5.7.11

Galeria Mezanino recebe o projeto Blue Connection na Libero Badaró


Promover em Frankfurt uma exposição que migrasse para o Brasil, com obras de artistas de lá e de cá, foi ideia de Elizabeth Dorazio, artista brasileira radicada na Alemanha. A referência inicial foi a atividade do Bola de Fogo, grupo de arte coordenado por Rosângela Dorazio e Teresa Berlinck, que entre 2004 e 2007 organizou coletivas em Recife, Curitiba, Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre.

O BLUE CONNECTION teve início em outubro de 2010, em Frankfurt, no espaço Familie Montez. Em São Paulo, o projeto se dará no espaço Libero Badaró com apoio da Galeria Mezanino e em Sorocaba, no Chalé Francês, atual sede do Museu de Arte Contemporânea da cidade.



Artistas alemães e brasileiros foram escolhidos por Elizabeth e Rosângela, de acordo com as afinidades de cada uma em seu país de vivência e de trabalho. Como o grupo não compartilha um idioma comum, para nomear o projeto pensou-se em uma palavra que tivesse sentidos diversos nas três línguas. Blue é azul em inglês, em alemão pode significar embriaguez; em inglês, blue também é triste, melancólico, e remete a um estilo musical; em português, dizemos que está tudo azul quando está tudo excelente, no melhor dos mundos: é o céu de brigadeiro, ideal para alçar voo.

São eles: Elizabeth Dorazio, Gil Vicente, Manoel Veiga, Max Pauer, Mirek Macke, Nikolaus Nessler, Rosângela Dorazio e Teresa Berlink.

Já que as obras escolhidas diferem nos temas, ideias e mídias (desenho, pintura, fotografia, vídeo), a conexão entre elas foi definida na montagem da exposição. Ao agrupar trabalhos diversos na mesma superfície (parede ou ambiente), definiram-se entre eles diálogos conceituais e visuais.




A proposta é de montagem coletiva, com os artistas participantes e as equipes dos espaços e instituições sedes trabalhando em conjunto. Essa prática conecta os trabalhos formal e conceitualmente. Ao aproximar um trabalho de outro, define-se tanto uma leitura visual como narrativa e surge a possibilidade de um novo diálogo entre as obras. A ideia é que, a cada nova montagem, as conexões entre artistas e obras se alterem e se reorganizem.

Diferentes significados para uma mesma palavra, diferentes configurações e leituras para as obras em exposição. As conexões passam por Frankfurt, São Paulo e Sorocaba, reunindo artistas de Frankfurt, Minas Gerais, Recife e São Paulo.

DASartes nas Universidades!

A Dasartes nas Universidades é um projeto da Revista Dasartes concomitante com as faculdades de arte. O objetivo é promover a interação entre os alunos, a instituição e a revista da seguinte forma:

A cada edição da Dasartes será disponibilizado na seção Arte a Z da revista um espaço para uma faculdade escolhida. Nele, além de falar do trabalho desenvolvido, publicaremos o trabalho de dois alunos escolhidos através de um concurso. Pediremos para que os estudantes nos enviem seus trabalhos para a nossa redação.

Os trabalhos vencedores serão publicados na seção Arte a Z da revista e no site, em Notícias. Serão publicados os trabalhos com um ”sobre” dos estudantes, estimulando assim, a sua arte e reconhecimento. Ao fim do período (até a edição de dez/jan) será feito um novo concurso entre os vencedores de cada edição para concorrer a destaque no anuário de 2012.

O anuário Dasartes é um guia que circula o Brasil inteiro com as principais exposições nacionais, internacionais, feiras, galerias e também contém artistas renomados e artistas que foram revelação no ano que passou. O grande vencedor do concurso final ganhará uma página com seu nome e obra(s). Lembrando que o anuário tem circulação nacional, e é peça importante para diversos museus e galerias e guia para muitos artistas, curadores e galeristas.


1) Do trabalho:
Serão aceitos todos os tipos de trabalho de artes: fotografias, pinturas, desenhos, esculturas, etc. O estudante deverá enviar três fotos da obra para imagens@dasartes.com . O prazo para envio é do dia 1 de junho até 1 de julho.

