17.7.07

Exposição das peças premiadas no CCPR



No dia 02/07 o CCPR, presidido pelo publicitário Renato Cavalher, comemorou quatro anos de atividade com uma festa em sua sede nova, localizada no Centro de Criatividade de Curitiba, no Parque São Lourenço. Na programação do evento – que também inaugura as novas dependências do Clube – os convidados puderam participar de brincadeiras e degustar comidas e bebidas típicas das festas realizadas no mês de São João, como pipoca, cachorro-quente, pinhão, pé-de-moleque, cachorro-quente, paçoca e quentão.

A abertura da exposição com os trabalhos premiados no 4º Festival do CCPR também aconteceu durante o evento. As peças poderão ser apreciadas pelo público das 9h às 20h, até o dia 02/09, inclusive nos fins de semana, quando a exposição abre das 9h às 18h. Quem ainda não conhece as melhores peças da comunicação paranaense de 2006, pode visitar a exposição na sede do Clube, no Parque São Lourenço, em Curitiba.

Exposição das peças premiadas no 4º Festival CCPR
Onde:
R. Mateus Leme, 4700 – Parque São Lourenço
Horário: 09 às 20 horas – segunda a segunda

Paint a Future



O projeto Paint a Future (Pintar um Futuro) foi idealizado pela artista plástica holandesa Hetty van der Linden, que desde 2003 promove a educação e o bem estar de crianças carentes ao redor do mundo.

A iniciativa chega ao Brasil por meio de 20 pinturas que estarão em exposição na Galeria Multipla, em São Paulo, a partir do dia 28 de julho, e que têm sua origem em desenhos de crianças brasileiras, de comunidades de baixa renda, recriados pelas mãos de artistas plásticos de vários paises como Espanha (Manuel Oyonarte), Holanda (Jos van den Berg / Hetty Van Der Linden), Chile (Lorenzo Moya / Jorge Vilches), Inglaterra (Ellie Collins), Argentina (Ruben Herrera), Dinamarca (Lone Seeberg), Irlanda (Tomás O´Cíobháin), Estados Unidos (Pam Toll) e Brasil (Cássia Aresta / Rubens Oestroem / Flávia Fernandes) .

A idéia é essa: um artista profissional cria uma pintura a partir do desenho de uma criança. O comprador da obra torna-se um realizador de sonhos, já que a renda com a venda de cada quadro é revertida integralmente à criança que deu origem à obra.

O projeto já passou por países como Chile, Croácia, Argentina, Marrocos, Bulgária, Moldávia e Madagascar e já realizou a construção de casas, a aquisição de computadores, a compra de material escolar, o fornecimento de alimentação, tratamento dentário e transporte escolar para as crianças.

A exposição chega a São Paulo depois de passar pelo MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, e conta com o apoio da Imaginarium, Consulado dos Países Baixos, Talens, Ilha do Papagaio e Quinta do Bucanero.

Serviço:
Local: Galeria Múltipla de Arte
Endereço: Av. Morumbi, 7986 - Brooklin - São Paulo SP
Abertura: Sábado, 28 de julho de 2007, das 12h às 18h
Encerramento: 11 de agosto
Horários: de 2ª a 6ª das 10h às 19h sábados das 10h às 14h

Fonte: CCSP

Exposição Show de Bola em São Paulo



A partir da próxima quarta-feira, 18, a cidade de São Paulo terá oportunidade de ver a exposição Show de Bola, que reúne obras de 26 artistas plásticos contemporâneos.

O time é formado por Antonio Peticov, Áurea Valentim, Bárbara Schubert Spanoudis, Caciporé Torres, Cirton Genaro, Diana Marth, Elza Carvalho, Ezídio dos Santos, Fang, Fernando Durão, Gilberto Salvador, Guilherme de Faria, Ivan Porterro, José Freire, Lígia de Sá, Lucas Cardoso, Luís Castañon, Mauro Maria, Newton Mesquita, Nino Millán, Rosina D’Angina, Rubens Ianelli, Saulo Mota, Tânia Nitrini, Vera Ferro e Yolanda Bessa.

Para Luciano Nassar, professor de História, Geografia e Filosofia, técnico de futebol profissional, radialista e historiador oficial da Federação Paulista de Futebol, “o Futebol é mito transformador e a bola símbolo de uma nova e renovadora concepção de vida. Em todo o imaginário dos seres e das coisas, desde o primitivo até o contemporâneo, todos os homens, indistintamente, sempre estiveram ligados à esfera. Os círculos nos deixaram um legado subjetivo, mas acima de tudo conclusivo da geometria analítica e da geografia sentimental. Seja a bola nos esportes ou no próprio inconsciente dos agentes históricos.”

E ele continua: “No futebol, a bola se tornou a sua própria razão de ser e de existir. O futebol que é o esporte mais popular e o mais praticado, igualou-se às artes plásticas e cênicas. A bola derrubou a letargia e a natureza estática dos padrões burgueses e orquestrou um novo diálogo com as revoluções sutis. A bola nos deu um novo olhar para a vida, incorporando a alma nacional e na alma libertária um significado mais abrangente e positivo”.

Serviço
Exposição Show de Bola Bola Arte
Vernissage: 18 de julho às 20 horas
Visitação: 19 de julho a 19 de agosto
Horário: a partir das 20 horas
Local: L’Open – Alameda Itu, 1466 – Jardins

Fonte: CCSP

Novas identidades para o Parque Estadual da Serra do Mar



A pedido da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Oz Design criou nova identidade visual institucional e logomarcas para cada um dos oito núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.

Os núcleos são Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião.

Uma das principais diretrizes do projeto é integrar os núcleos e seus gestores, para fortalecer o Parque, bem como a percepção de sua existência pela sociedade. Antes, cada um deles tinha sua própria logomarca, com linguagens completamente diferentes.

O grande desafio da agência foi buscar os principais atributos de cada núcleo e criar marcas com características próprias. Para isso, contou com o envolvimento dos gestores dos núcleos no processo de criação, que garantiram a incorporação do legado de seus espaços no resultado do trabalho.

A marca institucional do Parque Estadual da Serra do Mar é uma soma de todas essas características. “Cada gestor tinha muito apego por sua marca, e o processo de construir a marca final incorporou elementos das marcas antigas, mantendo identidades já consolidadas. Ao mesmo tempo, todos tiveram que ceder um pouco, mas puderam opinar em todas as etapas. Isto foi importante também para consolidar uma nova fase na gestão do Parque, e todos ganhamos com isto”, diz Adriana Mattoso, gerente de unidades de conservação da Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente que administra os parques de São Paulo.

A nova identidade visual está sendo usada no pôster institucional do Parque, nos folders com informações sobre atrações e centro de visitações de cada núcleo, nos banners e nos uniformes dos funcionários.

A agência criou também uma exposição itinerante sobre o parque, que aborda temas como biodiversidade, serviços ambientais, patrimônio cultural e oferece informações sobre o que encontrar e o que fazer em cada núcleo, para que os freqüentadores possam aproveitar melhor a visita.

Esta iniciativa foi financiada pelo governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente e banco KFW, do governo da Republica Federal Alemã. Além disso, faz parte do Projeto de Preservação da Mata Atlântica - PPMA, por meio da qual foram aplicados cerca de 100 milhões de reais na Proteção da Mata Atlântica em São Paulo, bem como na implantação das suas unidades de conservação - parques e estações ecológicas.

Fonte: CCSP