9.6.10

Mostra Israel em Tempos de Paz

A mostra Israel em Tempos de Paz é composta por 16 fotos coloridas que retratam pessoas e lugares de um país distante formado por culturas ímpares e distintas. A exposição, que ficará em cartaz de 21 de junho a 9 de julho, estará aberta à visitação pública gratuita de segunda-feira a sábado.


Israel, berço das três maiores religiões do mundo Judaísmo, Cristianismo e o Islamismo, faz fronteira com o Líbano, a Síria, a Jordânia e o Egito. É um conjunto de cultura oriental e ocidental, ligadas ao desenvolvimento e ao caráter individual de cada cidade. No país são reconhecidas três línguas o hebraico, o árabe e o inglês. A diversidade traz inspiração para as mais belas obras da natureza.

A paixão da fotógrafa Sylvia Nogueira Cury, que assina a coleção, são fotos de turismo, natureza e pessoas. Para ela, “não há limites ou adversidades”.

Sobre a fotógrafa
Formada em Publicidade e Propaganda, Sylvia Nogueira Cury iniciou a carreira fotografando lugares e pessoas na América do Sul, Europa, América do Norte e Ásia. Em dez anos, ela retratou mais de 22 países por suas lentes.

Ela recebeu prêmio na Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Preto e Branco e na Bienal Nacional de Natureza em Cores.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica – Israel em tempos de paz
Local: SESI Vila Leopoldina – Rua Carlos Weber, 832 – Vila Leopoldina.
Datas e horários: de 21 de junho a 9 de julho de 2010 – de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 20h; e sábado, das 8h às 17h.

Campanha da WMcCann incentiva doações ao Exército de Salvação

O Exército de Salvação, ONG especializada em contribuir para o bem estar da sociedade, acaba de lançar uma nova campanha. As peças publicitárias criadas pela WMcCann têm o objetivo de incentivar a doação de peças de vestuário e mobiliário.

Com veiculação em jornais em revistas, a mídia impressa conta com dois anúncios de página simples. Intitulados de “Sol” e “Lareira”, os anúncios mostram pilhas de roupas coloridas montadas no formato de um sol e de uma lareira. O título dos anúncios completa: “Roupas usadas ainda podem aquecer muita gente. Doe”, visando a doação de roupas não apenas no inverno, mas o ano inteiro.

Tendo a doação de mobiliário como objetivo, o filme “Flagrante”, mostra pessoas que são presas por policiais ao jogar móveis na rua. A assinatura do comercial completa: “Jogar móveis na rua é crime. Doar não”.

Para mídia online, foi desenvolvida uma ação especial que chama a atenção dos internautas para a doação de roupas no período do inverno. As intervenções ocorrerão nas seções de “certo e errado” dos editoriais de blogs e sites de moda, pedindo para que as pessoas doem todos possíveis “erros” fashion para o Exército de Salvação. As peças, que serão divulgadas nas redes sociais como Facebook e Twitter, ajudam a deixar todos por dentro da moda e fornecem informações de como fazer as doações.

Ficha Técnica Anúncios
Título: Sol e Lareira
Cliente: Exército de Salvação
Campanha: “Roupas usadas ainda podem aquecer muita gente. Doe”
Diretor de Criação: Tales Bahu, Eric Sulzer
Redator: Rubens Marinelli
Diretor de Arte: Renato Zandoná
Produção Gráfica: Mauricio Martim, Timóteo Roque
Fotógrafo: Rafael Costa
Atendimento: Andrea Sanches, Julia Soares, Luciana Sanches, Marcella Silva
Aprovação pelo cliente: Dirceu Lemos, Stéphanie Parker, Tiago Mendes
Mídia: Wellington Borges da Costa


Ficha Técnica Filme
Título: Flagrante
Cliente: Exército de Salvação
Diretor de Criação: Tales Bahu, Eric Sulzer
Redator: Rubens Marinelli
Diretor de Arte: Renato Zandoná
Atendimento: Andrea Sanches, Julia Soares, Luciana Sanches, Marcella Silva
Aprovação pelo cliente: Dirceu Lemos, Stéphanie Parker, Tiago Mendes
Mídia: Wellington Borges da Costa
RTV: Paulo Moraes, Manoela Estellita e Victoria Scaff
Produtora: Fulano Filmes
Direção: Mariana Woussef
Produtora de Som: Cabaré