2) Da seleção:
A seleção será feita pelos nossos editores de acordo com a proposta abordada e dentro dos pré-requisitos.

3) Pré-requisitos:
- Estar devidamente matriculado numa instituição de ensino superior de ARTES - no caso, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
- Caso tenha participado de alguma exposição, especificar qual/quais.
- Os trabalhos devem conter obrigatoriamente um nome e uma explicação da obra.
- Enviar portfólio

4) Do resultado:
O resultado de dois vencedores sairá a partir do dia 5 de julho de 2011, com divulgação no site, redes sociais e na próxima edição da revista.

5) Da premiação:
Os vencedores serão contemplados com:
1º) Assinatura da Revista por dois anos + concorrer ao Concurso final para o anuário (Artista Revelação)
2º) Assinatura da Revista por 1 ano

Ogilvy & Mather contrata na criação

Ricardo Andrés, Renato Zandoná, Rafael Cordeiro, Fábio Nagano e Fábio Seidl

A equipe de criação da Ogilvy & Mather, liderada pelo VP Nacional Anselmo Ramos, acaba de contratar cinco novos profissionais para trabalhar com a conta da Claro. Os redatores Fábio Seidl e Fábio Nagano e os diretores de arte Rafael Cordeiro, Renato Zandoná e Ricardo Andrés já estão integrados ao time.

Seidl vem da WMcCann, mas também tem passagens pelas agências Africa, Fischer e McCann Portugal. TIM, Chevrolet, Itaú, Brahma, Vivo e Mitsubishi estão entre as contas que já trabalhou. Nagano, por sua vez, vem da Leo Burnett Tailor Made, onde criava para clientes como Fiat, Procter & Gamble, Visa e Pirelli.

Entre os diretores de arte, Rafael Cordeiro vem direto da Wunderman Madrid para a Ogilvy Brasil. Na Espanha, onde morou durante quatro anos, ainda trabalhou nas agências CP Proximity BBDO e Fullsix. Já criou para Heineken, Iberia, Vodafone, Danone, Diageo, Toyota, Pepsi, Movistar, Microsoft e Ford. Ex-WMcCann, Renato Zandoná – que trabalhou para as marcas GM, Cadbury, TIM, Mastercard, Nestlé – também tem passagem pela DPZ. Já Ricardo Andrés é ex-Garage Interactive – também esteve na AgênciaClick e Wunderman, criando para Fiat, Ford, Diageo, Bradesco, Coca-Cola, Credicard e Microsoft.

Abrale e Senac São Paulo promovem Concurso Nacional de Fotografia

A Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, em parceria com o Senac São Paulo, promovem a 4ª edição do Concurso Nacional de Fotografia. Voltada tanto a profissionais quanto a amadores, a competição tem como tema “Retratos da Vida”. Os vencedores terão seus trabalhos exibidos nas estações do metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), além do Conjunto Nacional, edifício comercial na Avenida Paulista.
Além das exposições itinerantes, as imagens serão usadas na agenda e no calendário da Abrale de 2012. As publicações terão 12 mil exemplares cada e sua renda será revertida aos projetos da entidade. Os autores das fotos premiadas participarão ainda de uma reportagem na Revista da Abrale, que circula entre médicos, profissionais do terceiro setor, familiares e portadores de cânceres no sangue.

Os participantes podem concorrer em quatro categorias: público em geral, fotógrafos profissionais, profissionais da saúde e familiares e portadores de doenças onco-hematológicas.

Entre os membros do júri estão nomes como Astrid Fontenelle, Heródoto Barbeiro, Chico Audi e Roberto Muylaert. “O concurso da Abrale tem revelado fotógrafos de alta qualidade e leigos promissores. Cumprimos, então, dois papéis: revelamos talentos e, ao mesmo tempo, chamamos atenção para nossa causa”, diz João Kulcsar, professor de fotografia do Senac São Paulo e curador do concurso.

Para se inscrever nesta edição, basta visitar o site da Abrale: www.abrale.org.br. O prazo é dia 16 de agosto.

