9.2.10

Oi Futuro mostra esposição inédita de artista brasileiro que cria obras transgênicas


O Oi Futuro celebra 30 anos de carreira do artista plástico Eduardo Kac, com a exposição Eduardo Kac: lagoglifos, biotopos e obras transgênicas, que ocupará todos os espaços do prédio do Flamengo, de 26 de janeiro a 07 de março. Esta é uma rara oportunidade de conhecer um apanhado significativo das obras mais recentes do brasileiro, radicado nos Estados Unidos há mais de 21 anos.



Com curadoria de Christiane Paul, do Whitney Museum of American Art, de Nova Iorque, a exposição sublinha a poética das obras concebidas por Kac, que cria novas formas de vida. As obras – inéditas no Brasil e algumas nunca antes mostradas em qualquer parte do mundo – permitem conhecer a linguagem única de Eduardo Kac, pioneiro da bioarte e da arte transgênica.

Entre 2003 e 2008, o artista criou “Edunia”, um plantimal. A flor foi criada através de engenharia genética, e é um híbrido do artista e petúnia. A obra História natural do enigma foi exibida no Museu de Arte Weisman, nos Estados Unidos, de abril a junho de 2009. “Edunia” tem veias vermelhas e pétalas cor de rosa, sendo que o gene do artista é expresso em todas as células de suas veias, isto é, o gene de Kac produz uma proteína somente na rede venosa da flor. O gene foi isolado e sequenciado a partir do sangue do artista.

Sua obra mais difundida e controversa é GFP Bunny, de 2000. A coelha Alba – criada com um gene verde fluorescente encontrado na água-viva, que permite ao animal emitir luz verde quando exposto à luz azul – teve enorme repercussão mundial e gerou, nos últimos dez anos, uma série de trabalhos aos quais Kac deu o nome de Rabbit remix. Esses trabalhos estarão na mostra.

Serviço
De 26 de janeiro a 07 de março | Térreo e níveis 2, 4 e 5
De 11h às 20h
Classificação etária: livre
Entrada franca

Oi FUTURO – Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
(21) 3131-3060
www.oifuturo.org.br