5.4.10

AlmapBBDO cria 1ª campanha para a revista Billboard Brasil


Pesquisas e software especiais foram necessários para criar os anúncios que mostram a formação musical de cada personagem

É da AlmapBBDO a primeira campanha da revista Billboard Brasil, especializada em música e que chega às bancas do Rio e de São Paulo esta semana. Explorando o conceito “Música. Entenda do que é feita”, a campanha vai surpreender os leitores da revista com um anúncio sequencial que exibe os rostos de Bono Vox, Amy Winehouse, Eminem e Lady Gaga compostos por minúsculas faces dos artistas e personalidades que fazem parte e influenciam a formação artística de cada um. O rosto do rapper Eminem, por exemplo, é formado por minúsculos ícones de Ice T, Run DMC, LL Cool Jay e Vanilla Ice. Amy Winehouse tem um pouco de Sarah Vaughan, Marvin Gaye, Billie Holiday e Sid Vicious.


A campanha foi criada pelo diretor de arte Marcos Medeiros e o redator André Kassu e é composta por diversos anúncios, spots e filme. Durante 6 meses, eles realizaram pesquisas de imagens e a formação musical dos artistas escolhidos. Para montar cada anúncio, a dupla escolheu cenas de videoclipes dos cantores e músicos. As cenas selecionadas foram frisadas e repassadas para o photoshop, onde os artistas que formam os rostos foram transformados em imagens mínimas, cada uma de uma cor. Feito isso, o ilustrador Marcos Kotlhar desenvolveu um software especial que dispôs os ícones da maneira certa para montar os rostos nas páginas.


No rádio, Kassu e Medeiros compararam a formação dos artistas a receitas de culinária, temperadas com muito humor. Bob Marley, no caso, seria um filé tirado de uma peça de ska dos anos 50 de boa qualidade, com sal e pimenta a gosto e mais uma ervas, muitas ervas. Ao final, o locutor recomenda que o ouvinte escreva a receita, porque depois do filé não se lembrará mais dela. Já o grupo Oasis seria uma lasanha feita com fatias de Beatles e molho de Beatles. Haverá ainda receitas de Keith Richards, Amy Winehouse e James Brown. Cada um com seus ingredientes especiais. A campanha prevê anúncios também com Britney Spears, Beyouncé e Aerosmith, entre outros.



Ficha Técnica
Anunciante: Billboard
Título: Música. Entenda do que é feita.
Produto: Billboard
Diretor de Criação: Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira, Luiz Sanches
Diretor de Arte: Marcos Medeiros, Danilo Boer
Redator: André Kassu
Ilustrador: Marcos Kotlhar
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: Felipe Bartholomeu, Camila Figueiredo
Mídia: Paulo Camossa
Aprovação: Antonio Camarotti

Visual Merchandising é tema do Congresso Fotografar

Para muitos profissionais, o significado de Visual Merchandising é ainda confundido. Este know-how vertical não atua somente nas vitrinas de shoppings e ruas, como a maioria imagina.

O Visual Merchandising é contemplativo, mas é uma ciência que quando bem aplicada, gera excelentes resultados em vendas. Essa área que transforma desejo em necessidade, desenvolve referências estéticas em cima do estudo do comportamento do consumidor. E não é necessário somente uma vitrina para ilustrar isso: um conceito, uma ideia, uma imagem pode e deve ser explorada com expertise fora das vidraças.

É por isso que Patrícia Rodrigues, proprietária da Vitrina & Cia, empresa pioneira em Visual Merchandising no Brasil há 25 anos, foi convidada para palestrar no “Congresso Fotografar” no dia 15 de abril de 2010 (quinta-feira), para identificar “os dez erros mais graves cometidos em vitrines por lojistas, estúdios e fotógrafos ”. Pois é, Patrícia já começa corrigindo e explica o conceito de “vitrina”. E mais, ela dá ideiasfuncionais e acessíveis para desenvolvimento desse trabalho, fazendo o questionamento do porque o ramo fotográfico, que trabalha e vive de imagem, é tão descuidado com suas vitrines.

Para quem desconhece, o congresso acontece na feira Fotografar, reconhecida pela função educacional valiosa no mercado, direcionada para lojistas, fotógrafos, empresários e outros profissionais de todo o Brasil.

“Vitrines” com Patrícia Rodrigues, da Vitrina & Cia
Data: 15 de abril de 2010
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo
Valor: R$ 230,00
Inscrição: www.congressofotografar.com.br
Vitrina & Cia: www.vitrinaecia.com.br

"Grandes Publicitários" reúne duas fazes da propaganda brasileira

Alex Periscinotto, Roberto Duailibi, Julio Ribeiro, Eduardo Fischer,Sergio Valente e Luiz Lara, são os convidados da vez.

A Casa do Saber volta a realizar a partir do dia 13 de abril o curso “Grandes Publicitários”, ministrado por Celso Loducca.

Diferentemente da primeira versão do curso realizada no ano passado, desta vez a aula mesclará “os pais fundadores” da propaganda moderna no Brasil com os novos líderes. A idéia do curso é fazer um balanço das diferentes visões entre a propaganda dos anos 60/70/80 e a propaganda atual.

Os convidados também farão depoimentos sobre seu processo de trabalho, como pensam e o que fazem para realizar grandes campanhas, além de comentarem dos impasses e desafios impostos à publicidade pelas mudanças sócio-econômicas e o mundo virtual.

As aulas serão realizadas sempre às terças-feiras, às 20 horas: Dia 13/4 Roberto Duailibi; dia 20/4 Eduardo Fischer; dia 27/4 Sergio Valente; 4/5 Luiz Lara; 11/5 Alex Periscinotto e 18/5 Julio Ribeiro.

Mais informações através do telefone: (11) 3707-8900 ou www.casadosaber.com.br

Devassa Bem Loura estréia no futebol


A cerveja Devassa Bem Loura faz festa no dia 5 de abril para o lançamento da Revista Football, a primeira de luxo sobre o esporte mais amado do planeta.

A marca prestigia a edição nº 1 da revista com um anúncio de página dupla. A peça segue a linha de comunicação da Devassa Bem Loura, com cores vermelhas, letreiro em néon e a silhueta de uma pin-up.

A assinatura faz referência ao universo do futebol: “Bem no Lance. Bem Devassa”. No fim da peça, o texto: “Ela chegou. Bem na hora do futebol. A primeira bem loura que nunca pede para você mudar de canal. Bem Gelada. Bem Devassa”.

Na edição de lançamento, destaque para uma reportagem sobre as derrotas que ficaram na história e são exemplos de dignidade, como a da Seleção Brasileira diante da Itália por 3 a 2, em 1982. João Havelange, brasileiro que dirigiu a Fifa por 24 anos, é o tema de capa.

Os produtos do portifólio de não-alcoólicos do Grupo Schincariol, como a linha Schin Refrigerantes e a Água Schin também estarão à disposição dos convidados durante o coquetel de lançamento.

FICHA TÉCNICA
Anunciante: Grupo Schincariol
Produto: Devassa Bem Loura
Agência: Mood
Direção de criação: Aaron Sutton e Antonio Rosa
Diretor de arte: Rodrigo Marinheiro
Redator: Fabio Victoria
Atendimento: Andrea Souza, Stefano Paduan e Milena Falco
Finalização: Equipe Mood/Mauricio Senise
Ilustração: Estudio Onze
Art Buyer: Rita Teofilo
Produção Gráfica: Schincariol