Sobre a Abrale
Criada em 2002 por Merula Steagall, a Abrale representa os portadores de onco-hematologias (linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia). Seu trabalho se assenta sobre quatro pilares: apoio ao paciente, educação, informação e defesa de políticas públicas. Com um comitê científico composto por 33 médicos, além de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas e terapeutas ocupacionais, os quais orientam os quase 30 mil filiados, a Abrale presta apoio médico, jurídico e psicológico gratuitos, além de atuar politicamente por melhoras nos tratamentos e disseminar informação por meio de campanhas e palestras. A entidade integra o Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde e é fundadora da Alianza Latina, liga que reúne 56 entidades do gênero em 17 países.

Sobre o Senac São Paulo
Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 51 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola – Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão – e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.

Azul elege vencedor da campanha “Sua Arte Lá em Cima”

 

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras elegeu ontem o vencedor da campanha “Sua Arte Lá em Cima”. O desenho de Fernando Cesar de Almeida Guernieri, de Curitiba (PR), foi escolhido pela comissão julgadora da Azul e irá estampar um jato Embraer 195 da companhia, que está previsto para ser apresentado no final do ano.“Chegamos a escolha do vencedor, que mereceu a conquista pela criatividade, brasilidade e beleza da obra. Agradecemos imensamente ao público que participou e deixou que sua criatividade fizesse parte de nossa companhia” , diz Gianfranco Beting, diretor de Comunicação e Marca da Azul.

O concurso, que abriu ao público a oportunidade de estampar uma aeronave da Azul com sua arte, recebeu centenas de sugestões de participantes de todo o País por meio das redes sociais da Azul, como o Viajamos.com.br, entre os dias 15/06 e 30/06. Para conhecer o desenho acesse o link http://viajamos.com.br/profiles/blogs/sua-arte-la-em-cima/.

Presença marcante nas redes sociais

A Azul tem forte presença nas redes sociais. São mais de 330 mil seguidores no Facebook, Twitter e Viajamos.com.br, a rede social de viagens da Azul, na qual os usuários podem criar seu perfil, dividir experiências de viagens, avaliar praias, hotéis e restaurantes e pesquisar informações sobre destinos que querem conhecer. Atualmente, a Viajamos.com.br reúne quase 100 mil pessoas.
Sobre a Azul

Com dois anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 37 destinos, 36 cidades, com 230 voos diários. Somando-se às 8 linhas de ônibus, são 43 cidades brasileiras conectadas pela Azul. A companhia opera uma frota de 36 aeronaves, composta por dez Embraer 190 e 20 Embraer 195, e seis ATR 72-200. O papel da Azul é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços.

Exposição "Universo do Poeta"


A residência de verão do Governador do Estado de São Paulo – conhecida como Palácio do Horto, localizado no coração de uma das mais importantes florestas nativas urbanas do mundo. Seu jardim de árvores centenárias, como o pau-brasil e o jatobá, abriga diversas espécies de animais, como o tucano, o macaco, o caxinguelê, a garça e a capivara.



Instalado em 1949, esse santuário ecológico está exibindo até 21 de agosto, a mostra ”Paulo Bomfim: Universo do poeta” que destaca as relações de amizade do poeta com artistas modernistas, seus contemporâneos e amigos como: Clóvis Graciano, Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Paulo Rossi Ozir e outros. Foram selecionadas, para esta exposição, 25 obras que integram a coleção de arte moderna dos palácios do Governo, produzidas pelos artistas - Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Clóvis Graciano, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Noêmia Mourão, Paulo Rossi Ozir, Alfredo Volpi, Marcelo Grassman, Caciporé Torres, Mário Zanini, Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Victor Brecheret, Fúlvio Pennacchi e Ismael Nery. Artistas que de uma forma ou outra conviveram com o poeta.



O Palácio do Horto é uma edificação construída na década de 1930, apresentando uma fachada em estilo marcadamente neocolonial, acrescida de elementos e detalhes arquitetônicos das casas de campo européias.

