11.8.11

Com Rodrigo Lombardi e Mariana Ximenes, Havaianas fala das verdades femininas universais em sua nova campanha


A atriz Mariana Ximenes e o “astro” Rodrigo Lombardi são os novos protagonistas da campanha das sandálias Havaianas na TV. Os filmes “TPM”, com o ator, e “Contrariar”, com Mariana, estreiam no próximo domingo, dia 14/8, e serão veiculados em rodízio nas emissoras abertas e por assinatura, em todo o país. Com o bom humor já conhecido das campanhas das Havaianas, os dois comerciais abordam as “verdades universais” sobre as mulheres, que tantas discussões e brincadeiras rendem, principalmente no universo masculino.



Em “Contrariar”, Mariana contracena com o ator Daniel Zettel no papel de um vendedor blasé e irritado. Daniel, que já participou da novela “Mulheres Apaixonadas”, seriados na Rede Globo e de longa-metragens como “Cidade de Deus” e “O Ensaio sobre a Cegueira”, desabafa com Mariana quando ela o consulta sobre qual o par de Havaianas deveria escolher entre uma Slim Graphic verde e uma Slim Fashion branca. Diante do olhar espantado da atriz, o vendedor reclama que a mulher dele faz isso todos os dias. “Eu digo que prefiro essa, ela escolhe a outra. Se eu digo a outra, ela escolhe essa.”. Ao perceber que estava um pouco impaciente, pede desculpas pelo desabafo e opta por um dos pares. Mariana diz, então, que levará os dois. “Tá vendo”, diz o vendedor, mais uma vez irritado. “Mulher adora contrariar”.


Já o comercial “TPM”, com Rodrigo Lombardi, que interpreta Herculano Quintanilha na série “O Astro”, na Globo, brinca com o famoso período mensal em que a mulher está sempre exageradamente sensível. Num restaurante, ele espera a namorada, vivida por Kelly Freitas, que chega atrasada e lhe dá um beijinho rápido. Rodrigo pergunta se ela não reparou nas Havaianas novas dele. Ela dá uma olhada no modelo Trend verde que ele está usando e o elogia, sem muita atenção. Rodrigo fica indignado e desanda a reclamar, perguntando se ela não o ama mais. A namorada se assusta com tamanho drama por um fato tão pequeno. “Por que você está assim?” e Rodrigo, com um sorriso, responde, fazendo graça: “Nada, não. Só pra você saber como é uma TPM”.

Os comerciais foram criados pelo redator Andre Kassu e o diretor de arte Marcos Medeiros, com direção de criação de Marcello Serpa. A direção é de Clovis Mello, da produtora Cine. A fotografia é de Marcello Brasil e a trilha, da Play it Again.



Bastidores

Para conciliar as agendas de trabalho no teatro e na TV com as filmagens dos comerciais, Mariana Ximenes e Rodrigo Lombardi trabalharam durante a madrugada. O comercial “Contrariar” foi produzido entre os dias 1º e 2 de agosto, na loja Havaianas do Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Mariana chegou por volta da meia-noite para experimentar o figurino e para a maquiagem e cabeleireiro. De ampla camisa branca e shortinho vermelho, com os cabelos soltos, a atriz enfrentou a madrugada com o maior bom humor, com o texto na ponta da língua e brincando com o diretor Clovis Mello e seu companheiro de cena, que aproveitava os intervalos para treinar as falas. A terça-feira estava quase clareando quando atores e técnicos comemoraram o final do trabalho com um aplauso.

Já na madrugada do dia 2 para o dia 3 /8, foi a vez de Rodrigo Lombardi esquecer seu personagem em “O Astro” e se divertir com o roteiro de Havaianas. As filmagens foram no restaurante Empório São Sebastião, em Ipanema, no Rio. Muitissimo bem-humorado, fazendo imitações e brincando com todos os que participavam das filmagens, nem parecia que ele havia acabado de sair das gravações da série de TV. Fã das sandálias, elogiou o conforto da Trend que usava para o comercial e a recebeu de presente. E foi embora para casa calçando o novo modelo, feliz da vida.


Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Alpargatas
Título: TPM
Produto: Havaianas Trend / Aloha / Top Soul
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: André Kassu, Marcos Medeiros
Produtora: Cine
Produtor executivo: Raul Dória/ Waldemar Tamagno
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Marcelo Brasil
Rtvc: Vera Jacinto/ Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Play It Again
Montador / Editor: João Branco/ Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Marina Mouco
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Chris Assumpção, Eliana Vilches

