21.9.09

Paraty em Foco



O universo da fotografia invadirá as ruas, praças e principais prédios da histórica cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 27 de setembro próximo, na quinta edição do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac.

A programação deste ano apresenta um panorama das revoluções e renovações pelas quais passa a fotografia contemporânea. A cidade de Paraty será palco de relevantes discussões e apresentações, além de receber uma enorme gama de jovens e consagrados talentos da cena fotográfica brasileira e mundial.

O evento inclui workshops, entrevistas, projeções e exposições de artistas que representam de forma significativa as tendências da arte no momento. Além disso, ações sociais, leilões, encontro de blogueiros e noites de festa contribuem para ampliar o público apreciador da fotografia e aproximar ainda mais os participantes do Festival.

Com vagas limitadas, as inscrições para todos os eventos já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.paratyemfoco.com

PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA
De um lado, a enérgica “novidade” dos coletivos fotográficos: os brasileiros CIA de Foto, Garapa e Lost Art, o espanhol Pandora, e a vitalidade das agências que produzem o novo fotojornalismo: Vu (França, fundada em 1986, representada pela fotógrafa Claudine Doury) e a recém criada Noor (Holanda, fundada em 2007, representada pelo fotógrafo italiano Francesco Zizola).

De outro lado, uma série de protagonistas da fotografia contemporânea com forte presença no mercado de arte, nos museus e grandes exposições internacionais, como a alemã Loretta Lux, a argentina/americana Alessandra Sanguinetti, os brasileiros Rosangela Rennó, Cláudia Jaguaribe, Cláudio Edinger, Arthur Omar, Alexandre Sequeira, Alexandre Belém, Juan Esteves, Rodrigo Braga, entre outros.

A programação ganha densidade com nomes como Pedro Martinelli, referência quando o assunto é Brasil, e a dupla Orlando Brito e Lula Marques, que apresentará a mesa Fotógrafos no Poder. Os dois, por atuarem em Brasília, são testemunhas muito especiais da história recente do nosso país.

Workshops como o disputadíssimo Imersão Digital, coordenado por Clicio Barroso e ministrado por Paula Cinquetti, Marcos Issa, Alexandre Keese e René Lentino, complementam a programação trazendo discussões tecnológicas ao Festival.

Para os que preferem contatos mais diretos com a natureza, dois workshops especiais: National Geographic Experience: Natureza e Narrativas Visuais, por Luciano Candisani, e uma vivência de dois dias fotografando num veleiro com Ilana Bessler e César Barreto.

Nesta quinta edição, as entrevistas que acontecem ao longo do dia serão transmitidas ao vivo pelo site do evento. Além disso, todos os eventos estarão disponíveis nos blogs e páginas da internet que irão cobrir de forma dinâmica o Festival. Pela primeira vez na história, todos os blogs voltados à fotografia terão uma oportunidade de reunir-se frente à frente: o encontro da blogosfera fotográfica reunirá os principais blogs de fotografia para uma discussão sobre o tema.

Outro destaque da programação são as noites de projeção, destacando sempre algum tópico especial da fotografia, como a noite da Fotografia Pernambucana, com curadoria do fotógrafo e professor do Recife Eduardo Queiroga, que exibirá um panorama desta verdadeira revolução em curso na fotografia do estado. As outras noites terão a curadoria de Ilana Bessler, Garapa e CIA de Foto, que animarão as noites com imagens, DJs e VJs.

Numa dessas animadas noites, será lançado o Encontros com a Fotografia, projeto inédito, realizado pela Fnac, que documenta o processo de criação de 40 dos principais fotógrafos contemporâneos brasileiros que já expuseram nas Galerias Fnac. Eles foram entrevistados nos seus locais de origem e de trabalho, revelando o que lhes chama a atenção, suas influências, como se enveredaram na fotografia, os lugares que elegeram para ser fontes das suas imagens. Uma iniciativa que estimula a conhecer o Brasil através dos olhos que o registram, contando mais um pouco da história do país. Tudo apresentado em um livro especial, com dois volumes, e um documentário em DVD, com surpreendentes imagens dos ambientes de trabalho de cada um desses fotógrafos, bem como outros ângulos de suas entrevistas.

Nas exposições, surge mais uma novidade: as galerias de Paraty recebem o projeto Galerias Convidadas. Nesta edição, galerias do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco, como Arte Plural, Gávea e Babel, contribuem para destacar o papel do mercado de arte nas transformações que vêm ocorrendo na linguagem fotográfica.