Ficha Técnica Online
Título: Transforme o erro em acerto
Cliente: Exército de Salvação
Diretor de Criação Online: Fernando Penteado
Redator: Alessandra Muccillo, Camilla Facin
Diretor de Arte: André Candeloro
Assistente de Arte: Adriano Ambrósio
Mídia: Thiago Bordignon, Priscilla Epp
Social Media: Boo-Box
Atendimento: Andrea Sanches, Julia Soares, Luciana Sanches, Marcella Silva
Aprovação pelo cliente: Dirceu Lemos, Stéphanie Parker, Tiago Mendes

II Prêmio Sebrae Minas Design

Funções, formas e materiais inovadores fazem parte da mostra virtual do II Prêmio Sebrae Minas Design, que será realizada de 10 a 20 de junho, no Espaço Mari’Stella Tristão, no Palácio das Artes, em BH.


A exposição reúne 169 trabalhos de estudantes e profissionais de design de todo o país que participaram da premiação.

O objetivo é divulgar os projetos classificados, finalistas e vencedores, além de estimular negócios entre os participantes do prêmio e empresários. A entrada é gratuita.

AlmapBBDO tem 3 Youngs Lions na delegação de 2010

Na noite de ontem (8/6) foram conhecidos os profissionais que representarão o Brasil no Young Lions 2010. Dentre os 17 selecionados para o programa que leva jovens talentos para participar do festival de Cannes, 3 são da AlmapBBDO. A diretora de arte Nathália Resende participará da competição na categoria Cyber e o redator Fábio Ozório e o diretor de arte Pedro Zuccolini farão parte da delegação que participará do festival nesse ano.

O Young Lions Brasil teve mais de 200 inscrições selecionando apenas 17 participantes para ir para Cannes nas categorias Criação, Planejamento, Mídia, Seletivas Regionais e um projeto especial liderado pela Cemusa que premiou o ex-Young Marcio Fritzen, redator da DM9DDB.
O Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que chega em 2010 a sua 57ª edição, acontece de 20 a 26 de junho.

Segue a lista de premiados no Young Lions Brasil

Criação
Ulisses Ferreira Razaboni, diretor de arte da DM9DDB (Competidor na categoria Print)
Myla Verzola, redatora da Borghierh/Lowe (Competidora na categoria Print)
Carolina Markowicz, redatora da Y&R (Competidora na categoria Film)
Thiago Henrique Alves Espeche, redator da W/McCann (Competidor na categoria Film)
Daniel Xavier, redator da Wunderman (Competidor na categoria Cyber)
Nathália Resende, diretora de arte da AlmapBBDO (Competidora na categoria Cyber)


Delegados
Bruno Salgueiro, diretor de arte da DM9DDB
Fábio Ozório Lopes da Rosa, redator da AlmapBBDO
Fernando Maxclioff Calvache, redator da NBS
Luter Martins Vaz Filho, diretor de arte da Santa Clara
Pedro José Zuccolini , diretor de arte da AlmapBBDO

Planejamento
José Lucas de Paula, da JWT
Tiago Lara, Leo Burnett

Mídia
Rafaela Queiroz, da F/Nazca S&S

Seletivas Regionais
Sergio Takarata (JWT Curitiba), pela Regional Curitiba
Arthur Pires (NBS), pela Regional Rio de Janeiro
Rodrigo Alves Pereira (Boca Comunicação), pela Regional Porto Alegre

Chega ao mercado a primeira agência de comunicação sustentável


Apostando no desenvolvimento sustentável como uma nova forma de agregar valor à marca, nasce a Amapá Sustentabilidade Criativa, a primeira agência de comunicação do setor 2.5, uma nova denominação para o empreendedorismo sustentável e lucrativo. Desenvolvendo trabalhos para ONGs como “Um teto para Meu País” e empresas sociais como a “Gastromotiva” e o “Instituto Brasileiro de Florestas”, a agência lança esta semana o Catraca Verde (www.catracaverde.com.br) em parceria com Gilberto Dimenstein e apoio da Secretaria do Meio Ambiente Governo do Estado de São Paulo e do Município de São Paulo.