Ficha Técnica – Filme
Anunciante: Alpargatas
Título: Contrariar
Produto: Slim Graphic / Slim Fashion / Slim Cool / Slim Animals / Style
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Criação: André Kassu, Marcos Medeiros
Produtora: Cine
Produtor executivo: Raul Dória/ Waldemar Tamagno
Direção: Clovis Mello
Fotografia: Marcelo Brasil
Rtvc: Vera Jacinto/ Gabriel Aguiar Dagostini
Trilha / Locutor: Play It Again
Montador / Editor: João Branco/ Clovis Mello
Finalizadora: Digital 21
Atendimento: Cristina Chacon, Gabriela Manisck, Marina Leal
Planejamento: Cintia Gonçalves, Fernanda Barone, Marina Mouco
Mídia: Paulo Camossa, Carla Durighetto, Daniel Ribeiro, Renata Bordin
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Chris Assumpção, Eliana Vilches

Tiago Pinto, diretor de marketing da Nike, é o entrevistado da próxima segunda-feira no Comercial & Cia

O Comercial & Cia que vai ao ar segunda-feira, 15, às 21h20, na rádio BandNews FM, continua no mundo dos esportes. Na segunda passada, o assunto foi o uso da plataforma de futebol pelas marcas. Agora, o assunto abordado será como os anunciantes desse segmento colocam em prática suas estratégias de marketing para falar com atletas e consumidores de artigos esportivos. O convidado da semana é Tiago Pinto, diretor de marketing da Nike.
Tiago explica as diversas estratégias de marketing da marca, entre elas o patrocínio de atletas. Ele conta como são feitas as escolhas de clubes e atletas patrocinados, como apostar que um jogador ou categoria renderá bons frutos no futuro e ainda explica qual a diferença em se pensar em patrocínio de seleção ou clubes.

Além disso, também comenta como as marcas estão olhando, no que diz respeito aos investimentos, para outros esportes, além do futebol, e conta as estratégias de marketing da Nike para associar sua marca ao atletismo.

O entrevistado conta ainda os detalhes da famosa campanha “República Popular do Corinthians”, criada pela agência F/Nazca Saatchi&Saatchi, que faturou um leão de bronze no Cannes Lions 2011.

Participa também do programa a colunista Beth Furtado, com Ideias e Tendências.

Comercial & Cia vai ao ar, segunda-feita, dia 15, às 21h20, na rádio BandNews FM (96,9)

Dials: São Paulo – 96,9 / Campinas – 106,7 / Ribeirão Preto – 96,7 / Rio de Janeiro – 94,9 / Porto Alegre – 99,3 / Belo Horizonte – 89,5 / Salvador – 99,1 / Brasília – 90,5 / Curitiba – 96,9

Greenpeace defende namoro das baleias em campanha da AlmapBBDO

Anúncios, ações nas redes sociais, spot e filme fazem parte da ação que defende a reprodução da espécie jubarte em Abrolhos, na Bahia

Para defender a reprodução das baleias jubarte na região do Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, a AlmapBBDO criou para o Greenpeace uma campanha integrada – “Deixem as Baleias Namorarem” – que foi iniciada esta semana. Bem-humorada, ela é composta por seis anúncios, quatro filmes online e um na TV, um aplicativo para o Facebook e spots. Além disso, uma moratória foi instituída na Fan Page da ONG, que acaba de ser lançada, com o objetivo de impedir a exploração de petróleo e gás na região nos próximos 20 anos.



 
Dividida em duas partes, a campanha começa com anúncios, que serão veiculados nas revistas IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Carta Capital e no jornal Brasil Econômico durante a semana. Depois serão veiculadas as ações online e, em seguida, o comercial da TV e spots para o rádio.

Interessantes e pitorescos, os filmes que serão veiculados apenas nas redes sociais são conversas bem-humoradas entre as baleias, que prometem divertir, sensibilizar e encantar. A assinatura “O amor das baleias é perfeito. Não deixe ninguém estragar”, seguida pelo endereço deixeasbaleiasnamorarem.org.br, dão o tom da ação.

No aplicativo criado para a Fan Page do Greenpeace no Facebook, os internautas podem enviar cartões virtuais para as páginas de amigos. Chamado de “Cantadas de Baleia”, eles trazem os roteiros dos filmes online em forma de diálogos divertidos.









Ficha Técnica – Anúncios
Anunciante: Greenpeace
Títulos: Cadê sua aliança? Amor, eu não tenho dedos. / Hmmmmm, que gostinho de sardinha. Hmmmm, que gostinho de aliche. / Tô sentindo borboletas no estômago... E como elas são? Apetitosas? / Você acha que eu tô gorda? Pra mim você tá sempre gorda, meu amor. / Você tem que se decidir: eu ou ela. /Queridas, meu coração é enorme. / Você me deixa sem fôlego, amor. Não sou eu, é a água.
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches
Diretor de Arte: André Gola, Sascha Piltz
Redator: Ana Carolina Reis, Pernil
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Leal
Mídia: Paulo Camossa, Laerte Brandão, Claudio Rodrigues
Aprovação: André Bogsan, Samantha Federici

Ficha técnica – Vídeos Youtube

Anunciante: Greenpeace

Títulos: Nossa sua barbatana é tão grande... Isso não é uma barbatana, amor... Hummm... / Querida? Quê ? Será que baleia consegue dar beijo de língua? Não sei... Vamos perguntar pra um biólogo. Boa. / Você é um príncipe. Só faltava o cavalo branco. Eu vi montado em um cavalo-marinho... E cadê ele? Esmaguei. Ahh, como você é forte. / Ah, adoro quando você faz serenatas para mim. Isso não é serenata. Não? É o hino do meu time. Ah, mas sua voz é linda.

