Ana Lúcia comentou sobre esse novo cenário que apresenta a necessidade de conciliar o design com o business. Ela ressaltou a importância do profissional da área ter conhecimento de negócios e estratégias da empresa. “A empresa e o designer trabalham para o cliente do cliente. O foco está no usuário e isso é uma mudança de paradigma”, explica.
Para Ana Lúcia, o Design não é glamour, deve ser visto como um pilar importante para o País nas áreas culturais, tecnológicas e comerciais. Segundo ela, é necessário que não apenas o designer conheça as áreas de interação em seu trabalho, como também profissionais de outros setores conheçam mais e melhor o design, contribuindo para o valor da marca e da empresa. Ela ressaltou que “os aprovadores também devem conhecer melhor o design e sua contribuição para o desenvolvimento e a cultura e a ESPM quer promover a integração entre designers e aprovadores. A cultura de negócios deve ser aprendida”.
Para encerrar a aula aberta, Ana Lúcia respondeu as perguntas de designers e profissionais de outras áreas interessados pelo tema que lotaram o auditório Aylza Munhoz. Logo após, ela falou também sobre a grade curricular e detalhes do programa de Pós-Graduação em Design Estratégico da ESPM, com inscrições abertas ate 16 de fevereiro, segunda-feira. Mais informações www.espm.br/candidato.
Curso de Pós – Graduação em Design Estratégico ESPM
O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico tem carga horária de 360 horas/aula com duração aproximada de 15 meses. As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro de 2009, segunda-feira. Para participar do processo seletivo, o candidato deve apresentar diploma de conclusão do curso superior com carga horária mínima de 1600 horas, reconhecido pelo MEC e ser aprovado na entrevista presencial.
Local: ESPM Campus Rodolfo Lima Martensen
Início das aulas: 2 de março de 2009.
Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo
Telefone: (11) 5081-8225
E-mail candidato@espm.br/candidato