22.9.08

XV Concurso "Theobaldo De Nigris"

Encontram-se abertas as inscrições para o XV Concurso Latino-Americano de Produtos Gráficos “Theobaldo de Nigris”, organizado anualmente pela Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf).

Os ganhadores terão seus produtos automaticamente inscritos no Concurso Internacional Premier Print Awards, organizado pela Printing Industries of America (PIA).

Podem participar do Concurso “Theobaldo de Nigris” trabalhos que foram produzidos entre 1º de julho de 2007 e 30 de setembro de 2008. As inscrições se encerram no dia 24 de outubro.

O regulamento completo do prêmio, bem como ficha de inscrição, pode ser acessado pelo site da Abigraf Nacional: www.abigraf.org.br (no menu, à esquerda do site, procurar a seção “Theobaldo de Nigris”).

A cerimônia de premiação acontecerá durante o 21º Congresso Latino Americano da Indústria Gráfica, no dia 28 de novembro de 2008, na Argentina.

Para mais informações sobre o prêmio, entre em contato pelo telefone (11) 5087-7746 ou pelo e-mail spinheiro@abigraf.org.br

Museu realiza conferência sobre obra de Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles, em continuidade a sua Agenda Cultural 2008, realizará a conferência “A Questão da Forma: Victor Meirelles”, com o professor Dr. Jorge Coli, um dos principais estudiosos da obra do artista Victor Meirelles de Lima. Jorge Coli é autor de uma tese de livre-docência intitulada “A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles e suas relações com a pintura internacional”, em 1995, pela Unicamp.

A pesquisa desenvolvida pelo professor e pesquisador insere-se numa reflexão renovada sobre a pintura acadêmica brasileira. Ele abordará a obra de Victor Meirelles por suas inflexões mais profundas e buscar em referências diversas, assim como na sua formação, algumas chaves para a sua compreensão, que em sua tese de livre-docência, afirma: “Tais telas, não percebidas e desprezadas durante um longo período de olvido, não se entregam tão facilmente. Os critérios formais e seletivos que educaram gerações mostrando-se insuficientes para uma compreensão larga dos fenômenos artísticos e culturais do século XIX, é preciso proceder a uma ampliação na inteligência do olhar contemporâneo. Trata-se de um desafio e de uma lição: decifra-me ou tens tudo a perder”.

A conferência é gratuita. Serão disponibilizados 60 lugares e não é necessário realizar inscrição prévia.

Serviço:
Conferência: A questão da forma sobre a obra de Victor Meirelles: aproximação entre linguagens na arte contemporânea
Quando: 25 de setembro às 19h
Onde: Sala Multiuso do MVM
Vagas: 60
Quanto: gratuito

Para saber mais sobre o museu, acesse o site: www.museuvictormeirelles.org.br

Fonte: Acontecendo Aqui

KM • M • MM - VIVER DESIGN EM SP



A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), identificando o potencial da indústria criativa paulistana e consciente da importância da cidade em se destacar internacionalmente como uma provedora de produtos e serviços de inovação, apresenta o projeto “KM • M • MM - VIVER DESIGN EM SP” (Quilômetro, Metro e Milímetro: Viver design em São Paulo), que acontecerá durante a semana de 3 a 9 de novembro e cujo objetivo é democratizar o design e incentivar a economia criativa, transformando São Paulo em pólo do design na América Latina.

Habitar Design - A principal questão abordada será como assegurar que numa escala kilométrica, a da paisagem urbana, esses aspectos sejam democratizados e acessíveis à população em geral.

Curadores
Patrícia Anastassiadis - Arquiteta e Designer de Interiores
Regina Monteiro – Diretora de Projetos, Meio Ambiente e Paisagem Urbana da EMURB

Comunicar Design - Comunicar é da natureza de todo Design, e uma área em especial, o Design Gráfico, se dedica essencialmente a comunicar, e é hoje parte importante e anônima da vida na cidade.

Curadores
Sônia Valentim de Carvalho – Diretora Financeira da ADG/Designer Gráfica
Ronald Kapaz - Sócio-Diretor da OZ Design/Design Gráfico


Usar Design - Refere-se ao produto, aos objetos que nos cercam e que usamos no cotidiano. O objeto pensado, criado, testado e produzido sempre em interação com o cidadão e como solução de melhor uso.

Curadores
Sheila Brabo - Diretora do Centro São Paulo Design - CSPD
Ernesto Harsi - Presidente da Associação de Design de Produto
Carlos Scheliga - Questto Design – Designer de produto


Vestir Design - Para essa primeira edição da semana Viver Design em São Paulo, o grupo de trabalho que trata dessa área decidiu estabelecer as bases para a construção do pensamento de moda: memória, o novo e o acesso ilimitado do público ao conhecimento dessa área de manifestação da cultura.