Diretor de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches

Criação: Ana Carolina Reis, Pernil, Andre Gola e Sascha Plitz

Rtvc: Vera Jacinto/ Gabriel Aguiar Dagostini / Diego Villas Boas

Trilha / Locutor: B, A, Start

Atendimento: Cristina Chacon, Marina Leal
Mídia: Paulo Camossa, Laerte Brandão, Claudio Rodrigues
Aprovação: André Bogsan, Samantha Federici

Ficha técnica – Fanpage e App das Baleias
Anunciante: Greenpeace
Diretor de Criação: Luiz Sanches
Co-Direção de Criação: Sandro Rosa, Luciana Haguiara
Criação: Nathalia Resende, Flávia Figueiredo, Sascha Plitz, Ana Carolina Reis, Andre Gola, Pernil
Programação: Digipronto
Arquitetura de Informação: Vanessa Marques Diretor de tecnologia: Fernando Boniotti
Atendimento: Cristina Chacon, Marina Leal
Mídia: Paulo Camossa, Laerte Brandão, Claudio Rodrigues
Aprovação: André Bogsan, Samantha Federici



Mais sobre esta ação do Greenpeace
Pérola do litoral baiano, Abrolhos foi o primeiro Parque Nacional Marinho criado no Brasil, em 1983, com aproximadamente 910 km2. É a zona mais importante em biodiversidade marinha do Atlântico Sul e lar de mais de 1.300 espécies de invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos. Destas espécies, 45 são consideradas ameaçadas pelo IUCN e pelo Ibama. É também área de acasalamento e reprodução de baleias jubarte, espécie que foi quase dizimada por séculos de caça comercial.

Com grande potencial turístico, Abrolhos atrai 80 mil visitantes a cada ano. Em todo o mundo, o turismo de observação de baleias tem potencial para arrecadar US$ 3 bilhões por ano e gerar 24 mil empregos. Estes dados indicam que há espaço para explorar comercialmente esta atividade no Brasil. Por outro lado, se Abrolhos sofrer danos por poluição ou vazamento, a pesca e o turismo serão severamente afetados.

Hoje, o entorno de Abrolhos encontra-se desprotegido. Não bastasse a pesca predatória, o aquecimento global e a cultura de camarão, a situação se agrava mais com o iminente licenciamento de blocos de exploração de petróleo em seu entorno. Nesse contexto, o Greenpeace pede uma moratória de 20 anos na exploração de gás e petróleo no banco de Abrolhos e a ampliação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos em 20%. A moratória é um acordo estabelecido pelo governo e pelo setor privado, respondendo à pressão dos brasileiros que desejam um modelo econômico mais verde e limpo para o Brasil.

A CASA museu do objeto brasileiro apresenta exposição DESENHO DE FIBRA



A CASA museu do objeto brasileiro apresenta a exposição Desenho de Fibra do designer Renato Imbroisi, com uma retrospectiva de 25 anos de trabalho dedicado ao universo têxtil. Na ocasião serão destacadas cinco regiões do Brasil, focando suas técnicas básicas: tecelagem, rendas, cestarias, bordado e crochê, onde cada peça será representada na mostra que acontece de 1 de setembro a 18 de novembro de 2011.



Esta exposição é baseada no conteúdo do livro “Desenho de Fibra – Artesanato Têxtil no Brasil”, escrito por Maria Emilia Kubrusly e Renato Imbroisi, lançado pela editora Senac em 2011. Apresenta um resumo da trajetória do designer Renato Imbroisi em 30 projetos de criação.



A exposição “Desenho de Fibra” traz um resumo da trajetória de Renato Imbroisi e a descrição de como desenvolveu, um método de trabalho conjunto com artesãos têxteis. Dos 140 projetos em que já trabalhou no Brasil, foram selecionados cerca de 35 peças, por serem exemplos de parcerias bem sucedidas entre o designer e os artesãos que deram continuidade à produção com profissionalismo, chegando, em muitos casos, a constituir empresas, formar associações, exportar e conquistar autossuficiência criativa, comercial e financeira.

O resultado de todo este processo é revelado aqui numa seleção de peças representativas, utilizando técnicas de tecelagem, bordado, crochê, costura e rendas. Uma rara oportunidade de conhecer o trabalho deste importante designer brasileiro.



