23.7.12

Casa Rex desenvolve projeto para a Pfizer da China


A Casa Rex desenvolveu o projeto de modernização da Wyeth Enercal+, marca de suplemento nutricional adulto da Pfizer, na China. A nova identidade visual deveria ressaltar os atributos avançados do produto e ser mais atrativa para o target, consumidores com mais de 40 anos de idade.

Para atingir esse objetivo, a casa de design trabalhou com recursos gráficos premium, como acabamentos dourados e novos efeitos de luz, e atualizou elementos-chave da identidade da marca, garantindo reconhecimento dos já consumidores de Enercal+.

 

"Para evidenciar a vitalidade da marca, realçamos as tonalidades de Enercal+ e desenvolvemos um novo ícone que traz mais movimento e energia, além de reforçar o aspecto profissional do produto.", comenta Gustavo Piqueira que é proprietário da Casa Rex e também foi o autor do projeto gráfico, que contou com a consultoria do designer Bruno Porto, especialista na manipulação de ideogramas chineses. A fim de garantir a integração e a boa comunicação da nova Wyeth Enercal+ em todos os pontos de contato com o consumidor, a Casa Rex também desenvolveu uma nova embalagem para o suplemento nutricional, os materiais de ponto de venda e um guideline de aplicação da marca.

Palestra “O Design da Bossa Nova”


O arquiteto Marcello Montore faz na terça-feira, 31 de julho, a palestra “O Design da Bossa Nova”, às 19,30 h, na ATEC Cultural – programação de debates que acontecem no show-room da ATEC Original Design, na avenida Faria Lima, 1.800,10º andar.

A entrada é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo telefone 3034-1800.



Para essa apresentação Marcelo contará com a participação da cantora Gláucia Nahsser e do violonista Evandro Nunes. Na ocasião, haverá também exposição de materiais e discos raros do período.

Marcelo irá apresentar o paralelismo entre a bossa nova e o design gráfico, mostrando como artistas gráficos, como César Villela, por exemplo, conseguiram traduzir em imagens as inovações que a Bossa Nova trouxe para a música.

Para ilustrar o tema, ele apresentará algumas capas de disco da Elenco, gravadora para a qual César trabalhou, e também páginas da revista O Cruzeiro que, ao tratar do então novo movimento musical, adotou para as reportagens sobre o assunto uma diagramação diferenciada, uma paginação Bossa Nova.



Quando música e projeto gráfico se aproximam
A Bossa Nova – um subgênero musical derivado do samba e com fortes traços do Jazz- surgiu na década de 50 em um momento de grande otimismo no país. Época em que Juscelino Kubitscheck, então Presidente da República, colocava em prática seu plano de metas desenvolvimentistas que prometiam “50 anos de progresso em 5 anos de governo”.

Em 1958, Elizete Cardoso gravou “Canção do Amor Demais”, primeiro LP que trazia músicas com o novo gênero musical. O disco tinha músicas de Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e também duas músicas com o violão de João Gilberto. Desde então esse estilo genuinamente brasileiro, veio conquistando o mundo.

A gravadora Elenco, criada em 1962, se destacou entre as demais por ter sido a que mais investiu na consolidação da Bossa Nova. Por lá passaram grandes nomes do movimento como Tom Jobim, Nara Leão, Vinícius de Moraes, Maysa, Quarteto em Cy e Roberto Menescal.

Além da dedicação ao novo gênero musical, a gravadora apresentava um design inovador em suas capas. Os LP’s eram embalados em tons de preto, branco e alguns detalhes em vermelho. Algumas capas traziam ilustrações ou fotos em alto contraste – uma grande novidade para a época. O efeito de simplificação e sofisticação gráfica – algo similar ao que estava ocorrendo na música – surpreende até hoje.

O responsável por essa identidade visual surpreendente foi o designer autodidata Cesar Villela. Ele desenvolvia todos os trabalhos, desde o logotipo até os projetos gráficos mais complexos. Seu trabalho começou na gravadora Odeon, onde havia criado cerca de mil capas, já iniciando um processo de simplificação gráfica. Porém, o estilo alçou maior êxito na Elenco.

Em meio às habituais capas da época, onde prevaleciam a estética do excesso, as capas da Elenco se sobressaiam. Os principais trabalhos eram desenvolvidos em capas de disco, mas o “Visual Bossa Nova” também alcançou o universo editorial, como por exemplo, na Revista O Cruzeiro.

A palestra “O Design da Bossa Nova” vai apresentar esses e de outros caminhos gráficos percorridos por designers e artistas dos anos 1950 e 1960.