Para ampliar o conceito de democratização da moda, vários estilistas irão desenhar peças exclusivas, que ficarão expostas em espaços públicos, juntamente com seu molde e indicações de como foram feitas, para que as pessoas possam reproduzi-las em casa.

Curadores
Paula Limena - Sócia-Diretora ImageneerConsulting/tendências de mercado
Jum Nakao - Estilista e Diretor de Criação


Pensar Design - Contempla a educação – formação dos designers – comportamento e relações humanas, em áreas como psicologia, administração, engenharia.

Nesta área, alunos de diversas instituições de ensino irão desenvolver projetos que envolvem comunidades da periferia, que serão expostos em várias regiões da cidade.

Curadores
Andréa Naccache – Psicanalista, criadora do Movimento pela Criação Brasileira - MOVE
Alexander Lipszyc – Diretor da Escola Panamericana de Arte e Design – EPA / ABD
Leonardo Mangiavacchi – Diretor do Istituto Europeo di Design - IED

Design Sustentável - Todos los núcleos serão pemeados pela questão da sustentabildiade. O Design Sustentável aparece no contecto da cultura contemporanea, ao apostar num modelo de negócios inclusivo, estimulando a indústria local e projetando as características da cultura brasileira no mercado global.

Curador
Christian Ullmann - Oficina Nômade/iT Projetos - Design Sustentável

Coordenação Geral
Flavio Goldman – Secretário Adjunto de Relações Internacionais - SMRI
Daniele Alexsandra Toledo Roldán – Coordenadora de Marketing - SMRI
Mariana Figo Gaspar – Assessora Internacional - SMRI
Anita Gea Martinez Stefani – Assessora Internacional - SMRI

Além de todos os eventos relacionados ao tema, que já ocorrem anualmente na cidade, farão parte do “KM • M • MM - VIVER DESIGN EM SP” algumas iniciativas organizadas pela Prefeitura e pelo grupo de curadores:

- Palestras
- Workshops
- Exposições
- Oficinas
- Desfiles
- 2ª edição do Seminário “Design Made in São Paulo”

O projeto de apoio ao desenvolvimento das indústrias criativas, com ênfase no design, atende a uma estratégia de promoção da imagem internacional da cidade e busca mobilizar a população sobre a importância do design para o mercado nacional e a proximidade dos paulistanos a todas as áreas do design. 3 a 9 de novembro de 2008.

Todas as atividades, tanto de cada núcleo quanto do próprio Seminário, estarão recebendo o apoio de empresas que poderão participar do evento de diversas formas.

A idéia é que os envolvidos façam parte de uma iniciativa que começa agora e se integrará ao Calendário Oficial da Cidade de São Paulo e ao circuito internacional de design.

Informações Gerais:
Anita Stefani – astefani@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: +55 11 3113.8542

Daniele Roldán– droldan@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: +55 11 3113.8546

Mariana Figo Gaspar – mfigogaspar@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: +55 11 3113.8541

Informações para a Imprensa:
Ludmila – lbernardo@prefeitura.sp.gov.br
Tel: +55 11 3113.8564
blog: http://www.viverdesignsp.blogspot.com/

Fonte: Red Latinoamericana de Diseño

ACT Responsible – Advertising Community Together

A ESPM São Paulo traz para o Brasil a mostra "ACT Responsible – Advertising Community Together". De 19 a 25 de setembro, o público poderá conferir 84 peças publicitárias de todo o mundo, dentre elas 13 brasileiras (mídia impressa e eletrônica).

O intuito da exposição é apresentar como os profissionais da publicidade podem incentivar práticas conscientes em toda a população. A ACT Resposible ilustra os principais temas do desenvolvimento sustentável – com imagens que enfocam questões políticas, ambientais a sociais.

Em 2008, a mesma mostra já percorreu 7 países, incluindo a 55ª edição do Festival Cannes Lions (França), em junho. A Exposição fica em cartaz na ESPM campus Profº Francisco Gracioso, das 9h às 21h.

Local: ESPM Campus Profº Francisco Gracioso
Onde: rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo, SP
Quando: de 19 a 25 de setembro
Quanto: grátis

Mais informações: www.espm.br ou (11) 5085.4600

Fonte: ZUPI

MAD, museu de arte e design, reabre em Nova York

O MAD, museu de arte e design, em Nova York, fechado desde abril, será reaberto no dia 27 deste mês, em sua nova sede, localizada na praça Columbus Circle, que fica no canto sudoeste do Central Park......

Leia matéria completa no site da Folha Online.