QUEM É RENATO IMBROISI
Renato Imbroisi é tecelão e designer. Desenvolve peças de artesanato com design desde 1987; a partir de 1996, atua também como consultor, diretor de projetos e parceiro de artesãos no desenvolvimento e na criação de novos produtos, resgatando técnicas, tradições e evidenciando a identidade cultural local. Trabalha em todas as regiões do Brasil, em Moçambique, São Tomé e Príncipe, e já atuou no Japão e na Itália.



SERVIÇO:
Exposição DESENHO DE FIBRA de Renato Imbroisi
Abertura: 1 de setembro das 19h30 às 22h30
Visitação: de 2 de setembro a 18 de novembro de 2011
De seg a sexta das 10h às 19h
A CASA museu do objeto brasileiro | Rua Cunha Gago, 807 | São Paulo SP
Informações | T + 55 11 3814 9711 | acasa@acasa.org.br | www.acasa.org.br


FICHA TÉCNICA

Direção geral | Renata Mellão
Curadoria | Renato Imbroisi
Projeto expográfico | Tina e Lui Design
Coordenação e produção | Jaine Silva
Assistência de produção e divulgação | Daniel Casquel de Tomasi
Desenvolvimento de conteúdo | Daniel Douek
Consultoria de projetos | Cláudia Vendramini
Assessoria de imprensa | Solange Viana
Secretaria | Cleide Lopes
Manutenção e montagem | Alex Belarmino e José Mendes de Araújo

Conti Bier lança segunda fase de campanha

A WMcCann é a responsável pela criação das ações publicitárias que valorizam o que há de melhor no interior

A Cervejaria Conti apresenta campanha para divulgar os novos filmes da Cerveja Conti Bier, que chega desta vez a São Paulo. A campanha assinada pela WMcCann, contempla dois filmes, vinhetas, mídia impressa, materiais de PDV, spot e jingle para rádio.

A Conti Bier tem forte expressão no interior de São Paulo e no Estado do Paraná, onde chega a ser líder de vendas em diversas cidades destes dois mercados. Além disso, o produto também é vendido nos Estados de MS, RS, SC, MT, RJ, MG, GO, TO, BA e RO.




As ações publicitárias desenvolvidas pela agência exaltam e valorizam a origem e a qualidade da Conti Bier. O interior é sinônimo de coisas boas, que são feitas com todo cuidado por quem entende. Por isso, a campanha apresenta a família de produtos da Cervejaria através do que o interior tem de melhor.

“Desde o lançamento da primeira fase, exploramos nossas fortalezas que estão presentes nos produtos da marca. Com estas fortalezas em mãos, tornamos o conceito real através de um especialista, que reforça esses pontos de forma divertida, jovem e marcante, e que chama a atenção do público”, explica Raf Fayad, Diretor de Atendimento da WMcCann.

Os destaques nesta fase são os filmes que, de forma bem humorada, apresentam soluções trazidas pelo Especialista Cervejeiro, salvando os personagens de situações desagradáveis.

Intitulado “Sogra”, o primeiro filme apresenta um torcedor fanático por futebol, que é impedido pela mulher de ir ao estádio no dia do aniversário da sogra. Mas para a sua sorte, o Especialista Cervejeiro da Conti Bier surge na porta da sua casa com a sogra no colo e acaba acelerando a “festa de aniversário”, salvando o “maridão” de uma fria.

Já o filme “Churrasco” traz três garotas que não conseguem acender a churrasqueira e acabam colocando fogo no jardim. Imediatamente, o Especialista da Conti surge e, de forma inusitada, conserta a situação. Para finalizar, o filme mostra os vizinhos morrendo de vontade de pular o muro e invadir o churrasco das garotas.

Os dois comerciais são finalizados com a assinatura “A Cerveja de quem conhece Cerveja” e serão veiculados em TV aberta, a partir de 11 de agosto.

Conti Bier Sogra


Conti Bier Churrasco



Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Casa Di Conti
Produto: Conti Bier
Nome dos filmes: “Sogra” e “Churrasco”
CCO: Washington Olivetto
Direção de criação: Eric Sulzer e Tales Bahu
Criação: Rubens Marinelli, Renato Zandoná
Atendimento: Raf Fayad, Luiz Guilherme Cotarelli e Daniela Oliveira
Mídia: Ana Martini, Carla Machado, Ludmilla Marcos, Iuri Pereira e Bruno Pequeno Pereira
Planejamento: Aloisio Pinto, Vinicius Aranha e Deny Batista
Aprovação pelo cliente: Gerson Filho e Abílio Neto
RTV: Paula Moraes, Manoela Estellita
Produtora do filme: Sentimental Filme
Direção: Maurício Guimarães e Luciano Zuffo
Fotografia: Rodolfo Oliveira (Ruda)
Edição: Jair Peres
Finalização: CasaBlanca
Produtora de Som: S de Samba
Trilha: Dimi Kireeff e Henrique Nicolau
Locução: Henrique Ruiz