Seu interior conserva mobiliário, louça, objetos artísticos e pinturas que fazem parte do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios. Esse patrimônio, assim como o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, e o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, além de sua função residencial, torna-se, um espaço que também reflete e cumpre seu papel e função museológica, preservando e valorizando o seu Acervo.

SERVIÇO:
Palácio do Horto
De 4ª a domingo, das 9h às 15h (de hora em hora) GRÁTIS
Grupos acima de 10 pessoas: de 4ª a 6ª, às 9h, 11h e 14h (agendamento em www.acervo.sp.gov.br)
Informações: monitoria@sp.gov.br / 2193-8282

Reclame apresenta o dia-a-dia do festival Cannes Lions 2011

O programa “Reclame”, desta quinta-feira 07, que vai ao ar às 17h, no Multishow continua exibindo o que aconteceu no maior festival publicitário do mundo, o Cannes Lions 2011. A partir deste programa todo o dia-a-dia do evento será revelado, desde o credenciamento dos delegados, as primeiras cerimônias de premiação, workshops e seminários. Mas, como nem só de festival vivem os criativos, as belas praias, os locais preferidos dos brasileiros para as compras e as festas que agitaram Cannes também não poderiam faltar.

O diário especial de Cannes mostra também o seminário ministrado pelo ator, produtor e diretor Robert Redford e uma matéria com o publicitário Ali Ali, responsável pela famosa campanha “Never Say no to Panda” da agência Elephant Cairo, do Egito.

O programa traz ainda os bastidores da nova campanha de varejo da Chevrolet que tem como tema a “Vida” e é protagonizada por Fernanda Lima e Mateus Solano. A ideia é mostrar as ofertas da marca com uma pegada jovem e bem-humorada.

O Reclame também conta com a nova campanha da marca Close Up. Com criação da agência BorghiErh/Lowe, a campanha é protagonizada pelo ator Caio Castro em um filme que tem uma comunicação jovem e diferenciada das demais propagandas de creme dental.

No Multishow
Quinta-feira, às 17h
Horários alternativos: sexta-feira, às 15h15; sábado, às 8h, e segunda-feira, às 7h30.

Na Globosat HD
Terça-feira, às 20h
Horários alternativos: quinta-feira, às 15h30; sábado, às 16h30; domingo, às 11h30 e segunda, às 14h30.

Ficha Técnica
Produção: New Content
Apresentação: Bruna Calmon
Direção de redação: Toshio Yamasaki
Direção artística: Roger Garcia
Direção de novos negócios: Emerson Souza
Direção de atendimento: Márcio Goulart
Direção de cena: Fernando Cirillo
Reportagem: Luna França
Câmeras: Cleber Isler e Filipe Augusto
Coordenação de produção: Luiza Brasca
Assistência de produção: Marcela Gonçalves
Edição e finalização de imagens: Raphael Ferreira e Vinícius Álvares
Assistência de edição de imagens: Sami Makino.

Gustavo Zylbersztajn expõe no MuBe trabalho selecionado para Bienal de Florença


Há dez anos fazendo as mais requisitadas fotografias para o mercado de moda e publicidade, Gustavo Zylbersztajn, 34 anos, decidiu fazer bonito também no mundo das artes. Seu mais recente trabalho, intitulado de Rhapsoidia, consiste em uma série de imagens abstratas obtidas a partir de experimentos com líquidos de diferentes cores e densidades. As fotos agradaram tanto os curadores de arte que o paulistano faz sua primeira exposição individual entre os dias 5 e 28 de julho. A Bienal de Florença, marcada para dezembro deste ano, é o próximo destino de Rhapsoidia. Ficou curioso em ver o tanto que as imagens são belas? Reserve uma horinha e passe no MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas). A entrada é franca.




Serviço
Exposição Rhapsoidia – Gustavo Zylbersztajn
Local: MuBE – rua Alemanha, 221 , Jardim Europa – São Paulo
Data: Vernissage, dia 5 de julho, a partir das 19h; exposição de 6 a 28 de julho – terça a domingo, das 10 às 19h
http://www.gustavoz.com.br/
www.mube.art.br
Entrada franca