Inspirado no Catraca Livre, o primeiro grande projeto da Amapá nasceu da idéia de colocar o cidadão em contato com o meio ambiente e trazê-lo para o ar livre, disseminando a importância do lazer para a sociedade como forma de dirimir o ritmo frenético vivido nas grandes metrópoles. O Catraca Verde irá estimular o cidadão a viver em comunhão com a natureza, entendendo, praticando e difundindo sua relação com o meio ambiente, com o objetivo claro de defendê-lo.
No site, o visitante encontrará informações para a formação de pessoas mais participativas e ativas com a divulgação da programação mensal de atividades, cursos e oficinas em parques estaduais e municipais. Já a segunda fase do projeto pretende criar uma plataforma digital de informações e serviços. Inicialmente, o Catraca Verde estará incubado no portal Catraca Livre e divulgará somente as atividades em São Paulo, mas pretende atuar independente e nacionalmente em breve.

A Amapá inaugura um novo conceito mercadológico, o Marketing Civilizatório. O objetivo da agência é comunicar de forma crível e criativa os resultados das práticas sustentáveis alcançadas pelas empresas, sejam essas parte ou essência do seu negócio. Pautada em diversas pesquisas realizadas sobre sustentabilidade por diferentes setores, a agência observou que empresas que investiram consciente e sistematicamente em desenvolvimento sustentável aumentaram em até 38% sua lucratividade e em 8% sua produtividade. Outro dado importante foi o numero de consumidores que têm interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis: 77%. Nessa mesma pesquisa, 63% aumentariam o respeito se ela fosse parceira de uma ONG e 96% estariam dispostos a pagar até 15% a mais por um produto comprovadamente sustentável. Porém, 63% acham que as empresas só promovem ações sustentáveis para melhorar sua imagem. Ou seja, embora o consumidor valorize as ações das empresas, não acredita no que estão dizendo.

Sobre a Amapá
Recém fundada por três profissionais com vasta experiência no mundo do marketing e da sustentabilidade, a agência chega com a proposta de comunicar um novo conceito mercadológico: o marketing civilizatório. A sócia Tais Lucílio é administradora com especialização em marketing e MBA em vendas, e atua na área há 11 anos no setor comercial. Há quatro anos se dedica à área sustentável, com uma consultoria em sustentabilidade, comercialização de materiais produzidos em comunidades carentes, capacitação de mão de obra, além de possuir uma marca de roupas sustentáveis. Já seu sócio Sergio Szmoisz é publicitário formado pela ESPM com especialização em Londres pela Chartered Institute of Marketing e MBA na Fundação Dom Cabral. Atuou em grandes agências como Publicis, Futura, Almap e como Gerente de marketing da Volkswagen e Diretor de marketing da Audi. E Gabriel Braga também publicitário acumula passagens pelas agências PPM - House Habib's, MakplanPromove e R.EPENSE.

“O Melhor da Arquitetura 2010”

Estão abertas as inscrições para o Prêmio “O Melhor da Arquitetura 2010”, promovido pela revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, da Editora Abril. Dirigido aos profissionais de arquitetura do país, o objetivo é premiar os melhores projetos arquitetônicos e destacar a criatividade e a inovação das obras. Em sua terceira edição, cada vez mais concorrido, o prêmio vem se consolidando a cada ano. Em 2009, foram 296 projetos inscritos e 62 finalistas, selecionados pela redação e submetidos a um júri de sete profissionais e formadores de opinião. A premiação também leva em conta a opinião do público: ano passado, foram 133 mil votos pela Internet.

Segundo Livia Pedreira, diretora de redação da revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO, a expectativa este ano é ampliar ainda mais a participação dos arquitetos de todo o país e mostrar a diversidade de soluções e a riqueza da produção arquitetônica nacional. “Estamos empenhados em atrair tanto jovens talentos, quanto profissionais consagrados. E também os que atuam fora das metrópoles e grandes cidades brasileiras, construindo um Brasil pouco conhecido. Certamente, teremos boas surpresas”, acredita Livia.

A grande novidade desta edição é a exposição dos projetos finalistas, cerca de 60 trabalhos, que será realizada no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, entre 26 de outubro e 21 de novembro. “A exposição reafirma nosso compromisso em ampliar o espaço de discussão sobre a arquitetura, além de divulgar trabalhos relevantes que, certamente, contribuem para melhorar a qualidade de vida nas cidades”, explica Livia.