Besphoto 2011

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, a exposição Besphoto 2011 com 100 fotografias, (cor e pb), de Carlos Lobo (Portugal, 1974), Kiluanji Kia Henda (Angola, 1979), Manuela Marques (Portugal, 1959), Mário Macilau (Moçambique, Maputo, 1984) e Mauro Restife (Brasil, 1970), todas realizadas nos anos 2000. Os cinco artistas apresentados integram a 7ª edição do prêmio Besphoto que aconteceu de março a junho de 2010 no Museu Coleccção Berardo (Portugal). O juri de seleção foi composto por Ivo Mesquita, curador chefe da Pinacoteca do Estado; Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal) e Bisi Silva, curadora e fundadora/directora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria). Já júri de premiação, composto por: Agustín Pérez Rúbio, Historiador, Crítico de Arte, Curador e Director do MUSAC; Awam Amkpa Director e Professor de estudos africanos e artes performativas na Tish Scholl of Arts, NY University, em Nova Iorque; Director académico da NY University no Gana, realizador e curador de exposições; e Jean-Hubert Martin, Curador e Director do FRAME France - The French & American Museum Exchang, teve a tarefa de escolher a vencedora Manuela Marques.

Na opinião do Júri, a escolha de Manuela Marques “resulta da forma como a artista concilia tempo e sequência - dois ingredientes chave da arte fotográfica - usados com uma habilidade inovadora, uma técnica detalhada e uma subtileza e criatividade notáveis. As fotografias e o vídeo apresentados conferem uma expressão integrada no envolvimento do aspecto performativo do tempo e a sua dinâmica oscilante entre nostalgia e projeção do futuro”. Na exposição o público poderá conferir cerca de 20 imagens de Manuela que registram cenas íntimas da cidade de São Paulo, detalhes de homens e mulheres. “A maior parte das fotografias foram realizadas em locais relativamente perigosos: zonas de tráfico, de consumo de crack, locais degradados por toda uma precariedade e uma miséria que geram situações de conflito. Coloquei-me em posição de observação, ainda que no final o relato visual indique muito pouco do que foi observado”, comenta Manuela

O brasileiro Mauro Restife apresenta 28 trabalhos, entre eles a série Tlatelolco, realizada em 2010 em Cidade do México (Plaza Tlatelolco), conhecida por apresentar conjuntos arquitetônicos construídos durante três períodos históricos distintos (pré-hispânico, hispânico e México moderno). As fotografias de Mauro Restife são produzidas sem qualquer maninuplação ou iluminação artificial, resultando em imagens granuladas e com uma ampla escala de cinzas. A perspectiva é sempre documental e sua obra apresenta alguns temas recorrentes, como as paisagens e a arquitetura urbana.

Já Carlos Lobo fez imagens das ruas e dos prédio de Beirute (Líbano). São 20 imagens que, segundo o juri de seleção, “resultou da precisão da sua abordagem à fotografia de paisagem urbana tendo como referência as exposições The sonic booms, 2009, e Far Far East, 2010. “O meu trabalho não é um trabalho de investigação, no sentido mais comum: é um trabalho de exploração e de apropriação... meu trabalho é uma exploração visual de uma cidade quem tem um história muito complexa, e um passado repleto de conflitos e de várias guerras civis”. afirma Carlos Lobo.

O Continente africano é representado, na mostra, por Kiluanji Kia Henda (Angola) e Mário Macilau (Moçambique). Henda registrou o trabalho desenvolvido em torno da condição pós-colonial do seu país. São imagens de Luanda, Bongo e Namibe. “A minha intenção foi a de abordar questões variadas como a nuclear, do petróleo, dos diamantes, da negritude, da toxicodependendia ”, afirma Henda.

Mario Marcilau, por sua vez, traz um panorama social e cultural de Moçambique e da linha tênue que situa o seu trabalho entre a ficção e o documentário. “Quero falar do meu povo, dos que não tem voz, daqueles cujas vozes são esquecidas”. Entre as séries apresentadas na exposição estão Os maziones , membros de uma religião que evocam o Espirito Santo para a cura de doenças, e também são responsáveis por diversas cerimonias como o batismo; e Wood Work, composta por imagens feitas em Makoko (Nigéria). “Neste país com petroleo, a compra de uma parcela de terra pode custar milhões de dolares. Assim, muits pessoas sem casa criaram um bairro dentro do mar constituído por barracas de madeira sobre palafitas”.

SOBRE O BESphoto
Criado em 2004 por meio de uma parceria entre o Banco Espírito Santo e o Museu Colecção Berardo, de Lisboa, o Besphoto surgiu com o objetivo de destacar talentos entre artistas que utilizam a fotografia como instrumento. O prêmio, até a 6ª edição era válido para participantes portugueses ou residentes em Portugal, porém na sua 7ª edição, 2011, ganhou status internacional, incluindo também artistas de nacionalidade brasileira e de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOPS).