Marcello Montore é arquiteto graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanisamo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde se doutorou em 2007. Acumula os cargos de sócio-diretor da Vista Design e Comunicação, de professor de Projeto e de Tipografia do curso de Design Visual da Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), de coordenador do Design Lab (escritório júnior da mesma ESPM) e de editor da AgitProp: Revista Brasileira de Design (www.agitprop.com.br). Escreveu o livro “Elenco: a cara da bossa” (Grifo, 2009) e é músico amador (toca piano e flauta), apaixonado pela Bossa Nova.

A ATEC Cultural é a divisão dedicada à programação cultural da empresa ATEC Original Design, a maior representante na América Latina da Herman Miller, por sua vez a mais importante empresa de mobiliário de escritório do mundo, muito conhecida pelas suas sempre inovadoras cadeiras de trabalho. É também distribuidora exclusiva dos carpetes modulares LEES, marca que faz parte do grupo Mohawk, o maior de pisos dos Estados Unidos

O projeto ATEC Cultural, sem fins lucrativos, iniciado no começo do ano, tem uma programação de cursos, debates, palestras, filmes, exposições todos gratuitos. A programação consiste em diálogos interdisciplinares em torno do design e da arquitetura. A ideia é fazer do local um ponto de encontro entre profissionais, professores e estudantes.

Os eventos da ATEC Cultural são realizados periodicamente durante todo o ano no show-room da empresa.

A professora de história do design Ethel Leon é a idealizadora e curadora da ATEC Cultural. Ela diz que diante das “dificuldades de montar cursos de fato interdisciplinares na Universidade, a ATEC Cultural se propõe a estruturar uma programação que sirva de estímulo à produção desses conhecimentos que cruzam fronteiras”.

Para saber mais sobre a empresa acesse os site: www.atec.com.br

SERVIÇO
O QUÊ: palestra de Marcello Montore sobre O Design e a Bossa Nova
QUANDO: terça-feira, 31 de julho, às 19,30 h
ONDE: no show-room da ATEC Original Design
ENDEREÇO: avenida Faria Lima, 1.800,10º andar, Pinheiros
INSCRIÇÕES: pelo telefone 3034-1800
PREÇO: a entrada é gratuita Capacidade: 60 lugares
Duração: uma hora e meia
Estacionamento : existe estacionamento no local (R$ 15,00 a primeira hora e R$ 6,00 demais horas)

LOV cria novo site de Nissin Miojo


Um dia corrido, uma viagem com os amigos, uma refeição rápida antes da faculdade, no trabalho ou na madrugada... Quem nunca se aproveitou da pressa para abusar da praticidade de Nissin Miojo? A agência LOV aproveitou esse insight para criar o novo site da marca, que há quase 50 anos faz parte da vida dos brasileiros. O resultado é um ambiente digital que promove o relacionamento e a troca de experiências entre a marca e seus consumidores.

Sob o conceito “Nissin Miojo. Contém história.”, a agência desenvolveu um site onde os consumidores podem contar histórias marcantes relacionadas ao principal macarrão instantâneo do país. “Por meio desse novo canal, queremos estimular os próprios consumidores a contarem a história da marca, compartilhando uns com os outros suas experiências com as diversas linhas de Nissin Miojo. Dessa forma, também perceberão o quanto a marca está associada ao seu dia a dia”, explica André Piva, CCO da LOV. Para enviar as narrativas, basta escolher em que categoria ela melhor se encaixa.

Disponibilizado em www.nissin.com.br, o portal traz ainda mais de 300 receitas originais para preparar o macarrão instantâneo, informações sobre os produtos e curiosidades. Além disso, uma linha do tempo conta a história da Nissin, desde a sua invenção, no Japão, no fim da década de 1940.

Com o lançamento, a LOV integra site e rede social, já que recentemente também ativou as páginas da marca no Facebook e no Twitter. Assinam a direção de arte e de conteúdo Érica Valente e Juliana Geve, respectivamente, sob a direção geral de criação de André Piva.

Ficha técnica: Diretora de Arte: Erica Valente Diretora de Conteúdo: Juliana Geve Direção Geral de Criação: André Piva Diretores de tecnologia: Andreia Miranda e Marcio Quartilho. Atendimento: Fernanda Salum Aprovação cliente: Patrícia Rusilo

Identidade dos novos snacks da TODDY® é criada pela Interbrand


A nova cara do portifólio de produtos da marca TODDY® é assinada pela Interbrand. Pensando no jovem consumidor, a identidade foi criada a partir do conceito de portabilidade onde os momentos de consumo de TODDY® pudessem ser levados para além do café da manhã.

De maneira inovadora, considerando o universo prático, dinâmico e conectado do cliente TODDY®, a idéia da Interbrand é transmitir tanto na embalagem como na identidade visual dos produtos a postura irreverente e descolada de TODDY®.