Para se chegar a esta vasta programação, que tem inclusive uma forte presença feminina (fato raro até alguns anos atrás, num universo fotográfico predominantemente dominado por homens), Iatã Cannabrava, coordenador de programação do Festival, e Giancarlo Mecarelli, fundador do Paraty em Foco, convidaram um vasto conselho curador, montando um modelo experimental de curadoria, regado a ricas discussões. Participaram deste conselho: Eduardo Muylaert, Armando Prado, Clício Barroso, Cláudio Edinger, Isabel Amado, Jully Fernandes, CIA de Foto, Garapa e Juan Esteves, além de muitos outros fotógrafos e pensadores da fotografia. Segundo Iatã, “a tendência é de que, a partir desta edição, o Festival passe a receber curadores convidados a cada ano”. O Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia Fnac é realizado pela Galeria Zoom, de Paraty, e pelo Estúdio Madalena, de São Paulo.

www.paratyemfoco.com.br

Está no ar o blog do Brazil Design Week 2009


Começa a contagem regressiva para o Brazil Design Week 2009, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, na Fecomercio, em São Paulo. Para aproximar ainda mais e promover interação dos participantes foi criado o blog www.brazildesignweek.combr/blog.

O blog tem layout claro e dinâmico e contará com informações sobre o evento, palestrantes, notícias e curiosidades sobre o universo do design nacional e internacional.

Com o tema "Inovação e Negócios", o evento reunirá atividades como apresentações de cases internacionais, seminários setoriais, workshops, rodadas de negócios, fóruns e exposições de prêmios como Cannes Lions, IF e L' Observeur Paris.

Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), tem apoio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção e Exportação) e do Sebrae.

Serviço:
Brazil Design Week'09
Tema: Inovação e Negócios
Quando: 3 a 6 de novembro
Onde: Fecomercio SP - Rua Dr. Plínio Barreto, 285.

Sobre a Abedesign - Entidade fundada em 2004 que visa a difusão do design brasileiro, contribuição para o contínuo aperfeiçoamento do setor, crescimento do mercado e facilitação de atividades profissionais entre empresas de design. A associação é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, entidades governamentais e diplomáticas, entre outros públicos. Hoje a Abedesign conta com 110 associados, que mensalmente participam de reuniões para definição de seu plano de ações e seminários sobre assuntos ligados ao setor. Para mais informações acesse o site www.abedesign.org.br.

Miami Ad School/ESPM abre inscrições para os cursos de redação publicitária, direção de arte e design gráfico

Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais cada vez mais atualizados e preparados para o mercado, a Miami Ad School/ESPM está com inscrições abertas até 25 de setembro, sexta-feira, para os cursos regulares de Redação Publicitária, Direção de Arte e Design Gráfico.

Reconhecidos por serem os mais completos cursos do País, por meio de um método inovador de ensino, os alunos são avaliados pelos principais profissionais do mercado, diretores, sócios e publicitários das mais conceituadas agências do país.

Com duração de dois anos, os cursos se diferenciam do mercado por oferecerem qualidade, aperfeiçoamento, atualização de conteúdo e professores capacitados atuantes no mercado, conforme as tendências e técnicas utilizadas no setor permitindo conhecimento prático. Além da excelência oferecida, a parceria com a Miami Ad School/ESPM proporciona oportunidades de intercâmbio com o programa Quarter-Away e Quarter-Away RealWorld.

No Quarter-Away, o estudante pode escolher em qual país estudar, durante um ou mais trimestres. À disposição, o aluno encontra escolas filiadas em Mineápolis, São Francisco, Hamburgo, Miami, Madri e Berlin ou contar com as agências parceiras: Crispin & Porter em Boulder, Saatchi & Saatchi, em Nova York, a Ogilvy em Paris, a Lowe, em Nova York, Grey em Estocolmo e Bureau Pindakaas em Amsterdã.

Já na modalidade Quarter-Away Real World, o aluno pode fazer estágio nas principais agências e escritórios de Design, em algumas cidades do mundo: Nova York,Chicago, Miami, São Francisco, Dallas, Hamburgo, Moscou, Sidney, Shangai,Tóquio, Praga, Budapeste, Austin e Boulder.

A experiência de intercâmbio no exterior em virtude da parceria entre a Miami Ad School/ESPM e o programa "Quarter-Away" e "Quarter-Away Real World", rende bons resultados e talentos nos grandes festivais de publicidade do mundo, a exemplo, Cannes Lions 2009.