Portugal, Nigéria e Brasil foram representados, no corpo de jurados de seleção desta última edição, por Delfim Sardo (Curador, Crítico de Arte e Professor), Bisi Silva (Curadora e Fundadora/Diretora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos) e Ivo Mesquita (Curador Chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo), respectivamente. A difícil tarefa de escolher o vencedor coube, entretanto, ao júri de premiação, de composição internacional, composto por Agustín Pérez Rúbio (historiador, Crítico de Arte, Curador e Director do MUSAC – Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León - Espanha), Awam Amkpa (Director e Professor de estudos africanos e artes performativas na Tish Scholl of Arts, NY University, em Nova Iorque, Director académico da NY University no Gana, realizador e curador de exposições) e Jean-Hubert Martin (Curador e Director do FRAME - The French & American Museum Exchange - France). Nas outras edições, os grandes ganhadores de Portugal foram Helena Almeida vencedora da 1ª edição, em 2004, José Luís Neto venceu em 2005, Daniel Blaufuks em 2006, Miguel Soares em 2007, Edgar Martins em 2008, Filipa César, em 2009, e agora Manuela Marques. Segundo o corpo de jurados a escolha da fotógrafa portuguesa resulta da forma como a artista concilia tempo e sequência - dois ingredientes chave da arte fotográfica - usados com uma habilidade inovadora, uma técnica detalhada e uma sutileza e criatividade notáveis.

B-Young cria para o jornal O Estado de S.Paulo


A B-Young, agência jovem, finaliza esta semana campanha criada para o Estadão.A campanha teve o objetivo de divulgar um dos maiores guias de diversão da cidade de São Paulo: O Divirta-se; Que acaba de entrar na era digital, lançando suas versões web e mobile com o grande diferencial de ter seu conteúdo gerado pelo usuários.

Para o lançamento das novas plataformas, a B-Young criou o concurso cultural “Embaixadores da Diversão.”Que elegeu 66 pessoas comuns transformando-as em “gurus” da metrópole, estes "experts" viram referência dentro do guia em cada categoria comentando e visitando todos os tipos de estabelecimentos paulistanos listados.

A campanha foi criada direcionando os consumidores para a web e plataformas sociais através de brincadeiras com figuras do mundo pop como: Charles Chaplin, Charlie Sheen, Elvis Presley, Black Swan entre outros; que estimulassem conhecedores de cada uma das áreas de interesse a se cadastrar no concurso. A promoção foi realizada por meio de um hotsite totalmente integrado as redes socias como Facebook e Twitter, onde todas as ações como pedir votos, justificar candidatura, convidar amigos aconteciam simultaneamente.



“A ação ganhou atenção e um engajamento muito grande por parte do target, blogueiros e geradores de conteúdo em geral, que se movimentaram e movimentaram a campanha sozinhos. Em menos de 1 mês tivemos mais de 1000 inscritos e um valor de mídia expontânea muito maior que o de mídia paga. Trabalhar de forma criativa, estimulando o usuário e fazendo dele o protagonista é um dos grandes méritos da internet.” Comenta Luiz Carlos Alencar diretor de planejamento on-line da agência.



Ficha Técnica:
Agência: B-Young
Cliente: O Estado de S.Paulo
Produto: Divirta-se.
Nome da campanha: Embaixadores da Diversão
Direção de criação: André Alencar
Direção de arte: Guilherme Silveira
Redação: André de Alencar
Atendimento: Adriano Luizello
Aprovação: Renata Ucha

Editora Évora traz a biografia do cofundador da Apple e inventor do computador pessoal


A história da Apple e das invenções contemporâneas tem um capítulo à parte com Steve Wozniak

I-Pod touch, I-Pod nano, I-Pad, I-Mac , I-book, I-Tunes, Mac, Apple II. Produtos que povoam a cabeça de muita gente ligada em tecnologia. A Apple sempre foi, desde seu inicio, precursora no mundo tecnológico. Pela sua inovação é sonho de consumo em qualquer lugar do mundo. Seu cofundador, Steve Wozniak, relata sua história em i-Woz – A verdadeira história da Apple, segundo seu cofundador, lançada pela Editora Évora, e intercala momentos de sua vida pessoal com a criação e desenvolvimento da empresa. Wozniak nasceu no tempo em que o computador era uma geringonça enorme, alimentada por cartões perfurados e os telefones celulares podiam, quem sabe, fazer parte de algum filme de ficção cientifica. Aos quatro anos, já iniciou um flerte com sua futura profissão quando seu pai passou a lhe apresentar o chamado “estado da arte” da engenharia.