O TODDY® Cone (cone de biscoito wafer recheado de chocolate cremoso) e o TODDY® Tube (canudinho de biscoito wafer de chocolate recheado de chocolate) caracterizam a integração entre o apetite appeal de cada produto e a imagem da marca resultando em um estilo de comunicação que transcende as embalagens e dominaram o ponto de venda.

Os trabalhos desenvolvidos pela Interbrand para o TODDY® Cone e o TODDY® Tube foram o conceito da linha, logomarca, rótulos e universo visual. Durante a fase de testes que começou em janeiro de 2012 na cidade de Campinas os produtos foram amplamente aceitos e sucesso de vendas.

Pinacoteca do Estado apresenta: Interior Profundo Mestre Júlio Santos - fotopinturas

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Interior Profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas, com 120 imagens, coloridas, produzidas a partir de 1960, entre originais do acervo do artista, daguerreótipos, fotos restauradas e fotopinturas recentes, incluindo uma grande série feita especialmente para a exposição. Conhecido como um dos mais importantes artistas da fotopintura no Brasil, Mestre Júlio Santos (Fortaleza, CE, 1944) talvez seja o único artista vivo que tenha feito a transição, conservando a técnica da fotopintura tradicional para a era do Photoshop. Com curadoria e pesquisa de Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca do Estado e Rosely Nakagawa. 

Abertura dia 04 de agosto, sábado, a partir das 11h. Em cartaz até o dia 21 de outubro de 2012 

Interior Profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas

A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a exposição Interior Profundo Mestre Júlio Santos – fotopinturas, com 120 imagens, produzidas a partir de 1960, entre originais do acervo do artista, daguerreótipos, fotos restauradas e fotopinturas recentes, incluindo uma série feita especialmente para a exposição. Conhecido como fotopintor de retratos, Mestre Júlio Santos (Fortaleza, CE, 1944) começou a trabalhar com a fotopintura digital no início do século XXI, em sua própria oficina, o Áureo Studio. Além das imagens, a mostra traz também documentos e amostragens de modelos de roupas (em acetato) usados no trabalho das fotopinturas.

Foi na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) que reunia artistas como Aldemir Martins, Mario Barata e Estrigas, além de seu próprio pai, Didi, que Mestre Júlio começou a trabalhar, aos 12 anos de idade. Passou por todas as etapas da fotopintura: revelação, reprodução, ampliação, retoque, contorno, roupa e afinação. No início da década de 70, contribuiu para a reativação do Foto Paris, importante ateliê de fotopintura e estúdio fotográfico em Fortaleza. Em seguida, juntou-se a seu irmão Joaquim e a Antenor Medeiros (parceiro de seu pai Didi na fundação do Áureo Studio) para recuperar a oficina, formando sua própria equipe de profissionais com garotos de rua.

A fotopintura, ofício muito comum no início do século XX, pois se tratava do único um recurso disponível para complementar a imagem em preto e branco e torná-la mais “real”, tornou-se um modismo entre os álbuns de família dos anos 50. Outro uso muito comum da reprodução em fotopintura refere-se à sua capacidade de “eternizar” a imagem de um ente querido, já falecido, quando só restava uma fotografia já destruída pelo tempo, permitindo preservar a imagem guardada na memória e até retoca-la, se assim fosse o desejo do cliente.

O desaparecimento do papel e o surgimento da fotografia digital impactaram definitivamente o ofício de Mestre Júlio. O curador, Diógenes Moura, comenta: “Quando percebeu que teria de se reinventar, teve pânico. Mas decidiu que iria para a frente de um computador e que seria o melhor. Jamais imaginou que teria de aperfeiçoar sua técnica por conta da falta de materiais. Se antes, num estúdio como o de seu pai, havia cerca de quarenta profissionais trabalhando, entre eles ampliadores, contornadores, reprodutores, coloridores, retocadores, convexadores, coladores, afinadores, roupeiros e repassadores – o ponto final do processo criativo sobre o papel –, hoje o papel foi substituído pelo arquivo digital. O processo é o mesmo. As tintas são virtuais.