Para mais informações pelo telefone (11)5085-4600 e inscrições pelo site www.masespm.com.br/cursos

Alunos na Archive
Recentemente, os alunos Diego Machado e Ricardo Motti, da Miami Ad School ESPM, emplacaram campanha na Lürzer's Archive 2009, feita para a PJ Smoothies - Your Daily Rehab. A dupla está em intercâmbio em Boulder, Colorado, na agência Crispin Porter + Bogusky, por meio do programa Quarter Away.

Além disso, 100 peças estão publicadas no Student Contest, e a MAS/ESPM está em 10º lugar no ranking da University/School com três campanhas.

Informações: Cursos regulares da MiamiAd School/ESPM
Prazo das inscrições: 25 de setembro de 2009, sexta-feira
Início das aulas: 05 de outubro de 2009 - segunda-feira
Carga horária: 1400 horas/aula
Local: Miami Ad School/ESPM
Campus Profº Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, 5º andar - Vila Mariana
Informações (11) 5085-4600

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM realiza o IV Seminário Intermestrandos


O Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM promove nos dias 24 e 25 de setembro, o IV Seminário Intermestrandos, com a participação de estudantes dos programas de pós em comunicação de todo o Brasil. O principal objetivo do evento é proporcionar aos futuros pesquisadores um espaço para ampla discussão, pesquisa, debate, e identificação de expectativas para as áreas em questão.

Pesquisadores de todo o país estão participando e, para o evento, a Escola recebeu cerca de 80 trabalhos, das mais diferentes regiões brasileiras como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso, Santa Catarina, Manaus, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Os projetos tiveram enfoque temático da área de comunicação e consumo: política e cidadania, cultura e sociabilidade, cibercultura e novas tecnologias, estética e imagens, linguagens e narrativas midiáticas.

A ESPM disponibiliza hospedagem para os mestrandos vindos de fora de São Paulo, e que tiverem trabalhos aprovados. Para mais informações e a programação do evento acesse http://ppgcom.espm.br/intermestrandos.

Informações: IV Seminário Intermestrandos em Comunicação
Data: 24 e 25 de setembro de 2009
Horário: das 9h às 18h30
Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing - Campus Prof. Francisco Gracioso
Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo
http://ppgcom.espm.br/intermestrandos

São Paulo recebe grandes nomes da inovação em comunicação de marca no 2º New Brand Communication


Entre os dias 20 e 22 de outubro a cidade sedia, pelo segundo ano, o evento que contará com profissionais de diferentes disciplinas comprometidos com a inovação

A cidade de São Paulo recebe grandes profissionais da comunicação mundial no 2º New Brand Communication, que ocorre entre os dias de 20 a 22 de outubro, na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), co-realizadora do evento. O encontro tem por objetivo promover a troca de experiências destes profissionais responsáveis pela construção de grandes marcas com criativos de agências, diretores de marketing de empresas e pessoas interessadas em inovação na comunicação.

Durante os três dias ocorrem fóruns de diálogos, onde serão abordadas as práticas mais atuais de comunicação e criação de marca mundial. Na ocasião, estarão presentes os fundadores e principais executivos de algumas das agências mais ágeis e bem-sucedidas da Europa, Estados Unidos e América Latina. Alguns nomes confirmados para este ano são Benjamin Palmer da Barbarian Group - New York, que conquistou os prêmios Creativity’s Interactive Agency of the Year (2006), Digital Company of the year (2008) e está na lista das 50 empresas mais inovadoras pela Fast Company (2008) e Carl Johnson, da Anomaly - New York, com os prêmios Eiffe 2008 e 2009 e também listado entre as 50 empresas mais inovadoras pela Fast Company. Todos apresentarão suas experiências com os clientes incluindo nomes como Coca-Cola, The New York Times, Virgin, M&M’s, Samsung, BurgerKing e Dove. Veja a lista completa abaixo.

Para Zé Macfarland, diretor da Idealista, empresa organizadora do evento, a intenção é mostrar aos participantes como está o mercado internacional e fazer a interação entre as pessoas. “Este evento serve como um espaço catalisador onde as pessoas podem compartilhar e discutir as suas práticas e propostas de como construir marcas”, enfatiza.