De acordo com Kaike Nanne, publisher do Núcleo Casa & Construção, da Editora Abril, a importância do prêmio aumenta na medida em que a sociedade vem se conscientizando de que a arquitetura tem relação íntima com a qualidade de vida, produção e capacidade de gerar renda. “O prêmio ganha ainda mais relevância, sobretudo pela possibilidade de sugerir caminhos. As propostas mais inteligentes sobre como sair da crise européia não vieram de gabinetes de burocratas, escritórios de economistas ou de centros de estudos de universidades. Foi o arquiteto holandês Rem Koolhaas que criou o projeto mais inovador e apaixonante, sugerindo o redesenho da Europa a partir da capacidade de produção de energias limpas”, exemplifica.

Inscrições gratuitas até 18 de junho
O prazo para a entrega dos trabalhos vai até o dia 18 de junho de 2010. As inscrições são gratuitas e podem feitas via Internet (http://www.casa.com.br/arquitetura/premio2010) por meio do preenchimento do formulário, da ficha técnica e entrega do material para seleção prévia (1ª fase), conforme as regras expostas no regulamento. Os critérios básicos de avaliação da Comissão Julgadora são: inovação, solução plástica, implantação e integração com o entorno, sustentabilidade ambiental, acessibilidade, conforto termoacústico, materiais e economia na obra. Haverá também a votação via Internet na segunda fase da premiação.

Os vencedores (um por categoria) receberão certificado e troféu O MELHOR DA ARQUITETURA 2010, além da publicação dos projetos premiados na revista ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO e participarão da exposição no Museu da Casa Brasileira, juntamente com os demais finalistas. Os projetos arquitetônicos inscritos devem se enquadrar nas 10 categorias da premiação e ter obras realizadas e concluídas no território nacional no período de 1º de janeiro de 2008 a 31 de maio de 2010.

As categorias do “O Melhor da Arquitetura 2010” são: Intervenção urbana; Retrofit; Edifícios institucionais nas áreas de educação, cultura, saúde e lazer; Edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m²; e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios (instalações e interiores); Hotelaria (hotéis e resorts); Bares, restaurantes e casas noturnas; Lojas e showrooms; Condomínios residenciais unifamiliares horizontais ou verticais (limitados a até 5 pavimentos ou 3 000 m²; e acima de 5 pavimentos ou 3 000 m²); Residencial (cidade, praia, campo).

Cronograma
Inscrições: até 18 de junho (http://www.casa.com.br/arquitetura/premio2010)
Divulgação oficial de 3 finalistas por categoria: 2 de agosto
Entrega do material completo na 2ª fase: 2 a 27 de agosto
Votação pelo site da revista: 9 de agosto a 22 de setembro
Votação pela Comissão Julgadora: 9 a 22 de setembro
Cerimônia de entrega dos prêmios: 20 de outubro
Exposição dos projetos vencedores no Museu da Casa Brasileira: 26 de outubro a 21 de novembro

Estrela e DM9DDB desafiam comunidade de Orkut pela volta do Ferrorama

Nos anos 70, 80 e 90 o Ferrorama era febre entre as crianças brasileiras.
Quem não queria ter a locomotiva da Estrela com vários vagões acoplados, como vagão de carvão, de carga, de combustível, de passageiros? O produto que vendeu mais de 2 milhões de exemplares ainda preserva fãs que fazem de tudo para ver o trenzinho de volta às lojas brasileiras de brinquedos.

Diante de uma comunidade no Orkut criada em 2005 com cerca de três mil aficionados pelo brinquedo que vivem enviando e-mails e correspondências à marca para retomar a produção do Ferrorama, a Estrela lança um desafio: se os fãs fizerem o trem do Ferrorama percorrer os 20 últimos quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, o brinquedo será relançado no Brasil. Uma ação idealizada pela DM9DDB

Além da dificuldade de fazer o Ferrorama trilhar tantos quilômetros, há um
detalhe: a equipe só contará com 110 metros de trilho e também não poderá deixar o trem parar em momento algum. Essa mecânica forçará a equipe a ir tirando a última peça do trilho, colocando-a no início para garantir que o Ferrorama permaneça em movimento.

A ação exige uma logística complexa, o time precisa estar bem preparado fisicamente para agüentar o rojão. Nada pode dar errado e o planejamento precisa estar perfeito. O desafio começa hoje e caminho será transmitido via satélite através do site www.voltaferrorama.com.br . Os testes dos GPS´s já foram iniciados para que os internautas possam acompanhar a ação à distancia com vídeos, fotos e twitts (@voltaferrorama). Quem estiver acompanhando a ação pelo site, poderá interagir com o time que estará na Espanha. O site foi desenvolvido com uma navegação lateral com uma ilustração temática de 9.000 pixels, de forma a ilustrar a amplitude do caminho. Basta arrastar o trem para acompanhar a trajetória.

