2.2.09

O desafio e as tendências do Design



Em todas as áreas do conhecimento existe um momento de auto-reflexão sobre sua existência. Esses momentos se dão quando elas sentem a necessidade de se reiventar, complementar ou mudar paradigmas. Atualmente podemos perceber esse movimento dentro do Design que exige um novo olhar não só dos profissionais da área como também dos aprovadores. Para falar sobre esse conceito, tendências e desafios, a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Design Estratégico da ESPM, Ana Lúcia Lupinacci, ministrou aula aberta em 22 de janeiro, no auditório Aylza Munhoz, na ESPM.

Ana Lúcia comentou sobre esse novo cenário que apresenta a necessidade de conciliar o design com o business. Ela ressaltou a importância do profissional da área ter conhecimento de negócios e estratégias da empresa. “A empresa e o designer trabalham para o cliente do cliente. O foco está no usuário e isso é uma mudança de paradigma”, explica.

Para Ana Lúcia, o Design não é glamour, deve ser visto como um pilar importante para o País nas áreas culturais, tecnológicas e comerciais. Segundo ela, é necessário que não apenas o designer conheça as áreas de interação em seu trabalho, como também profissionais de outros setores conheçam mais e melhor o design, contribuindo para o valor da marca e da empresa. Ela ressaltou que “os aprovadores também devem conhecer melhor o design e sua contribuição para o desenvolvimento e a cultura e a ESPM quer promover a integração entre designers e aprovadores. A cultura de negócios deve ser aprendida”.

Para encerrar a aula aberta, Ana Lúcia respondeu as perguntas de designers e profissionais de outras áreas interessados pelo tema que lotaram o auditório Aylza Munhoz. Logo após, ela falou também sobre a grade curricular e detalhes do programa de Pós-Graduação em Design Estratégico da ESPM, com inscrições abertas ate 16 de fevereiro, segunda-feira. Mais informações www.espm.br/candidato.

Curso de Pós – Graduação em Design Estratégico ESPM
O curso de Pós-Graduação em Design Estratégico tem carga horária de 360 horas/aula com duração aproximada de 15 meses. As inscrições estão abertas até 16 de fevereiro de 2009, segunda-feira. Para participar do processo seletivo, o candidato deve apresentar diploma de conclusão do curso superior com carga horária mínima de 1600 horas, reconhecido pelo MEC e ser aprovado na entrevista presencial.


Local: ESPM Campus Rodolfo Lima Martensen
Início das aulas: 2 de março de 2009.
Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo
Telefone: (11) 5081-8225
E-mail candidato@espm.br/candidato

Primeiro jornal feito de blogs chega às ruas dos Estados Unidos

Cerca de 300 blogueiros serão os responsáveis pelo conteúdo editorial

Na semana que passou, chegou às ruas de Chicago e São Francisco, nos Estados Unidos, o The Printed, jornal feito com conteúdo integral de blogs. Em formato tablóide e com tiragem de 2.600 cópias o veículo se assemelha aos demais periódicos do país. Cerca de 300 blogueiros serão os responsáveis pelo conteúdo editorial. De acordo com o fundador do jornal, Joshua Keep, o objetivo é fortalecer a versão impressa em meio à propagação das novas mídias.

"O modelo do jornal não mudou em décadas. Nós vamos fazer essa mudança e esperamos abrir um diálogo com o setor. Vamos trazer para fora da rede as técnicas que funcionaram online", disse Keep.

Segundo noticiou a agência EFE, os próprios distribuidores serão os responsáveis pela impressão do jornal. Keep ressaltou que o The Printed terá custo margeado em US$ 0,25 para cada uma das quatro páginas, o que poderá ser facilmente coberto pelos anúncios publicitários.

Na primeira versão do tablóide, cerca de 15 anunciantes aderiram ao projeto. A previsão é de que jornal ganhe as ruas de Nova York em duas semanas.

Fonte: Acontecendo Aqui