Além das apresentações, a novidade para este ano são os Campfires, grupos de 15 pessoas formados para discutir um assunto específico de comum interesse durante 90 minutos. Serão 10 Campfires, todos liderados por um proponente, que escolhe o tema e os convidados de seu interesse, como palestrantes internacionais, diretores de outras empresas ou pessoas de seu contato pessoal. Um moderador auxiliará o grupo e incentivará a participação de todos. Alguns proponentes já confirmados são Luiz Pimentel, diretor de marketing da Telefônica, Fátima Pissarra, gerente de marketing mobile da Nokia e Caio Luiz de Carvalho, diretor presidente da São Paulo Turismo – SPTURIS. “Os Campfires visam desafio comuns que podem ser resolvidos se compartilhados com outras mentes criativas. Opiniões divergentes de pessoas de diferentes disciplinas criam novas soluções”, enfatiza Macfarland.

Os dois primeiros dias serão divididos em quatro blocos, que abordam os temas Redes Sociais, Marketing Viral, Marketing Mobile e Comportamento do novo consumidor . Serão 18 apresentações com temas variados, algumas confirmadas são: “O desejo de derrubar as clássicas barreiras” (apresentado por Engin Celikbas e Richard Walker, diretores da KesselsKramer, Amsterdam), “Os jovens e as redes sociais no contexto móvel” (Tim Lucas, fundador e pesquisador de tendências de consumo da TWRAmerica, Londres), “100 million reasons for branding” (Johan Gromark, CEO e fundador da Label – Göteborg, Suécia), “Send to a Friend is Dead” (Matt Smith, co-fundador e diretor de estratégia da The Viral Factory, Londres), “La Creatividad no es uma Ciencia” (Sebastian e Cristobal Zegers, sócios e diretores de criação geral da Leche2, Chile), entre outros.

Já o terceiro dia assume um clima de confraternização dedicado aos estudantes da FAAP. A intenção é dividir o conhecimento por meio da troca de informação e colaboração com os estudantes. Eles assistirão a cinco apresentações com os criativos internacionais. A FAAP será palco do encontro em razão do ambiente acadêmico propício para a troca de experiências.

2º New Brand Communication
Data: 20 a 22 de outubro
Local: FAAP - Rua Alagoas, 903 - Higienópolis.
Horário: Das 9h às 17h

Os ingressos para participar dos dois primeiros dias podem ser adquiridos pelo site www.nbc09.com.br, pelo e-mail aliste-se@nbc09.com.br ou pelo telefone (11) 3127-7788.

Para o evento, estão confirmadas as seguintes participações:
» Tim Lucas – Fundador e pesquisador de tendências de consumo, TWRAmerica. (London)
» Benjamin Palmer – Fundador do Barbarian Group (Nova York)
» Mike Geiger – Diretor de criação. Goodby Silverstein & Partners. (São Francisco)
» Will McGuinness – Diretor de criação. Goodby Silverstein & Partners.(São Francisco)
» Matthew Smith – Co-Founder and Strategic director – The Viral Factory (London)
» Engin Celikbas – managing director/partner Diretor - Kessels Kramer (Amsterdam)
» Richard Willian Walker- Creative Director - Kessels Kramer (London)
» Sebastian Zegers – Sócio e Diretor de Criação geral - Leche2 – (Chile)
» Cristobal Zegers - Sócio e Diretor de Criação - Leche2 – (Chile)
» Carl Johnson – Co-Fundador, Anomaly. (New York)
» Maurício Mota - Chief Storytelling Officer e Co-fundador da The Alchemists (Rio de Janeiro)
» Ivan Askwith - Diretor de planejamento estratégico do Big Spaceship (New York)
» Joshua Green – Pesquisador Pós-Doutorado - Massachusetts Institute of Technology (Boston)
» Johan Gromark - CEO e Fundador – Label – Göteborg (Suécia)

Sobre a Idealista:
A Idealista, liderada por Zé Macfarland, é uma empresa de Marketing e Publicidade que organiza o evento anual New Brand Communication no Brasil. Possui uma rede de relacionamento global, que tem o objetivo buscar o que mais está em evidencia em todo o mundo quando o assunto é inovação na comunicação e construção de marca. Conta com os parceiros Alex West, em Londres, Ignacio Oreamuno, no Canadá e Richard Hullingum, Nova Zelândia. A Idealista e seus parceiros estão sempre pesquisando os profissionais que são premiados e que fazem a diferença quando o assunto é comunicação. A seleção dos que virão apresentar-se no New Brand Communication é feita por todos estes parceiros.