A biografia de Steve Wozniak, escrita em parceria com a jornalista Gina Smith, conta como foi o primeiro encontro com Steve Jobs, seu sócio e amigo. Como criou o primeiro protótipo do computador pessoal, dando inicio à revolução da informática que mudou a vida de todos: “...começou na primeira reunião de um grupo estranho de pessoas apaixonadas por computadores, chamado Homebrew Computer Club, em março de 1975. Este foi um grupo de pessoas fascinadas por tecnologia e as coisas que ela poderia realizar... Lembre-se que estamos falando de engenheiros. Após minha primeira reunião, comecei a projetar o computador que mais tarde ficaria conhecido como Apple I. Os encontros eram inspiradores a este ponto.”

Wozniak é um ícone cult de seu tempo. Ele narra trechos importantes, tais como o primeiro encontro com Steve Jobs, como surgiu a ideia de se fazer o IPO da empresa, como resolveu questões pessoais vinculadas à história corporativa, o bem-sucedido Apple II e o fracasso do Apple III; o acidente de avião que lhe rendeu uma amnésia de cinco semanas, os caminhos que o Macintosh tomou com a ajuda do marketing, a invenção do controle remoto universal e sua carreira de produtor cultural, ao promover financeiramente o primeiro US Festival com um link especial com a ainda URSS, principal inimigo dos EUA na época.

O livro i-Woz – A verdadeira história da Apple, segundo seu cofundador vai além da história pessoal ou corporativa, é também um painel das mudanças e da revolução que as invenções do mundo da informática provocaram em toda a humanidade.

Sobre os autores
Stephen Gary Wozniak, conhecido como Woz ou Wizard of Woz – em alusão ao filme The Wizard of Oz, ou O Mágico de Oz –, nascido em San José, na Califórnia, em 11 de agosto de 1950, é um engenheiro de computação, cofundador da Apple Computers, agora a Apple, Inc., com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de tornar os computadores disponíveis para o consumidor comum. Apesar de sua contribuição ser uma compilação de poucas e bem-conhecidas ideias, que coincidiram perfeitamente com o surgimento da tecnologia necessária para produção em massa de computadores, a engenhosidade de Stephen Wozniak, sua persistência e criatividade deram-lhe o crédito por iniciar a revolução do computador pessoal.

Gina Smith é jornalista premiada, escritora e palestrante.

Ficha do livro
Título: iWoz.
Subtítulo: A verdadeira história da Apple segundo seu cofundador.
Autor: Steve Wozniak, com Gina Smith.
Tradutor: Leonardo Abramowicz
Origem: EUA.
Assunto: biografia, inovação, negócios, tecnologia.
Preço: R$ 49,90.
Páginas: 308
Formato: 16x23 cm.
ISBN: 978-85-63993-03-8

Exposição de fotos Cidade Adoniran começa 2ª no SESC Consolação


Fotógrafo Otavio Valle mostra como a obra de Adoniran Barbosa continua viva nas ruas de São Paulo.


Uma exposição com 20 fotos da cidade de São Paulo, inspiradas nas músicas de Adoniran Barbosa (1910-1982), começa na segunda-feira, dia 15, no SESC Consolação, na Capital paulista.



O fotógrafo Otavio Valle desenvolveu o projeto Cidade Adoniran a partir das histórias contadas pelo sambista. "Adoniran foi um dos grandes cronistas de São Paulo. O artista traduziu como ninguém a alma dos paulistas. Sua obra traz uma infinita coleção de retratos da gente que ajudou construir a metrópole", conta o autor do trabalho que estará exposto até 30 de setembro.

Otavio Valle escolheu homenagear Adoniran especialmente em função da história de vida do artista. "Distante dos aristocráticos círculos de intelectuais da sua época, o poeta e compositor popular encarnou em seus personagens e canções a mistura da cultura de caipiras, negros, nordestinos, estrangeiros que moldou a capital", aponta. "A vida dura e pobre dos imigrantes, as experiências nos cortiços, os trabalhos informais que experimentou contribuíram muito na construção dos personagens que povoam o universo de seus sambas."

Sobre Adoniran Barbosa - Filho de imigrantes italianos, Adoniran Barbosa nasceu em 1910 em Valinhos (SP). Seu nome de registro era João Rubinato. Antes de ser artista, foi entregador de marmitas, mascate, pintor, encanador, garçom e chofer. Em 1932, vivendo em São Paulo, começa a compor e adota o nome artístico: Adoniran, emprestado de um amigo dos Correios, e Barbosa, do músico Luiz Barbosa. Em 1936, casa-se com Olga Rodrigues e grava seu primeiro samba: “Agora pode chorar”. No ano seguinte, nasce a filha, Maria Helena Rubinato. Em 1951, os Demônios da Garôa gravam sua primeira interpretação de Adoniran, o samba “Malvina” e, nesse mesmo ano, Adoniran grava “Saudosa Maloca” - considerado um dos maiores sucesso do artista, a música "estourou" com os Demônios em 1955. A consagrada "Trem das Onze" também deve seu sucesso ao grupo, que a gravou em 1964. Foi só em 1974 que Adoniran gravou seu primeiro LP.
A carreira artística de Adoniran não se limitou à música. Ele passou pela Rádio Cruzeiro do Sul, pela Rádio e TV Record e pela TV Tupi, onde participou da primeira versão da novela "Mulheres de Areia", em 1971. No cinema, vale mencionar sua atuação nos filmes “Pif-Paf” (1945), de Adhemar Gonzaga; “O Cangaceiro” (1953), do Lima Barreto; e na pornochanchada “Elas são do baralho” (1976), com Vera Fischer.