"Quando vimos uma comunidade no Orkut com mais de 3 mil pessoas, achamos que deveríamos realmente pensar em relançar o Ferrorama, mas queríamos um relançamento que contasse de alguma forma com a interação dos fãs do produto. Afinal, as redes sociais propõem essa atividade conjunta. Queríamos este espírito", explica Carlos Tilkian, presidente da Estrela.

"Essa é uma ação moderna, convergente, que coloca o consumidor participando da estratégia de negócios da marca. É ele quem vai decidir pelo relançamento do produto. A lógica digital está no centro da estratégia, mas a ação acontece nos meios reais e interagem com os consumidores no mundo onde ele vive! Nesta ação, a marca estará na internet, em Santiago de Compostela e nas redes sociais, enfim é uma ação que explora multicanais", afirma Sergio Valente, presidente da DM9DDB.

O desafio começará no dia 7 de junho e envolverá um grupo que inclui o líder da comunidade "Ferrorama", o artista plástico curitibano Markora, 41 anos. "Há algumas semanas, o pessoal da Estrela entrou em contato com a gente. Eles queriam saber o que eu achava da possibilidade de eles voltarem a fabricar o Ferrorama. Óbvio que eu achei sensacional", afirma Markora.

"Uma semana depois, eles propuseram um desafio: percorrer um trecho do famoso Caminho de Santiago com o trem, remontando os trilhos à medida em que a locomotiva avança. Se a gente conseguir, a Estrela se compromete publicamente a relançar o Ferrorama.Topei na hora, curti muito a proposta.


Daí escolhi alguns amigos pra ir comigo, chamei um dos moderadores dessa comunidade", revela o líder da Comunidade.

O caminho de Santiago de Compostela foi o trajeto escolhido para o desafio porque todo mundo que faz este percurso volta renovado. "Isso vai acontecer com o nosso Ferrorama, que fará o trajeto e renascerá ainda mais evoluído e moderno", afirma Carlos Tilkian, presidente da Estrela. O presidente de criação da DM9DDB concorda e acrescenta que a ação toda é uma grande prova de fé para os fãs do Ferrorama. "Queríamos medir a fé e a paixão que os fãs do Ferrorama têm no possível relançamento do produto", diz Sergio Valente.

Conferência Voxel Show acontece nesse sábado

O evento Voxel Show chega à sua segunda edição, a fim de se reafirmar como um espaço para arquitetos, urbanistas, designers de produtos, designers mobiliários e áreas afins discutirem os novos rumos seguidos em suas carreiras.

Nesse ano, o Voxel Show acontece dia 12 de junho no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) e contará com as palestras do designer de mobiliário de sucesso em todo mundo, Rodrigo Almeida; do famoso estúdio brasileiro Nó Design; do arquiteto de arenas esportivas, responsável pelo novo Estádio Nacional de Brasília, Eduardo de Castro Mello e um dos mais importantes arquitetos brasileiros da atualidade, Marcio Kogan.

Além das palestras, o evento ainda promove debates em duas mesas-redondas. Uma contará com as participações do arquiteto Fernando Brandão e do designer de produto Brunno Jahara, um dos mais comentados da atualidade. A coordenação do bate-papo fica por conta da arquiteta e designer ítalo-brasileira Paola Bellani. Em outra, a arquiteta e urbanista Tatiana Sakurai coordena a conversa entre o arquiteto e professor Marko Brajovic e a empresa VRDResearch, dos sócios Alessandro Vassallo e Luz Romero.

Mais Informações
Evento: Voxel Show 2010
Data: 12 de junho de 2010
Endereço: MuBE (Museu Brasileiro de Escultura) - Av. Europa, 218 - Jardim Europa - São Paulo
Site: www.voxelshow.com.br/evento

revista Hola!


Sucesso em todo o mundo, a tradicional revista Hola!, que nasceu na Espanha em 1944, chega às bancas hoje, dia 9, trazendo como destaque, com exclusividade, a lua de mel de Juliana Paes.

Publicada pelas editora Siquini, a revista integra o time de 70 países no qual a Hola! – fundada em 1944 na Espanha - está presente. A edição brasileira é a 14ª a ser lançada no mundo.