivane Neuenschwander (MG), Roberto Bethônico (MG), Rubem Grilo (MG), Sérgio Sister (SP), Valeska Soares (MG), Vânia Mignone (SP) e Waltércio Caldas (RJ).

Participam da exposição “Minha Vida na Xilogravura: Gravadores de Juazeiro” dez artistas caririenses, a saber: Abrahão Batista, Ailton Laurino, Cícero Lourenço, Cosmo Braz, Francorli, José Lourenço, Manoel, Naldo, Nilo e Stênio Diniz. Todos esses dez xilogravuristas estarão presentes à abertura da mostra no CCBNB-Fortaleza.


Do Cariri para o MAM e vice-versa (texto do curador Cauê Alves)
A história da arte, como se sabe, foi narrada por alguns teóricos, historiadores e críticos de arte como uma grande e coerente narrativa. Em geral, nestas narrativas a história foi compreendida a partir de um processo linear e progressivo, como se houvesse uma racionalidade que orientasse o fluxo do tempo.

Uma vez constatada a insuficiência destes modelos para a compreensão da arte contemporânea e, portanto, do fim das grandes narrativas, se reconheceu que o tempo não é homogêneo, constante e linear. A história da arte não funciona necessariamente por acumulação e progresso.

Se não há mais a concepção de que a arte se desenvolveu numa única tradição e nem a crença de que exista uma racionalidade imanente à história, então podemos perceber que uma série de tradições, de origem moderna ou não, populares ou eruditas, coexistem e habitam o mesmo espaço.

Ou melhor, como a própria história da arte nos mostra, classificações estanques ou definições precisas e fechadas do que seja ou não arte contemporânea talvez não tenham mais correspondência com a realidade.

É tendo como premissa essa amplitude de tradições e o diálogo constante entre elas que o Clube de Colecionadores de Gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo, junto com o Centro Cultural Banco do Nordeste, realizou a primeira etapa de mini-residências artísticas. O objetivo foi promover o encontro entre artistas que vivem na região do Cariri e o Clube de Gravura.

Durante o mês de agosto de 2008, Efrain Almeida, artista convidado pelo Clube de Gravura do MAM em 2008, a coordenadora de artes visuais do CCBNB, Jacqueline Medeiros, e o curador do Clube, Cauê Alves, estiveram na região do Cariri para estabelecer um diálogo próximo com os gravadores e preparar o início do projeto.

Efrain Almeida elaborou sua proposta de gravura a partir da parceria que construiu com um grande número de gravadores de Juazeiro, a maioria pertencente à Lira Nordestina. Além de ponto de encontro, troca e organização dos artistas, a Lira Nordestina, hoje pertencente à Universidade Regional do Cariri, é a mais antiga gráfica de cordel do Brasil.

A impressão que será feita para o Clube do MAM, é composta por um conjunto de auto-retratos dos artistas que ao gravarem seu traço na madeira, estão também representando seu rosto e sua identidade. O trabalho final será composto pelo conjunto de gravuras numa única folha de papel. Nele será possível reconhecer um panorama dos gravadores e da produção atual do Cariri, trabalho feito a partir de um intenso diálogo com Efrain Almeida e o Clube de Gravura.

A frutífera parceria entre o MAM e o CCBNB está se desenvolvendo a partir do convite feito pelo Clube de Gravura do MAM para que um artista de Juazeiro do Norte, José Marcionilo Pereira Filho, o Nilo, participasse do Clube de Gravura do MAM. Já neste ano, Nilo foi pela primeira vez para São Paulo conhecer as instituições culturais da cidade, o acervo do Museu e desenvolver seu projeto de gravura.

Ao trazer a rica tradição da xilogravura do Cariri ao MAM, o Clube de Gravura está não apenas fomentando a produção e difusão da gravura e do colecionismo de obras de arte, como refletindo sobre o complexo e intrincado circuito da arte contemporânea. Se as grandes narrativas históricas já não possuem validade, também há bastante tempo, pelo menos desde a arte pop, não se admite mais definições excludentes entre a arte popular e erudita. O trabalho desenvolvido por Efrain Almeida nos mostra que as fronteiras entre estas tradições continuam borradas.

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
· Cauê Alves (curador da exposição “Entre a Xilo e o Múltiplo: Clube de Colecionadores de Gravuras do MAM”) – (11) 9885.0197 – cauealves@hotmail.com

· Francorli (artista caririense participante da exposição “Minha Vida na Xilogravura: Gravadores de Juazeiro”) – (88) 9201.8641 / 9271.1811 / 3572.1811

· Jacqueline Medeiros (coordenadora de Artes Visuais do CCBNB) – (85) 8851.5548 / (88) 3512.2855 – jacquerlm@bnb.gov.br

· Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br

Concurso do cartaz para o 23º Prêmio Design MCB



Inicio das inscrições: 27 de Março de 2009
Fim das inscrições: 15 de Abril de 2009


Estão abertas até o dia 15 de abril as inscrições para o concurso do cartaz do 23º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB). Os trabalhos concorrentes precisam estar no MCB até o dia 30 de abril.

O concurso é aberto a profissionais ou estudantes de design gráfico. Inscrições podem ser feitas devem ser feitas no site http://www.mcb.sp.gov.br/, onde está disponível o regulamento. O valor para a inscrição de cada trabalho é de R$ 35,00 e os trabalhos devem ser enviados para o endereço Av. Faria Lima, 2705 Cep 01451-000 São Paulo.

O autor do cartaz escolhido pelo júri receberá um prêmio no valor de R$ 3.000,00, a ser pago na divulgação do resultado no dia 18 de maio. Depois, a título de prestação de serviço pelo desenvolvimento de peças gráficas como folder, banner, camiseta e outras, receberá mais R$ 5.000,00. O júri deve selecionar até dez trabalhos, que integram a exposição do 23º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, a premiação de design de produto de mais longevidade no país.

A comissão julgadora é coordenada desta vez por Vicente Gil, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), que atua principalmente em tipografia, design gráfico, projeto gráfico e identidade visual.

O grupo é integrado por mais seis profissionais: Alécio Rossi, designer e educador, responsável pelo desenvolvimento de novos cursos de graduação nas áreas de Comunicação, Artes e Design do Senac São Paulo; Ronald Kapaz, arquiteto e designer que criou em 1979 a Oz Design, empresa que atua em consultoria e design de identidade de marca, design de embalagens, design editorial, design de produto e design do ambiente; Fábio Prata, designer que junto com Flávia Nalon dirige a ps.2, escritório de design que cria e desenvolve projetos gráficos para mídia impressa e digital, com foco na área cultural; Rogério Batagliesi, arquiteto e designer com atuação nas áreas de arquitetura, arquitetura de interiores e urbanismo, design gráfico, projetos de sinalização; Paulo Moretto, autor de trabalhos gráficos que participaram de exposições no Brasil e no exterior; Carlos Dranger, arquiteto e designer, diretor do escritório Cauduro Associados desde 1983 e ex-diretor da Associação dos Designers Gráficos (ADG).

O Museu da Casa Brasileira é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Confira o calendário do concurso do cartaz do 23º Prêmio Design MCB
Inscrições: de 27 de março a 15 de abril
Gerar e imprimir boleto: até 15 de abril
Finalizar inscrição: até 27 de abril
Entrega dos cartazes no MCB: até 30 de abril
Resultado: 18 de maio
Museu da Casa Brasileira
www.mcb.sp.gov.br
e-mail: premiodesignmcb@terra.com.br
Tel. 11 3032-3727
Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano
01451-000 São Paulo