Sobre o fotógrafo - Otavio Valle nasceu em São Paulo em 1972. Formado em jornalismo pela Unesp de Bauru em 1993, sempre dedicou-se ao foto-jornalismo. Foi professor da Unesp Bauru, de 1997 a 2000, e editor do Diário da Região em São José do Rio Preto (SP), de 2000 a 2007. Atualmente, desenvolve o projeto Olho no Celular (http://olhonocelular.blogspot.com/), oferece oficinas de Fotografia e é editor assistente do jornal Agora São Paulo/Grupo Folha.

AMP Propaganda divulga novo projeto da EBM intitulado ARTE DE OBRA



A EBM criou o projeto Arte de Obra, que transforma tapumes brancos em telas prontas para receber obras de arte. O objetivo é criar uma galeria a céu aberto, oferecendo acesso gratuito à obras de artistas de renome, estimulando a cultura e a criatividade dos moradores de Goiânia, levando mais beleza e colorido para as ruas, além de incentivar e gerar oportunidades para os artistas na divulgação de seus trabalhos.

A partir de hoje, ao caminhar pelas ruas da cidade, em vez de se deparar com os usuais tapumes que cercam as obras EBM, será possível apreciar pinturas desenvolvidas especialmente para eles.

Os três primeiros empreendimentos a receberem as intervenções artísticas nos tapumes são: Varandas da Praça LifeStyle, Nasa Business Style e Diamond LifeStyle, todos em parceria da EBM com a Cyrela. Quem passar pelo Varandas da Praça hoje, já poderá notar as mudanças na fachada do tapume que cerca a obra.

Para participar do projeto, a EBM convidou os artistas plásticos goianos Sandro Tôrres, Selso Afonso e Lilian Tôrres.

A AMP Propaganda criou o nome do projeto, a marca, além de todas as peças de divulgação, como convite impresso, e-convite, banner, lona e wallpaper. Além disso, está em processo de desenvolvimento o hotsite www.artedeobraebm.com.br, juntamente com a WIV, empresa de tecnologia, que conterá informações detalhadas sobre o projeto. Para coroar estas idéias, há uma promoção com sorteio de duas gravuras que acontecerá na internet, através do Facebook com o botão "curtir” e do Twitter com retweets.


Ficha técnica:
Agência: AMP Propaganda
Cliente: EBM Incorporações
Direção de criação: Presley Noleto
Redação: Presley Noleto e Danielle Lott
Direção de arte: Alexandre Luiz da Silva, Edivan Morais, Paulo Rogério Costa, Luiz Fernando de Paula e Giuliane Sampaio
Atendimento: João Paulo Lousa e Paulo Victor Leão
Planejamento: Tiago Pinheiro
Mídia: Raimundo Alves
Produção gráfica: Lindomar Alves
Aprovação: Rodrigo Meirelles e Tereza Beltrão

Mostra FAUFORMA : DESIGNERS


 Será aberta no dia 18 de agosto, às 19h30, no Museu da Casa Brasileira, a mostra FAUFORMA : DESIGNERS.
 
A proposta da exposição é apresentar os trabalhos dos 12 formandos de 2010, bem como a linha pedagógica do curso.

Nessa oportunidade oferecida pelo Museu, o curso assume publicamente sua personalidade, expondo diversas facetas para a sociedade que o financia e que lhe cobrou existência. Os projetos apresentados refletem a visão da USP na formação de profissionais de Design, que devem estar aptos a cumprir o papel social esperado dos egressos da maior universidade pública do país. Alguns projetos já possuem reconhecimento em ambientes externos à universidade, como o trabalho de Amanda Iyomasa, selecionado para a mostra Jovens Designers, e os de Cibele Lee e William Kimura, recém premiados no Idea Brasil 2011 na categoria estudante com Bronze e Ouro, respectivamente.

A mostra poderá ser visitada até o dia 18 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 18h. O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Faria Lima, 2705.

Saiba mais sobre os trabalhos e a exposição no site www.fau.usp.br/fauforma

Serviço:
FAUFORMA : DESIGNERS
mostra dos primeiros graduados do curso de design da USP

abertura 18/08, quinta-feira, às 19h30

visitação 19/08 a 18/09, de terça a domingo, das 10h às 18h

Museu da Casa Brasileira - av. Faria Lima, 2705
11 3032 3727 – 3032 2564
estacionamento pago
bicicletário

www.mcb.org.br
www.fau.usp.br/fauforma