Aos 56 anos, no início dos anos 2000, Mestre Júlio Santos se renova e traz a tecnologia digital para transformar o negócio da fotopintura. E sentencia: Toda a paleta de cores que nós usávamos antes agora está dentro do computador. Até a borracha limpa-tipos está lá. O que acontece hoje é que o pessoal que trabalha com Photoshop usa o pincel para retocar. Sabe quando isso vai funcionar? Nunca. O que vai funcionar é a superexposição e a borracha. Dessa forma você poderá acentuar as feições de cada retrato e depois fazer os acertos nos olhos, no nariz, na boca. Com isso a alma de cada um continuará preservada. A alma da fotografia é mais viva que a nossa alma. Ela carrega um momento único. Nós somos capazes de envelhecer, a alma da fotografia não, ela está num santuário. É essa a posição. É por isso que sempre voltamos a reverenciar a fotografia de alguém a quem queremos bem. Uma fotografia não é um espelho. Diante de um espelho sempre queremos parecer jovens, matéria de consumo, cometemos os mesmos enganos. Diante de um espelho você não se perdoa, quer ser bonito, adorado, encantador, quando na verdade o tempo já lhe tirou essa possibilidade. Uma fotopintura é o avesso de tudo isso.

Até início deste ano de 2011, Julio Santos manteve desativado o seu ateliê de pintura a mão e dedicou-se somente ao processo via computador. Por sugestão do fotógrafo pernambucano Luiz Santos, a partir de março de 2011 iniciou o processo de reativação do ateliê de fotopintura com pincéis e tintas e, juntos, trabalham na criação do Museu Fotopintura Arte Contemporânea.

Pinacoteca do Estado – Praça da luz, 02 Tel. (11) 3324-1000 Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h | R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados e às quintas

Nova campanha publicitária da Samsung destaca a evolução da câmera digital



Intitulada “A evolução chegou”, a campanha publicitária, desenvolvida pela Leo Burnett Tailor Made, apresenta a linha de SMART Cameras da Samsung. Com veiculação a partir desta semana, a iniciativa mostra uma nova geração de câmeras fotográficas da marca, que são uma evolução das câmeras digitais, e seus principais benefícios: os melhores recursos da fotografia com as vantagens do mobile.

“O hábito do consumidor mudou. Antes, o usuário tirava uma fotografia e a mantinha guardada. Hoje, esse mesmo consumidor é altamente conectado. Quer registrar todos os momentos especiais da sua vida com alta qualidade de imagem e compartilha-los com os amigos e a família, a qualquer hora, de onde quer que esteja. A campanha veio mostrar que com as novas SMART Cameras da Samsung isso é possível”, comenta Hamilton Yoshida, diretor de Marketing Integrado da Samsung.

No YouTube, serão veiculados dois filmes publicitários de 30 segundos. O primeiro destaca a SMART Camera DV300, com visor duplo. Nele, três amigas tiram um autorretrato e o enviam diretamente da câmera para redes sociais por meio da conexão Wi-Fi. Já no outro filme, um garoto fotografa uma cena inusitada utilizando o grande zoom da SMART Camera WB850 e compartilha a imagem. Em ambos os casos, as fotos são vistas e “curtidas” por pessoas em diversos lugares do mundo.


Para as peças publicitárias online, o mote será “Samsung Smart Cameras: mais qualidade, mais possibilidades e muito mais likes”.

“Queremos mostrar, de forma criativa e divertida, a inovação proporcionada pela nova linha de SMART Cameras e, com isso, levar a tecnologia e seus benefícios para a realidade dos consumidores. Implementamos o conceito de mobilidade e compartilhamento em uma linha completa de equipamentos, os consumidores estão mudando e temos aparelhos que atendam essas novas necessidades”, completa o executivo.



A linha de SMART Cameras da Samsung é composta pelos modelos WB850F, WB150F, ST200F e DV300F.

VP global de design da Nokia faz palestra gratuita no Brasil

A Nokia e o IED (Istituto Europeo di Design) promovem palestra gratuita com Stefan Pannenbecker, vice-presidente global de Design Industrial da Nokia. O executivo falará sobre os conceitos de design da empresa, incluindo o premiado formato em uma peça única de policarbonato do Nokia Lumia 800 e Lumia 900.

 Stefan Pannenbecker, vice-presidente de Design Industrial na Nokia, entrou na companhia em 2007. Ele lidera as equipes de design da Nokia na Finlândia, Reino Unido, China e Estados Unidos, criando um portfólio respeitável de aparelhos para uma grande quantidade de usuários, contextos e experiências. Antes de entrar para a Nokia, Stefan foi cofundador e parceiro da Substance, uma consultoria de marcas e design, e trabalhou como diretor Criativo do Teague Product Studios em Seattle, onde ele foi responsável por reposicionar a equipe como uma das mais poderosas empresas de design nos EUA.

Antes disso, trabalhou por seis anos na Phillips Design nas áreas de telecomunicações, pesquisa de design e branding. Stefan conseguiu seu primeiro diploma de Design na aclamada Art Center College of Design (Europa).

Palestra com VP de design da Nokia
Quando: 24 de julho às 19h
Onde: IED – Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Entrada gratuita